Ir para conteúdo

Clube Rancilio Silvia


Guest Luis Sanchez

Postagens recomendadas

Salve Rodrigues.

Se chocou no 1G então tivestes a primeira lição sobre a relação entre Miss Silvia, o Preciso e você.

Eu agora testaria 2A.

 

Aleluia!!! Isso é música para meus ouvidos.

 

Caramba...2A é bem pertinho né? Acho que vai sair uma calda... :) 

 

Valeu Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Em algum momento vem o primeiro ristretto: melzinho de 20 ml, beeeeeem grosso o fio, extraído lentamente (30").

 

Anote quando passar por ele (granulometria, quantia de pó e tempo de extração). Vai querer repetir no futuro. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigues.

Se chocou no 1G então tivestes a primeira lição sobre a relação entre Miss Silvia, o Preciso e você.

Eu agora testaria 2A.

 

2º teste da Silvia com moedor Preciso conforme orientações do Velloso

 

Teste nível 2A - 18g do Blend Expresso Brasil: Aproximadamente 10ml de um melado..rsrrs. Mais crema que café.

 

Velloso, aguardo novas orientações.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá na hora de caminhar com os próprios passos, não está Rodrigues? Inove cara, teste, brinque com sua máquina! Diminua a quantidade de pó, trabalhe com compactações diferentes e mexa na granulometria, troque o grão, etc.. e uma coisa de cada vez, por favor. Boa sorte e boa diversão pra você. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues, não complica o simples ok?

 

Mantenha tudo fixo, quantidade de pó, distribuição, força de compactação do pó e quantidade na xícara. Daí vá alterando somente a moagem. Se estiver lento demais vai ficar amargo (tem que moer mais grosso), se rápido demais vai ficar ácido (tem que moer mais fino).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá na hora de caminhar com os próprios passos, não está Rodrigues? Inove cara, teste, brinque com sua máquina! Diminua a quantidade de pó, trabalhe com compactações diferentes e mexa na granulometria, troque o grão, etc.. e uma coisa de cada vez, por favor. Boa sorte e boa diversão pra você. 

 

Td bom Igor?

 

O Alex me dando o "aval" do moedor eu toco o barco. Neste momento estou dando uma maior atenção ao Preciso e estando tudo ok, aí irei brincar, como vc disse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues, não complica o simples ok?

 

Mantenha tudo fixo, quantidade de pó, distribuição, força de compactação do pó e quantidade na xícara. Daí vá alterando somente a moagem. Se estiver lento demais vai ficar amargo (tem que moer mais grosso), se rápido demais vai ficar ácido (tem que moer mais fino).

 

Td bom Sergio?

 

Com certeza. Como disse ao Igor, andei falando com o Alex in off por causa da desconfiança no moedor e ele me pediu pra fazer alguns testes antes.

 

Assim que ele "visualizar" que está tudo ok, vou iniciar minhas experiência.

 

Valeu pelo toque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2º teste da Silvia com moedor Preciso conforme orientações do Velloso

 

Teste nível 2A - 18g do Blend Expresso Brasil: Aproximadamente 10ml de um melado..rsrrs. Mais crema que café.

 

Velloso, aguardo novas orientações.

 

Abraço.

 

Salve Rodrigues

 

Acredito que as 18 gramas de pó foram acima do necessário e principalmente mais que o recomendável para o filtro de 2 doses da Rancilio. Pode ter sido a causa para o pouco volume da extração. Eu reduziria para 16 gramas no máximo e refaria o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com a sobredosagem. Se o filtro for raso, pode rachar o bolo em contato com o chuveiro e causar canalização. Um teste que dá pra fazer é encaixar o portafiltro com café e, ao invés de extrair, desatarraxar pra ver se o bolo seco tocou onde não devia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Quanto tempo devo esperar após uma extração na Silvia para eu poder fazer um latte?

O latte você se refere a vaporizar o leite?

 

Extraia o shot e vá pra vaporização. Não esqueça de abrir antes botão de vapor num potinho para eliminar a água. O vapor só surge depois disto.

 

O crítico é o inverso: vaporizar primeiro e depois extrair. Ela ferve e até resfriar o leite vai esfriando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Curiosidade: você usa um potinho para trabalhar com ela? Eu uso para tudo, você vê muita gente fazendo assim: dar flush, recolher água do braço etc. Aprendi assim vendo os outros enquanto estudava sobre ela. A bandeja é muito rasa. Fica só para o retorno da água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá pessoal

Eu comprei uma Silvia há um mês atrás de um site italiano, sugestão aqui do Clube, e um Vario com o Alexandre (muito atencioso, como relatado pelos demais colegas).

Por volta do post #320 houve uma discussão sobre os modelos originais de filtro duplo.

O filtro que veio com a minha máquina é o final 010, que foi descrito como arredondado, enquanto o 102, original em outras máquinas, seria cônico.

Alguém sabe me dizer se esse filtro final 010 é ou pior ou mais difícil de extrair do que o 102?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Augusto.

Já usei ambos na Silvia V3 e na Epoca e não fui capaz de perceber diferenças que mereçam atenção.

De fato, a única observação relevante é que o 102 comporta maior volume de pó que o 010. É, talvez, possível usá-lo com até 18 gramas, enquanto 16 gramas é o máximo recomendável para o 010.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...