Ir para conteúdo

Compra coletiva de café verde


Carneiro

Compra coletiva de café verde  

89 votos

  1. 1. Quantos kg (total) de café verde você compraria, considerando a possibilidade de ter 2 ou mais opçoẽs? Lembre-se que a safra é anual...

    • Menos de 2 kg
      11
    • De 2 kg a 6 kg
      45
    • De 6 kg a 10 kg
      19
    • De 10 kg a 20 kg
      10
    • De 20 kg a 30 kg
      4
  2. 2. Qual mínimo de opções de café verde você acha necessário ter disponível?

    • Uma já tá bom
      11
    • Ao menos duas
      47
    • Três ou mais!
      31
  3. 3. Qual preço médio você pagaria por cafés excepcionais (verde, na torra se perde ao menos 15% de massa)?

    • R$ 10,00 por kg
      1
    • R$ 15,00 por kg
      16
    • R$ 20,00 por kg
      32
    • Dane-se, eu pagaria até R$ 50,00 por kg de cafés magníficos!
      40


Postagens recomendadas

Olá.

 

Pelo que vejo a procura está cada vez maior por torra doméstica. Fico feliz de ver muitos arriscando pipoqueira, forno, importação própria, e mais ainda por ver a iniciativa do Alex e de repente uma compra coletiva de um torrador legal num preço jóia.

 

Assim sendo, acho que esse ano surge a oportunidade de uma compra coletiva de café verde. A colheita mal começou, mas sempre é bom saber o quanto se compraria para saber onde procurar. Então peço que respondam essa enquete para termos estimativa.

 

Eu mesmo percebi que torro menos do que eu gostaria, e é difícil torrar mais de 20-30kg num ano. Mas, cada um tem sua necessidade e disposição.

 

Alguns perguntam o quanto dura o café verde, e já respondo - durar, se bem armazenado, dura muito tempo, anos, mas raramente tomei café de safra passada que me agradou. Quando muito bem armazenado, é difícil perceber, mas em geral o corpo diminiu, características mais vibrantes também, e aparece muito gosto de palha, madeira seca, que o pessoal costuma chamar de "gosto de sacaria".

 

Outra opção é congelar os grãos verdes. Esse ano será meu primeiro teste, peguei cafés do Renato e um de Venda Nova (2º lugar no concurso da ABIC) e congelei. Quero ver como estarão no fim do ano bem como lá pra primeiro trimestre de 2013. Mas considerem essa opção remota, não é algo a prova de fogo (ou gelo :lol:).

 

Particularmente tenho a idéia de comprar café verde pela excelência, não por economia. Ou seja, prefiro pagar caro em sacas realmente especiais a comprar café meia-boca. Mas sempre tem que ver o interesse da maioria...

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por curiosidade, a opção sobre valor do kg, eu toquei o Dane-se e marquei a equivalente :)

Mas não por ousadia, mas porque hoje, fácil, extremamente fácil, você paga R$ 80,00 a R$ 100,00 num café excelente...

Então a duvida seria: essa é uma média do custo de grão verde desses café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, to comprando também de alguém que tenha café verde (excepcional) para vender.

 

O Marcio deve ter algumas coisas diferenciadas em casa, mas tá guardando só para ele, rsrsrsrrss.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.

 

Não tenho muita coisa não. Vou dar uma geral e o que eu tiver velho posso enviar na faixa, para quem quiser treinar.

 

Nem tenho nada diferenciado! :) Esses que tenho são do Renato, bem como esse de Venda Nova que um amigo comprou duas sacas. Posso ver com ele quanto tem lá e se ele quer vender verde, e por quanto.

 

Em relação ao valor... A cotação de café fino, por exemplo, acabei de ver no Carvalhaes e tá na faixa de 400 reais a saca. Mas veja bem, é café fino commodity, em geral melhor que tipo 6, apenas mole pra cima. Certamente mesmo em volume, cafés estritamente mole e tipo 2/4 devem ser vendidos por 450, por exemplo.

 

Pro nosso caso, o mais interessante é o mercado de cafés especiais. É raro um produtor ter um volume enorme de cafés excepcionais. As possibilidades de procura são diretamente com alguns produtores, bem como em concursos. Eu não ponho muita fé no de SP mais, mas o da ABIC ainda foi bom do ano passado, espero que esse ano o Ensei continue organizando a parte do julgamento. O bom é que pessoa física pode participar e comprar 1 saca. Os preços não ficam tão absurdos, dependendo do café. Vez ou outra entra uma torrefação da região do cara e arremata tudo por fortuna, mas aí são ações de marketing. De qualquer maneira, cafés que na SCAA dão de 82-83 pra cima, devem custar na faixa de 800 a 3000 reais uma saca. Claro que depende de negociação com produtor, comprar lote inteiro é uma coisa, comprar 1 saca é outra.

