Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Luis Paulo

Senior Members
  • Content count

    789
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    35

Luis Paulo last won the day on April 14

Luis Paulo had the most liked content!

Community Reputation

1,143 Excelente

3 Followers

About Luis Paulo

  • Rank
    Participante
  • Birthday 05/05/1990

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Belo Horizonte
  • Equipamento
    Gaggia Color, F. Press, Aeropress, V60, Melitta, Brikka, Ibrik, Vario, Bravo Mini, Bolinha, Acaia

Recent Profile Visitors

2,596 profile views
  1. Não sei se vou usar o mesmo método de medição desta vez... como serão 8 lotes, ficar contando as amostras pra cada um deles todo dia daria trabalho, viu... tenho que ver se tem alguém em BH com medidor de umidade pra ver se posso usar.
  2. Impress Coffee Brewer = Presse by Bobble

    Aproveitando o assunto, acabei de postar sobre um copinho com peneira pra tirar fines, que pode ajudar no preparo da presse + filtro aeropress:
  3. Removendo finos com peneira

    Fala pessoal. Acabo de comprar essa semana um copinho baratinho com peneira pra fazer uns testes de remoção de fines. Quando chegar faço o review. O @Burny que deu a dica... já usou e aprovou para percolação. O link aí: https://www.aliexpress.com/item/New-Style-Stainless-Steel-Coffee-Powder-Sieve-Dustproof-Flour-Filter-Cup-Grinder-Accessories-Coffee-Mesh-Strainer/32984170787.html
  4. Impress Coffee Brewer = Presse by Bobble

    Já testei isso... o filtro da AP nem precisa cortar, só fica com as bordas um pouco dobradas, mas não deixa passar fines. O problema é que fica super difícil abaixar o êmbolo, fazendo muita força precisa de vários minutos pra descer. Mas ainda não tentei peneirar os fines antes da extração, deve ajudar significativamente.
  5. Não acho que vai ser possível... já no início de maio deve passar trator colheitadeira na lavoura... então depois que eu provar os testes, já nem vai ter mais café pra colher Nem é tanto sobre a temperatura do ar... só se for secar na sombra. Mas como o café normalmente fica direto debaixo do sol, o fruto vai absorvendo radiação e fica mais quente que o ar. No início é preciso ficar revirando as camadas várias vezes por dia. Depois que o fruto tá mais seco, ele tá mais escuro e absorve ainda mais radiação... aí eu devo cobrir com sombrite 50% (bloqueia metade da luz do sol). Então o termômetro IR vai me ajudar a saber quando revirar as camadas, e quando vai precisar cobrir com sombrite. Não acham que aguentam não... kkkk. Pro coco (fruto seco), tem um descascador Botini bem barato (que tá em foto minha aí pra cima). E em conversa num grupo com gente experiente, me disseram que dá pra usar esse Botini pra descascar cereja também, só precisa ajustar a distância do tambor, e ter paciência pq é demorado... então já sei como vou fazer o CD.
  6. @Vojnovskis, o Preciso é o Virtuoso com mais um ajuste fino de granulometria. Por não ter esse ajuste, o Virtuoso não fica muito bom pra ajuste pra espresso, pela quantidade menor de regulagens. Mas entre o Preciso e Breville, com certeza o Preciso. O problema é ele ter saído de linha já... achando ele usando, talvez não seja muito simples achar peças de reposição.
  7. Café Torrado em Belo Horizonte

