Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Eu fiz com o pannarello deve ter quadruplicado de tamanho e cheio de bolhas grandes... kkkkkkk

 

Editando aqui:

 

Gaggianos, acabei de perceber o possível erro na vaporização da Gaggia Baby Twin que eu cometi e pode também ser o erro de vocês!!

 

Relembrando o vídeo do Kim ele comenta sobre vaporizar na superfície durante alguns segundos, onde entra ar e o leite expande fazendo com que o bico adentre o leite. Após, a expansão do leite, não há mais a entrada de ar na vaporização. É quando o leite começa a girar e a ficar cremoso. Finalmente, o processo de vaporização está concluído.

 

Bom.. Excelente até aqui.. Pensando comigo aqui: "Que vídeo bacana! Vou fazer igual ao Kim que não tem erro!!"

 

O problema é que o erro está justamente aqui!!

 

Eu lembrei de um detalhe e tive que recorrer ao manual da Gaggia (já que estou no trabalho e a máquina não fica ao lado do computador.. :P ). Alguém já percebeu que a figura de vaporização do manual manda colocar o bico parcialmente dentro do leite antes mesmo de iniciar a vaporização?

 

Pois bem, IMAGINO EU (descoberta ilustre na verdade, muito obrigado!! :D :D ), que a vaporização da Gaggia deva iniciar com o bico realmente imerso. Ohhhhhh.. :o :o

 

E sabem por que?!

 

Simplesmente pelo fato do pannarello da Gaggia ser dotado de um pequeno furo pouco acima da metade dele. Ou seja, no início da vaporização o bico permite a entrada de ar, expandindo o leite. Após a expansão, o furo ficará encoberto, sendo assim não haverá mais a entrada de ar e o leite começará a girar deixando-o cremoso.

 

Palmas!! Palmas!! B)

 

É por isto que a vaporização do leite sem o pannarello funciona no método do Kim! Porque após a expansão o bico fica encoberto e cessa a entrada de ar. E quando colocamos a ponta do pannarelo a 1 mm do leite, mesmo após a expansão, o furo do bico continua admitindo ar.. E o leite fica eternamente recebendo ar e expandindo e expandindo e expandindo e nada de leite cremoso! <_<

 

Vale ressaltar que eu pensei nisto aqui agora e não coloquei em prática ainda! Mas o procedimento possui excelente embasamento teórico. :lol:

 

É como dizem: "O processo de vaporização é diferente para cada máquina. Se você muda de equipamento precisa esquecer o que sabia e aprender tudo de novo!"

 

Abraço a todos!

 

Ps.: Assim que chegar em casa vou fazer o procedimento descrito! Caso funcione eu posto os resultados aqui. Se não funcionar eu edito o post e apago tudo!! kkkkkkkkkk :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conclusão da teoria: (ainda não foi testada)

 

Para o método do Kim funcionar na Gaggia:

 

"Pannarello imerso no leite, deixando o FURO (e não a ponta do pannarello) 1 mm acima da superfície do leite e a 1 cm da borda do pitcher!!"

 

Outro abraço!

 

Ps.: Tô doido pra chegar em casa e testar! Acho que desta vez vai!! ^_^

 

Ps2.: Caso os moderados queiram mover o post para um tópico mais adequado, fiquem à vontade em fazê-lo.. Acho que ficou meio off-topic né? rsrsrs :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto,

 

Eu acho que você tem razão, eu nos poucos dias que fiquei com o paranello pois como você já comprei logo o braço da Silvia fiz uma outra experiência que melhorou mas não salvou que foi tampar o tal furinho com um adesivo, mas ai faltava o ar no inicio.

Ficamos no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu acho que esta ocorrendo uma confusao na forma de como os panarellos funcionam.

O método do kim é a forma tradicional de vaporizar e para funcionar em maquinas com acessorios como panarello , só retirando eles.

Quando um dono de gaggia retira o panarello e coloca um braço da silvia , ele esta realizando isso de forma permanente.

A grosso modo a diferenca entre o braço da silvia e o das gaggia sem panarello é o comprimento .

O panarello foi inventado para simplificar e permitir que alguem sem treino ou disposicao para aprender , vaporize o leite , como consequencia a vaporizacao por ele é inferior a do método tradicional , a comprovação pratica disso é que donos de silvia jamais colocam panarellos nelas.

Nao dá para usar o metodo do kim com panarello , quando o orificio do panarello é encoberto ele para de vaporizar e passa a só aquecer o leite.

No método do kim após o bico ser encoberto o leite continua vaporizando por causa do turbilhonamento do movimento circular.

No panarello o movimento circular é muito dificil de ocorrer além de ser desnecessario pois a vaporizaçao ocorre dentro do corpo dele , o leite é aspirado pelas laterais do bico e sai vaporizado pelo centro.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, realmente eu não entendia direito como o pannarello funcionava, mas de qualquer forma uma coisa eu garanto: o pannarello não facilita em nada.. Muito pelo contrário. Deixa a vaporização ainda mais difícil.

