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Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

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Tô achando que tem relação mesmo com a vaporização!

Meu último uso hoje foi para expresso (não vaporizei);

Também fiz o backflush e desativei a opção de PI;

 

Liguei ela agora e tá aquecendo já a 15 minutos e...

..NADA DE EXPURGO MISTERIOSO!

 

Vou continuar observando para ver se repete e em quais circunstâncias!

 

Obrigado pela colaborações.

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@ CaÊ, sim, por isso mesmo, lembrei da explicação anterior, justificando os ciclos de uso por tempo e flushes (20->6->2 - eu uso e funciona na Baby Class), achei que haveria a tendência de, à medida que a caldeira esfria, o vapor ir se contraindo e o volume de líquido ficar maior do que quando a caldeira está quente. Faz sentido o que escrevi? :lol: Bom, essa era minha opinião sem nenhum fundamento empírico, não tenho uma Twin.

 

Pensei que, pela caldeira estar mais fria, se o sistema coloca mais água do que o normal, quando a caldeira atingir a temperatura de extração novamente (na Class só usa termostato, não achei pressostato, é igual na Twin?), o vapor não estaria com excesso de pressão em relação ao equilíbrio dinâmico normal? Pensei que a "assombração" fosse um sistema automatizado de flush pra reequilibrar a caldeira.

 

mas, pelo que vc disse, deve ser defeito mesmo... :blink:

 

@ Fabio, continua observando e conta pra gente se tem um padrão estável...

 

Valeu pela resposta, CaÊ!

 

Carpe Coffeam!

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A twin como a class não tem pressostato , imagina a class sem o termostato de vaporização que abre a 145 ou 155 C , ao invés de uma mangueira que sai da caldeira via valvula de vaporização para o braço , na twin a partir da valvula de vaporização a agua vai para o termobloco de 1KW que tem um termostato que abre a 179C e daí para o braço.

Quando vc aciona a eletrovalvula de vaporização pela segunda vez , as resistências de 1,4KW da caldeira são desligadas e ligada a do termobloco , a bomba passa a trabalhar em pulsos controlada por um PWN na placa eletronica.

Ela tem ainda um medidor de vazão que fica antes da opv na aspiração da bomba , portanto extremamente impreciso e desnecessário , pois um controle de extração volumetrico só funciona com precisão posicionado depois da opv.

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Novos testes hoje e o problema voltou a ocorrer.

 

Vejamos:

- Ontem eu liguei e deixei uns 15m e nada ocorreu;

- Hoje, após pouco mais de um minuto (sem fazer nada com ela) o primeiro expurgo;

- Depois, voltou a ocorrer umas duas vezes seguidas, até que eu desliguei;

 

* Primeira hipótese:

Eu tenho uma única tomada 220 em casa e fiz uma extensão até a cozinha, aproximadamente 20m.

Imaginei que algo pudesse ocorrer, ou o fio não seria grosso o suficiente, sei lá.

Peguei a cafeteira e levei até a tomada na garagem para testes, mas voltou a ocorrer;

Hipótese 1 descartada rsrs

 

Voltei então para a cozinha para novos testes e

também para encontrar a "receita" certa para o café, pois ainda não tinha acertado!

Estava usando o filtro duplo pois na Evolution, o filtro simples era praticamente impossível;

Porém, na Twin o simples funciona muito bem e encontrei uma relação que apresentou um bom resultado:

 

>> 9g de café no filtro simples + 25s de extração = 26g de café

 

Nestes testes, tirei umas 4 extrações e não houve acionamento fantasma!

Desliguei ela algumas vezes nos intervalos, com medo de um acionamento inesperado!

 

* Segunda hipótese:

Repassando meus passos quando a máquina chegou, lembrei-me de que tinha feito uma besteira:

>> liguei ela por um momento na rede 110v  :o

Será que isso pode ter atrapalhado o sistema eletrônico dela?  :(

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Ligar a maquina de 220V em 110V com certeza não ajudou , mas o problema dela é possivelmente o teclado capacitivo ele é sensivel .

