Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Salve Ana.

Não estou certo da designação usada em Sampa. Mas é mesmo isto. Porém, "espuminha", designação que também é usada aqui no Rio, não é legal. O certo é ter a consistência do leite vaporizado para uso em cappuccinos, que apesar da textura finíssima, não afundará e realçará a doçura do leite. É a dita cremina di latte ou leite cremoso. Raro ser servido corretamente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Alex, pelo visto é raro ser servido direito e citado também. É que o pessoal chega no balcão e pede: um café com espuminha do leite. Os resultados oferecidos variam conforme a habilidade e conhecimento do ou da barista...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pura verdade Ana. Acrescento que mesmo quando servido corretamente, em muitas situações, escutam-se queixas tipo: "- Coloque mais espuminha aí moço...."

Basta o tanto de uma colher de chá.

O ponto certo é quando o creme do leite custa a cair da colher, como o "ponto de pérola" de uma calda de açúcar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha estou aprendendo mais do que realmente estava interessado então tenho que analisar tudo novamente, porque estou então fazendo tudo errado, teriam na teoria as medidas de tudo por exemplo não sei se está correto mas sempre faço assim para o capuccino

 

Extraio uns 60 ml de café expresso

Vaporizo o leite e coloco na xícara

 

1/3 de Leite

1/3 da espuma do leite

60 ml de café

 

Pronto seria isso mesmo o capuccino ou estou fazendo as medidas erradas ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Edson.

Se no total somar 180 ml, teoricamente está correto.

 

Opa !!! Beleza já vou anotar isso aqui tudo tem que dar 180ml então no caso 60 Café 60 de espuma 60 de leite vaporizado.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o pior que os vídeos dele são muito interessantes, agora me diga como é esse americano que quais as medidas para se fazer ele ??

 

Resolvi postar um vídeo que vai esclarecer muitas dúvidas inclusive as minhas que ainda não tinha visto um vídeo com todas as medidas de café e vai ajudar e muito a todos que estão aqui no fórum

 

 

Vou testar todos para ver como fica o gosto nos próximos dias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de compartilhar com vocês um link que eu li hoje, a matéria é do ano passado mas tem um bom conteúdo e com certeza ajuda e muito na hora de decidir o melhor método de extração

 

http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2012/11/27/para-cada-cafeteira-um-perfil-de-consumidor-conheca-as-diferencas-das-maquinas-de-cafe-e-escolha-a-sua.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeropress faz café "quase descafeinado"? De onde tiraram essa informação? Essas matérias não dá pra engolir.

 

Encontrei fonte dizendo que a quantidade de cafeína é compatível com outros métodos filtrados (lato sensu, incluindo FP) para o mesmo volume.

http://coffeegeek.co...s/378409#378409

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a história de menos tempo de infusão, que também dizem do espresso. Mas ao mesmo tempo se usa pó mais fino, pressão arrasta sólidos etc. Só medindo mesmo para verificar quanto tem por ml ou grama... E imagino que a diferença entre os métodos não seja tão grande. Também imagino que seja mais compatível com outros métodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora só testando mesmo para comprovar eu se tomo muito expresso me da alguns efeitos colaterais efeito esses que acredito serem por causa da cafeina, acredito que em todos os metodos ela esta presente em altas concentrações mas talvez no expresso e aeropress seja algo pouca coisa menor…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que é jsutamente o contrário, um pouco maior. Pelo menos é o que refere o estudo que linkei acima:

 

Shawn Steiman of Coffea Consulting (
) recently measured the caffeine content of AeroPress, Clover, Drip Paper, Drip Gold and French Press. He reported his results at the 2008 SCAA convention.

 

He measured caffeine = 0.64 mg/ml for a single scoop AeroPress Americano, brewed per our instructions with 175F water and grind between drip and espresso.

 

The other four brewing methods were all quite similar at 0.6 mg/ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o Aeropress ainda dê um pouco mais se usar água a 90°C acima e dosagem maior (qual dosagem que vem na instrução?).

 

Agora lembrei mesmo que normalmente dizem 100-120 mg de cafeína numa xícara de 200ml de coado, bate com o resultado dele. E acho que muitos citam 50-60 mg num espresso feito a partir de 7-8g. Do jeito que eu tomo, duplo e quase sempre feito com 16-18g, bem capaz de cada xícara ter ao menos 100mg... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

olá, novo por aqui. primeiro post. Li tudo por aqui, acho que aprendi bastante....

 

sei que não é latte art, mas gostaria de compartilhar alguns stencil e grafismo no cafezinho, normalmente estou fazendo pelo menos 1 diferente por dia...acho besteira criar um tópico só para isso e nem vou ficar poluindo o tópico com vários posts, mas acho que uma vez só não vá aborrecer ninguém...

 

42me.png

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Alguém por aqui usa a "caneta"? Se puderem postar algumas dicas, agradeço.

 

cd5t.png

 

Eu comprei uma e achei bem legal. Só fiz um teste rápido até agora e me surpreendeu, achei que seria como o palito de dente, mas foi bem melhor.

 

 

 

 

Aproveitando o post, seguem mais alguns stencil que eu fiz para tomar neste último mês...acho que vou dar um tempo agora que peguei a caneta, até aperfeiçoar...

fqkw.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, nesta conta, considerando que faço 4 lattes por dia, daqui a 10 anos vou estar nota 10, caso não aparece nenhuma complicação física devido a idade avançada.

 

Eita Gilberto,, sempre engraçado... muito bom.. me inclua neste pensamento,, faço somente 2 capo por dia e tem dia que faço somente um...acho que no meu caso uns 20 anos...rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Esse barista Dritan Alsela trabalha bem e pelo jeito gosta bastante do que faz, um outro que acho bastante empolgado é o da Intelligentsia que me fugiu o nome agora, ainda não tentei fazer lattes pq é difícil eu fazer leite e café, mas vou tentar pegar um fds pra ver o que dá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde,

Meu primeiro post aqui no Latte Art.

Depois de 10 litros de leite agora está começando a surgir um leite texturizado, ainda não acertei o ponto, ele fica com uma crema muito densa e difícil de fazer latte art, mais fica gostoso.

Não sei se é normal vaporizar uma parte e no fundo da leiteira ficar o leite liquido, mais acredito que com mais algumas cobaias consiga algo melhor.

Assim que surgir o primeiro desenho posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, quando redigir a mensagem, clique no ícone de imagem (tem uma pequena árvore), daí escolha a imagem em seu computador. Use imagens leves, pois o espaço é pouco. Ideal é armazenar em server externo e inserir o link da imagem aqui.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, quando redigir a mensagem, clique no ícone de imagem (tem uma pequena árvore), daí escolha a imagem em seu computador. Use imagens leves, pois o espaço é pouco. Ideal é armazenar em server externo e inserir o link da imagem aqui.

 

um abraço

 

Oi anita

 

Fiz isso, mas aparece somente a opção de colocar URL.. estou ficando doido ou é isso mesmo??

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...