Ir para conteúdo

Dúvidas sobre moagem e proporção


Postagens recomendadas

Boa noite a todos.

Antes de tudo desejo um ano novo fantástico a todos.

Recebi hoje meu presente de natal - um Timemore C3.
E queria a ajuda de vocês para melhor usá-lo.  


Procurei tanto no fórum quanto no Google e não achei a resposta. (as vezes muita informação e tão ruim quanto informação nenhuma rsrsrs. Achei muita coisa conflitante)
Qual ajuste uso para prensa, Moka e filtro Walita na cafeteira elétrica?

Pra prensa eu usei num primeiro teste (18 clicks) e para a Moka eu não faço ideia, pois vejo comentários mandando colocar um pouco mais grosso que a sugerida pra expressos, e outros falando que deve ser grossa como para prensa. :blink:
Para o filtro também não sei qual granulometria é indicada.
 

Aproveitando o post:

1) Eu tenho usado o Café ++, pois morando em Manaus, o frete é um problema e este normalmente tem frete grátis pela Amazon. É um bom café?

2) A proporção pó x água é a mesma em qualquer um desses métodos (prensa, Moka e filtro)?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algumas indicações interessantes se ler nas entrelinhas, por exemplo, para coados, de maneira geral, 3'30" a 4'30" são interessantes, menos não extrai suficientemente, portanto a sua moagem tem que ser média para fina, daí é achar o ponto do seu café ficando ali pelos 4 mins. 

Moka nunca tão grosso como prensa. Sugestão:

Ou:

Talvez trocar uma ideia com a turma do timemore seja legal também.

A proporção ou BR o ideal é procurar receitas. Tente o aplicativo coffee.guru, tem várias receitas lá. é importante testar e achar o seu gosto e o seu ideal, eu faço coado usando 1 para 15 ou 16 +-. O James Hoffman usa como receita básica 60 Gr de café por litro de água.

Testar, testar, testar ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Das fontes que julgo confiáveis, aprendi que, numa escala da moagem mais fina para a mais grossa, fica assim:

espresso / filtrado / moka / prensa

Por não conhecer o C3, não vou dizer nada sobre clicks nele (assim como desconheço o Café++); vou dizer apenas que o melhor ponto de moagem varia de grão para grão e, ao longo dos dias pós-torra, também pode ser necessário fazer algum ajuste fino.

Quanto à proporção água/pó, ela varia de acordo com o método, o grão e o gosto do freguês. Com o detalhe que na moka existe menos flexibilidade quanto a isso.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mesquita obrigado pelos vídeos. Achei-os interessantes. 
 

43 minutos atrás, Mesquita disse:

coffee.guru

Não está disponível na App Store Brasil. :( 

 

45 minutos atrás, Mesquita disse:

tuma do timemore

Vou ver se encontro a seção aqui no fórum. 
 

@valacomum obrigado pela resposta também. 
 

43 minutos atrás, valacomum disse:

Quanto à proporção água/pó, ela varia de acordo com o método, o grão e o gosto do freguês

Como vc usa no coado?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, como bem disseram os colegas, é importante testar, ajustando ao próprio gosto. Creio que o caminho é entender a lógica de extração de café antes de mais nada. Ajustar as variáveis, uma por vez, a partir deste entendimento. Não há muito sentido em se prender em números de cliques, ponto zero etc. Talvez só como ponto de partida. Algumas vezes vi alguns vídeos sinalizando um clique tal para determinado método, notei que usava um bem diferente, e ainda assim, provavelmente, os dois estejam adequados kk.

Costumo usar 1:15 nos coados, moagem média, e na italiana média fina. Não com a mesma proporção em métodos muito diferentes.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Octávio disse:

Costumo usar 1:5, nos coados moagem média, na italianmédia fina.

Um pra cinco? 
Quer dizer que pra 500ml vc coloca 100g?

Eu não sei se entendi bem o lance da proporção rsrsrs (sou de humanas). 
Obrigado pela resposta.