 

Esse sujeito relata um problema igual ao seu :

 

http://community.wholelattelove.com/questions/3638/whats-wrong-with-the-controls

 

Se for isso mesmo vc deve trocar o teclado completo , é a peça 8 no diagrama , part number : 8332030000

 

http://www.shop.partsguru.com/searchquick-submit.sc?keywords=8332030000+

 

Quando vc decidir comprar o teclado liga para Imeltron que os preços deles são sempre menores que no EUA , por incrivel que pareça

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Fábio, você tem aterramento na sua instalação? Se não, que tal providenciar também um bom sistema de aterramento elétrico?

 

Não sei quanto ao restante do pessoal, mas desde que me mudei para uma casa (antes morava em apartamento) passei a fazer aterramento dedicado (além da barra de aterramento obrigatória ligada ao Neutro da Eletropaulo, tenho mais 3 barras de cobre enterradas no terreno, formando um enorme triângulo sob o pátio da entrada) e a disponibilizar tomadas aterradas na casa toda. Fiz isso nas últimas 3 casas em que morei.

 

Recomendo ao Fábio que investigue a possibilidade de fazer um bom aterramento na instalação dele antes de trocar a placa, pois isso ajuda a preservar os eletrônicos e será uma proteção de seu investimento.

 

Carpe Coffeam!

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Fabio, pode ser que tenha vazado um pouco de agua que tenha restado na caldeira pois nao tem como realmente esvaziar toda sem desmontar, pelo menos eu nao sei.

tenta tirar a tampa superior, o botao de vapor é só puxar com cuidado mas com força depois sao só parafusos philips.

passa um secador de cabelo dentro pra tirar umidade se for o caso e aproveita e checa o encaixe do cabo do painel, é um flatcable simples de encaixar e desencaixar, que sabe seja isso, e pode ser que passar um pano na frente sem estar ligada pra retirar alguma sujeira "condutiva" que possa causar o disparo.

se abrir o cabo encaixa nesse conector vermelho ai em cima e aproveita e verifica se o jumper (esse preto entre o verm e os brancos) esta bem encaixado nos pinos.

isso deve dar pra fazer sem ter que tirar a placa do lugar.

 

 

14461422423_1cbc1eabcf_b.jpg

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heh... engraçado é ver uma placa que fica a poucos centímetros de uma caldeira que opera quase em ponto de ebulição da água e de um termobloco que atinge mais de 170'C usando capacitores eletrolíticos convencionais. Deveria ser para alta temperatura. Na MoBo da BDB também eram convencionais e um inchou, então troquei todos por eletrolíticos de Tântalo de alta temperatura. Quando medi o capacitor original de 2200uF/6,3V após retirá-lo, tava com tanta fuga que mal chegava a 1000uF em vazio, medido no capacímetro. Não é atoa que bagunçou o circuito da minha BDB, devia tá com ripple pra dedéu.

 

Fiz o mesmo na placa refurb que peguei, pra evitar que estrague como a original.

 

Aproveita e faz uma inspeção visual, os capacitores eletrolíticos são esses cilindros metálicos com uma capa plástica escura/preta, o maior está na borda esquerda da foto, acima do "quadrado azul", o outro é mais fininho, está um pouquinho mais para a direita, também acima do quadrado azul. O topo (metálico) e o fundo (borracha) devem ser planos. Se estiverem estufados, precisa trocar. Se for o caso, compre do mesmo valor, mas procure os de Tântalo com especificação para uso militar. Vale pagar 1 ou 2 reais mais caro, pois duram a vida toda...

 

Carpe Coffeam!

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:D

 

Quando fiz curso técnico, fui responsável pelo PCP numa empresa de electricware e ganhei o título de "oficial da contingência", de tão neura que eram minhas previsões. Mas depois de alguns meses virei chefe do setor, depois designer e chefe do design... Numa área em que as coisas sempre dão errado (rede elétrica), prever e precaver foi minha receita pra me sair bem... Mantenho essas neuras até hoje... :P

 

Se bem que com uma BDB isso não adiantou muito... <_<

 

Mas, será que dá pra conseguir um "mostardinha" pelo menos? :D:lol::D  Não vai sobrar peste nenhuma no pedaço!

