Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Salve Alexsander.

Sugiro que peças para moerem tal qual o fariam para usar na máquina comercial da própria loja. Outra boa ideia seria vc comprar um pouco em grãos para testar a moagem no teu Krups.

Entretanto, 100 ml em 25 s é muito. Há algo errado com certeza, seja na moagem que pode estar muito grossa ou na preparação do bolo no filtro.

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sucesso! Tinha um resto de grãos de uns 20 dias atrás, num pote de vidro bem vedado, fiz a moagem no meu Krups mesmo, numa regulagem bem fina (mas não a mais fina de todas). Apertei o bolo BEM mais do que antes, com o tamper de plástico mesmo, fiquei um bom tempo ajeitando. Finalmente consegui tirar um café com uma crema de verdade.

 

Comparando com as tentativas anteriores: antes saía bem preto no início (primeiros 10-12 segundos) e depois saía aguado, no total dava quase 100 ml; agora saiu desde o início um creme claro, mais grosso, durante os 25 segundos e no total deve ter dado uns 50 ou 60 ml. Para testar, depois coloquei uma xícara vazia, tirei mais 5 segundos e provei, mesmo este finalzinho estava mais cremoso e gostoso que minhas tentativas anteriores.

 

O café ficou encorpado e com uma crema grossa que eu nunca tinha conseguido tirar. Valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Filmei uma extração e gostaria de compartilhar com vocês. A compactação ainda não está perfeita, foi feita com o tamper de plástico que veio junto, ainda estou aguardando a chegada do meu tamper RW 58mm. O shot foi tirado em 33 segundos, mas deve ter dado uns 40ml.

 

Reparem também o vazamento do bico, está realmente ficando sério. Além da vibração da tela da bandeja que me obriga a reposicionar o copo no meio do processo.

 

Utilizei grão do Mestre da Torra (blend para espresso) Obadã CD com 17 dias de torra. Moido no Krups na regulagem média (8 ou 9). Filtro não pressurizado simples, dosagem volumétrica.

 

Gostaria de opiniões no que aparentemente pode ser melhorado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu??? :) A máquina está na garantia? Tem que reclamar sim, a válvula está com defeito... :ph34r:

 

A máquina foi entregue 15 dias atrás, chegou lacrada em casa. Apresentou esse defeito desde a primeira semana.

 

A assistência costuma demorar? A mais próxima de minha cidade fica a 60km, terei que levar e buscar além de ficar alguns dias sem ela. :huh:

Alguma indicação de assistência em Londrina ou Maringá /PR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muriel,

 

Como paliativo experimente purgar a água do bico de vapor antes da extração, o que costuma aliviar a pressão na linha de vapor e diminuir o vazamento. Ao menos no meu caso funciona, mas confesso que o vazamento na minha é muito menor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TIAGO, VEZ OU OUTRA APARECE PROMOÇÃO DELA, POR ISSO ESTÁ ANUNCIADO NO FÓRUM.

 

TEM QUE FICAR DE OLHO E AGUARDAR.... SE TIVER PRESSA, VAI CARO VAI PAGAR.

 

 

ABRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisem comigo o que segue... Existe um pacote na Amazon que compreende o seguinte:

 

Item Includes: Rancilio Espresso Machine - Rancilio Silvia, Rancilio Rocky Burr Grinder without Doser, Urnex Clearly Coffee 14OZ. Liquid Coffee Pot Cleaner - Urnex 13-CLRCF12-12, Urnex 3-pack 35G Grindz Coffee Grinder Cleaner - Urnex 17-GRNDRT32-3, Top Brand 12OZ. Halo Bistro Wide Body Coffee Cup.

 

Valor total: 959.95 dólares.

 

O envio para um endereço nos EUA pode ser feito com frete grátis.

 

Vamos arredondar para mil dólares para facilitar os cálculos.

 

Esse pacote pode ser enviado para um serviço que reenvia para o Brasil, sendo que esse envio irá custar 154 dólares.

 

Vamos arredondas para 1150 dólares o valor total para o pacote chegar ao Brasil. Se não for taxado, o valor final fica em 2300 reais.

