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Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

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Bom, aqui vai minha experiência na instalação do PID.

1.      Abrir a máquina como informam, não tem problema, mas logo na primeira etapa que é a instalação do SSR deparei com um problema: A máquina que a Auber usa como exemplo deve ser um modelo anterior a 2014, que possui um furo, onde eles pedem que seja preso o SSR.

2.      Minha máquina não possui esse furo e não é possível prender o SSR com fitas M3 dupla face, pois é necessário utilizar o silicone para dar contato entre o SSR e o local onde será instalado. Segue foto onde marquei o local onde está o parafuso que prende o cabo de força.

 

sj8JtGP.jpg

 

3.      No entanto, existe um parafuso que prende o cabo de força da Silvia, mas é necessário retirar a parte traseira da máquina para ter acesso a ele. Uma solução paliativa seria encaixar o SSR nesse parafuso e prendê-lo com a porca que vem junto com o Kit. O problema é que a bitola do parafuso é maior que a porca e, mais difícil ainda, seria colocar a porca prendendo o SSR, pois não haveria como utilizar um alicate para apertar.

4.      A solução foi inverter a posição do parafuso que prende o cabo de força. Removi ele, e prendi o SSR, já com a pasta de silicone e depois encaixei o cabo de força.

5.      Atenção, para remover a parte traseira da Silvia, é necessário retirar dois parafusos que ficam na parte superior interna e afrouxar (apenas afrouxar) um terceiro que situa em um orifício abaixo do reservatório de água. Depois é só deslizar a tampara traseira. Seguem fotos.

 

b05CWUd.jpg

 

U9sGJSz.jpg

 

6.      Feito isso, retirei os cabos que conectam o termostato. Estes são bem fixos e não consegui retirar puxando ele, pois fiquei com receio de parti-lo. Solução: Com uma mão segurei ele com firmeza e fui forçando sua saída e com a outra mão, munido com uma chave de fenda fui empurrando junto a base da conexão com cuidado para retirar. Marquei um quadrado na foto abaixo exatamente onde deve-se fazer a ajuda da chave de fenda.

 

NaoJfwY.jpg

 

7.      Quanto a remoção do termostato, os parafusos que prendem ele ao boiler são pequenos e podem cair para dentro da máquina. É necessário imantar a chave de fenda. Basta pegar um imã e esfregar por um minuto na borda da chave de fenda para imantá-la. Faça o teste com um pequeno parafuso antes de retirar. 

 

8.      Retira com cuidado, pois tem os fios que passam por cima e que atrapalham. Note que o parafuso que fica entre os dois termostatos, prende as duas alças que seguram os termostatos. A colocação desse parafuso é um pouco mais difícil. A solução que encontrei foi fixar o primeiro parafuso, mas não apertá-lo todo e com uma chave de fenda tentar casar as duas aberturas da alça, para que o parafuso passe sem problemas. Antes de apertá-los totalmente, verifique se o termostato está na posição correta, pois essa operação costuma movimentá-lo de sua posição e não se esqueça de utilizar o silicone branco. Circulei em vermelho na foto o parafuso que prende as alças do termostato.

 

ZpuND91.jpg

 

 

9.      O próximo passo é retirar os dois cabos que ligam no interruptor. Aqui novamente é necessário puxá-los, movendo de um lado para o outro e ajudar com uma chave de fenda junto a base da conexão. O encaixe dos dois cabos que vem no kit também é um pouco trabalhoso e deve ser feito com cuidado, pois eles amassam com facilidade. Circulo vermelho na foto abaixo

 

zl0FMJw.jpg

 

10.  A passagem da fiação pelo pequeno espaço por onde fica o bico vaporizador é irritante. A solução é pegar um cabo guia. Pode ser fio 12 singelo. Passe ele no sentido contrário, ou seja, de baixo para cima, pelo espaço do bico vaporizador. Faça um pequeno gancho nele e prenda os seis fios nele. Depois puxe o cabo lentamente para a passagem desses fios.

 

11.  Feito tudo, verifique se toda a fiação está corretamente conectada e não deixe que nenhuma delas toque no boiler ou demais peças quentes.

 

12.  Atenção, não pule etapas do manual, siga corretamente o que informam e se sentir dificuldade, pare!, tome uma água, descanse uns cinco minutos e volte a fazer o serviço. Boa sorte!

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Várias coisas:

 

1. Há um tópico específico de instalação de pid na Silvia, talvez esse excelente post ficasse melhor lá

2. Bernardo, parabéns pela persistência na instalação e paciência em fazer um post tão didático

3. Comece extraindo a 93. Alguns cafés vão pedir menos temperatura, subir ainda mais do que isto será raro, mas nada é impossível. Mas 93 é um bom valor médio

4. Não entendo muita coisa, mas do que li e na minha foi igual, os fios do pid não foram passados pela abertura do braço. Se você olhar a chapa da frente da máquina, aquela que fica embaixo do grupo, ela não vai até o final, não encosta na chapa do grupo. Na junção entre elas há uma folga de uns 4 mm. Os fios da minha e do tutorial que havia lido fazem desta forma, passam por ali. Precisa ver se no esquema de vocês isto seria possível, mas facilita e tem mais espaço para os fios, além deles não ficarem atritando com o braço em movimento.