 

De qualquer forma, é um método que pretendo testar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahahaha.. Deixei para postar hoje para criar um clima de expectativa.. :lol:

 

Adivinhe o resultado?! Tcham Tcham Tcham Tcham

 

Gilberto, venho através desta informar que eu estava correto! ^_^

 

Bom.. Cheguei meio tarde ontem em casa e pude preparar apenas um cappo. Apesar de não ter conseguido uma vaporização excelente, a diferença de resultado é incontestável. O primeiro problema que encontrei é que a distância do furo do pannarello à ponta é maior que metade do pitcher. Sendo assim, seria necessário encher um pouco mais de leite de modo que o furo fique apenas 1 mm da superfície.

 

Quando comecei a vaporizar cometi alguns erros que impediram que fosse perfeito. Porém percebi que após a expansão do leite, o furo ficou submerso, a não houve entrada de ar na vaporização e de fato a expansão cessou iniciando a etapa de homogeneização. O leite começou a girar e após isto foi tudo certo.

 

Precisarei ajustar algumas coisas para a próxima vaporização, mas pelo menos agora tenho a certeza que a teoria acima mencionada estava correta e que dará o melhor resultado. Possivelmente terei que inclinar mais o pitcher ou até mesmo encher mais de leite. Hoje vou fazer mais alguns testes e postarei o resultado!

 

Desta forma, conclui-se que o método do Kim é eficaz para quando retira-se o pannarello e vaporiza-se apenas no bico. Quando utilizar o pannarello, o método é totalmente diferente.

 

Um abraço a todos! E fica aí a dica para os Gaggianos (que não tenham o braço da Silvia rsrsrs)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não duvido de você. Duvido da pannarello. Nunca dei muita chance pra minha também, devo ser justo. Por outro lado, nunca vi nenhum video com um resultado que pudesse ser considerado bom com o dispositivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse Rodrigo, também não dei chance nenhuma ao meu paranello, abandonei-o rapidinho.

 

Eu , o Miyamoto e todos os donos de Gaggia que eu conheço pretendem trocar o panarello pelo braço da silvia , agora alguém já viu dono de silvia trocar o braço por um panarello Gaggia ;)

 

Panarello é igual a filtro pressurizado , foi inventado para simplificar e facilitar , mas , em compensaçao o resultado é pior.

 

Mas , eu dou força para as experiencias do Miyamoto , de repente ele descobre um jeito que fará os donos de silvia comprarem panarellos Gaggia para melhorar a vaporizaçao :)

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menos Carlos, menos.. rsrsrs

 

A intenção é adaptar ao que temos.

 

Lógico, que o mod é mundialmente usado e o resultado muito superior. Mas nem sempre temos o braço da Silvia à disposição. E é aí que estou visando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menos Carlos, menos.. rsrsrs

 

A intenção é adaptar ao que temos.

 

Lógico, que o mod é mundialmente usado e o resultado muito superior. Mas nem sempre temos o braço da Silvia à disposição. E é aí que estou visando.

 

Eu estou usando o cotoco sem problema , vou comprar o braço da silvia agora , mas , só vou trocar (abrir a Twin) quando a garantia acabar em setembro de 2014.

 

abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho não Myamoto,

quando fiz também desmontei, ao desmontar a maquina percebi que a lança de vapor sairia fácil sem a necessidade do procedimento, acredito que algum membro do clube tenha feito assim,

depois dê uma olhada no conector da lança de vapor, dá pra ver olhando por baixo da máquina.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho mais prudente desmontar, mas Carlos esperar um ano ? Leva em uma assistência e paga para trocar.

 

Vc estaria certo, mas, eu fuço, mexo e faço mods nos meus equipamentos faz tempo, só usaria autorizada se ocorresse um defeito.

 

Além do mais o bicão esta vaporizando muito bem.

Estou pensando enquanto isso em fazer a mod da mod, uma extensão para o o cotoco da gaggia.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoarrrrr, novamente fiz o mesmo teste. De fato a vaporização usando o pannarello é possível. Basta deixar o furo a 1 mm da borda do leite.

 

Bom, já que é possível, ponto final nesta discussão.

 

Mas como nem tudo são flores... O que torna impraticável a vaporização com pannarello é que necessita de muito leite no pitcher para atingir a altura do furo. Sendo assim é leite pra um cappo e a outra metade é ralo. Fora que antes de despejar na xícara, primeiro é necessário verter metade fora pra depois preparar o cappo.

 

Para vaporizar no método do Kim é necessário menos leite e o resultado muito melhor. O leite gira com muito mais vigor sem o pannarello.

 

Desta forma, após os testes, concluo que apesar de conseguir vaporizar no pannarello, a técnica sem o dito cujo é muito mais eficaz.

 

Agora sim. Ponto final e final mesmo..

 

Seguem fotos do meu Latte Desastre.. Pelo menos é possível ver a densidade da espuma.

post-1851-0-76706300-1384818979_thumb.jpg

post-1851-0-21612700-1384818995_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...