Ir para conteúdo

Yirgacheffe


Victor D.

Postagens recomendadas

Sempre lembrando que o exótico é questão de contexto. É razoável pensar que um café brasileiro seja considerado exótico para um africano e por aí vai. Não estou querendo polemizar nada, apenas fazendo um apontamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre lembrando que o exótico é questão de contexto. É razoável pensar que um café brasileiro seja considerado exótico para um africano e por aí vai. Não estou querendo polemizar nada, apenas fazendo um apontamento.

Isso mesmo. A mesma situação ocorre na China, onde Comida chinesa é chamada de "comida". :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .

 

(foi mal a piada, mas você colocou a bola na marca do pênalti, aí eu chutei. rsrsrsrsrsrs).

 

Aproveitando o tópico, Não aguentei e fiz um duplo (na Gaggia) com o Yirgacheffe hoje (01 dia de torra) e ficou bastante razoável. Tô ansioso pra saber como ficará daqui a uns dias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Como fica o Yirgacheffe no coado? Vocês estão comparando com o Chapadão no espresso, e concordo que é um café bastante rebelde pra acertar no espresso. Porém, coado o Chapadão faz uma xícara excelente com muita facilidade.

 

Rodrigo,

 

Não provei e não pretendo provar o Yirgacheffe no coado. Não é minha praia. Quanto ao Chapadão, repare que não comparei o etíope X Chapadão puro, mas sim com o blend Chapadão - Frutado, que tem muito equilíbrio e já adotei como meu blend referencial. Quando digo que o etíope espanca esse blend não é por ter uma característica varietal única, já que isso é um aspecto de personalidade e nao de qualidade do café. O motivo pelo qual dou superioridade ao Yirgacheffe é pelo seu corpo excelente, equilíbrio na xícara e a finalização muito, mas muito limpa mesmo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha paixão também é por espresso , mais o legal dos métodos de filtro é que alguns cafés que não consigo tomar no espresso ( pelo fato deste método potencializar características marcante como : acidez , notas citricas etc... ) consigo apreciar nos coados ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha paixão também é por espresso , mais o legal dos métodos de filtro é que alguns cafés que não consigo tomar no espresso ( pelo fato deste método potencializar características marcante como : acidez , notas citricas etc... ) consigo apreciar nos coados ;)

 

Exato! O Chapadão é um dos que enquadro aí. Acho que faz um coado excelente, mas é problemático no espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho problema nenhum em tomar o Chapadão no espresso. Aliás, até gosto bastante, da acidez, das notas florais, do corpo.

Rodrigo,

 

Você ja comprou ele torrado para expresso? Digo isso porque a torra em Pipoqueira tende a conferir mais brilho para uma nota de sabor em detrimento de outras. As vezes, esta ficando muito azeda em razão do método de torra. Não sei. A minha até fica com acidez, mas nada desagradável. Pelo contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato! O Chapadão é um dos que enquadro aí. Acho que faz um coado excelente, mas é problemático no espresso.

 

Problemático como SO. Misturado a um café de baixa acidez dá um show no espresso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você ja comprou ele torrado para expresso? Digo isso porque a torra em Pipoqueira tende a conferir mais brilho para uma nota de sabor em detrimento de outras. As vezes, esta ficando muito azeda em razão do método de torra. Não sei. A minha até fica com acidez, mas nada desagradável. Pelo contrário.

 

Não é que eu tenha algum problema com ele, mas acho que pro Chapadão se mostrar tudo tem que estar bem orquestrado: torra, temperatura de extração, dose, etc. Talvez a torra de pipoqueira, de fato, enfatize alguma característica que eu goste menos. Por outro lado, a mesma torra de pipoqueira fica deliciosa no coado, então pode ser uma questão de gosto mesmo, talvez a intensidade dele me incomode no espresso. Enfim, pra chegar a uma conclusão mais definitiva, só se fizéssemos uma degustação coletiva pra garantir que estamos falando da mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo dia de provas do Yirgacheffe e ainda não consigo definir o sabor e aroma diferentes que ele traz, mas que são absolutamente únicos.

