Ir para conteúdo

(INICIANTE) Moedor até R$100 para MOKA BIALETTI


Marcelo de Freitas

Postagens recomendadas

Foi o que ocorreu comigo, só não tive que vender pois tava no processo de qual comprar, testei até ProM mas fiquei com o Pharos. O problema é a chatice de alinhar e fazer o alinhamento se manter. A última vez consegui o suficiente e agora tenho medo de desmontar :lol:

 

Só quando tenho que moer o 3° ou 4º em seguida que penso num motor... O Pharos é rápido mas exige energia, ainda mais em torras mais densas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um, mas não abro mão do Macap para torras mais claras, para mudar rapidamente de grau, maior volume ou quando não estou acertando no sabor.

O perfil dos dois é diferente, dependendo do grão gosto um pouco mais de um ou do outro.

O Lido da mais "feed back" e acaba sendo mais pratico e rápido no uso diário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô na linha do Bernardo. Gosto dos manuais, mas não dispenso mais a praticidade de um elétrico. Tanto é que peguei o Hario Mini de volta (estava emprestado) e estou fazendo uns testes com ele, especialmente pra coado e prensa. O resultando, entretanto, não tem me convencido. No Hario, quanto mais grossa a moagem, mais inconsistente.

 

Estou pensando também em um upgrade de moedor manual...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compartilho da mesma opinião.... é uma questão de tempo para eu comprar um manual mais potente pois, apesar de bom, o hario é muito trabalhoso. Ainda não parti para o Lido pois tenho esperanças de que um dia, o HG One se torne mais viável comercialmente.

Entretanto, quando estou inspirado, deixo o Preciso e o Krups de lado e parto para o ritual: Vou lá encher o saco do Mimoso que me entrega uma moagem muito boa além do prazer da diversão.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é de estranhar !

O Doug da OE num video mostrou, comparando, as ferramentas para desmontar o Lido (duas: uma chave e um martelo de borracha) e do Pharos (um catatau !), e a complexidade deste último é de assustar mesmo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao HG One, acho que o Fogo tem razão. O preço do HG One é um tanto exagerado para um moedor manual. Fica difícil justificar, por exemplo, porque optar por ele e não por um Macap MXK de mós cônicas de 63mm por preço só um pouquinho maior... Fora isso, gosto muito dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que alinhar dá trabalho. Talvez o Doug tenha melhorado a fabricação, não sei.

 

Duvido que o HG One fique mais barato. Em relação ao preço, é mais o quanto deseja um manual, com dosagem por extração, ao invés de um monstro como o MXK que retém pó etc. Claro que ao receber visitas vai sentir falta do motor elétrico e praticidade...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou entre o Pharos e o HG-one.

Nos relatos a qualidade é equivalente, porém o HG e mais pratico ...

A diferença de preço e gritante, ainda mais porque passa dos $500 e aí o imposto aumenta.

Não é tão grande, mas da para perceber a superioridade do Pharos para o Lido no espresso, no entanto o Lido e bem mais pratico ...

São tantas as decisões difíceis que temos que tomar os amantes de um bom café ! :-D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Lido nas moagens mais grossas, Bernardo? Ele foi desenhado pra isso, por outro lado usa mós cônicas trespade, que em tese geram particulados. Como fica esse compromisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas moagens mais grossas, quando no ponto (o que e bastante fácil), ele brilha !

Duvido que um Titan supere ele, alias o Doug fez as medições contra o Ditting KF804 e o resultado, nas moagens grossas, foi virtualmente igual.

 

http://www.orphanespresso.com/OE-Lido-Grind-Analysis_ep_645-1.html

 

No espresso acho ele muito bom, mas tem que achar o Sweet spot, o que as vezes pode dar um pouco de trabalho,

Nesses momentos é que o Macap ajuda, mostrando o sabor que devo achar.

Se consigo superar o resultado, achando o sweet spot para esse grão, fico com o Lido sem mudar mais, simplesmente aumentando a dose a medida que o grão vai envelhecendo, do contrario fico no Macap.

Como tenho 3 tamanhos de filtros duplos, posso ir aumentando a dose de 14 até 22gr, se necessário, e ainda de 7 a 12 com os dois single.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá!

 

Chegou meu Porlex! Até que foi rápido, não? Encomendei no dia 2, embarcaram no dia seguinte e chegou hoje. Recomendo o vendedor v-Japan: rápido nas respostas, embalagem cuidadosa e gentil carta oferecendo-se para fornecer qualquer coisa do Japão.

 

Infelizmente, o manual está em japonês e o site da porlex não tem versão em inglês... Escrevi pra eles pedindo o manual, tomara que mandem... Talvez vocês possam me ajudar! Queria informaçoes sobre limpeza e cuidados.

 

Enfim, bebi meu primeiro café moído em casa! Que momento! Concordo com o colega que mencionou o envolvimento quase ritual que o procedimento proporciona. E que diferença pra quem estava usando pó moído. Estou muito feliz! Estou usando o grão Mogiana da Café do Mercado (único fornecedor que conheço por perto).

 

Muitíssimo obrigado a todos pelas dicas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai melhorar muito mais quando comprar um café decente, Marcelo. Eu insisti muito tempo com o Café do Mercado (nem tanto tempo pra falar a verdade, mas mais tempo que a torra deles merecia), depois me libertei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai melhorar muito mais quando comprar um café decente, Marcelo. Eu insisti muito tempo com o Café do Mercado (nem tanto tempo pra falar a verdade, mas mais tempo que a torra deles merecia), depois me libertei.

 

Legal, Rodrigo. Mas existe outra loja em POA? Eu sou de SL, não conheeço muito... Ou tu compras os grãos on-line?

