Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Mas do que vc esta falando Bernardo ?  :)

 

Transformador é o pesadão que eu falei antes.

 

Conversor desses pequenos nenhum é muito maior que 50W (que eu conheça) .

 

E existe ainda os inversores conversores , existem até com saida de 110/220 e 1200VA o problema é que são veiculares com entrada de 12V. e custam uns 300 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O ideal é puxar uma tomada 220 do quadro de força. Mais seguro, melhor acabado e bobear mais barato.

 

Para a minha pusemos dois disjuntores de 25A cada, aguentam bem a Silvia 220 que puxa uns 5, mais 1 do moinho 220 e ainda tem uma sobra para pendurar mais alguma coisa em 220 na outra tomada ligada no mesmo par de disjuntores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

É que a segunda tomada fica sobre a pia, para uma suposta torneira de água quente. Não sei quanto puxa esta.

 

Mas é melhor prevenir do que ficar desarmando disjuntor ou dr. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VA é diferente de Watts quando a carga é indutiva , como no caso de um moedor , mas em uma cafeteira 99% da carga é resistiva , nesse caso vc pode usar VA=Watts.

 

Transformador de 1200VA ou 1100VA não existe , vc vai ter que comprar o de 1500VA .

De 1500VA ou de 1000VA não fará muita diferença será grande e vai pesar uns 4 quilos.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-562171225-auto-transformador-1500va-110-220v-homologados-aquicompras-_JM

 

abs

C. Eduardo

 

Pelo que conheço na verdade há um "termo técnico" chamado "fator de potência", o qual seria uma espécie de "eficiência" do aparelho, que é o determinante da potência em Watt. Não vou alongar demais para não ficar off-topic, mas digamos que dois aparelhos sejam de 1400VA, mas um com fator de potência 0,7 (70%) e o outro 0,5 (50%). A potência do primeiro será 980W e o segundo 700W, mesmo ambos sendo "iguais" em 1400VA.

 

Em elétrica não existe milagre, potência maior exigirá aparelhos maiores com "mais" fio e mais peso. 1000W de uma cafeteira é bastante coisa, não é nada usual.

 

 

É que a segunda tomada fica sobre a pia, para uma suposta torneira de água quente. Não sei quanto puxa esta.

 

Mas é melhor prevenir do que ficar desarmando disjuntor ou dr. :)

 

Cuidado, um disjuntor "superdimensionado" é um perigo se todo o circuito (o que inclui a fiação e tomadas) não for dimensionado para tanto. Se utilizar um disjuntor de 25A, mas a fiação suportar apenas 15A, corre-se o risco de os fios superaquecerem e até incendiarem sem que o disjuntor desarme caso o circuito seja submetido a cargas superiores a 15A. É um erro grave colocar um disjuntor "maior" para simplesmente evitar "quedas frequentes" ou ter a falsa impressão de maior proteção. Este equipamento serve exatamente para proteger o circuito caso este seja exigido além dos limites que suporta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que conheço na verdade há um "termo técnico" chamado "fator de potência", o qual seria uma espécie de "eficiência" do aparelho, que é o determinante da potência em Watt. Não vou alongar demais para não ficar off-topic, mas digamos que dois aparelhos sejam de 1400VA, mas um com fator de potência 0,7 (70%) e o outro 0,5 (50%). A potência do primeiro será 980W e o segundo 700W, mesmo ambos sendo "iguais" em 1400VA.

 

Em elétrica não existe milagre, potência maior exigirá aparelhos maiores com "mais" fio e mais peso. 1000W de uma cafeteira é bastante coisa, não é nada usual

 

:) Paulo foi exatamente o que eu falei , o fator de potência é 0,7 ou 0,5 se o circuito for indutivo (moedor , ar condicionado etc) , mas , se for resistivo como é o caso de uma cafeteira o fator de potência é 1 , nesse caso W=VA.

 

Como os transformadores variam de 500VA em 500VA, uma Silvia de 1100W , vai exigir um modelo de transformador de 1500VA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Paulo, obrigada pelo aviso.