Se for taxado (muito provável) pelo valor de compra, incluindo o frete, o pacote custaria cerca de 1840 dólares (considerando apenas os 60%, sem o ICMS de cada estado). O kit todo sairia por menos de 4 mil reais nesse caso, valor astronomicamente menor do que aquele que seria cobrado aqui.

Perde-se, talvez, a garantia em território nacional, mas pela absurda diferença será que não compensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Tiago

No Brasil A Silvia esta 2500 na supra cafe e com garantia. O moinho por volta de 1400 por ai.

Talvez melhor vc pegar um Baratza no Brasil com o Alex e esta rancilio. Com 3800 reais por ai vc tera um super kit.

Vantagens no Br: garantia e assistencia. Pode dividir o valor em muitas vezes hehe.

Desvantagem: valor mais alto e juros cobrado pelo cartao.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei minha Gaggia Baby Twin no Walmart por 1500,00. Não estava a fim de esperar e com esse dólar alto acho difícil, pela lógica de taxas de importação, conseguir um valor promocional muito mais baixo que esse, apesar de ter visto histórico de 1200,00. Nesse valor consegui parcelar no cartão sem problemas. Já recebi e-mail do Walmart informando que está com a transportadora. Deverá chegar hoje ou amanhã. Quanto ao moedor, vou trazer de fora. Ainda não defini o site de compra, mas provavelmente usarei o esquema de redirecionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida: quanto tempo leva para sair o gosto de "máquina nova" nos cafés preparados e emulsificados pela Baby Twin? Fiz todo o procedimento para primeiro uso, enchendo o reservatório e eliminando toda a água quente para passar pelos mecanismos. Ainda sinto o gosto de máquina/plástico ou algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexsander vi no forum que você comprou um Gaggia, qual modelo foi? Eles mandaram junto todos os portafiltros? Onde você comprou?

Notou extrema diferença da sua outra máquina que compense o investimento? E, me diga, o moedor krups tá dando conta do recado ou é impossível tirar um bom shot com ele?

Tenho uma delonghi e to pensando em pegar uma gaggia, mas não tenho grana para o moedor e tenho um krups gostaria de saber se tá conseguindo bons shots com ele.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexsander vi no forum que você comprou um Gaggia, qual modelo foi? Eles mandaram junto todos os portafiltros? Onde você comprou?

Notou extrema diferença da sua outra máquina que compense o investimento? E, me diga, o moedor krups tá dando conta do recado ou é impossível tirar um bom shot com ele?

Tenho uma delonghi e to pensando em pegar uma gaggia, mas não tenho grana para o moedor e tenho um krups gostaria de saber se tá conseguindo bons shots com ele.

Abraço

 

A minha é uma Baby Class, veio com os filtros pressurizados, eu pedi os filtros normais direto para a Imeltron, que me atendeu muito bem. Quanto à diferença entre as máquinas, pude notar na consistência do café e da crema, nas nuances e no retrogosto. Para o meu (baixo) nível técnico o Krups está dando conta do recado, sim. Ainda pretendo comprar um moinho manual (Hario talvez) para aprender mais antes de partir para um moinho melhor (e mais caro).

 

Quanto ao investimento na máquina, mudar do filtro pressurizado para o não-pressurizado é como mudar da água pro vinho. O porta-filtro grande de latão e a válvula solenóide facilitam muito o uso e a limpeza. O aprendizado é mais complicado mas os resultados compensam -- se você tiver paciência para tentar várias combinações. Prepare-se para jogar muito café fora no começo... rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexsander,

 

Tenho acompanhado seu progresso na jornada por um espresso excelente. Meus parabéns.

 

Márcio tem razão, mas acho que você já sabe né? Foco no moinho e você vai dar um novo salto de qualidade, tão grande ou maior do que deu com a troca da máquina...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos

 

Procurava uma boa cafeteira e estava para comprar uma superautomática (Saeco Talea) quando, para minha sorte, encontrei este fórum.

Quanta informação! estou convencido a abandonar a ideia inicial e partir para uma Gaggia e um bom moinho.

 

Tenho um parente indo para o exterior e estou em dúvida entre dois modelos da Gaggia. A Classic(http://www.coffeeitalia.es/gaggia_maquina_de_cafe_classic.htm) e a Baby Twin(http://www.coffeeitalia.es/gaggia_maquina_de_cafe_baby_twin.htm).

