Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 11-10-2018 em todas as áreas

  1. A minha chegou ontem: Tem o mesmo problema da Aram, não conseguindo extrair quente na minha altitude. Enchendo o filtro com água 2x a extração vai com uns 90 C. Para quem mora ao nível do mar é melhor. Funciona bem. Só que faz muita lambança para se extrair um segundo espresso seguido. A única vantagem em relação a Aram é que se perde menos tempo e água nos pré aquecimentos. De resto a Aram é bem mais interessante. Fica na coleção, mantendo a Mini para os cafés diários.
    5 points
  2. @Murilo Lins, comprei o kit de 4 bicos da Rocket e um adaptador, pois o sistema deles é invertido em relação ao ECM. Testei com todas, desde 1 furo até os 2 tipos de 4 furos, e o "especial" de 4 furos foi o que gerou turbilhonamento mais fácil em recipientes grandes, além de aquecer muito mais rápido. Contudo, notei que a pressão cai mais depressa do que o sistema de aquecimento e reabastecimento da ECM conseguem manter em equilíbrio. Se tiver de aquecer muito leite, vai acabar precisando parar pra esperar a caldeira recuperar pressão. O bico de 2 furos é balanceado pro sistema, dá pra ficar vaporizando sem parar, pois a máquina preenche a caldeira e o elemento térmico é capaz de manter o aquecimento forte o suficiente pra compensar a perda da pressão do bico original. Hoje quase não uso os bicos de 3 e 4 furos da Rocket, só quando quero fazer meus testes "Professor Pardal" ou algo assim. Já o de 1 furo eu uso bastante quando quero fazer apenas 1 Cappuccino ou 2 Machiattos, que requerem pouco leite, pois é bem mais fácil alcançar a textura certa em um recipiente menor com pressão reduzida. @LUW, acho que os bicos da Bezzera funcionam direto na ECM. Se for comprar, não compre sem olhar se é compatível, foi uma dor de cabeça fazer um adaptador pros bicos da Rocket funcionarem na minha.
    3 points
  3. @LUW, você chegou a experimentar com a bandeja acrílica sobre a balança, como nas fotos abaixo? Talvez caiba na sua máquina se colocar "de lado".
    3 points
  4. Prezados! Aqueles que gostam de bebidas à base de leite provavelmente já desejaram vez ou outra que determinado leite fosse mais encorpado, mais doce ou até mais gordo nos seus cappuccinos e lattes. Porém, como todos sabem, leite é algo orgânico, e sua composição/concentração depende das condições biológicas das vaquinhas, sem falar de diversas outras questões comerciais e sanitárias. Pois bem, nos campeonatos internacionais de barista alguns concorrentes já estão utilizando uma técnica bastante conhecida daqueles que fazem destilados caseiros e pretendem aumentar a gradação alcoólica de uma bebida: a destilação a frio. Na destilação a frio, nos valemos dos diferentes pontos de fusão dos líquidos de uma mistura. No caso do leite, que é um colóide, as proteínas, gorduras e açúcares tem um ponto de fusão mais baixo que o da água. Assim, podemos concentrar o leite na medida em que desejarmos, separando uma parte da água nele contida. A técnica é muito simples e efetiva. Congela-se o leite e, uma vez congelado, coloca-se o bloco de leite dentro de um recipiente com um furo, através do qual os líquidos que derretem primeiro escorrem e se separam da fase sólida. No final, sobra quase que só um bloco de água congelado e poroso no recipiente superior, e o leite concentrado no copo de coleta. No meu exemplo, utilizei uma coqueteleira simples em que cabem 500g de leite congelado, que depois eu emborco em cima de um copo capaz de coletar o leite derretido. O rendimento varia conforme o tempo de geladeira. Pra obter uns 300g de leite concentrado, leva aproximadamente 24h. Isso pode variar um pouco de acordo com a diferença de temperatura entre o gelo e a geladeira, mas serve como parâmetro. A 60% de rendimento, como no exemplo, o leite fica muito doce, encorpado e com um leve toque mineral, por conta dos sais minerais dissolvidos. Você pode deixar diluir mais, deixando o processo correr, ou simplesmente misturar com o leite original para dar o ponto da sua preferência. Como disse, o processo é muito simples de reproduzir e o resultado é bastante interessante. Espero que curtam a técnica. Se vocês aprovarem, podemos até fixar o tópico, como utilidade pública. Abraço, Rodrigo Kirsch
    1 point
  5. A partir de certo ponto só sobra praticamente água, Sérgio. Depende até que ponto que você leva o processo e depende também do seu objetivo com o processo. Pro meu, interessa apenas o sabor em detrimento da composição analítica, e o método se mostrou consistente nas vezes que repeti. De qualquer forma, muito provavelmente o leite também não tem exatamente a composição que consta na embalagem. Agora, se a aplicação exigir conhecer exatamente essa composição, para uma aplicação culinária mais precisa, pode não servir. Eu poderia ter derretido a água que sobrou e provar, por exemplo, mas não fiz. Pra cappuccino, que foi a proposta, acho desnecessário. Mas isso sou eu. A técnica está aí, e afinal sobra só leite, do mesmo leite que você utilizou, sem nenhum elemento estranho. O bacana dela é a simplicidade.