 

Trocamos a fiação toda no processo e não chegamos ao exagero de colocar fio de 6 para estes disjuntores (o de 6 foi para os chuveiros), mas tenho certeza de que o eletricista colocou o fio adequado. E não tenho planos de usar tudo no limite, de qualquer forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, não sabia que minha dúvida ia gerar tantas mensagens, mas sempre se aprende algo. Acho que vou trocar a tomada para 220v. O problema é que o disjuntor que desliga essa tomada, desliga também outras tomadas da cozinha como fogão, lava-louca, exaustor, todos de 110v. Vou ter de chamar um eletricista bom. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

 

Se permites-me sugerir, deixe o atual disjuntor em 127 V servindo o ramal como está.

Altere apenas o ponto onde ficará a Silvia. Instale um novo disjuntor, nova fiação e uma nova tomada 220 V a ser colocada no local da antiga de 127 V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, o problema e saber se no quadro de disjuntores vai caber mais um. Lembrei também que na mesma tomada eu ligo o moedor (110v) e micro-ondas (110). É claro que eles nunca estão ligados ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

Poderás usar um  espelho para 2 tomadas mantendo a de 127 V e com a nova de 220 V.

Se no quadro não houver espaço, um novo e pequeno, para até 2 disjuntores poderá ser instalado ao lado do antigo. Dependendo da situação poderá ser sobreposto à parede e não embutido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Ontem a noite comecei a ler todo esse tópico da Silvia. Pelo visto vou apanhar um bocado antes de conseguir fazer um espresso decente e claro, vou gastar muiiiito café. ao menos terei um bom passatempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo.. Mas tipo.. Sinceramente? Não me parece que sair de uma Gaggia Baby Twin para uma Silvia seja um upgrade tão considerável assim..

 

Já pensou nisto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummmmm...

 

Te confesso que eu também estava culpando a máquina até pouco tempo atrás... Não conseguia vaporizar na Gaggia de jeito nenhum.. Não fazia microbolhas, não conseguia textura nem nada...

 

Porém, já faz algumas semanas que estou conseguindo umas texturas muito boas.. E comecei a postar meus latte arts...

 

Se o problema de vazamento da Gaggia tiver alguma coisa a ver com o termobloco, eu concordo com você. Aí não tem jeito mesmo... Mas caso esta parte esteja funcionando perfeitamente, pode ser um problema de técnica de vaporização.

 

E falo isto por experiência própria.. Estou impressionado com os últimos resultados que consegui. Acabei me convencendo que a culpa da vaporização inadequada era minha e não da Gaggia... :P

 

Não só eu, mas muitos outros estão vaporizando bem.. A Márcia é um ótimo exemplo! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isto também.. Troquei o braço original da Gaggia pelo braço da Silvia.. Ficou de fato muito bom...

 

Talvez, antes de fazer esta troca de máquinas, é melhor discurtirmos sua técnica de vaporização em um tópico mais apropriado. O que acha? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí Bernardo.. Nem o mod do braço da Silvia, a Márcia fez... E os lattes dela são level high! ^_^

 

Acho melhor você pensar direitinho antes de trocar de máquina.. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não estou querendo vendê-la apenas devido ao defeito, que poderá ser consertado. Eu gostaria de fazer um upgrade também. Estamos discutindo Gaggia no tópico da Rancilio. Acho melhor mudarmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, se tudo ocorrer nos conformes, devo receber minha silvia em duas ou três semanas. Comprei hoje no espressocoffeshop.com. Se não conseguir vender a twin, paciência. Deixo ela encostada de reserva. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vai ser difícil eu puxar uma fiação de 220v para ligar a Rancilio. Vou ficar no transformador mesmo, porém todos os vendedores do ML que pergunto de os transformador de 1500va suporta uma máquina de 1100w, eles dizem que não suportam e que tem que ser um de 2000va. Um deles até anexou o link abaixo. Teria problema se eu colocar um transformador acima de 1500va ?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-561989101-autotransformador-transformador-2000va-110-220-e-220-110-ar-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...