Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Guest Anita

Todas as dicas acima são preciosas. Surfar é mesmo de lei.

 

Parafuso marca sempre. Tem que esfregar o parafuso na limpeza do dia. Isso só acaba com o mod da tela de chuveiro com recuo do pidsilvia. O parafuso fica embutido.

 

Ao invés de mexer na regulagem do moinho, teste antes moagem mais fina, mas uns 14 ou 15 g no filtro.

 

O relato de B parecia o meu: meu tamper veio legal e também perdi o café fresco...

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida, mas relacionado ao transformador de 220v que instalei. Para que ele não fique aparente, coloquei ele atrás do forno de micro-ondas. Só ligo o transformador quando uso a máquina e nunca ligo o forno quando a máquina está ligada, mas como seguro morreu de velho, vai a pergunta: Se eu ligar o micro-ondas com o transformador também ligado, pode dar M.. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um problema que vou ter com a Silvia é a questão de saber quando a água vai acabar. Para mim o acesso ao reservatório é difícil. A PidSilvia vwende um sistema, mas achei meio complexo. Achei esse link abaixo interessante. alguém conhece algum outro modo de verificar a quantidade de água ?

 

http://www.itcamefromtheworkshop.com/2013/04/low-water-indicator-for-my-rancilio.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece fácil fazer um ...

Fazendo um buraco circular na tampa do tanque, por onde passe a haste de um densímetro (ou instrumento similar).

Como flutua a haste sobe e desce com a água. E só marcar o volume mínimo e pronto ...

post-22-0-99728300-1407516023_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo as trocas de mensagens sobre "PID", surgiu a duvida se é necessário fazer um flush quando se tem PID. Minha idéia de PID é que a função principal dele é manter a temperatura da água e vapor no grau certo para a extração, sem a necessidade de ficar fazendo o surfing. Eu estou certo ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Sim. Você fará um flush apenas se ela estiver ligada por muito tempo sem extrair. Neste caso o grupo estará quente demais. Você faz o flush inicial só para ela esfriar um pouco a cabeça, aguarda estabilizar no pid a temperatura setada e extrai. Daí espera ela recuperar de novo à temperatura do pid (vai levar 1 minuto e meio mais ou menos, enquanto isto vai preparando filtro, moendo, compactando etc.), extrai, aguarda de novo recuperar (novamente o tal minuto e meio) e assim vai.

 

A Silvia como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, minhas primeiras impressões da Silvia, usando café do Santo Grão. Enquanto na Gaggia eu conseguia colocar entre 17 e 18 gramas de café (dependendo do tipo), na Silvia eu coloco no máximo 16 gramas. Acho que o tamper da Orphan de 58mm que uso (foto) não é o ideal, pois só consigo calcar ele até uma linha divisória, pois ela bloqueia o tamper. Quanto a granulometria do pó, a Silvia exige um pó pouco mais fino que da Gaggia. Apesar de sair um crema, o café saiu bem amargo, creio que devido ao tempo, pois já tenho ele há mais de 3 semanas.

 

Quanto ao bico vaporizador, quanta diferença com relação ao da Gaggia. A pitcher que veio junto é excelente e mesmo colocando mais leite, consegui fazer o leite batido muito mais rápido que na Gaggia, sem mistério algum.

 

Um problema que estou enfrentando é saber o volume de água no reservatório, mas acho que já sei como solucionar. Vou pegar uma pequena rolha e utilizá-la como boia, colocanco uma pequena bilha de aço na parte de baixo como contra-peso e na parte de cima uma pequena haste onde eu possa saber o nível da água.

 

hLHWop4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já dei início ao MOD de minha Silvia. comprei no PID Silvia uma tampa nova para o chuveiro com o parafuso embutido e uma cestinha para 18gr de café.

Vou comprar um PID na auber, mas tenho algumas dúvidas:

1. Toda vez que ligo a máquina eu tenho de programar o PID com a temperatura ?

2. Vale a pena pagar mais caro para ter um PID que controle, temperatura, vapor e pre-infusão ou basta apenas temperatura ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei a Auber bem prática. A PID Silvia é muito cara e são dois aparelhos que ficam presos na lateral da máquina. Achei feio. Tô pensando no da Auber com luz branca. Minha dúvida é saber se terei de programar toda vez que ligo a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só extração. A Auber tem destes que fazem as duas coisas.

 

Não sinto falta dele para vapor. A vaporização, feita corretamente, você percebe pela textura do leite e pelo toque da mão no pitcher (até o limite do suportável).

 

E como o que pega é justamente a volta para a extração, esta marca no pid.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho visto pelos posts que a Silvia prefere pó um pouco mais fino que a média das demais máquinas. A Silvia é minha primeira máquina, mas concordo que ela pede mais fino.

 

A título de curiosidade, isto se deve a que? É devido a geometria do conjunto filtro + porta filtro ou é uma peculiaridade da máquina? Por exemplo, se eu pegar um porta filtro aberto da ECM ou ROCKET, continuará exigindo pó mais fino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tens que saber como fazê-la e precisarás de um instrumento para medir a pressão durante o ajuste.

Há também a possibilidade de medir o volume e estimar a pressão. O método não é de todo preciso mas poderá ajudar-te.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho visto pelos posts que a Silvia prefere pó um pouco mais fino que a média das demais máquinas. A Silvia é minha primeira máquina, mas concordo que ela pede mais fino.

 

Estranha essa afirmação, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No início desse tópico tem uma discussão sobre isso. O Marcio e o Rafa inclusive anexam uns gráficos sobre a quantidade de água que sai por minuto, considerando uma pressão de 9 bar. No caso seriam 600 ml por minuto. fiz um teste com a minha e deu entre 550 e 600 ml. Se eu for comparar com a twin, a impressão é que na Rancilio sai muito mais água pelo grupo do que na twin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li as 5 primeiras páginas e não achei nada dessa história de moagem mais fina. Lembre-se que o fluxo livre e a pressão máxima de operação não tem relação direta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí é que está, não há essa relação direta. Minha máquina, por exemplo, tem vazão relativamente pequena por conta dos restritos de fluxo instalados. Mas ao extrair um ristretto, a pressão chega a 12 bar tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, se ler as ultimas páginas verá que a Silvia prefere pó um pouco mais fino.

 

Sobre a pressão, acredito que o Alexandre tenha se referido às curvas da bomba, pressão (carga) versus vazão. Se eu não estiver enganado, acredito que a pressão diminui com a vazão. Já vi estas curvas por aí nos sites.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Alexandre não deixou explícito, mas creio que por "medir o volume" ele tenha se referindo ao volume de água no retorno da OPV (e não no grupo) ligando a máquina com um filtro cego por um intervalo de tempo determinado.

Dessa forma, pode-se fazer uma correlação entre o volume de água desviado pela OPV e o gráfico de vazão/pressão da bomba para se estimar a pressão de trabalho regulada na OPV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...