Ir para conteúdo

Moinhos elétricos no Brasil


tpsilva

Postagens recomendadas

Fala pessoal,

Atualmente tenho um Fellow Ode com mós SSP para coados e um 1zpresso J-Max para espresso, porém é bem chato moer manualmente pra espresso. Minha ideia seria trocar os dois por um moinho bem legal elétrico. Aí ficam as duas perguntas:

1) Além dos Baratza vendidos pela Pasquali Máquinas, temos alguma outra opção de bons moinhos no Brasil? Meu valor máximo seria uns 5~6k, podendo ser um pouco mais dependendo do moinho.

2) Quem tem um moinho só para coados e espresso, acham que é chato ficar mudando a regulagem de um pra outro? Imagino que eu teria que dar uma moída em falso pra tirar qualquer resíduo entre uma regulagem e outra né? Eu faço os dois entre 1~2 coados e 1~2 espressos por dia, então eu ficaria mexendo muito na regulagem... será que vale ter dois moinhos ou é tranquilo ter um só para os dois tipos?

Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue minha sugestão/ opinião:

1- Acho que nesse valor você poderia Importar um Eureka Mignon (tem vários modelos / opções) ou comprar um DF 64 (de sites da china / Aliexpress) ao meu ver melhores e mais robustos que os Baratza. Já tem alguns tópicos que tratam sobre estes Moedores aqui no fórum (deve conseguir mais informações em uma busca por eles)

2- se optar por um moedor stepless ou mudar o tipo de café entre as moagens / extrações, fica complicado de voltar a configuração / nível de moagem anterior. Você poderia ficar perdendo café para achar novamente o nível de moagem. Normalmente, quem faz os dois métodos com frequência, tem um moedor pra cada (um elétrico e um manual).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2) Além da questão de perder a regulagem e ter que moer um pouco de café para limpar (purge) o moedor quando se troca de método, Ter um único moedor perde a flexibilidade de ter mós diferentes e especializadas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava nesse dilema e pelo que pesquisei no DF64 você consegue voltar relativamente fácil para uma mesma regulagem, então da pra usar somente ele tanto para espresso como para coado. Além disso poderia aproveitar suas mós SSP do ode no DF64. O Eureka estou considerando, mas todos falam que não é prático para variar entre métodos e voltar para uma mesma regulagem, então penso em comprar somente para espresso e manter um manual para coados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutes ago, Rafael Simas said:

você consegue voltar relativamente fácil para uma mesma regulagem

O problema é esse "relativamente". No espresso, qualquer coisinha já muda o resultado. 

 

E sim, o Eureka é difícil de retornar para a mesma regulagem. Falo por experiência própria. Deixo o meu só para espresso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutes ago, Victor Sgarbi said:

O problema é esse "relativamente". No espresso, qualquer coisinha já muda o resultado. 

 

E sim, o Eureka é difícil de retornar para a mesma regulagem. Falo por experiência própria. Deixo o meu só para espresso. 

Sim, mas por exemplo para quem é adepto de single dose, variando grãos, ele vai ter que ajustar para cada grão de qualquer jeito por exemplo. Ou variar entre um shot duplo e um turbo shot, depois voltar pro duplo. Então considero que da pra fazer dessa forma, obviamente falando com base no que já li e assisti de reviews. Agora se você usa um mesmo pacote de grão antes de mudar para outro realmente ter um dedicado vai ter ainda mais valor (meu caso)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Rafael Simas said:

Agora se você usa um mesmo pacote de grão antes de mudar para outro realmente ter um dedicado vai ter ainda mais valor (meu caso)

Meu caso. Faço para não ter que ficar ajustando e perdendo café. (Preguiça conta também)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...