 

E finalmente, só para ter idéia dos cafés que estão sendo cobrados de 100 até 200 reais o kg torrado por aí, duvido que o torrefador pagou mais de 1000 reais por saca... Talvez em casos raros uns 1500-2000... Acho que o mercado está aquecido e nossa cultura é de ganhar o máximo quando se pode, então o preço vai pras alturas!

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil.

 

Veja que no Cup of Excellence, em geral, apenas o 1º e talvez 2º lugar conseguem pontuação assim. Cafés acima de 90 são cafés raros. E é muito raro achar um lote desse sendo vendido diretamente por aí, a maioria vai para um leilão, por exemplo. Esse ano (safra 2011/2012) apenas o 1º lugar foi acima de 90 e o lance ganhador pagou 50 dólares por kg (23 por libra). Hoje isso dá 100 reais...

 

Vi casos de cafés acima de 90 com preço viável para o consumidor no Sweet Marias. Mas não é comum. A tendência, cada vez mais, é de cafés assim passarem 60 reais o kg facilmente.

 

Ao mesmo tempo, cafés de 85 a 89, se a pontuação é criteriosa, devem ser fantásticos. E esses acho que se acha na faixa de 50 reais o kg.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais um detalhe importante...

 

Há que se ter consciência das limitações do próprio equipamento. Para torra de café, acho que é viável ter resultados bons com qualquer método. Mas claro que um ou outro equipamento pode dar resultados excepcionais.

 

Mais importante mesmo é saber que para aproveitar cafés diferenciados é importante um moedor acima da média. E só depois um bom método de preparo. No expresso tudo é mais difícil e talvez o gasto exagerado em um café pode resultar em decepção com resultados medianos na xícara.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E finalmente, só para ter idéia dos cafés que estão sendo cobrados de 100 até 200 reais o kg torrado por aí, duvido que o torrefador pagou mais de 1000 reais por saca... Talvez em casos raros uns 1500-2000... Acho que o mercado está aquecido e nossa cultura é de ganhar o máximo quando se pode, então o preço vai pras alturas!

 

Uma saca tem 60 kg, certo? Se ele pagou, digamos, R$ 1500 pela saca, saiu R$ 25/kg.

Quanto se gasta em eletricidade/gás/lenha/etc para torrar em casa? Em quantas horas (mão-de-obra)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil.

 

Veja que no Cup of Excellence, em geral, apenas o 1º e talvez 2º lugar conseguem pontuação assim. Cafés acima de 90 são cafés raros. E é muito raro achar um lote desse sendo vendido diretamente por aí, a maioria vai para um leilão, por exemplo. Esse ano (safra 2011/2012) apenas o 1º lugar foi acima de 90 e o lance ganhador pagou 50 dólares por kg (23 por libra). Hoje isso dá 100 reais...

 

Vi casos de cafés acima de 90 com preço viável para o consumidor no Sweet Marias. Mas não é comum. A tendência, cada vez mais, é de cafés assim passarem 60 reais o kg facilmente.

 

Ao mesmo tempo, cafés de 85 a 89, se a pontuação é criteriosa, devem ser fantásticos. E esses acho que se acha na faixa de 50 reais o kg.

 

Márcio.

 

Marcio,

 

Uma curiosidade. Esse Sumatra à venda no Coffeelab (e pontuado com 90) segue o mesmo padrão de pontuação que imagino que seja seguido no COE, qual seja o da SCAA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma saca tem 60 kg, certo? Se ele pagou, digamos, R$ 1500 pela saca, saiu R$ 25/kg.

Quanto se gasta em eletricidade/gás/lenha/etc para torrar em casa? Em quantas horas (mão-de-obra)?

 

Via de regra, a saca rende uns 50kg torrado. Então o custo da matéria prima seria R$ 30,00 por kg. O gasto de gás não é alto, mas mão de obra é um gasto alto, dependendo do tamanho do torrador (quantos kg por lote). E café especial não é fácil torrar direito com torradores grandes demais. Mesmo com torradores de 15kg ou 30kg, boa mão de obra deve custar uns 15-30 por hora, considerando 2 funcionários etc. Mesmo que seja possível render apenas uns 30 kg por hora (torrado), dá 1 real por kg. Vamos considerar que o custo todo vá para R$ 35 por kg! Se dobrar o valor para cobrir ICMS e taxa de cartão, ainda dá 70 reais. Mas acho que os preços já estão em 100 reais...

 

Uma curiosidade. Esse Sumatra à venda no Coffeelab (e pontuado com 90) segue o mesmo padrão de pontuação que imagino que seja seguido no COE, qual seja o da SCAA?

 

Vixe, aí você me coloca numa situação difícil! :lol: Adoro a Isabela, acho fantástico todo o negócio que ela fez com a cara dela, empreendedorismo etc. Mas acho que as avaliações que ela coloca nos pacotes estão muito altas - aposto que numa mesa com provadores experientes os pontos cairão. Não significa que são cafés ruins, claro.

