Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Luis Paulo

Senior Members
  • Content count

    594
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    7

Luis Paulo last won the day on July 6

Luis Paulo had the most liked content!

Community Reputation

657 Bom

About Luis Paulo

  • Rank
    Participante
  • Birthday 05/05/1990

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Location
    Belo Horizonte
  • Equipamento
    Gaggia Color, F. Press, Aeropress, V60, Melitta, Brikka, Ibrik, Vario, Bravo Mini, Bolinha, Acaia

Recent Profile Visitors

1,801 profile views
  1. [VENDO] Cafeteira Nuova Simonelli Oscar

    Mandei MP, @Marcia
  2. @Miguel_AL, isso costuma acumular no fundo do saco quando o café não está 100% uniforme. Pode ser que o Obatã tenha vindo um pouco menos uniforme que os outros (fora a maior chance de quebrar os grãos no transporte por ser menos denso) e que na correria pra embalar e despachar os cafés a gente não tenha percebido isso ao fracionar o finalzinho dos sacos. Vamos ficar mais atentos quanto a isso na próxima CC.
  3. Recuperar café torrado

    @Lourenço, concordo que é interessante tentar por conta própria e analisar o resultado! Assim como qualquer outro assunto dentro desse hobby que dê pra replicar em casa... Então, eu também já experimentei isso, e o resultado é o mesmo do Rodolfo: mesmo o resultado final aparentar uma torra clara ou média, o sabor é de café queimado, as características sensoriais de um ótimo café se perdem quase totalmente. Talvez agrade quem está acostumado com café de mercado. E isso de torra dupla que alguns andam experimentando sempre interrompe o processo no final da fase de desidratação, antes de começarem a ocorrer a parte significativa das reações químicas. Imagino que não seja o seu caso...
  4. O que você comprou ou recebeu hoje?

    @leogodoy, também tô pra receber o Aergrind, entrei no crowdfunding, então espero que já esteja pra ser enviado. Assim que receber eu abro o tópico próprio. E isso de dizer que o Bravo vai ser o último moedor é uma aposta extremamente arriscada
  5. Testando o novo Baratza Sette 270W

    Não sei se chegaram a medir a distribuição extra oficialmente, mas sensorialmente teve gente lá que preferiu até o Virtuoso pra coisas acima do espresso... No fim das contas a conclusão lá é que não vale muito a pena se não for com foco em espresso. Mesmo com a mó BG a galera não gostou pra moagem grossa.
  6. Testando o novo Baratza Sette 270W

    A conclusão de vários no Home Barista é que ele é ótimo para espresso.
  7. Porlex Aliexpress barato

    Bem vindo ao CdC, @rafaellip! Então, esse moedor aí não é o Porlex, é só uma cópia xing ling. Se vc procurar por moedor manual no Ali ou na Amazon americana mesmo, vai ver esse modelo aí distribuído com várias marcas diferentes. O Porlex original não tem essa janelinha no reservatório. Quanto à qualidade de moagem, não sei dizer se a diferença é grande o suficiente pra justificar a diferença de preço.
  8. moedor bialetti - ajuda

    @carlos_sales, posta algumas fotos aí... esse moedor chegou recentemente pra concorrer com o Hario Slim e pouca gente tem dele ainda. O sistema deve ser semelhante, mas pode ser que esse Bialetti possua alguma particularidade que tenha relação com o problema.
  9. Impress Coffee Brewer

    E no Bravo Mini eu costumo usar +/- no 2+0... mas vai experimentando aí, depende da receita.
  10. Impress Coffee Brewer

    Então @Fabricio., foi por email mesmo: customerservice@waterbobble.com O problema é que expliquei pra eles o meu problema, mandei os vídeos que postei aí em cima e falei qual o design de tampa que eu tava querendo... e eles me mandaram a tampa de design zoado igual a que eu já tinha! KKKK Desisti de arrumar a outra tampa e me contentei em sempre servir em uma xícara pra beber...
  11. Problemas técnicos no fórum

    @Paulo Simões, é só clicar em atividades, lá em cima na página inicial.
  12. CAFETEIRA QUE MARCA É ESSA?

    Bem vinda ao CdC, @Gladys Piacente! Por grupo vc quer dizer porta-filtro, e por peneira quer dizer filtro? Supondo que seja isso, os tamanhos de filtro costumam ser padronizados. Com a medida do diâmetro interno do porta-filtro e a altura interna da parede dá pra dizer quais as opções adequadas de filtro.
  13. E aí galera! Então, só atualizando: na terça passada foi feriado aqui em BH e rolou um encontro pra descascar o lote esperança, que já tinha descansado por pouco mais de 1 mês depois de secar. Usamos um descascador Botini manual: Pra separar a casca da semente a gente resolveu que um ventilador soprando de baixo pra cima na peneira seria o método mais eficaz... Isso de descascar café faz uma bagunça monstra! A sujeira de torrar é fichinha perto de descascar O final da separação foi na mão mesmo. E pra finalizar, separamos nas peneiras de amostra do Igor. Resultado: de 20L (ou uns 10Kg) de cereja colhido por 4 pessoas em quase 3h, tivemos uns 4,5Kg de frutos secos, pra tirar uns 2150g de grãos depois de descascar É muito trabalho pra pouco café!! Meu respeito pra quem tem isso como rotina! Eu e a @andreiasuzuki já torramos. Mas percebemos que o café ainda pode descansar mais. Mesmo com a umidade adequada, por estar muito novo ele apresenta uma resistência grande no desenvolvimento, e é muito fácil ele sair subdesenvolvido, com notas vegetais não muito agradáveis, que foi o que aconteceu com a minha torra. Então acho que devemos torrar novamente daqui uns 30 dias. Mesmo com a torra não muito legal tentamos fazer uma avaliação, e o grupo concordou que é bem provável que o café tem potencial pra dar especial. Talvez o primeiro café especial que saiu da fazenda da minha família
  14. Torrando os cafés da 1ª Compra Coletiva de 2017

    Teoricamente vc tem que começar com potência mais baixa e ir aumentando pra conseguir manter o ROR constante, já que a transferência de calor vai diminuindo com o aumento de temperatura. E aí antes do 1C vc volta a abaixar novamente se quiser quebrar a curva pra um ROR menor e decrescente. Os números exatos vão depender do torrador e do grão.
  15. Cafeteira Aram - O projeto

    @viniesp, pelo contato rápido que tive com a Aram no Jamboree, acho que a BR dela é relativamente baixa, se usar a capacidade total do filtro e do reservatório de água... mas dá pra aumentar a BR subindo menos o pistão pra entrar menos água.
×