 

Outra coisa, fui tentar limpar o moedor agora... Meio complicadinho, né? Não há problema em lavá-lo?

 

Abs!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho o Porlex, mas o Hario raramente lavo. Só um pincelzinho e era isso, ele retém pouquíssimo pó.

 

Em POA, encontrará alguns cafés na Baden Cafés Especiais (Orfeu, Pessegueiro, Grenat...). No mais, é online mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por e-mail ou mensagem privada... O tópico:

 

http://www.home-barista.com/grinders/pharos-removing-grounds-voodoodaddy-mod-t22866.html

 

E os preços atuais que ele me passou:

 

Parts available are:

Acrylic scale $15

Alum bolt covers set (61&62mm) $50

Drilled and tapped stainless thumb nut with nylon tipped setscrews $16

Roller bearing set $6

Stainless pointer $5

Stainless main bolts with washers $16

Handle zeroing pin $8

Ground catcher mod $130

Solid stainless ball knob for main shaft $25

Stainless extended handle ( two additional mounting holes, 6" and 7" ) $25

 

DIY shipping via USPS priority $10 ($31 international), without ground catch kit $5.25 ($25 international)

 

Mais importante seria o "ground catcher mod" com as buchas de alumínio (bolt covers). Deve facilitar o alinhamento e fica mais fácil de remover os grãos, não tem o funil etc. A regulagem eu já peguei um jeito bom de fazer, mas as adições dele também devem deixar supimpa. Acho que a alavanca maior não ajuda, pois é difícil segurar o bicho, a bola de inox pra ponta é só visual mesmo (ajuda a carregar também).

 

E-mail dele é chan.will, no Gmail.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Marcio !

 

Isso daria 250 + 130 + 50 = $430 para ter um Pharos comfortável de usar.

 

Eqüivalendo a qualidade do HG-One acho que compensa, até por que é bem menos complicado de trazer.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o HG One acho que só rola na bagagem, o frete deve sair caro, impostos etc ferram tudo. E também eles ainda estão produzindo pouco, vai ser difícil comprar em breve. Eu gastaria um pouco mais e compraria as modificações de regulagem do Will também, aliás, devo comprar... Só não me interessa a bolota nem a alavanca grande.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Guest Anita

Chegou meu Porlex mini. Exatos 30 dias. 54 das americanas de 1, sem nada mais.

 

Muito legalzinho. Achei bem simpático. Ainda não botei grãos. O café que tenho aqui é mais denso e tô com dó de judiar, assim de saída.

 

AP perdida por aí na alfândega, ainda demora um tantim....

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ebay, mesmo fornecedor do nosso colega. Veio do Japão.

 

Estou no celular, não consigo colar links, mas acho que alguém já colocou o link em algum lugar ao longo deste post. Vou ver o nome do fornecedor e informo.

 

Editando: o fornecedor é v-japan, já mencionado no Clube.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a peregrinação continua. Estou desistindo do paliativo e partindo para a qualidade. Então lembrei que além do canal dos EUA, tenho também um amigo que mora no Japão e posso matar dois coelhos.

 

1. Porlex - Vi no site do Porlex os dois modelos: Mini e Tall e fiquei sem saber a diferença, pois ambos custam o mesmo valor. (Lá custa 3.675 iene, que convertendo equivale a US $ 0.04 ou R$ 0.07??? Fiz em vários conversores, com vírgula, ponto e deu a mesma coisa. Imagino que esteja errado. Enfim, qual dos dois utilizar? No Brasil encontro o mesmo produto, através de um site por R$ 415,00, incluindo impostos X a média de US $ 55,00 que a maioria tem pago pelo Ebay. Ou seja, total discrepância de valores.

 

2. Baratza - Não bastava o caos já formado pelas informações do Porlex, resolvi ver o preço do Baratza direto no site, conforme indicação deste pela maioria, então busquei os valores de todos os modelos. E conversei com um barista do RJ e ele falou sobre o novo modelo, com alterações, do Encore, que o aproxima dos modelos mais recomendados e com um preço mais baixo. Sendo que este custa 3x menos que o Preciso e conforme algumas dicas que recebi, com alterações adequadas, não deverá em nada ao outro. O preço no site do fabricante: US $ 145,00 X US $ 105,00 do Ebay. Preço do Preciso no fabricante: US $ 325,00 X U$ 299,00 do Ebay X R$ 1.700,00 (com impostos).

 

Frisando que não estou comparando os dois modelos, mas a forma de comprá-los, gradativamente. Afinal, um é manual o outro elétrico, portanto,ambos necessários.

 

 

A comparação que preciso que me digam é entre Porlex Mini x Tall e depois entre o Encore x Preciso. Enquanto isso vou agilizar meu contato via Japan e depois o via USA.

 

Obrigada pela ajuda de todos.

 

Nidia

 

 

P.s.: O barista que falei me indicou esses links:

 

http://prima-coffee....spresso-grinder

 

 

http://blog.seattlec...encore-grinder/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Nidia, quando fui comprar o Porlex, vi o tall, que é um pouco mais comprido. Como eu queria praticidade para viagens, optei pelo mini. O fato de colegas aqui terem experiência com o mini também é uma referência. Creio que a diferença seja essencialmente no tamanho, no maior devem caber mais grãos e mais espaço para o moído.

 

Fiz a conversão de ienes num site e deu 37.15 dólares. Falta incluir aqui o frete (a menos que seu amigo vá trazer). Lembrando que se ele for enviar pelo correio vai dar o mesmo tempo que enviado pelo ebay, pois passa pela aduana de qualquer forma.

 

Para falar pelo Baratza, melhor pessoa aqui é o Alex.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...