Sobre a questão das tentativas, eu super entendo a importância. Sendo fotógrafo amador faço muito isso. Mas sem um ponto de partida fica complexo. Por isso o post.

Vou juntar as novas informações e começar os testes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ulisses Costa disse:

Um pra cinco? 
Quer dizer que pra 500ml vc coloca 100g?

Eu não sei se entendi bem o lance da proporção rsrsrs (sou de humanas). 
Obrigado pela resposta.

Sobre a questão das tentativas, eu super entendo a importância. Sendo fotógrafo amador faço muito isso. Mas sem um ponto de partida fica complexo. Por isso o post.

Vou juntar as novas informações e começar os testes.

 

Ulisses, me identifico bastante contigo. Também achei muitas vezes informações confusas e conflitantes. O que me ajudou foi pensar mais na extração (e assim, o que posso fazer para evitar/otimizar tal efeito) e não tanto em seguir receitas prontas, daí meu comentário foi neste sentido.

Sobre a proporção, perdão, digitei errado. Geralmente passo 160 ml de água para ~12g, ou 225 ml para 15g. A complexidade de filtrados muitas vezes é subestimada, mas tenho certeza de que pegará o jeito. Na cafeteira italiana, gosto muito da citada técnica do James Hoffmann.


Tens toda razão quando fala da importância do ponto de partida. O fórum é rico nisto. Indicaria:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é @Octávio.

41 minutos atrás, Octávio disse:

Também achei muitas vezes informações confusas e conflitantes. O

É bem isso. 
Esses dias achei aqui num post, várias pessoas falando que no filtro não dava certo fazer pouco café. Mas em momento algum falaram o que seria o tal pouco hehehe. 
Eu tomo normalmente 150 ml por vez. Menos que isso acho pouco, mas é relativo rsrsrss. 

Aqui o pessoal é gente boa. Mas em muitos fóruns, ficam com raiva dos iniciantes por não procurarem, mas as vezes até achamos as informações mas como são em discussões entre entendidos, os termos acabam tornando a msg incompreensível para quem está começando. 

Sobre a Moka, terei que esperar mais uns meses. A minha não está passando. Acho que terei que trocar o funil, borracha e filtro. Mas aqui em Manaus fica inviável. Terei que esperar ir a Brasília e comprar por lá. 

Valeu cara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensa tempo e proporção. Começa com 1 gr de café por 10 gr de água e vai aumentando até 15 gr de água pra cada gr de café. Diria que 90% das pessoas ficam nessa média, daí é acertar a moagem para não extrair antes de 3 min, já que está usando pouco café. Eu faço diariamente 500 ml cedo e 500ml depois do almoço - usando 30-32 Gr de café moído por vez.

150 ml seria bom numa aeropress, hein? Eu faço AP de 200 quando é só pra 1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que Aeropress é bem sem frescura. Só consegui fazer café ruim de beber quando usei café de baixa qualidade ou exagerei na quantidade (ou falta de) de café na extração. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/01/2023 at 14:37, Mesquita disse:

Pensa tempo e proporção. Começa com 1 gr de café por 10 gr de água e vai aumentando até 15 gr de água pra cada gr de café. Diria que 90% das pessoas ficam nessa média, daí é acertar a moagem para não extrair antes de 3 min, já que está usando pouco café. Eu faço diariamente 500 ml cedo e 500ml depois do almoço - usando 30-32 Gr de café moído por vez.

150 ml seria bom numa aeropress, hein? Eu faço AP de 200 quando é só pra 1.

Eu tenho feito 200ml com 16g na prensa deixando 4 minutos.

Eu tenho que entender a relação acidez / amargor / tempo.

Tenho feito testes mas ainda não cheguei numa conclusão. Acho que vou experimentar outra marca com as mesmas configurações pra ver se não é o gosto do grão.