    Legal demais a experiência, @ronaldom1!! Emporio Palato é top mesmo... uma não-cafeteria servindo cafés no nível das melhores cafeterias! Fora o papo com o Tiago e o Carlos... E não pode deixar de ir no Café Magrí hein... nosso 1o cliente comercial, abriu início do ano passado. Tem café nosso que é exclusivo deles, só acha lá. O ambiente é top e as comidas sensacionais.
  8. Legal... chegou a crescer árvores acima dos pés de café? Lotes sombreados costumam render menos mas com uma boa compensação na qualidade... Vamos às perguntas: 1- Não devo fazer esse tipo de análise nesse ano. A ideia é ir no feriado da semana que vem, então ainda não devo pegar o ponto ótimo de % de maduros pra valer a pena fazer a análise. A intensão nessa safra é avaliar só o potencial máximo de qualidade dos talhões em caso ideal de colheita seletiva manual. Depois, se eu identificar talhão que valha a pena trabalhar pra especial, provavelmente vou ter que ver com meu tio o que seria viável fazer em primeiro momento... provavelmente seria na derriça, observando esse momento ótimo de maturação média. 2- Acho que a temperatura em 2017 não chegou a passar muito do ideal, já que o café durou bem ao longo dos meses. Se a temperatura sobe muito, tanto no terreiro quanto em secadores rotativos, o embrião da semente morre, e o grão deteriora bem mais rápido, ficando esbranquiçado e com cheiro de palha/madeira. Desta vez eu acho que vou arrumar o termômetro só pra garantir mesmo... e é baratinho. Tenho que rever o material aqui, mas acho que vi algo em torno de 40 ºC para CD e 45 ºC para natural. Depois faço o upload do material que tenho sobre pós colheita e posto o link aqui. 3- Não sei ainda como fazer o CD... cheguei a ligar pra Palini de Três Pontas pra perguntar sobre o despolpador manual, mas disseram que não tem pra pronta entrega, teria q pedir pra fabricar. Estou pensando em testar com o descascador de coco como vc disse... tem que ver se dá pra ajustar pra funcionar com cereja. Em último caso, acho q rola d fazer q nem vinho nas antigas, botar numa bacia e ficar pisando, kkkkk... a Ucha (produtora de um dos cafés da última compra coletiva) faz de vez em quando um lote assim, os funcionários ficam pisando nos cerejas ao som de tambores africanos... e aí chama o lote de Afro Honey, hehe
  9. Bem vindo ao CdC, @Damonnn! Legal que vc vai passar pela mesma experiência! Podemos ir trocando experiências ao longo da safra... Sobre o nanolote, o problema das notas vegetais era da torra subdesenvolvida, já que café muito novo precisa de bastante energia no final da torra pra desenvolver legal... algumas torras seguintes ficaram melhores. Deu pra ver que era um café legal, chocolate, frutadinho, uma acidez cítrica leve. Mas o que não foi favorável é que fomos pra fazenda já no final da colheita, custamos pra achar um talhão ainda por colher que estava com uma maturação mais ou menos uniforme. Tenho a intenção de ir pra fazenda repetir esse teste com alguns talhões de todas as variedades plantadas lá. Se não me engano são: mundo novo, bourbon amarelo, topázio, obatã. E com isso avaliar onde na fazenda está o maior potencial para qualidade. Faríamos isso em maio do ano passado, estava tudo planejado... mas coincidiu de ser na semana da greve dos caminhoneiros, aí não rolou de sair de BH. Mas tenho a intenção de fazer esse teste esse ano, de preferência antes de iniciar a colheita pra poder escolher os melhores talhões. E vou arrumar um termômetro infravermelho dessa vez pra controlar melhor a secagem. E já que é pra ter trabalho, talvez eu faça processo natural e CD pra cada lote... No mais é isso aí... se tiver alguma dúvida sobre o processo que fizemos, algo que não tenha ficado claro, só perguntar.
  10. Fala galera! @bnovaes, a gente está vendo uma tendência da colheita deste ano se adiantar bastante em várias regiões. Então decidimos fazer a próxima CC á da safra nova. Dependendo do quanto as colheitas se adiantarem, talvez dê pra fazer em Agosto, ok? Pra esse meio tempo, alguns por aqui andam tomando iniciativas próprias de compras coletivas de menor escala, regionais ou nacionais... Fiquem de olho!
  11. Impress Coffee Brewer = Presse by Bobble

    Sei lá o q rola fisicamente, mas não é sempre q trava o êmbolo não, @EduardoAlemao
  12. Impress Coffee Brewer = Presse by Bobble

    Comentei sobre isso aí pra trás, tem mesmo... hehe A pintura vai estragar só de olhar... kkkk Com o tempo vai ficar meio descascada mesmo, normal Normalmente fica lama mesmo, a não ser q vc bote pó suficiente pro êmbolo abaixado comprimir o bolo e dar uma enxugada Acontece d vez em quando... com a Pressca também... sobe um pouco o êmbolo e volta a descer q ajuda Com o tempo pega o jeito... eu enfio os 4 dedos no filtro pra dar pegada por dentro
  13. Pros métodos mencionados inicialmente, recomendo o Virtuoso, tem uma moagem bem mais uniforme. Já na faixa de espresso, o Breville tem uma quantidade maior de ajustes, e será mais fácil acertar as extrações. Vai depender de suas prioridades...
  14. Luto

    Realmente é uma notícia muito triste Mas fica a nossa gratidão pelo pedacinho dele que ficou aqui, com os posts e colaborações que sempre estarão à disposição para o aprendizado dos membros atuais e futuros!
  15. Moka - Venus

    Mas no vídeo não fala se é pra botar antes ou depois do pó... Aqui nessa página d venda do acessório, fica claro q é pra colocar antes do pó: https://www.fantes.com/reducer-filter-for-ilsa-slancio-6-cup-espresso-maker
×