Ir para conteúdo

Yirgacheffe


Victor D.

Postagens recomendadas

Não cheguei a fazer o coado com o Wote Natural mas fiz outro espresso e confirmo minha impressão de mamão com laranja. Ele ficou com um leve amargor que achei que passaria com o tempo mas, apesar de diminuir, continua lá. Acho estranho pois a torra foi bem leve e bem amena por se tratar de natural.

E vocês, sentiram, também, esse leve amargor. Acham que minha descrição de mamão com laranja bate?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cheguei a fazer o coado com o Wote Natural mas fiz outro espresso e confirmo minha impressão de mamão com laranja. Ele ficou com um leve amargor que achei que passaria com o tempo mas, apesar de diminuir, continua lá. Acho estranho pois a torra foi bem leve e bem amena por se tratar de natural.

E vocês, sentiram, também, esse leve amargor. Acham que minha descrição de mamão com laranja bate?

 

Victor,

 

Já faz algumas semanas que o tomei mas ao menos pra mim a sensação é de caju mesmo. Devo torrar a outra metade do pacote em breve e darei novas impressões.

 

Quanto ao amargor, pelo menos no meu caso não apareceu. É incrível como esse café ficou redondo e limpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Torrei agora 83g do meu Yirgacheffe natural da Has Bean.

A torra foi assim:

  1. 113
  2. 146
  3. 160
  4. 165
  5. 178
  6. 181
  7. 193
  8. 210
  9. 217
  10. 220
  11. 221

Parei em 11 minutos e a perda foi de 15,7%. Achei que ia ser menos, até pela aparência.

Um café curioso. Crú tinha já um cheiro diferente, mais perfumado. O perfume até mais forte que o cheiro de mato típico. Ao torrar também, na fase inicial, senti esses cheiros

florais (pareço até o Pepeu Gomes falando). Um grão bem pequeno.

Amanhã eu tiro uma foto com luz natural e edito a postagem. Vamos ver se é tudo o que dizem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O curioso é que as fotos que eu tinha visto mostravam claramente a linha branca lá da semente. Quando torrei o burundiano ficou assim, mas esse não. Ficou parecendo um misto de amendoim com camarão seco.

Espero que o gosto seja bom.

Talvez eu leve pro trabalho hoje com uma aeropress. Ou espere pelo menos até amanhã.

Comprei pouco (250g), portanto tenho que ir tomando em doses homeopáticas.

 

Oi, Miyamoto, você já falou das tigelas. Acho que não são iguais não, mas são bem parecidas. Minha mulher conseguiu quebrar quase todas. Acho que só sobraram duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei seguir uns perfis que li no homebarista. Todos diziam que tinha que esquentar rápido o bichino: 150C em 3-3:30. Fiz isso. O final é que fiquei com medo de parar antes de 220C, Tinha perfil que parava bem cedo e não quis arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o esquentar rápido aí é por causa da densidade do grão. O Yirga é muito denso. Precisa de uma fase longa de desidratação.

 

Quanto às tigelas, acho que são iguais sim. Mas eu não bati nenhuma foto com café nelas. Só usei as outras para postar aqui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o que você está chamando de desidratação, mas a ideia aqui é que essa primeira fase da torra (achava que isso era a desidratação) seja bem rápida e não longa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grão precisa perder água antes de torrar, se não pode acabar cozinhando.

 

Em grãos menos densos como o Pardinho.. Se esta fase demorar muito o grão queima... No caso, o Yirga é diferente. É um grão mais denso.

 

Eu não sou a melhor pessoa para descrever este processo.. Vou deixar em aberto aqui e o pessoal termina de explicar.

 

Ou então desmente tudo que falei..  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decida-se Miyamoto. O pessoal do HB está certo ou errado por ter uma fase mais rápida de desidratação nesse grão que é mais denso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decida-se Miyamoto. O pessoal do HB está certo ou errado por ter uma fase mais rápida de desidratação nesse grão que é mais denso?

 

Não trabalho sob pressão..  :P

 

Brincadeira..

 

Acho que você confundiu um pouco as coisas.. O que o Cal disse é justamente o contrário..

 

Não é que a fase de desidratação é mais rápida.. E sim que começa mais cedo com uma temperatura mais alta, no caso de grãos mais densos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

What is the relationship between bean density and roasting? High-density beans have a denser cell structure and more cells per cubic millimeter than low-density beans. As a result, high-density beans are more resistance to heat, which will be especially noticeable during the first phase of roasting.

 

After the evaporation of free moisture, the color of the coffee beans starts changing from (light) green to yellow to light brown. During this color change, the bean starts expanding. With lower-density beans, the center cut will open more quickly, allowing for a faster transfer of heat, which will accelerate the process even further.

 

Green Bean Types and Time Temperature Profiles

 

To develop an effective roast protocol, I recommend dividing green coffee beans into the following four categories:

 

I). Hard bean types: Roast these coffees with high initial heat and moderate heat in the final stage of the roast process. Examples:

Kenya AA, Guatemala SHB and almost any coffee grown higher than 5,000 feet.