Descobri uma cafeteria com cafés especiais e um torrador aqui em Manaus. Devo ir lá amanhã. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@valacomum, @ivoesazevedo não conheço a aeropress ainda. O resultado é diferente da prensa? 
Pq sinto falta de corpo as vezes na prensa. 
Em casa só tenho: cafeteira elétrica, onde faço café de mercado, a prensa onde faço os especiais e uma Nespresso pra fazer cappuccino.

Não acertei na elétrica com os especiais. Fica sempre esquisito.

EDIT: estava lendo um post e acho que o que eu chamo de corpo (erroneamente) é o efeito da torra (mais ou menos escuro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ulisses Costa usei muito pouco a prensa francesa, pois ainda não adquiri. Provavelmente seja diferente, mesmo.

Gostei da Aeropress porque existem muitas maneiras de usar.

Não é murrinha com moagem.

Pode usar invertida, com moagem mais grossa, para simular o efeito da PF (porém o filtro de papel provavelmente dará uma diferença). Talvez com um filtro metálico (vendido separadamente) valha experimentar.

Pode usar sem inverter, com moagem mais fina, comprimindo logo em seguida, com força, para tentar aproximar o estilo de um espresso.

Pode fazer com ela cheia ou com menos água e acrescentar mais água depois (bypass).

Pode fazer com pressa ou com cuidado. Quase sempre ficará bebível.

Decidi ter uma Aeropress quando tomei um café em uma cafeteria e me encantei com a oleosidade dele. Senti que me agradava na boca. Como quase nunca tomo café passado em casa, não sei comparar se realmente tem mais corpo que os métodos de percolação ou a prensa francesa. Aqui em casa fico entre espresso e Aeropress.

Alguns dizem que a Aeropress anda muito badalada. Talvez, só sei que ainda não cansei de usar. Não me dei muito com o ritual de despejos controlados de cafés passados, e não quero desperdiçar muito café especial (e caro).

Por fim, a maior parte depende do grão e da torra. Alguns cafés simplesmente não serão encorpados, não importa o que fizermos na extração.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Se o mesmo grão for utilizado em métodos diferentes, a tendência é ter resultados diferentes -- e não somente com relação a corpo, mas também a acidez e, até mesmo, com relação a notas que sobressaem mais em um método do que em outro. Ainda com relação a corpo, a prensa francesa é um dos métodos que mais ressaltam esse atributo.

Também vale a pena chamar a atenção para o fato de que, em um mesmo método, há variáveis que podem produzir resultados diferentes a partir do mesmo grão, como temperatura da água, tempo de extração, granulometria etc. Aí, como bem lembrou @Octávio, é preciso entender a lógica da extração do café para saber em qual variável mexer e em qual sentido.

E, sim, o nível da torra também influencia.

Sobre a Aeropress, @ivoesazevedojá resumiu bem. Minnha sugestão é, se possível, que você teste antes de comprar. No meu caso, comprei mas quase não uso: não me conquistou; sou muito mais a prensa francesa. De todo jeito, vale a pena dar uma lida em alguns tópicos aqui do CdC sobre ela, como, por exemplo:

e

Saudações!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal. Vou ver se na cafeteria que vou, eles tem uma e provarei lá. 
Verei os links recomendados também.

2 horas atrás, valacomum disse:

De todo jeito, vale a pena dar uma lida em alguns tópicos aqui do CdC sobre ela, como, por exemplo:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/01/2023 at 16:52, Ulisses Costa disse:

Pois é @Octávio.

É bem isso. 
Esses dias achei aqui num post, várias pessoas falando que no filtro não dava certo fazer pouco café. Mas em momento algum falaram o que seria o tal pouco hehehe. 
Eu tomo normalmente 150 ml por vez. Menos que isso acho pouco, mas é relativo rsrsrss. 

Aqui o pessoal é gente boa. Mas em muitos fóruns, ficam com raiva dos iniciantes por não procurarem, mas as vezes até achamos as informações mas como são em discussões entre entendidos, os termos acabam tornando a msg incompreensível para quem está começando. 