 

Carpe Coffeam!

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Carlos Eduardo,

 

Te amo, cara!  :wub:

 

A dica da fita de auto fusão funcionou maravilhosamente bem! Depois de uns dois anos pelejando com esse vazamento do porta-filtro, o problema finalmente foi resolvido. Coloquei vários pedaços de fita entre a gaxeta e o grupo, em duas camadas. O porta-filtro agora entra justo, e com isso eu pude aposentar também aquelas malditas pecinhas plásticas que vivem se soltando.

 

Valeu!

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Simone vc é uma visionária , vc foi depois de minha mãe a segunda pessoa a perceber a minha fantástica genialidade , sem falar é claro na minha grande humildade. :lol:

 

Fico feliz que tenha dado certo :D

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Bom dia!

 

Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao pessoal pela atenção e desejo de ajudar!

Quero também parabenizar pelo excelente nível técnico de alguns... impressionante!

 

Bom, seguindo a sugestão do Lisca, abri a dita cuja para ver como estava por dentro.

 

Algumas fotos:

 

tfysTkj.jpg

 

MoQd4Ao.jpg

 

0KoGUeN.jpg

 

Alguns problemas:

 

P4XVHMD.jpg

 

Essa última foto pode sugerir a origem do problema.

Minha solução "temporária":

 

mxgPTjj.jpg

 

Essa fita já estava no lugar, mas a menor que agora isola os demais fios eu acrescentei.

Também usei o secador para secar qualquer umidade existente nos fios e placas;

 

Outro detalhe que ajustei:

 

1JoreHB.jpg

 

Nesse momento, a máquina está ligada a 80 minutos sem acionamento.

É quase certo que o problema é o fio flat e o ideal seria sua substituição;

Será que encontro na Imeltron?

 

E aí, o que os peritos acham?

 

Abraço,

Fábio. 

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Cabo flat de 14 vias , se a imeltron não tiver vc mandar fazer um igual , esse cabo é ridiculamente barato, vende a metro e os conectores vendem no mercado.

Se for o cabo que foi manuseado por algum idiota no passado , vc teve sorte , o conserto vai sair barato .

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eles costumam ter tudo lá e os preços sao bem razoaveis, manda um email que eles mandam a cotaçao,

mas se resolveu vai usando enquanto nao chega a nova pois esse cabo é só de comando e nao tem correntes altas e seria só pra deixar original pois creio que nao deva dar mais problemas. 

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ops, nao sei o dono anterior e nem se foi so um dono anterior, mas por mim foi manuseado pois estava com o jumper meio solto e quando perde o contato inverte as funçoes de vapor e fornecimento de agua alterando tambem o aquecimento da caldeira e realmente nao me lembrava dessa questao no cabo, mas pode ser que o encaixe de volta e o transporte dos correios tenha causado alguma alteraçao  pois nunca aconteceu comigo antes.

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O Jefferson me respondeu agora e eles não têm o cabo. pra encomendar são 90 dias mais ou menos. Disse tb que poderiam tentar recuperar o meu, mas daí teria que enviar para uma tentativa.

 

Tô considerando mandar fazer um. Alguém conhece alguma opção online?

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Se fosse aqui no Rio eu pegaria o cabo e amanhã (sabado) cedo daria uma volta na area da rua República do Líbano , toda grande capital tem uma região de lojas de eletro eletrônica concentradas , nesse local vc resolveria rapidamente , aí em Espera Feliz fica complicado .

Se a maquina esta funcionando normal eu esperaria o cabo da imeltron , um dos terminais macho esta bem quebrado , com pinos amassados , o tira e poe desse cabo pode estragar esse terminal de vez ou na pior das hipóteses avariar a placa eletronica.

Se esse conector macho quebrado , não estiver correndo o risco de se soltar com a vibração da bomba , eu esperaria o cabo original .

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