    1 point
  6. Aqui na Vila Mariana tem uma de plástico de 500ml. Obs.: Que água ruim da peste. Ela aparenta ser salobra.
    1 point
  7. Recebi ontem no fim do dia, já fiz várias compras desse vendedor no AliExpress, envia rápido, tem bom preço e vende boas marcas; ótimos produtos! Definitivamente recomendo!!! Comprei um Sifão Hario deles também, chegou beleza! Paguei 10,5 Trumps, está 12 hoje, mas tinha uma pequena 'promo'. Quase toda a loja tem frete grátis. https://pt.aliexpress.com/item/Resistente-Ao-calor-Vidro-V60-Gama-Servidor-360-580-780-ML-Chaleira-Garrafa-de-gua-de/32858344618.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.548db90aqkhgj4 Agora ... morri nos 15 mangos que os correios cobram para existir. Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
    1 point
  8. somente mós 83mm pra cima?? daqui a pouco a pessoa terá de ter em casa um industrial rsss o K30 são mós de 65mm se não me engano e é considerado um dos melhores moedores para espresso, tanto que é utilizado no campeonato mundial de baristas. Neste caso o Debut também não seria excelente para espresso? a mó dele também está na classe inferior de 83mm mas é utilizado no Robur que também é da classe titã Acho o vario ótimo para o que ele se propõe, só não é um moedor veloz e não aguenta o tranco de moagem o dia todo em um ambiente comercial por ex.
    1 point
  9. Jovens, lhes digo: Dois últimos pitacos ... 1 - 'De vez em quando' (tipo a cada seis meses) usem um spray 'limpa contato' (exemplo esse do link ou esse do Mercado Livre) nas balanças de vocês. Faço isso em controles de garagem, balança e controle de vídeo game. Ele limpa e previne oxidação dos contatos, soldas, placas, etc. 2 - Sugiro mandar fazer em uma loja que trabalhe com acrílico uma bandeja que se adeque ao que você quer exatamente, eles cortam e dobram e não fica caro. Aqui perto de casa eu tenho uma assim, se quiser posso mandar fazer de acordo com sua especificação e despacho pc. Pode ser o tamanho da bandeja superior onde ficam as xícaras, por ex., isola, previne respingos, e tals. Abrax, boa sexta na quinta pra vocês.
    1 point
  10. @Marcos Sampaio, essas balanças grandes não cabem por causa do bico de expurgo (saida da vávula de expurgo? não sei o termo correto) que desce por trás. Com a bandeja ou mesmo o anteparo elas ficam com um tanto para fora, e ferra a pesagem pois não ficam planas. @Cabral, sendo sincero, eu li isso da água evaporando mas só testei quando ela chegou com a xícara diretamente em cima, não me toquei de colocar um anteparo. De modo geral eu sempre ponho algo entre a xícara/bule e a base de pesagem, justamente pelo medo do calor acabar danificando a balanca (para a Hario usava aquele coaster que vem junto na Clever). Para essa nova usa a bandeja pequena. A bandeja grande uso para guiardar debaixo da cafeteira, que fica melhor para puxar para fora. E pensei em isolar somente o corpo da balança, sem mexer na bandeja de pesagem, mas não sabia como remover a bandeja sem estragar. Burny, qual é essa?
    1 point
  11. Fala Igor, tinha visto a mensagem sobre a escolha dos cafés no tapatalk. Só que o app cortou toda a informação a partir de montamos um album, retomando apenas com os cafés que vão ser torrados. Daí minha confusão. Agora que vi no pc, com todas as informações, tirei todas minhas dúvidas. Valeu e desculpe a confusão. Talvez o mesmo tenha ocorrido com outros membros que não tem acessado o fórum em browser.