Sobre a Moka, terei que esperar mais uns meses. A minha não está passando. Acho que terei que trocar o funil, borracha e filtro. Mas aqui em Manaus fica inviável. Terei que esperar ir a Brasília e comprar por lá. 

Valeu cara.

Fala Ulisses. A conversa tá boa aqui no fórum, vou tentar colaborar também.
Para os filtros de V60, Melitta e Koar, tem um número de referência (01, 02 ou 03 são mais comuns), que se refere a um intervalo de número de xícaras. Até onde sei a referência de xícara utilizado é de 120ml. No V60 e no Melitta o filtro 02 faz de 2 a 4 xícaras, o que daria preparos de 240 a 480ml. Na minha prática pessoal isso faz sentido, sempre que fiz menos de 240ml num filtro 02 a extração ficou rápida demais. Para fazer menos café seria legal um filtro 01.

Sobre os cafés da Coffee ++ eu acho que eles tem uns grãos legais. O clássico e o Cerrado Mineiro eu curti. MAS, as torras são muito antigas e isso compromete demais o café. Na ausência de torrefações locais acho que quebra um bom galho.

Sobre proporção e tempo na prensa francesa fiquei surpreso com tua impressão de falta de corpo, em geral uso proporções de 1:18 ou 1:19, tu usou 1:12 e achou pouco encorpado hahahaha mas aí é questão de gosto. Tenta aumentar a infusão para uns 5 minutos, já dá uma diferença boa.

Abraço rapazeada.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como faço pouco café, passei para o 01. E realmente é melhor, fica bem mais tranquilo extrair, fica-se com a percepção de que se usou todo o potencial do filtro. Caso queira outro método que remeta à prensa, tem também a Clever. Porém, creio que um melitta simples 100 já permitiria uma boa jornada de testes e, inegavelmente, sensoriais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.

Em 11/01/2023 at 01:43, Thaurus Cavalcanti disse:

Fala Ulisses. A conversa tá boa aqui no fórum, vou tentar colaborar também

Obrigado Thaurus. Ótimas informações, que eu não tinha ideia. 
 

 

Em 11/01/2023 at 01:43, Thaurus Cavalcanti disse:

MAS, as torras são muito antigas e isso compromete demais o café.

Pois é. Aqui eu não encontro muitas opções e o frete para cá além de caro demora as vezes 20 dias.

Encontrei  um café com torrefação própria aqui na cidade. Mas quando tomei um coado no quiosque deles do shopping achei bem sem gosto. E caro 125g 59,00.

Vou na matriz pra provar novamente e talvez compre para testar em casa. 
Vou também experimentar um que me indicaram e que embora não seja torrado aqui tem data de fabricação de 20 de novembro passado.

 

Em 11/01/2023 at 01:43, Thaurus Cavalcanti disse:

Sobre proporção e tempo na prensa francesa fiquei surpreso com tua impressão de falta de corpo, em geral uso proporções de 1:18 ou 1:19, tu usou 1:12 e achou pouco encorpado hahahaha mas aí é questão de gosto.

Será que tem a ver com o tempo de torra?

Porque estava usando isso pois era o que estava no app que comecei a usar essa semana. Mas vou voltar para 10g para cada 100ml (que acho que seja 1:10 rsrsrs).


 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2023 at 14:12, Ulisses Costa disse:

Pois é. Aqui eu não encontro muitas opções e o frete para cá além de caro demora as vezes 20 dias.

Encontrei  um café com torrefação própria aqui na cidade. Mas quando tomei um coado no quiosque deles do shopping achei bem sem gosto. E caro 125g 59,00.

É bem caro mesmo :o

 

Em 12/01/2023 at 14:12, Ulisses Costa disse:

Será que tem a ver com o tempo de torra?

Talvez seja essa a questão. Como eu disse uso 1:18 com infusão de 4 a 5 min. e na grande maioria dos casos dá certo. Mas é aquilo, vai testando que uma uma hora chega no teu ideal. E compartilha aqui pra gente saber.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...