 

II). Medium hard bean types: Roast these coffees with moderate initial heat and moderate heat in the final stage. Examples:

Brazil, Sumatra, Java and most Latin American coffees grown lower then 5,000 feet.

 

III). Soft bean types: These coffees should be roasted with low to moderate heat during the entire process.

Example: Hawaiian coffees, Caribbean types and beans grown lower than 3,500 feet.

 

IV). Fresh-crop coffees: These coffees normally have a bean structure that is not settled or hardened yet, especially if the coffee did not have its required resting or curing time. During the fi rst 3–5 minutes, the operator should maintain a moderate roasting temperature, after which the roasting cycle can be continued according to the category indication that was described before.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, existe a 1a fase que é de aquecimento e a 2a fase é a de desidratação? Pensei que o início da desidratação era quando o grão era posto no torrador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é efeito do flash.

 

Veja este post meu no Torrando o Monte Verde: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1387-torra-do-fazenda-monte-verde/page-2#entry31172 . É a mesma torra

 

Achei pelo brilho dos grãos. Deve ser da luminosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, o que você chama de aquecimento e desidratação para mim é a mesma coisa..

 

Entendo que a fase de desidratação é toda a fase logo antes do primeiro crack. Esta fase é endotérmica.

 

Até o 1C, o grão está ganhando calor e perdendo água. Mesmo no aquecimento, o grão está ganhando calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse assunto está interessante e acho que não compete somente ao Yirga.

 

Vou pedir de novo, mas como o Rô discrimina japoneses, ele não vai me atender..  :P

 

Sugiro que mova estes últimos posts para:

 

Teoria Geral da Torrefação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando..

 

Durante o 1C, a fase é exotérmica. O grão se abre e começa a liberar calor. Nesta fase, é bom reduzir a temperatura de modo que o calor radiado pelo grão + temperatura mais baixa, mantenha o grão à mesma temperatura.

 

Após o 1C, começa outra fase endotérmica. É fase de desenvolvimento.. Aqui já dá pra meter calor de novo!

 

Aí vai até onde desejar...

 

O que eu sei sobre torra tá aí..

 

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complementando..

 

É por isto que a torra na pipoqueira descontrola após o 1C... Sem um dimmer ou liga/desliga, a temperatura continua subindo e somado à liberação de calor do grão, o 2C vem logo em cima do 1C.

 

Em questão de 1 minuto, seu grão sai de City+ para FC+ fácil...

 

Ou se desliga a pipoqueira instantes após o 1C, ou se passa do ponto..

 

Outro problema da pipoqueira, seria durante o controle das outras fases também.

 

No 1C, precisa abaixar a temperatura. Como fazer isto na pipoqueira? Só na base do dimmer ou desliga/liga também..

 

E durante a desidratação, devido a particularidade de cada grão, cada situação demandaria uma temperatura..

 

É por estas e outras que digo que reconheço as limitações da pipoqueira..

 

^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu  Yirga  chega em abril só que é da região de Gedeo pelo processo lavado e a recomendação de torra é um city para um city+ com um cup score de 90,5 pontos. Final de semana torrei um da região de Sumatra Mandheling e fiz ontem a noite um shot duplo para minha avó e minha mãe e experimentei remete bem o gosto de uva, caramelo e algo mais que não consegui identificar,  um leve amargor e acidez bem controlada, deveria ter prolongado um pouquinho mais a torra, mas esses cafés especiais a gente sempre acaba ficando com receios de queimar, mas muitos cafés inclusive os africanos ficam bons mesmo em full city para full city+ o negócio é tentar seguir as sugestões de torra sem medo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo mundo querendo jogar óleo no meu café, mas ele aguenta, não se preocupem...

No pacote, a sugestão de torra é "medium roast".

De qualquer modo, dando uma olhada no glossário do home-barista:

  • Warming Phase: The initial phase of heat being applied to the beans.
  • Drying Phase/Stage: The first part of the roast where the beans are dried to the proper level.

Não ficou claro se desidratação é até o 1c ou se só até os +-150 graus. Li algumas postagens e o uso varia de um para o outro.

De qualquer forma, eu segui aproximadamente um perfil sugerido. Só não quis arriscar uma torra mal passada. Como a recomendação é torra média, não tive medo de deixar até onde foi.

Amanhã eu tomo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao concreto: tomei agora um coado com o Yirgacheffe natural. Confesso que não gostei tanto assim. Não odiei como dizem alguns (é amara ou odiar), mas também não amei. Tem de fato um gosto bem diferente de outros cafés que tomei, incluindo o de Burundi, que até preferi.

Ainda tenho um outro etíope lavado. Esse de agora é um Heirloom da fazenda Yirgacheffe Kochere DEbo e o que ainda não abri, um lavado da fazenda Kebel Aricha. A Etiópia como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...