Ir para conteúdo

Yirgacheffe


Victor D.

Postagens recomendadas

Eu comprei torrado no El Magnifico, tenho um restinho e acabei de conferir, esta em 55Ag, City+ a Full City, muito bom mesmo (em todas as modalidades), alias acho que foi o melhor do ultimo ano.

Legal, tinha dúvidas se faria torra bem clara ou se esticava até uma torra média, pelo que falou, acho que vale a pena uma esticadinha para pegar um pouco do gosto da torra. Quanto ao perfil, as opiniões que li eram unânimes em se fazer um início bem acentuado, desacelerando para o 1c.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje (e ontem também) provei o Yirgacheffe e estava fantástico! O sabor me lembra de suco de uvas brancas com aquela ligeira fermentação. Após fazer um para minha mulher (ela toma com açúcar), o provei de novo e comprovei, parecia um Sauternes. Pena que não tem mais no site para vender, acho vou mandar um email para ver se eles não têm nenhum escondido por lá.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Torrado o Yirgacheffe hoje.

 

Behmor, Perfil P2, programa B, calibrado para 1/2 libra porém com apenas 125g.

 

Primeiro estalo em 7m08. Torra finalizada em 8m26.

 

Deu uma torra City, ainda com uns retardatários estalando na finalização...

 

Vejamos no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como o Victor, optei por colocar as impressões sobre o Yirgacheffe no tópico próprio, por isso movi o post acima para cá.

 

Resolvi tomá-lo hoje e surpreendentemente, ao contrário do Chapadão, esse já mostrou uma xícara bem redonda mesmo com apenas 24 horas de torra. Nem sinal daquela acidez incômoda e do cheiro de madeira típicos dos cafés excessivamente frescos. Curiosamente a torra ontem finalizou ainda com alguns estalos rolando e tudo indicava que ficaria um pouco clara, mas a extração foi típica de um café Full City, crema densa, tigrada e sequer precisei apertar a moagem. Alguns poucos grãos até minaram um pouco de óleo, bem pouco. No geral não me parece um café que torra homogeneamente. Inicialmente não fez sentido para mim a sugestão da Has Bean de evitar a aproximação do segundo estalo, porém considerando o equilíbrio desse café agora fica clara a sugestão. Me parece desnecessário torrar esse café em qualquer coisa além de City ou City+.

 

Extraído em 25 segundos na Twin, dose de 8g de pó para 16.4g de bebida (razão de 49%).

 

Impressões:

 

Encorpadíssimo e oleoso. Acidez média, muito equilibrado. Mesmo. Finalizou bem limpo e tem um aroma/sabor exótico que aparece principalmente na finalização e que não consegui distinguir o que é. Me surpreendi com esse aroma e o sabor que realmente nunca encontrei em café nenhum que tenha tomado.

 

Victor, você que está mais familiarizado com ele talvez possa arriscar um palpite. Pretendo tentar descobrir o que é nas próximas provas.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como o Victor, optei por colocar as impressões sobre o Yirgacheffe no tópico próprio, por isso movi o post acima para cá.

 

Resolvi tomá-lo hoje e surpreendentemente, ao contrário do Chapadão, esse já mostrou uma xícara bem redonda mesmo com apenas 24 horas de torra. Nem sinal daquela acidez incômoda e do cheiro de madeira típicos dos cafés excessivamente frescos. Curiosamente a torra ontem finalizou ainda com alguns estalos rolando e tudo indicava que ficaria um pouco clara, mas a extração foi típica de um café Full City, crema densa, tigrada e sequer precisei apertar a moagem. Alguns poucos grãos até minaram um pouco de óleo, bem pouco. No geral não me parece um café que torra homogeneamente. Inicialmente não fez sentido para mim a sugestão da Has Bean de evitar a aproximação do segundo estalo, porém considerando o equilíbrio desse café agora fica clara a sugestão. Me parece desnecessário torrar esse café em qualquer coisa além de City ou City+.

 

Extraído em 25 segundos na Twin, dose de 8g de pó para 16.4g de bebida (razão de 49%).

 

Impressões:

 

Encorpadíssimo e oleoso. Acidez média, muito equilibrado. Mesmo. Finalizou bem limpo e tem um aroma/sabor exótico que aparece principalmente na finalização e que não consegui distinguir o que é. Me surpreendi com esse aroma e o sabor que realmente nunca encontrei em café nenhum que tenha tomado.

 

Victor, você que está mais familiarizado com ele talvez possa arriscar um palpite. Pretendo tentar descobrir o que é nas próximas provas.

 

Abraço.

Não tenho muito como ajudar, não torramos o mesmo Yirgacheffe. O seu, pelo que me lembro, é o natural, o meu era lavado e tinha sabor de suco de uva branca. Tenho tembém um pacotinho do Wote Natural mas ainda não o torrei.

 

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem torrou esse yirgacheffe natural fui eu.

Meu paladar ainda não é refinado o suficiente.

Mas minha impressão é de frutas vermelhas (cereja e morango masserado) com uma leve lembrança de charuto cubano ao final.

 

Concordo que o café é único. Nunca havia provado nada parecido. Vale a experiência.

