Ir para conteúdo

Cafeteira Tramontina Breville - Barulho após a extração


eldermarco

Postagens recomendadas

Oi pessoal,

Essa é a minha primeira mensagem no fórum.

Recentemente eu optei por entrar no mundo dos cafés especiais e melhorar a qualidade dos meus expressos na xícara. Eu tinha uma máquina Nespresso Latissima Touch e decidi aproveitar o desconto da Via Inox e comprar uma Cafeteria Tramontina Breville Express sem o moinho depois de ler bastante a respeito aqui e acompanhar alguns reviews no canal Não Sou Barista, no YouTube. Comprei o moinho separado,  também da Tramontina Breville, e ainda estou aprendendo a extrair o café, mas falhei miseravelmente até o momento, rs. Mas esse é um assunto para outro tópico.

A minha máquina chegou ontem (17/11/2022). Após seguir com alguns procedimentos descritos no manual para condicionar a mesma, eu comecei a notar que, depois de cada extração de café ou mesmo quando uso a água quente, a máquina faz um barulho interno. Isso acontece imediatamente ou após alguns segundos. É um pouco difícil descrever o som o si, mas parece existir ar na tubulação interna da máquina (o som lembra uma torneira quando é aberta e tem pouca água na tubulação, saindo um pouco de ar junto). Esse som não é observado durante a extração e nem durante a saída de água quente. Somente após.  

Eu não sei dizer se esse é um comportamento normal da máquina e por isso eu gostaria de saber de outros membros que possuem ela se observam a mesma coisa ou já passaram por esse tipo de problema. Eu já falei com a Tramontina a respeito, mas a assistência técnica fica um pouco longe da minha casa e estou tentando ver isso com eles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. 

Bem vindo ao Fórum! Como o som é difícil de descrever, uma sugestão seria você filmar e postar aqui. Deixando em resolução baixa, ocupa pouco espaço e facilita para carregar no celular de quem acessar, até porque o que interessa mesmo é o som.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, valacomum disse:

Olá. 

Bem vindo ao Fórum! Como o som é difícil de descrever, uma sugestão seria você filmar e postar aqui. Deixando em resolução baixa, ocupa pouco espaço e facilita para carregar no celular de quem acessar, até porque o que interessa mesmo é o som.

Saudações!

@valacomumObrigado pelo retorno. De fato, um vídeo ou áudio é bem melhor. Eu carreguei o vídeo no YouTube para facilitar. Segue abaixo e explico um pouco mais depois do vídeo. O barulho começa após os 13s. E eu aproximei bem o celular para captar melhor o som.

Eu fiz três extrações de água quente. Comecei a gravar após realizar extração da terceira e notei que o som não aparece na primeira extração. Ao tentar extrair o café eu noto o mesmo problema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia é a Purga dela... quando a água passa da temperatura configurada ela joga agua fora para colocar mais e baixar a temperatura...
Excelente aquisição,
Tenho esse brinquedo faz algum tempo..
Dicas de compas.
Puck Screen 54mm 
Funil (https://pt.aliexpress.com/item/1005003795983997.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.10cb7285tQaLXt&algo_pvid=2a93198f-47ec-42a9-9057-08fd77347dcb&algo_exp_id=2a93198f-47ec-42a9-9057-08fd77347dcb-2&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000029804605542"}&pdp_npi=2%40dis!BRL!139.19!68.23!!!!!%40210318be16687706765208194e26b9!12000029804605542!sea&curPageLogUid=7MnvPpQ6ZcSp)

Quanto troco o Filtro dela, fazer a descalcificação.
No moedor da Breville tem uma manha pra não ficar com retenção, deixa a um lado da tampa do hope (Bojo onde fica o café) encostada  abre e fecha ela imitando a abertura e fechamento de uma porta..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, eldermarco disse:

Oi @Dieverso Abreus,

O que seria Purga? A sua máquina faz esse mesmo barulho? E pq a máquina faria isso logo após a extração e não antes?

Está descartando água para a bandeja coletora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Dieverso Abreus disse:

Está descartando água para a bandeja coletora...

Sim, ela faz isso. O ponto é se é normal o som durante o processo. Eu estranhei porque isso não ocorre na primeira extração e porque não aconteceu nas primeiras extrações após eu ligar a máquina pela primeira vez. A sua Breville faz o mesmo som?

