Ir para conteúdo

Recomendação de cafeteira/método para café comum


nandoalmeida

Postagens recomendadas

Boa tarde, pessoal.

Gostaria de recomendações de cafeteira para até R$ 350.

Só que tenho alguns problemas/características:

- O café precisa ficar livre de borra, o que nos leva ao problema abaixo 

- Vou usar o pó que compra no supermercado mesmo, não tenho dinheiro pra gastar nesses mais caros(não insistam pfvr). Então, esses pós são finos, dizem que não serve numa prensa francesa ou cafeteira Italiana (essa que eu gostei mais, porém tem esse problema) pq cai o pó na água.

- Tenho uma cafeteira dessas baratas, Britânia CP15 (acho). Coisas que me irritam nela: Cai pó não sei por onde, o corta gotas é uma bosta, o café não sai muito quente, o filtro permanente é uma bosta que encardi facilmente

- Precisa fazer no mínimo 600ml de cafe, gosto de fazer só uma vez no dia. Sem tempo, irmão

- Pela pesquisa que fiz, a cafeteira ideal seria uma Italiana Elétrica, tipo a da cadence, mas tem o problema do pó que pode cair

- O método V60 acho caro(os filtros) e trabalhoso, mas parece ótimo

 

Acho que vou ir de cafeteira elétrica normal mesmo. Tem alguma que é o xodó do forum? Desde já agradeço.

*** não faço ideia de onde que posta isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2022 at 17:41, valacomum disse:

Olá.

Qualquer uma dessas cafeteiras elétricas comuns vai atender esses requisitos, com as limitações próprias do método em si e dos grãos disponíveis nas gôndolas dos mercados.

Saudações!

Obrigado. Estou em dúvida entre a Cafeteira Filtro Arno New Element e a PHILCO PCF50PDI. Não vou pegar qualquer uma dessas elétricas como você disse porque tem a questão da construção, durabilidade e qualidade. Tenho uma barata e só passo raiva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

além do filtro permanente tu usa um filtro melitta junto? se sim, estranho passar pó...

 

sobre a temperatura, quando eu uso a minha elétrica eu já uso água fervendo e dou uma pré aquecida na jarra, melhora um pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Otávio Tassinari Dornelles disse:

além do filtro permanente tu usa um filtro melitta junto? se sim, estranho passar pó...

 

sobre a temperatura, quando eu uso a minha elétrica eu já uso água fervendo e dou uma pré aquecida na jarra, melhora um pouco.

Pior que não uso. Só descobri isso quando comecei a pesquisar essa cafeteira agora. Mas já era, não quero mais ela kkk Estou decidido a comprar outra 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu tava no internato, e já fazia meus cafés levemente gourmets (comprava em grão e moía naquele moedor de parede nada uniforme), uma cafeteira  Mondial me surpreendeu bem. A gente usava ela com pó comum, e ela fazia uma bebida bem honesta, do nível de um café comum feito no melittao.  Não se iluda, 70% da qualidade do café vai vir do bom grão e da boa moagem.

Um café top, com uma moagem top, que você passou todo errado, ou que você jogou em uma cafeteira elétrica, dificilmente vai ficar ruim, só vai ficar menos bom.

Agora, um café "convencional", que você deu na mão do barista mais ninja de todos, que domina todos os parâmetros de uma extração, extraído da melhor maneira possível, vai continuar com sabor convencional.

Tendo isso em mente, acho que a cafeteira mondial é muito justa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Gabriel Abe disse:

Não se iluda, 70% da qualidade do café vai vir do bom grão e da boa moagem.

E esses 70%, mesmo que sejam excelentes, vão pelo ralo se usados com água ruim -- coisa que é muito comum Brasil afora, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria um Melittão da massa mesmo, economizaria na cafeteira e investiria no café e na moagem pra coado, que vai ser mais barato e o resultado melhor. E não vai ter pó, pode acreditar...

Abç. e ótimos cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 12/12/2022 at 8:44 PM, valacomum said:

E esses 70%, mesmo que sejam excelentes, vão pelo ralo se usados com água ruim -- coisa que é muito comum Brasil afora, infelizmente.

Fato!

98% do café coado é agua

E 90% do espresso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, concordo com o @eltonaguiar, usaria o bom e velho filtro Melitta (é bom e barato, atende o que você precisa muito melhor do que qualquer cafeteira elétrica), e com o dinheiro que iria gastar com a cafeteira compraria um café decente, existem opções de cafés decentes de todos os preços, inclusive próximo ao preço dos de mercado, encontraria um dentro da faixa que você aceita pagar.

Seu único trabalho seria esquentar a água no fogão pra despejar manualmente no café sobre o filtro, que ao meu ver não dá trabalho nenhum.

Mas é tudo uma questão de gosto, depois que você começa a tomar um café decente dificilmente você quer voltar a tomar o de mercado, a menos que não tenha outra opção é claro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...