Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Mericlis, parabéns pela Silvia. Só falta o PID e um tamper decente. Comprei um aqui na lojinha, muito bom. Minha última aquisição para a Silvia foi um timer que programo para ligar às 05:30 da manhã. Assim, quando eu levanto a máquina já está pronta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, esse timer eu comprei em loja de eletrônica. Não é caro não. Basta espetar a tomada da Silvia nele e ligar ele na tomada depois de programado. Tem um que é digital e mesmo se a luz apagar ele mantém a hora certa para ligar/desligar. O meu é mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um, digital. Não consigo usar, pois meu casal divide a tomada. Teria que ligar e desligar o moinho toda vez. O problema nem é este, é que a tomada é uma caixinha X, depois acoplar este timer saliente e ainda um benjamin com os fios do moinho e da cafeteira me dá um recuo de quase uns 15 cm. Se eu seguir este esquema, Silvia simplesmente cai da bancada. 

 

Então o meu está zerado. Vou anunciar lá no Escambau. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

contando que cada pacote contém 100 filtros e custa de 20 a 30 reais, isso dará centenas e centenas e vários meses. Comprei na Octavio Café na última vez que estive em SP. Devo ter uns 90 ainda. Uso devagar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio: o filtro pequeno uso diariamente pelo menos um. Às vezes mais.

 

O tamanho 2 uso vários em cursos ou para receber gente. Acabo gastando mais rápido.

 

Fugimos da Silvia. Epa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehe. eu fico mais na Silvia. Acho mais prático. Mas uso o filtro 02 para as visitas também. O problema que não vem muita visita aqui :( O Recreio é um bairro meio fora de mão aqui no Rio, e minha família tá toda em sorô. Acho que preciso de um 01.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to tendo um problema aqui,

 

 

usando o filtro duplo (nem tentei ainda o simples) enchendo ele até o borda e depois calcando, o nível do pó fica abaixo daquela marcação interna que o filtro tem,

 

pois bem, mesmo assim, após extrair o café e retirar o porta filtro da silvia vejo que aquele parafuso acaba por marcar o bolo do café.

 

 

é assim mesmo? 

 

o pó de café de vc´s fica em que nível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcar o párafuso necessariamente não significa problema , o café durante a extração expande (hidrata) , se vc esta usando o duplo da rancilio , eu costumava usar 16g sem problema .

Use a balança digital ate vc definir a quantidade que vc  prefere.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

outra coisa, com meu tamper de 58mm eu noto que ele não desce até o fundo do filtro duplo, tipo, pela metade ele toca na lateral e trava :(

 

 

seria isso um problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mericlis, é assim mesmo. O tamper não passa da risca. fiz um teste com um tamper de 57mm que passou da risca, mas o bolo ficou tão prensado que o café não saiu. quanto a marca do parafuso no bolo também é normal. foi por isso que comprei no pidsilvia o chuveirinho com o parafuso embutido. no meu caso e creio que no da Ana também, não fica mais marca alguma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

extração que acabei de fazer.

 

Realizei o surfing, qdo apagou a luz do termostato esperei 30 seg e extrai o café

 

15gramas no filto duplo, café com torra de 25 dias.

 

rendeu 45 gramas de bebida em +/- 26 segundo de extração

 

 

 

 

o que acharam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi. Preciso ver no computador, celular não me mostra.

 

E o sabor? Tem curtido? Como está a temperatura na xícara?

 

45 g neste tempo é uma vazão um pouco rápida. O expresso clássico fica em torno de 30 g extraídas entre 20 e 30".

 

Tente fechar um ou dois pontos no moinho e veja o que acontece. Principalmente porque o café já tem quase um mês de torra. Normal ir fechando um pouco no moinho.

 

Pode tentar também aumentar um pouco a quantia de pó no filtro (claro, depende de quanto já vem usando).

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mericlis, ví o vídeo agora.

 

A crema está um pouco clara, pode ser pela temperatura alta ou também pelo café de torra mais antiga, difícil ela colaborar para sair mais bonita. Já falei do tempo, fechar um pouco o moinho e testar.

 

Deu umas canalizadas, tem algumas coisas para melhorar isto: WDT ou o outro método cujo nome esqueci agora. Mas nada muito grave, é questão de distribuir melhor o pó mesmo e caprichar na compactação.

 

O que não pode é a pingação na grade. Fica feio e suja a base dos copinhos, que vão manchar outra superfície quando forem movidos. Deixa uma toalhinha ali por perto, acabou de extrair limpa (pode deixá-la também sob o PF, ela absorve os eventuais pingos extras). 

 

E sempre uma segunda toalha (pode ser um Perfex) exclusivo para limpar o bico da vaporização (este a gente deixa úmido perto do bico, logo após vaporizar abre a água quente para limpar o braço e em seguida limpa a haste com o pano úmido).

 

Acho que você está indo super bem. Mocinha é chatinha no começo.

 

Parabéns, bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas qual seria o "limite" pra idade do café digamos? de 10-20 dias?

 

 

vou tentar diminuir um grau no rocky e tentar novamente, mas o gosto desse atual mesmo tá bem bom devo dizer hehehe  :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O paladar é que manda. È difícil estabelecer um limite, pois isso varia com o tipo de café, cuidados de armazenamento, etc. Mas 15 ou 20 dias é um bom limite genérico, podendo alguns cafés ir um pouco mais longe. O fato é que a extração vai ficando um pouco mais complicada e mais feia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...