    1 point
  12. Isso mesmo Miguel, é do pessoal do Fruto Mineiro. Cara, o café da Ucha por se tratar de um fermentado pode ser um pouco difícil de torrar. Já os outros não devem apresentar muitas dificuldades. Entretanto é meio cedo ainda pra afirmar isso com convicção. A gente mesmo torrou esses cafés de uma a duas vezes no máximo até agora e focamos em fazer uma torra de prova somente. A ROAST Cafés vai aquirir um pouco de café junto a Compra Coletiva para torrar exclusivamente para os membros do fórum. Os cafés serão disponibilizados exclusivamente no site a partir do dia 29/10. Mais detalhes sobre a comercialização dos cafés torrados pela ROAST, assim como das outras torrefações, serão disponibilizados aos poucos por aqui.
    1 point
  13. @LUW, a balança não deve estar medindo a água evaporando... mas sim o calor é que está bagunçando a medida. Se esquentar o sensor, ele muda a calibragem. Precisa usar algum isolante térmico, e é aí que entra aquele tapete de silicone da Hario e da balança chinesa pra coados (também tenho uma da AliX, similar à sua) Aquela básica "maiorzinha" do ML vem com 2 tampas, eu uso a grande por cima, como se fosse uma bandeja, onde coloco as xícaras/copinhos pra extração. Além de coletar quaisquer gotas/respingos, isola termicamente por algum tempo, suficiente pra não dar erro durante a extração. Fica do modo como o colega @Marcos Sampaio postou nas fotos, só que com a balança da sua segunda foto... Aliás, porque você está colocando a tampa por baixo? Pra garantir que, se escorrer água, vai encharcar a balança? Você já tem um anteparo pra não molhar por baixo nem por trás... Eu nem uso isso, só descolei a bandeja metálica (soprador térmico) e protegi a balança toda por baixo com filme de PVC antes de colar a bandeja de volta. Quando tem de trocar pilhas ou quando o plástico fica melado demais, eu repito o processo. Tá durando bem, essa balança atual tá com uns 2 pra 3 anos.
    1 point
  14. Não sei se dá para ver, mas a parte dianteira toda esta coberta pelo contact. Ele foi aplicado desde a área sob a aba superior até o arremate na parte debaixo. Simplão. Como 'não tem mais por onde entrar água' qualquer banho rápido não a afeta. Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
    1 point
  15. ai, ai... Nunca vou chegar no nível de alguns aqui.... Mas, em compensação, essa xing-ling, baratinha, além de dar conta do recado, por conta do próprio projeto se não virar de cabeça pra baixo, não entra água no mecanismo.
    1 point
  16. Parece bem boa, baixinha, que importa muito. Boto fé que com minha gambiarra do filme plástico / contact transparente ficará 'à prova d'agua'. @LUW Mande foto da sua, vai que dá para bolar algo.. Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
    1 point
  17. Cara, comprei e uso frequentemente minha Hario no ebay. Para torná-la resistente ou mais resistente, passei 'papel contact' na face, onde estão as brechas entre visor e carcaça, e já tomou alguns banhos, sempre sem qualquer problema. Entre as boas é das menos caras. Precisão dela vai a partir de zero seis... Em busca rápida eu achei essa no ebay: https://www.ebay.com/itm/Hario-VST-2000B-V60-Drip-Coffee-Scale-Timer-Japan/151724003340?epid=2080239317&hash=item235374900c:g:W14AAOSw~gRVignH&thm=1000 Não está barata, mas não é uma acaia de preço. Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk
    1 point
  18. Essa chaleira é excelente, comprei tem alguns meses e funciona 100% Comprei no Aliexpress também e recebi em menos de 30 dias, entregue em BH.
    1 point
  19. Essa era a que eu estava usando antes. 0,01 g de precisão, bem honesta, apesar de demorar uns segundos para "esquentar". O problema dela é que é muito pequena: A nova quer eu comprei no ML é essa: EXCELENTE - precisa, rápida e tamanho perfeito. O único problema é não ser resistente ou muito menos à prova d'água. Está sempre borrifada de café, e as vezes, mesmo usando esse anteparo, pinga café por trás. Tentei colocar ela dentro de um saco tipo ziplock, bem frouxo, mas por ser tão precisa fica flutuando a pesagem. Experimentei com papel filme tipo Rolopack, bem frouxo também, mas não adianta, a pesagem flutua. Eu tenho a Hario, só que ela tem um problema sério ao ser usada na cafeteira: É grande demais. Tenho ela já faz uns 4 anos, mas do final do ano passado para cá ela começou a resetar no meio do processo. Troquei pilha, fiz a gambiarra do papel alumínio nos terminais mas nada resolvia. E agora, para piorar as coisas, desde o mês passado não consigo mais ligar o cronômetro. Já estava bem descontente com ela, então há uns 2 meses pedi essa do AliX: Chegou semana passada, e gostei bastante. Porém também é enorme, não cabe na bandeja, mas comprei mais para fazer coado.
    0 points
×
×
  • Criar Novo...