 

Achei bastante complexo, para algo que se propõe plug and p( r )lay.

 

Bernardo, 30 minutos, o mesmo que ela leva para aquecer.

 

Agora só diversão para você.

 

Lá no outro tópico do pid tem a dica do flush para quando ela fica muito tempo parada, a partir daí só acompanhar pelo pid. Lá também tem a explicação de como setar o zero inicial do pid e as razões disto (pelo menos na minha máquina).

 

Bons cafés.

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Valeu Ana. Realmente existe essa abertura de 4mm sim, mas o bico vaporizador não encosta nos fios, devido a uma grande porca que fica engatado nele. Quanto a temperatura a Auber setou em 105 ºC e no manual eles dizem que em fóruns as pessoas costumam setar acima de 105 ºC. O que ocorre é que quando tiro um duplo a temperatura cai para 91 ºC bem no final.

O interessante é que ele informa também a temperatura do vapor. Tão logo ligo o interruptor do vapor, a temperatura vai aumentando até chegar em 140 ºC. Nessa temperatura o PID desliga o aquecedor.

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Pessoal, surgiu um problema com a instalação do PID. Quando a temperatura alcança os 105 ºC a luz do PID fica piscando junto com a da Silvia. Isso significa que o PID está cortando a energia do boiler para que não aqueça demais a água. Até aqui tudo bem. Só me minha máquina é 220v e a tomada é de 110v. com isso tive de instalar o transformador e eu percebo que enquanto o PID pisca, aquele barulho típico que o transformador faz altera. É como se a máquina ficasse ligando e desligando o transformador. Notei que ao fazer o espresso a temperatura cai muito rápido, o que faz com que o boiler seja acionado. Isso seria uma desvantagem de ter transformador ? Será que em uma tomada de 220v normal, ocorreria isso ?

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O barulho é outro mesmo, o pid está chaveando a corrente de modo diferente do normal. Se o transformador não esquentar demais não tem problema.

 

A temperatura cai porque entra água fria no boiler durante a extração e aí a resistência liga. Isso é normal e não tem relação a ter ou não transformador.

 

Agora deixar no 105 C me parece alto... Primeiro contato da água com o bolo será com ela fervendo... Ponha 93 C igual a Ana para começar.

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Duas coisas:

 

Silvia quando extrai, na hora, temperatura despenca horrores. Sergio explicou o motivo e isto dura uns 4-5 segundos. Depois ela sobe horrores e começa a cair devagar até estabilizar no valor setado.

 

É necessário ver onde está o zero real do pid dele. No meu compensamos em -9 graus, por isto a minha em 93 é a temperatura nominal. A explicação da razão disto está, como mencionei anteriormente, no outro tópico de pid da Silvia. Precisa ver se o pid dele também compensa ou não algum valor, talvez por isto comece em 105. Que é uma temperatura insuportável para beber. Mesmo caindo na extração.

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Sem saber qual o offset no caso dele é difícil afirmar qual a temperatura ideal do PID. Pra saber se não está muito quente, porém, não é tão difícil. Com a máquina quente e o PID estabilizado, inicie uma extração. Se a água não sair fervendo (chiando) da máquina, é porque a temperatura não passou de 95C. A partir dessa temperatura, a água começa a ficar progressivamente borbulhante e "agitada".

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Setei para 93. A água não sai fervendo e quando faço o café ela vai baixando até 86 e não baixa mais, mas também não aumenta. Mas leva uns 15 segundos até chegar em 86. quando fiz isso a máquina já estava ligada há mais de duas horas.

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Parece mais com o comportamento da minha. Mas quando extraio despenca rapidamente e depois sobe muito.

 

Eu filmei isto para por aqui no Clube, mas não sei editar o vídeo (vergonha), então não subi. Preciso tomar aula de edição com o Cláudio.

 

Quando ela está ligada há muito tempo e sem uso um flush é bom, pois o nariz dela estará quente demais. Dê o flush e aguarde estabilizar novamente no pid para então extrair.

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O zero suponho que seja o offset de que fala Rodrigo. No meu pid está em -9 graus (se me lembro corretamente).

 

Pegando 93 do meu pid e somando 9 graus chegamos perto do valor original do seu pid, 105 graus.

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O folheto explicativo da Auber é bem extenso. Eles fizeram uma série de estudos comparativos utilizando máquinas Rancilio antigas e novas e dizem que há sim diferenças no aquecimento delas. Achei interessante o que informam abaixo (tradução livre) 

 

"A temperatura da caldeira pode ser estabilizada pelo controlador do PID em menos de 10 minutos. No entanto, o aquecimento da água leva mais tempo para estabilizar devido a forma como a caldeira da Silvia e estruturas do grupo queimador foram concebidos. A configuração da temperatura pelo PID para a caldeira deve ser definida acima do que a temperatura ideal de infusão da água para compensar a perda de calor do grupo queimador."