Peço desculpas por perguntas que talvez sejam óbvias, mas é a primeira vez que lido com uma máquina do tipo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dieverso Abreus disse:

Bom dia é a Purga dela... quando a água passa da temperatura configurada ela joga agua fora para colocar mais e baixar a temperatura...
Excelente aquisição,
Tenho esse brinquedo faz algum tempo..
Dicas de compas.
Puck Screen 54mm 
Funil (https://pt.aliexpress.com/item/1005003795983997.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.10cb7285tQaLXt&algo_pvid=2a93198f-47ec-42a9-9057-08fd77347dcb&algo_exp_id=2a93198f-47ec-42a9-9057-08fd77347dcb-2&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000029804605542"}&pdp_npi=2%40dis!BRL!139.19!68.23!!!!!%40210318be16687706765208194e26b9!12000029804605542!sea&curPageLogUid=7MnvPpQ6ZcSp)

Quanto troco o Filtro dela, fazer a descalcificação.
No moedor da Breville tem uma manha pra não ficar com retenção, deixa a um lado da tampa do hope (Bojo onde fica o café) encostada  abre e fecha ela imitando a abertura e fechamento de uma porta..

Agora que eu vi que você editou a resposta. Agradeço bastante pelas informações e dicas. Vou verificar. Ainda estou esperando uma balança para dosar melhor o café. Por enquanto eu só consegui uma super extração, mesmo compactando menos ou deixando o grão mais grosso. Vou postar essa dúvida depois em outro tópico se eu não conseguir resolver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, eldermarco disse:

Sim, ela faz isso. O ponto é se é normal o som durante o processo. Eu estranhei porque isso não ocorre na primeira extração e porque não aconteceu nas primeiras extrações após eu ligar a máquina pela primeira vez. A sua Breville faz o mesmo som?

Peço desculpas por perguntas que talvez sejam óbvias, mas é a primeira vez que lido com uma máquina do tipo.

Nem te estressa. ninguém sabe tudo, estamos aqui para se ajudar. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu mudou a temperatura?

 

a minha faz isso sempre (ou quase sempre, o barulho é familiar, mas eu confesso que nunca me importei muito então não vou conseguir ser preciso na frequência...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Otávio Tassinari Dornelles disse:

tu mudou a temperatura?

 

a minha faz isso sempre (ou quase sempre, o barulho é familiar, mas eu confesso que nunca me importei muito então não vou conseguir ser preciso na frequência...)

Oi Otávio,

Não mudei. A temperatura ainda é a mesma que veio de fábrica (92 graus, se não me engano). Bom saber que a sua também faz esse barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normal o barulho. Como mencionaram ela para controlar a temperatura da água que vai pro espresso as vezes elimina água/vapor direto pra bandeja. Você vai ver que se usar o vaporizador ela vai fazer isso logo em seguida e vai jogar muita água na bandeja. Se quiser ver a água é só retirar a bandeja coletora que ela vai cair no vazio que fica. Inclusive a bandeja coletora tem um buraco em círculo naquela parte que fica dentro da máquina por que é exatamente alinhado com o cano que faz a purga.

segue o jogo

Em 18/11/2022 at 08:13, Dieverso Abreus disse:

Bom dia é a Purga dela... quando a água passa da temperatura configurada ela joga agua fora para colocar mais e baixar a temperatura...
Excelente aquisição,
Tenho esse brinquedo faz algum tempo..
Dicas de compas.
Puck Screen 54mm 
Funil (https://pt.aliexpress.com/item/1005003795983997.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.10cb7285tQaLXt&algo_pvid=2a93198f-47ec-42a9-9057-08fd77347dcb&algo_exp_id=2a93198f-47ec-42a9-9057-08fd77347dcb-2&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000029804605542"}&pdp_npi=2%40dis!BRL!139.19!68.23!!!!!%40210318be16687706765208194e26b9!12000029804605542!sea&curPageLogUid=7MnvPpQ6ZcSp)

Quanto troco o Filtro dela, fazer a descalcificação.
No moedor da Breville tem uma manha pra não ficar com retenção, deixa a um lado da tampa do hope (Bojo onde fica o café) encostada  abre e fecha ela imitando a abertura e fechamento de uma porta..

para que serve esse funil? Só para aumentar a altura do filtro e não derrubar nada para fora?

sei que não é o tópico mas já que você falou... para que serve o puck screen?