 

Só quero dizer que para passar de 85 pontos o café tem que ter o "básico" impecável (muito limpo, ou seja, sem defeitos, corpo e acidez alta) bem como outros itens que são avaliados, como fragrância, aroma, sensação (aftertaste) e equilíbrio, acima da média. São avaliadas normalmente 5 xícaras de cada café e por vários juízes. O café que passa 85 pontos foi muito bem com todos, em todas as xícaras, em muitos itens. Para passar de 90 então...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, aí você me coloca numa situação difícil! :lol: Adoro a Isabela, acho fantástico todo o negócio que ela fez com a cara dela, empreendedorismo etc. Mas acho que as avaliações que ela coloca nos pacotes estão muito altas - aposto que numa mesa com provadores experientes os pontos cairão. Não significa que são cafés ruins, claro.

 

Só quero dizer que para passar de 85 pontos o café tem que ter o "básico" impecável (muito limpo, ou seja, sem defeitos, corpo e acidez alta) bem como outros itens que são avaliados, como fragrância, aroma, sensação (aftertaste) e equilíbrio, acima da média. São avaliadas normalmente 5 xícaras de cada café e por vários juízes. O café que passa 85 pontos foi muito bem com todos, em todas as xícaras, em muitos itens. Para passar de 90 então...

 

Márcio.

 

:P :P

Foi por isso que perguntei. Quando vi a primeira vez no site também achei as pontuações altas...

 

Mas concordo com você que provavelmente são cafés diferenciados. Estou só esperando arrumar um tempinho para passar lá e comprar alguns deles. Vou tentar convencer a Isabela a me vender alguns também crus, pois quero comparar minha torra com a dela e ver se a minha fica muito aquém para o meu simplório paladar. :blink:

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ela vende sim. Uma vez perguntei e não entendi se ela desconversou ou se não ouviu minha pergunta... A prática de vários torrefadores é vender pela metade do preço do torrado.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, pessoal, só temos 9 aprendizes de torra (já que não somos mestres ainda :lol:)?

Me tira fora desta categoria e me coloca na de aprendiz de aprendiz.

Márcio, em quantas pessoas mais ou menos estava pensando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais melhor, pois de repente é possível chegar em três sacas, uma de cada café. Também não é garantido achar esses cafés.

 

Mas já são 10, e considerando a média das faixas da enquete dá duas sacas. Talvez o máximo dê três, ainda mais que pode aparecer mais gente querendo.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkk, eu vou ficar na minha Mondial mesmo. Com esse dólar furando a barreira dos R$ 2,00 eu já saí fora...Já to tratando de fazer um coletor de película para minha Mondial, acho que ainda ficarei com ela uns bons meses.

 

Mas a compra do café tá mantida! Devo pegar algo em torno de 4 a 6kg, dependendo da variedade disponível.

 

Outra coisa Márcio, será que a gente não consegue uns cafés de fora? América Central, Indonésia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pode importar... Se alguém arriscar trazer na mala, o mais fácil é comprar do Sweet Maria's. Se alguém estiver na Europa podemos ver se o pessoal da Has Bean vende verde. O que pode ocorrer é ter que jogar fora o café na chegada :blink:

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como ficaria a questão da logística da compra. Supondo que fora escolhido um café todos fariam o depósito na conta do comprador. Chegando o café o comprador repassaria a quantidade respectiva aos demais, mediante o pagamento do frete de envio?

Outra coisa, já se pensou como seria embalado o café para o envio e os custos desta operação. Pergunto isso, todos esses custos precisariam ser analisados para verificar o valor final da compra (café, frete, embalagem, etc). No meu caso principalmente o valor do frete de envio será determinante para escolha do valor do quilo do café. Assim, podem colocar como um potencial integrante da compra.

 

Como comprei a pipoqueira, mas ainda não recebi acho que só daqui uns dois meses vou ter a noção correta da quantidade que iria pedir, mas deve girar em torno de 6 kg e por isso não respondi a enquete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o custo de embalar não é alto. Talvez centavos por kg.

 

Se eu fizer a distribuição, cada um pode calcular o custo de frete por PAC (não faz sentido pagar SEDEX) a partir do CEP 05.435-000. Também seria viável utilizar depósito ou cartão de crédito pelo Paypal, mas aí tem o custo adicionado da taxa deles.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

Não tenho certeza porque nunca usei o Paypal como vendedor, mas acredito que se a taxa for baixa valha a pena pela facilidade de gerenciamento dos valores e por também oferecer uma opção aos colegas de comprarem no cartão. Vou ver se descubro quanto cobram...

 

Com relação ao café verde, até onde sei não é produto de importação proibida, mas me parece que há necessidade de licenciamento prévio junto ao Ministério da Agricultura. Pensei que você pudesse conhecer alguma importadora do ramo que já tivesse algo em estoque, mas também considero inviável importarmos isso em pequena quantidade pois os custos seriam proibitivos.

 

Sim, só mais um detalhe: Você sabe onde vende caixas Pentabox em SP? Tem idéia do custo?

 

Abraços,

 

Leo

Editado por leonardopm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...