Ir para conteúdo

Sorvetes caseiros / Sorveteiras


Gilberto

Postagens recomendadas

É. .. o duro é gostar! Acho que preciso começar a economizar pra comprar um ape maior! Kkkk
Minha geladeira tem o freezer separado sim (embora sempre cheio! ). Quanto à resfriar deve dar conta, e sempre se pode jogar um pouquinho de nitrogênio líquido no fundo antes do sorvete, né! ? :P
Até o fim de semana decido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque é interessante usar menos gordura? Para que no final tenha menos ar? Ou seja, densidade do sorvete maior e sabor mais concentrado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é meio mito, melhor não discutir aqui.

 

Acho o sabor do gelato italiano melhor, não deve ser porque tem menos gordura já que gordura dá sabor as coisas. Por isso imaginei ser a questão de ter menos ar -> maior densidade -> mais sabor concentrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele tem menos gordura, mas de fato vem um batedor para gelato onde se expande menos o sorvete, mas eu diria que o "mais" ainda não é isto e sim que quando você toma um Gelatto fica meio na certeza de ter sido fabricado com produtos naturais e de qualidade e não com gordura vegetal, emulsificante,.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada Gil... catei o que tinha em casa... leite de caixinha,resto de iogurte natural bela vista, leite condensado e raspinhas limão. Muito bonito de aparência, esperando madame chegar pra cair em cima kkk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Receita de sorvete de brigadeiro que fiz ontem:

1L de creme de leite fresco (substituí pelo de caixinha, com menos gordura, achei que fica muito mais saboroso e com melhor textura que o fresco).

200g leite em pó integral (ninho é sempre mais gostoso!)

200g açúcar

3 colheres chocolate em pó (preferência não achocolatado, senão fica muito doce).

1 receita de brigadeiro em ponto de colher (1 lata leite condensado+chocolate em pó)

 

Bater (na batedeira) o creme de leite (gelado), leite em pó e açúcar até ponto antes ao do chantili (se for o de caixinha, pode bater à vontade, quanto mais melhor!). Coloque o chocolate em pó e depois o brigadeiro frio, aos poucos. Congelar e pronto!

 

Se quiser, fazer um pouco mais de brigadeiro e reservar uma parte menor para colocar no meio da massa. Ou seja, coloca uma camada da massa de sorvete num pote e uns pedaços/fios de brigadeiro, outra camada....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha uns 100ml do iogurte (bem consistente, da bela vista), uma lata do leite condensado (deixei um tanto na lata pra lamber...), antes de lamber a lata a usei pra medir o leite, uma lata e meia de leite integral, e raspinhas de limao, bem pouco. Achei que passou o doce, na proxima diminuo o leite condensado e acrescento creme de leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio, que tal usar as receitas testadas do manual ? rsrsrsrsr.

A que estou fazendo hoje eu já havia feito com 100 % de satisfação, mas resolvi altera-la um pouco de acordo com um livro de Gelato italiano que comprei, se der certo posto a receita.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, difícil a tradução, mas acho que "soft peaks" não é clara em neve (esta talvez seria stiff peaks?). Ou seja, não deve ter que bater muito.

 

E o melhor não é pouco ar? Então para que aerar a clara? =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for assim foi o que fiz, ele até expandiu bem mas saiu mole. teria que deixar mais um tempo na máquina mas começou a bater na tampa, vou expirementar mais uma vez com 100 ml a menos de sorvete.

Todas as receitas que tenho vão ou maisena ou gemas, mas este livro inteiro as receitas são com clara de ovo, não sei exatamente a função da clara, vou ver se descubro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com amido, gemas e cream cheese (dica do Bruno) vai dar mais corpo e densidade. Com clara vai dar mais leveza, pois vai aerar mais. Tem gosto pros dois.

 

Fiz um aqui, 400g de morango, 400g Leitissimo de baixa lactose, 3 gemas e 100 de açúcar. Mas bati bem as gemas com o açúcar, depois misturei o leite, aqueci na faixa de 70°C, mas acho que devia ter mantido mais tempo com calor. Mas deu uma adensada. Misturei o pure de morango e resfriei rápido - mas preciso de um método melhor para chegar em 5 graus. Geladeira noite toda e coloquei na maquina hoje cedo, em 20 minutos ficou bem congelado. Quando voltei da corrida dei uma mexida nele no congelador, acho que tá bem bom. Mas tá bem pouco doce, aconselho 120 ou 150 de açúcar se preferir mais doce.

 

Veja que ficou com pouca gordura. Difícil assim ficar super cremoso, pois tem muita água. Opção é colocar creme de leite, ou evaporar mais água, ou usar algum espessante, o que não me interessa muito. Imagino que usar bastante morango e evaporar água pode dar um resultado bem legal...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Marcio, de fato ficou como você disse, deu uma leveza danada, dependendo do sabor acho interessante, c ho que a leveza deva combinar mais com sabores de fruta.

Quando faço com gema, aqueço a mistura primeiro, enquanto isto bato a gema com o açucar e ai vou jogando aos pouquinhos o leite aquecido na gema batida, e depois volta para panela para engrossar.

 

Para baixar a temperatura para 5º estou quase usando o bowl da maquina antiga, será que funciona ? De qualquer forma a mistura é bom ficar maturando uma noite na geladeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queria entender essa sorveteira, é só um batedor com um resfriador?  Se ainda tem que colocar no freezer qual a vantagem? Pq pelo visto ela não é muito pequena e vai ocupar espaço em casa e tbm não muito leve, além do preço que também não é muito baixo.

Essas receitas que estão fazendo não daria para fazer em uma batedeira e congelador?  Acho que seria vantajoso se colocasse os ingredientes e o sorvete ja saísse pronto. Com ingredientes bons não se consegue fazer um sorvete sem essa máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, se quiser pode fazer no processador, coloca no freezer, tira bate no processador, coloca no freezer, ......

Igual, igual não ficara.

Ela é grande, pesa uns 13 kg, faz pouco sorvete, mas faz o sorvete saudável com seu ajuste pessoal, feito a seu gosto, fsrsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehehe estou perguntando pq nunca vi Gil, queria entender melhor, pq to achando se eu comprar isso vai ficar parado assim como outras coisas que tenho aqui, sobre o saudável vi receita ai com 1 litro de creme de leite, olha as kcal e gordura que isso tem, poderiam colocar fotos dos sorvetes q vcs  estão fazendo, achou que valeu a pena a compra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, como o Marcio disse, dá para comer tão logo fique pronto.

Entendo Roger, eu tenho o mesmo problema de comprar e as vezes não usar, no caso especifico da sorveteira eu já queria fazia 2 anos, aproveitei a oportunidade.

Tem todo o ritual para se fazer, mas se você em sua região não tem um sorvete que tenha certeza ser feito com qualidade ai vale mais a pena ainda.

 

O sorvete da Marcia foi 1 kg de creme de leite pois ela fez sem sorveteira, normalmente vai 1/3 de creme de leite do que vai de leite, coisa de 200 Mls.

 

 

 

SORVETEIROS DE PLANTÃO:

 

 

Achei esta planilha em excel para se calcular quanto a receita tem de gordura, açucar , massa solida,.....  só fazer o download, dá para fazer o download do manual também explicando como usar a planilha:

 

http://www.creamcolor.com.br/downloads.htm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...