Eu to louco pra comprar un naked e o filtro IMS que falaram que é o que falta pra deixar top a breville

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, DanCGC disse:

Normal o barulho. Como mencionaram ela para controlar a temperatura da água que vai pro espresso as vezes elimina água/vapor direto pra bandeja. Você vai ver que se usar o vaporizador ela vai fazer isso logo em seguida e vai jogar muita água na bandeja. Se quiser ver a água é só retirar a bandeja coletora que ela vai cair no vazio que fica. Inclusive a bandeja coletora tem um buraco em círculo naquela parte que fica dentro da máquina por que é exatamente alinhado com o cano que faz a purga.

segue o jogo

para que serve esse funil? Só para aumentar a altura do filtro e não derrubar nada para fora?

sei que não é o tópico mas já que você falou... para que serve o puck screen?

Eu to louco pra comprar un naked e o filtro IMS que falaram que é o que falta pra deixar top a breville

Boa DanCGC! Obrigado pelo retorno. De fato, agora eu ando mais convencido de que é algo normal e não um problema.

Sobre o funil, é basicamente para isso mesmo. Ele ajuda bastante quando você está moendo o café e vai formando aquela montanha no seu filtro.

O puck screen ajuda mais no sentido de manter a sua máquina limpa, não deixando o café grudado. Em teoria ele também ajudaria a manter uma extração mais uniforme, mas parece que nem todos conseguem ver alguma diferença na extração nesse sentido. Ao meu ver, vale a pena por facilitar a limpeza. Até pq, já aconteceu de eu tirar eu tirar o porta-filtro da minha máquina e o bolo de café não sair junto com ele, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ele é só para deixar uma telinha acima do bolo de café? Aqui nunca grudou então acho que ainda não faz sentido pelo menos mas obrigado pela resposta

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, eldermarco disse:

Boa DanCGC! Obrigado pelo retorno. De fato, agora eu ando mais convencido de que é algo normal e não um problema.

Sobre o funil, é basicamente para isso mesmo. Ele ajuda bastante quando você está moendo o café e vai formando aquela montanha no seu filtro.

O puck screen ajuda mais no sentido de manter a sua máquina limpa, não deixando o café grudado. Em teoria ele também ajudaria a manter uma extração mais uniforme, mas parece que nem todos conseguem ver alguma diferença na extração nesse sentido. Ao meu ver, vale a pena por facilitar a limpeza. Até pq, já aconteceu de eu tirar eu tirar o porta-filtro da minha máquina e o bolo de café não sair junto com ele, rs.

 

2 horas atrás, DanCGC disse:

Então ele é só para deixar uma telinha acima do bolo de café? Aqui nunca grudou então acho que ainda não faz sentido pelo menos mas obrigado pela resposta

A maior vantagem de usar ele não é deixar a cabeça do mais limpa e sim reduzir muito ponto de café para dentro do grupo da maquina ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia é a Purga dela... quando a água passa da temperatura configurada ela joga agua fora para colocar mais e baixar a temperatura...
Excelente aquisição,
Tenho esse brinquedo faz algum tempo..
Dicas de compas.
Puck Screen 54mm 
Funil (https://pt.aliexpress.com/item/1005003795983997.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.10cb7285tQaLXt&algo_pvid=2a93198f-47ec-42a9-9057-08fd77347dcb&algo_exp_id=2a93198f-47ec-42a9-9057-08fd77347dcb-2&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000029804605542"}&pdp_npi=2%40dis!BRL!139.19!68.23!!!!!%40210318be16687706765208194e26b9!12000029804605542!sea&curPageLogUid=7MnvPpQ6ZcSp)

Quanto troco o Filtro dela, fazer a descalcificação.
No moedor da Breville tem uma manha pra não ficar com retenção, deixa a um lado da tampa do hope (Bojo onde fica o café) encostada  abre e fecha ela imitando a abertura e fechamento de uma porta..
Tem outras indicações de acessórios pra breville? De preferência do ali express rs

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, pirovani. disse:

Tem outras indicações de acessórios pra breville? De preferência do ali express rs

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Como vai Pirovani?

Acessórios é bem pessoal, talvez uma coisa é util para min e para você não.

Esse acessório comprei da china

 image.png.e1e0eef67aeb86c9aff54f4d87b9940e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...