 

Minha torra, contudo, foi um pouco mais demorada, encerrando proximo aos doze minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho muito como ajudar, não torramos o mesmo Yirgacheffe. O seu, pelo que me lembro, é o natural, o meu era lavado e tinha sabor de suco de uva branca. Tenho tembém um pacotinho do Wote Natural mas ainda não o torrei.

 

Grande Abraço

 

Então torra logo para discutirmos ele, uai!!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem torrou esse yirgacheffe natural fui eu.

Meu paladar ainda não é refinado o suficiente.

Mas minha impressão é de frutas vermelhas (cereja e morango masserado) com uma leve lembrança de charuto cubano ao final.

 

Concordo que o café é único. Nunca havia provado nada parecido. Vale a experiência.

 

Minha torra, contudo, foi um pouco mais demorada, encerrando proximo aos doze minutos.

 

Me pareceu algo mais exótico, talvez Damasco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem diria que meu tópico sobre o Yirgacheffe seria tão movimentado :)

Preciso confirmar se tenho o natural em casa. Tenho 3 etíopes e me lembro que 2 são lavados, não sei qual é o terceiro. Se tiver o natural, prometo que torro 125g neste final de semana. Que ponto de torra vc me recomenda?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem diria que meu tópico sobre o Yirgacheffe seria tão movimentado :)

Preciso confirmar se tenho o natural em casa. Tenho 3 etíopes e me lembro que 2 são lavados, não sei qual é o terceiro. Se tiver o natural, prometo que torro 125g neste final de semana. Que ponto de torra vc me recomenda?

 

Abraço

 

Pro Quest?? Sabe Deus...

 

No Behmor fui de P2, tá mais acima o detalhamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em razão de uma leve nota cítrica?

 

Não diria cítrico. Aliás, pelo menos na minha torra e no espresso, a acidez é discreta. Nessas horas faz falta ter um paladar mais experiente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro Quest?? Sabe Deus...

 

No Behmor fui de P2, tá mais acima o detalhamento...

Hehe, não estou perguntando quanto ao perfil mas ao ponto de torra. De repente você torrou em City mas acha que ficaria melhor em City+ ou torrou e Full City mas acha que ficaria bom em City, só uma opinião.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, não estou perguntando quanto ao perfil mas ao ponto de torra. De repente você torrou em City mas acha que ficaria melhor em City+ ou torrou e Full City mas acha que ficaria bom em City, só uma opinião.

 

Pois é, torrei em City e ficou perfeito. Minha recomendação seria essa, mas pelo jeito você não comprou ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, torrei em City e ficou perfeito. Minha recomendação seria essa, mas pelo jeito você não comprou ele...

Pior é que não comprei. Todo mês eu compro uns 3 diferentes mas são tantas opções que acabo me perdendo.

Tenho uns 12 aqui em casa e ainda tem 3 para chegar, um brasileiro (mas não conta para o Márcio), um colombiano descafeinado (para quando o estômago não ajudar) e um pacamara da Nicarágua. Esses estão demorando bastante, mais de mês.

Este mês ainda não fiz minha compra, muita coisa para torrar e nada que me chamasse muita atenção. Eles estão muito fracos de africanos.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo dia de provas do Yirgacheffe e ainda não consigo definir o sabor e aroma diferentes que ele traz, mas que são absolutamente únicos.

 

Por outro lado tem tempo que não vejo um café de origem única tão completo e equilibrado no espresso. Dispensa qualquer tipo de mistura. Hoje voltei a provar o meu blend do dia a dia (Chapadão 40 + Unique Frutado 60) torrado em 09/04 e o etíope simplesmente o espancou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo dia de provas do Yirgacheffe e ainda não consigo definir o sabor e aroma diferentes que ele traz, mas que são absolutamente únicos.

 

Por outro lado tem tempo que não vejo um café de origem única tão completo e equilibrado no espresso. Dispensa qualquer tipo de mistura. Hoje voltei a provar o meu blend do dia a dia (Chapadão 40 + Unique Frutado 60) torrado em 09/04 e o etíope simplesmente o espancou.

 

Como fica o Yirgacheffe no coado? Vocês estão comparando com o Chapadão no espresso, e concordo que é um café bastante rebelde pra acertar no espresso. Porém, coado o Chapadão faz uma xícara excelente com muita facilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Na minha opinião, o Chapadão não tem chance nem remota de ganhar do yirgacheffe em qualquer método de extração. O sabor dele é único, de forma que se sobressai mesmo em coados (embora fique ainda melhor no espresso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provei O Yirgacheffe na Aeropress hoje (torrei ontem). Excelente. Estão certo quando dizem que o gosto é único. Nunca tomei nada parecido.

 

Na gaggia vou esperar uns dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Na minha opinião, o Chapadão não tem chance nem remota de ganhar do yirgacheffe em qualquer método de extração. O sabor dele é único, de forma que se sobressai mesmo em coados (embora fique ainda melhor no espresso)

Não é assim tb, são cafés de características muito diferentes, eu prefiro o etíope mas conheço quem prefira o chapadão.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reconheço que você tem razão Victor. Também gosto bastante do chapadão. Mas, o yirgacheffe, por ser muito singular, não dá para comparar. São sabores muito diferentes, um mais comum (chapadão), outro exótico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...