 

Eles anexam um croqui explicando isso. Talvez seja essa a razão de setarem em 105 graus. O que notava é que em 105 graus a água não saia espumando do chuveiro. Na twin isso ocorria sempre, sendo necessário fazer um flush. 

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Bernardo , eu nunca mexi em uma Silvia , mas como vc recentemente comprei uma maquina com pid , o pessoal do CDC com dúvidas e curiosidade sobre a máquina começou a fazer perguntas , e as dúvidas deles passaram a ser minhas dúvidas, porque eu não sabia as respostas.

A partir dessa mensagem (post #815) eu comecei uma conversa com o Claudio , Sergio , Rodrigo, Guilherme e o Alexandre , onde faço alguns testes para entender o funcionamento do pid de minha maquina , a parte que vai interessar a vc vai ate o post #825.

 

Basicamente se vc quer que a agua da Silvia entre em contato com o café a 93ºC , e temperatura da caldeira tem que estar em um valor maior que esse , para conpensar a perda termica do percurso da agua ate o PF.

Essa diferença de temperatura é o off-set .

Contudo , isso só será verdade se a maquina estiver corretamente pré aquecida.

 

Se o off-set de sua máquina for 9ºC , como a Anita falou , 102ºC seria a temperatura da caldeira para uma extração a 93ºC.

Para ter certeza vc teria que medir a temperatura da agua dentro do PF , como fiz nos testes.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/940-ecm-manufacture-gmbh-m%C3%A1quinas-para-baristas-avan%C3%A7ados/page-28#entry87675

 

No seu caso vc só precisaria de um termopar dentro PF.

No ML vc encontra alguns termometros baratos para fazer esses testes.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576318315-termometro-digital-termopar-ate-1000-frete-gratis-_JM

 

Ou pode simplesmente usando o termometro de barista e um copinho de isopor , fazer um teste aproximado.

 

Ou ainda acreditar no cara da Auber e deixar em 105.

 

Abs

C. Eduardo

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Dá no mesmo, setado para acima de 100 ou baixar o zero e compensar esta diferença (coincide com o que a Auber diz sobre colocar a temperatura alta para equilibrar a extração pelo processo de extração dela).

 

A minha é de 2011, V3, a sua deve ser fabricação mais recente, mas não deve variar muito da minha (a nova V4 deve alterar um pouco).

 

MAS se ficar muito tempo sem extrair com ela ligada e der um flush, costuma sair fervendo. A minha ferve, do Fabio também. Observe a sua um pouco mais.

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CaÊ, no MEU pid o offset está a -9, porque o Márcio setou assim.

 

Desconfio (não entendo nada) que este pid original da Auber não tem esta diferença marcada. Daí a temperatura pra cima.

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Estou trocando mensagens com o pessoal da Auber. Eles são rápidos nas respostas, inclusive nos domingos. Carlos Eduardo, o que você informa é o mesmo que o pessoal da Auber falam. Eles inclusive anexam esse link da home-barista no manual sobre os testes feitos nas máquinas.

 

http://www.home-barista.com/reviews/scace-thermofilter-temperature-device-instructions-t515.html

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Exato , esse cara do HB esta fazendo o que eu fiz na ECM e antes tinha feito na Twin.

No teste dele foi usado um PF adaptado , o meu teste foi um pouco mais tabajara  :) , mas em essencia é a mesma coisa.

 

O interessante é que neste video da Seattle Coffe gear a temperatura setada é 102C / 217F , igual a maquina da Anita.

 

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Salve

 

A CC1 segura a temperatura sem sobre aquecer o grupo.

Ainda hoje, já quase 13:00 h fiz a primeira extração sem realizar qualquer expurgo na máquina que passou a noite ligada, aliás desde 5ª feira passada pois não a desliguei desde então.

Essa é, a meu ver, uma enorme vantagem do projeto concebido com o PID desde o início.

 

A0MHvpJ.jpg

 

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Pessoal, parabéns pelos posts e fotos relacionados ao PID. Logo logo estarão desfrutando dessa maravilha tecnológica como bem disse o meu xará lá do Rio. Comprei a minha Silvia já com o PID instalado na Seattle Coffe Gear. O PID veio em fahrenheit e quando tentei mudar para celcius, não funcionou... Se alguém souber a resposta me avise...

Outra coisa, sobre os pés de borracha da Silvia, na minha andam soltando, como se a cola não suportasse o calor. Alguma experiência nessa área?

Abraço a todos

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Oi Alexandre, alguém mais tinha pid em Fahrenheit (não lembro se era a miss), mas parece que não dá para mudar. Mais fácil manter uma tabelinha com as colas por perto, convertendo.

 

Nunca olhei os sapatos da minha. Espero que ainda estejam por lá. Ainda mais que agora ela fica sobre um tapete de borracha, justamente para sapatear menos (benedeta bomba vibratória).

 

Bons cafés.

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