Ir para conteúdo

Modificar Nuova Simonelli MDX


ivoesazevedo

Postagens recomendadas

Em dezembro de 2020 comprei o moedor do @rafafes (tópico com fotos). Nada de arrependimento até agora, mas fui me dando conta que existem no mercado vários modelos que foram projetados para moer por doses e ter retenção desprezível. Nesse aí eu gasto mais tempo retirando pó com um pincel que moendo de fato.

Alguém já pensou em retirar o motor, engrenagens, mós etc. e colocar em um corpo inclinado, com um percurso bem curto do café moído para a saída? Um transplante da parte que funciona para outro corpo. Ficaria no estilo de um Niche Zero ou outros.

Algumas fotos para entender como poderia ficar:

https://cdn.shopify.com/s/files/1/0081/2076/2450/products/Niche_Zero_product_gallery_5_720x.jpg?v=1637686934

https://www.kafatek.com/wp-content/uploads/2018/10/MonolithFlat_Web.jpg

https://cdn.shopify.com/s/files/1/2425/8607/products/DF64-SingleDose-Grinder-Hero-knockout.jpg?v=1652214041

@#magaldiespresso, @cabeca, @Fogo ruivo o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em dezembro de 2020 comprei o moedor do [mention=12448]rafafes[/mention] (tópico com fotos). Nada de arrependimento até agora, mas fui me dando conta que existem no mercado vários modelos que foram projetados para moer por doses e ter retenção desprezível. Nesse aí eu gasto mais tempo retirando pó com um pincel que moendo de fato.
Alguém já pensou em retirar o motor, engrenagens, mós etc. e colocar em um corpo inclinado, com um percurso bem curto do café moído para a saída? Um transplante da parte que funciona para outro corpo. Ficaria no estilo de um Niche Zero ou outros.
Algumas fotos para entender como poderia ficar:
https://cdn.shopify.com/s/files/1/0081/2076/2450/products/Niche_Zero_product_gallery_5_720x.jpg?v=1637686934
https://www.kafatek.com/wp-content/uploads/2018/10/MonolithFlat_Web.jpg
https://cdn.shopify.com/s/files/1/2425/8607/products/DF64-SingleDose-Grinder-Hero-knockout.jpg?v=1652214041
[mention=6084]#magaldiespresso[/mention], [mention=2195]cabeca[/mention], [mention=53]Fogo ruivo[/mention] o que acham?
Fala Ivo!
Pensei nisso quando comprei meu mazzer super jolly e estava estudando as modificações. O que fiz foram as mais comuns e compartilho para você ver se alguma delas te ajuda:
1) Tirei esse funil e substitui por essa impressaonem 3d que achei no thingiverse. Isso resolve em partes esse trabalho de ficar pincelando várias vezes para diminuir a retenção. Eu moo e depois coloco o pincel na parte que sai o café moido
2) Coloquei esse single dose hopper com essa sanfona (bellow) que ajuda a expulsar o café moido
3) Inclinei o moedor para ajudar nos processos anteriores.

Algumas mods foram mencionadas pelo Rafafes no anúncio dele.

Resultado final é que de 18g moídos para espresso, em geral o moedor retém entre 0.1 a 0.2g. Não digo que é prático, mas melhora bastante a retenção e, pelo menos, para mim não incomoda.
Se essas mods não tivessem resolvido, daí talvez partiria para soluções mais elaboradas.
f417783f5921bae14cd2da58d2410266.jpg

Enviado de meu SM-G973F usando o Tapatalk


  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Hoje fiz uma limpeza por cima: lâminas, câmara de moagem caminho de saída do café moído.

O caminho de saída mede cerca de 4,5cm. Mais um pouco até alcançar as mós.

A saída da câmara é dividida em três. Uma parte, em um canto, acumula café. Sempre mais no mesmo lado. Deve ser porque a rotação das mós não muda o sentido, então acumula mais em um ponto.

Aparentemente escapa pó pela grade em volta da abertura superior. Talvez seja vazada para auxiliar no resfriamento do motor? Considerando que geralmente moerei 36 a 72 gramas em cada período, e raramente moerei grandes quantidades, é seguro colocar uma tampa não vazada? Exceções são vésperas de viagens, quando costumo moer todo o café que levarei para alguns dias fora de casa.

Sem inclinar o moedor, muito café fica acumulado na boca da saída, e o fole que tenho atualmente não tira o café dali. É necessário remover o que der com pincel antes de usar o fole e ligar e desligar o motor algumas vezes para cuspir mais um pouco de café moído que ficou nas mós ou na câmara.

Acho que serei obrigado a providenciar uma base de inclinação para o MDX.

As mós estão gastas. 

Hora de decidir se encaro transformar o moedor em algo que não me faça passar trabalho e vergonha, ou se planejo a aposentadoria dele e poupo para comprar outro. Para conservá-lo, o caminho seguido pelo @MarcioMO é evidente e o mínimo. 

Onde encontro mós para ele? Precisam ser as originais, ou outras servem? 

Caso compre mós novas, basta aparafusar no lugar, ou a troca é um processo mais delicado, que depende de alinhamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Ivo!
Acho que as mós são da Eureka de 65mm. Desconheço lojas que vendem aqui no Brasil. Para trocar as mós é simples substituição mesmo. Agora, depois fica a seu critério verificar e alinhar as mós. Nunca testei moer com mós alinhadas e levemente desalinhadas (no geral vem assim de fabrica), mas prefiro perder alguns minutinhos e alinhar.

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato, Márcio!

Encontrei algumas:

Essas mós servem? Nuova Simonelli Usa 15050001 Grinding Burrs 64Mm Mdx/Master.

Ou essas seriam as corretas: NUOVA SIMONELLI MDX GRINDER BURRS.

Minha filha está nos EUA e voltará logo antes do natal. Poderia trazer para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 1o link parece que é original e no 2o link da espresso parts parecer se da Eureka feita para a Simonelli. Devem gerar resultados similares. Acho que vale pesquisar um pouco mais para ter certeza, ver o custo beneficio também e o tempo de entrega.   

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amazon, o primeiro link, entrega rápido e confio, compro bastante lá. Provavelmente irei nesse, a menos que encontre outra loja confiável em Austin, no Texas.
Legal! Depois quando receber, se decidir alinhar as mós, dá uma olhada nos vídeos do Lance ou The Wired Gourmet. Abs

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...