Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

o naked permite um pouco mais de crema, mas nada que faca muita diferença.

Eu uso naked porque com ele problemas como canalização ou outros aparecem na hora.

Mas o principal motivo é que fica muuuuuito bonito uma extração nele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Anita  :) ,esses 3 jamais estiveram no Vale,  eles sao uns 1500 anos mais velhos que a rapaziada do vale , as mumias deles jamais form encontradas.

 

A "rapeize" do vale seria : Ramsés , Tutancâmon , Seti e vai por ai  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Alex pela enésima explicação e paciência.......e querida Anita, relaxe, quero mesmo é ir para tomar mais alguns shots de Miss Red Silvia....as múmias deixemos para a História....

 

Bjao

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gaskets verdes chegaram.

 

Consta Cafelat neles. E também RPC.

 

Ou é um Cafelat genérico, ou são fornecedores da marca famosinha.

 

Meu cunhado Fluminense vai me aloprar até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Acreditem ou não, depois de ter feito o pedido no ML há cinco meses atrás, conforme nossa discussão no post #1250, finalmente meu termopar chegou. Vou poder saber qual a temperatura da água ao sair da Silvia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz 3 testes com o termopar da seguinte forma. Primeiro eu prendi o termopar na parte interna do porta-filtro, depois eu o prendi na base do filtro do café e por último prendi na parte externa do porta filtro. Antes de iniciar os testes, deixei a máquina ligada por 30 minutos.

 

Teste 1 foto e vídeo

 

1gHHnc1.jpg

 

 

 

Teste 2

 

WP0xeaw.jpg

 

 

 

Teste 3

 

ypIdejZ.jpg

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, qual é o objetivo dos teus testes? É testar se a temperatura medida no Pid está correta, fazer alguma correlação? Será que você não está medindo muito a temperatura no metal, assim pegando muito a inércia termica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, excelente!

 

Acho que o segundo teste é o que dá melhor noção da temperatura da água quando ela "bate" no bolo de café compactado (deve ter uma curva de propagação no café em si, mas esse é o referencial superior da DDPT). Muito bom!

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, essa discussão começou no post #1250, quando instalei o PID e surgiu dúvidas. Na ocasião resolvi comprar o Termopar, mas como falei acima, só recebi ele seis meses depois. Somente ontem consegui fazer alguns testes. Pode-se notar que setando o PID a 103, o café sai com a temperatura de 94 °C. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo , eu fiz esses testes na twin e postei esse tópico :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2423-gerenciamento-de-temperatura-surfing-para-gaggia-baby-twin/

 

Seria interessante se vc fizer e verificar se as suas conclusões serão as mesmas ou diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro teste melhorar ainda mais, legal seria instalar uma válvula agulha na rosca da biqueira e fazer vazão semelhante a do expresso. Daí poderia saber aproximadamente (pois falta o café) o comportamento da água durante a extração toda em condições mais parecidas com as reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem legal, estou ensaiando pra fazer um teste desses na SGL também, vamos ver se nessa semana desencanta.

 

Uma dúvida: não tem problema (danificar ou dar alteração na medição) deixar a ponta do termopar exposta e imersa na água?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente esse procedimento reduz muito a vida do termopar , o Bernardo usou silver tape que é isolante térmico , que alem de retardar as respostas , vc corre o risco de na hora que retirar romper a solda do termopar.

 

Eu preferi envolver os 10cm finais do termopar com papel aluminio (bom condutor térmico) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses termopares do tipo K são extremamente baratos no ebay. O erro próximo a 100C é na faixa de +/- 2C, o que está mais que bom para um equipamento caseiro. De qualquer forma, usei um termopar desnudo (para medir temperatura do ar) na água por muito tempo sem qualquer problema, o que não quer dizer que não possam ocorrer com mais frequência. Acho que a diminuição do atraso na leitura compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rodrigo e C. Eduardo, minha dúvida era justamente se utilizar ele direto imerso na água poderia causar algum erro de leitura ou danificá-lo instantaneamente. Como estou com meia dúzia de termopares em casa, acho que vou eleger um que tem revestimento de teflon no fio (a ponta é exposta) pra usar direto na água durante os testes e ver quanto tempo ele aguenta.

 

Voltemos à Silvia então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...