 

Estou colocando o link das duas, pois pelos tópicos, parece que podem haver diferenças na constituição delas, não é?

 

Inicialmente fiquei mais inclinado pela Twin, mas teria a questão da OVP da Classic. Qual vcs sugeririam?

 

Ainda tenho pouco (ou nenhum) conhecimento, mas uma paciência danada para aprender.

 

Tenho algumas dúvidas também sobre os moinhos, mas vou colocar em outro tópico mais adequado para não fugir do assunto aqui.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Zappa.....

 

Ambas são excelentes.... A classic com a OPV regulável seria mais conveniente porém se vc gosta muito de lattes a Twin manda bem.

 

Tanto uma quanto outra vc estará bem servido, mas não se esqueça: O moinho é PRIORIDADE

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Fogo, bom saber que qualquer uma das duas será boa escolha. Eu não sou muito de lattes, mas para agradar a patroa aqui em casa, e levando em conta a possibilidade de um up na OPV no futuro, acho que vou ficar mesmo com a Twin.

 

Falei de comprar um bom moinho, mas já vou logo postar na outra seção pra ver o que vcs acham das opções.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal,

 

Criei coragem e mandei a minha Twin para uma autorizada em Londrina, fiquei 15 dias sem a máquina :(

Chegou hoje, eles trocaram o o-ring da válvula de vapor, pelo que entendi é uma borrachinha que vai dentro da válvula. Problema de gotejamento do bico resolvido!

 

Sobre a xícara andar com o tremor da máquina, eles disseram que deram melhor posicionada na borracha antivibração da bomba e reaperto nos parafusos da mesma. Aparentemente melhorou.

 

Fica a dica da troca do o-ring para quem está com o problema do vazamento no bico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, esta semana comprei um balança daquelas de 2kg / 0,1g do mercadolivre.

 

Primeiramente fiquei impressionado com a precisão da bichinha, especialmente pelo preço pago. Usando moedas de R$ 1 e 0,50 para conferência, o peso foi exato ou 0,1 g maior. Isso é praticamente o peso de 2 ou 3 gotas de água. A linearidade da balança também foi ótima: pesei minha aeropress sozinha na balança e junto com 1 kg de açucar, tarando após colocar só o açucar primeiro. O peso foi exatamente o mesmo.

 

Mas o interessante mesmo foi usar ela nos testes que fiz hoje, com o setup ao lado.

 

Primeiro, pesei exatamente 14g de café, moí e fiz uma extração. Tirei o distribuidor de 2 xícaras do porta-filtro, para ver melhor a saída do café.

Após a compactação, o café ficou bem baixo na cesta, mais ou menos no começo da curva da parte inferior.

A extração dos 60 ml terminou em 20s, contados a partir da mudança do barulho da bomba (que é quando de fato a água começa a sair pelo chuveiro), e não a partir do acionamento da mesma.

A saída do café me deu a impressão de ser turbulenta. A crema ficou persistente, mas bem pouco espessa. Achei o café um tanto quanto amargo.

O bolo, após a extração, saiu bem aguado e mole. A superfície não tinha marcas do chuveiro ou do parafuso, e me pareceu côncava (mais alta nas bordas que no centro).

 

Em seguida, tirei um expresso pelo método que estou acostumado, pela dosagem volumétrica.

A cesta cheia e nivelada reta, antes da compactação, tinha 21,1g de café. Fiz o mesmo procedimento que anteriormente. Não mudei a moagem.

Durante a extração, o café saiu com aquele aspecto leitoso, característico de uma boa extração, e em um único fio descendo do centro do porta-filtro, que eventualmente tocava a parede do encaixe do distribuidor.

A extração terminou em 27 segundos. Crema muito boa. Mas ficou um café muito concentrado, o que não foi surpresa dada a sobredosagem. O amargor relativo no entanto me pareceu menor.

O bolo saiu seco e rígido, com as marcas do chuveiro e do parafuso em cima.

 

Em seguida, mais um teste: queria ver o comportamento do bolo nos intantes iniciais da extração, antes de criar pressão no bolo.