 

Por outro lado tem tempo que não vejo um café de origem única tão completo e equilibrado no espresso. Dispensa qualquer tipo de mistura. Hoje voltei a provar o meu blend do dia a dia (Chapadão 40 + Unique Frutado 60) torrado em 09/04 e o etíope simplesmente o espancou.

 

Era tão óbvio que não percebi.

 

O Yirgacheffe tem gosto e cheiro de CAJÚ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aiaiai... estava muito curioso com esse café, mas caju já não me empolga. Tinha que falar isso? :angry:

Rodrigo,

 

Também não gosto de caju, mas esse yirgacheffe é empolgante mesmo. Acabei de fazê-lo na gaggia, com 6 dias de torra. Muito bom!

 

Pena que o Leo não goste de coado, pois também fica excelente, assim como na Aeropress.

 

P.S.: Meu paladar não deve ser tão apurado, não sinto caju.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

P.S.: Meu paladar não deve ser tão apurado, não sinto caju.

 

Thiago, o meu também não é grande coisa. Tenho interesse em saber o que você identificou nele, conta aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, o meu também não é grande coisa. Tenho interesse em saber o que você identificou nele, conta aí...

Leo,

 

Ainda estou tentando decifrar. Definitivamente lembra fruta (caju não)...

 

A gêmea tá aquecendo pra eu fazer um shot já, já. Quem sabe consigo descobrir agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

Ainda estou tentando decifrar. Definitivamente lembra fruta (caju não)...

 

A gêmea tá aquecendo pra eu fazer um shot já, já. Quem sabe consigo descobrir agora...

 

Minha mulher também acha que não é cajú, por isso fiquei intrigado. Dê notícias do que achou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Leo,

 

Fiz agora a pouco um duplo, que tomei junto com minha mãe, e infelizmente ainda não conseguimos decifrar o etíope.

 

A extração saiu dentro dos conformes, 16g, 25s, 30mL pra cada.

 

Pra mim tá mais pra fruta cítrica, e o caju não é uma delas.

 

Porém agora me lembro que quando o fiz pela primeira vez na aeropress, o aroma lembrava mesmo o caju.

 

Embolei mais o meio de campo? :wacko:

 

Independentemente de tudo isso, o café realmente é fantástico. Já encomendei mais 03 pacotinhos de 250g, pois o último torrei hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje chegou o Wote Natural, no final de semana eu torro. Comprei, também, um blend decaf para os dias em que meu estômago não estiver cooperando e o outro etíope, o único que faltava.

Estou esperando os 3 blends da HB que encomendei, antes mesmo desses aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

Acho que vou me render ao "caju". Já acabei meus estoque do Yirgacheffe e o mais próximo que distinguir de sabor foi realmente o caju.

 

Ontem chegaram mais 04 pacotinhos de 250g. Vou torrar de novo e seguir na "busca do sabor desconhecido".

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

Acho que vou me render ao "caju". Já acabei meus estoque do Yirgacheffe e o mais próximo que distinguir de sabor foi realmente o caju.

 

Ontem chegaram mais 04 pacotinhos de 250g. Vou torrar de novo e seguir na "busca do sabor desconhecido".

 

Valeu!

Mais 4 pacotes? Tem tanta coisa legal na HB (atualmente 27 cafés diferentes e ainda os blends) que eu raramente repito cafés.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei o Wote Natural. Quand cru ele tem, realmente, cheiro de compota de cajú, já torrado, tem cheiro de morango com leite, algo como Quick de morango. Como fiz uma torra bem clara, saindo do 1c, vou esperar um pouco para prová-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, dê suas impressões sobre equilíbrio acidez/corpo/amargor.

 

Fiquei surpreso com esse café por tê-lo torrado também na saída do primeiro estalo e resultou numa bebida que remete a uma torra mais avançada, talvez na faixa do Full City ou City+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, fiz um espresso hoje com ele e me lembrou mamão com laranja e algum floral de fundo. Vou esperar mais algum tempo pois acho que, pela torra leve, ele ainda não se desenvolveu plenamente.

No final de semana provo de novo e vejo se provo, também, no coador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...