Pesei novamente 14g exatos, compactei, mas na hora da extração não encaixei o porta-filtro, apenas posicionei embaixo do chuveiro. Assim que a água encheu o porta-filtro, dispensei o excesso de água, e fui "cavocar" o bolo.

 

A camada mais externa ficou como o bolo da primeira extração: mole e encharcada. Uns 2 mm p/ baixo o bolo estava úmido, mas mais compacto. O último 1mm ainda estava seco.

 

A minha conclusão disso tudo é que, quando há muito espaço vazio entre o bolo e a tela, o bolo cresce e amolece, perdendo a compactação feita com o tamper, e possivelmente facilitando a canalização.

 

Agora quero tentar colocar uma OPV regulável, e pegar aquele filtro de 12g indicado pelo Rafa Rocks. Desse jeito espero conseguir uma boa extração sem ter que apelar para a sobredosagem, e por consequencia um café mais suave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro de ter bons resultados com 16g na Classic. Mas a pressão era 9 bar. Talvez na Evolution tenha que moer um pouco mais fino, mas nada demais.

 

A dosagem tradicional de 14g é difícil mesmo, mas com uma boa moagem pode dar bem certo. Se o café for recém torrado, o bolo expandirá mesmo e a tendência é ter um jato espumoso logo depois do começo da extração. Cafés mais descansados se comportam melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha conclusão disso tudo é que, quando há muito espaço vazio entre o bolo e a tela, o bolo cresce e amolece, perdendo a compactação feita com o tamper, e possivelmente facilitando a canalização.

 

Agora quero tentar colocar uma OPV regulável, e pegar aquele filtro de 12g indicado pelo Rafa Rocks. Desse jeito espero conseguir uma boa extração sem ter que apelar para a sobredosagem, e por consequencia um café mais suave.

lfaccioni,

 

faça o que os colegas falaram, tente aumentar pra 16-18g e veja se resolve o problema.

 

Eu tambem gosto dos filtros menores, com menos espaço entre o bolo e a tela.

 

Em relação ao filtro de 12g, estamos usando um que é melhor. Eu e um colega aqui de Goiania, estamos usando o duplo da Rancilio código 40-100-102. Ele é melhor que o de 12g que eu indiquei há algum tempo atrás. Eu uso ele na minha Rancilio Silvia e o Italo aqui de Goiania usa na Baby Twin dele. É melhor que o de 12g.

 

Segue um artigo do pidsilvia (Erez) sobre o filtro citado:

 

http://www.pidsilvia.com/basket.htm

 

Esse filtro é muito bom, vale a pena dar uma olhada. Ele é visualmente da mesma altura do de 12g.

 

O de 12g, decidimos abandoná-lo (só usamos para testes), pois ele recebeu o apelido de saltador, porque fica "saltando" do portafiltro da Gaggia, seu encaixe é muito justo, se não apertar direito ele pula pra fora e faz uma sujeira só.

 

Se for comprar um, compre o da Rancilio com o Erez, preços justos, frete justo e o cara gente finíssima. Comprei um monte de coisas dele (manometro, PF Bottomless, PID,Shower screen, Double basket e triple basket...) e não tem como recomendar o Erez.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal,

 

Rafa, mandei um email p/ o Pidsilvia. Perguntei também se por um acaso ele nao teria o braço antigo da Silvia, aquele que dá certo nas Gaggias. Não que eu tenha muito interesse, mas assim pelo menos dilui o frete em 2 itens. Agora é só esperar a resposta.

 

Hoje eu abri a minha máquina para tirar algumas dúvidas. Resolvi fazer o teste do fluxo de água pela OPV, pra ter uma idéia da pressão atual. Mas não saiu nem uma gota, nem pela OPV nem pela SPV.

Como comprei ela numa promoção (paguei 399 na época, na saeco shop), fiquei meio preocupado. A parte de cima dela não encaixa direito, provavelmente é uma máquina fora do padrão de qualidade. Mas até então eu achava que era só o acabamento, que os mecanismos internos estavam OK. Agora não tenho tanta certeza.

 

Ainda não tentei tirar o expresso com as 18g. Assim que tirar, posto os resultados aqui.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...