Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Eu li isso tbm, mas imaginei que o Marcio tivesse mesmo confundido as palavras...

 

Nunca me perguntaram sobre isso, na verdade o cara até me alertou: "Tá forte, vai precisar de 2 sachês de açúcar."

 

Então fui na onda dele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oferecer café ou usar café não é errado! As cafeterias podem (e até acho que devem) deixar o cliente escolher... Claro que em lugares de café especial, no qual os baristas são treinados e entendem do assunto, eles podem educar o consumidor, sugerir que prove sem açúcar e por aí vai. Mas no final das contas, se a pessoa precisa ou gosta do açúcar para complementar sua bebida... Que ela use!

 

Márcio.

 

Mesmo por que, pasmem irmãos queridos do CDC, por muito, mas muito tempo mesmo, o café foi tratado com cuidados e esmero bastante suspeitos e duvidaveis. O "boom" do café especial, apesar de ser uma realidade crescente hoje, e apesar de ja ter alguns anos, ainda é recente comparado ao tempo de maus tratos, maus processos e tantos outros males, que acabaram por constituir um perfil consumidor usuário de açucar e profundamente traumatizado. Tenho como consquistas após 4 anos de cafeteria, apenas 3 clientes que abandonaram totalmente o açucar, muitos outros, reduziram consideravelmente a quantidade usada. Mesmo assim, mesmo fazendo um trabalho de educador, oferecendo provas de grãos diferentes com torras e extrações diferêntes, o açucar parece muito com o cigarro, muitos dizem que vão largar, mas na semana seguinte estão la, cometendo o "ato pecaminoso" novamente!

 

Edit: Só agora percebi o equivoco do Marcio! Tinha certeza que li açucar! Vou ali tomar alguns duplos para recuperar a atenção! :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achando o Leitissimo muito inconsistente. Uma garrafa texturiza bem a outra com muita dificuldade.

Evidentemente que se trata de um produto afetado pela sazonalidade, dependendo da época do ano reflete nos pastos, no ciclo de natalidade, composição da ração, etc.

A seca no nordeste também deve estar prejudicando ...

De todas formas, ultimamente estou obtendo melhores resultados com o Batavo Total, integral.

Não tão bom quanto o Leitissimo de um tempo atrás, mas texturiza bastante bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curioso, uso bastante o Leitissimo e nunca peguei alguma garrafa ruim... O que percebi com qualquer um desses (Leitissimo, Xandô, Letti) é que depois de pouco tempo de abrir o sabor vai caindo bastante, principalmente a doçura que aparece ao vaporizar.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achando o Leitissimo muito inconsistente. Uma garrafa texturiza bem a outra com muita dificuldade.

Evidentemente que se trata de um produto afetado pela sazonalidade, dependendo da época do ano reflete nos pastos, no ciclo de natalidade, composição da ração, etc.

A seca no nordeste também deve estar prejudicando ...

De todas formas, ultimamente estou obtendo melhores resultados com o Batavo Total, integral.

Não tão bom quanto o Leitissimo de um tempo atrás, mas texturiza bastante bem.

+1. Também tenho tido resultados muito inconsistentes com o Leitíssimo assim como com o Xandô, uma vez parece chantily na outra nem bolha aparece. O Batavo top sempre forma uma espuma bem cremosa sem ser excessiva, se bem que eu gosto do leite bem cremoso, um pouco depois do ponto de latte art.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No CoffeeGeek dizem que a estabilidade e volume da espuma do leite decresce do desnatado para o leite integral (4% de gordura), mas que a partir de 5% de gordura ocorre um acréscimo gradual na estabilidade da espuma.

 

Quanto às proteínas do leite, a caseína teria maior reatividade para produzir espuma e creme, ao passo que a whey (soro) conferiria propriedades de estabilização à espuma formada.

 

Até o que lembro, a porcentagem de gordura é informada no rótulo dos leites em geral. As quantidades de whey e caseína jamais lembro de ter visto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops, agora que vi meu erro de "usar café ou não no café" :lol:

 

E aí, a inconsistência é do leite ou dos baristas? :P

Acredito ser do leite pois com leite de caixinha eu sempre consigo um resultado consistente mesmo que não seja ideal, pela própria qualidade do leite, com o Batavo Top tb, sempre igual, claro que o volume do leite pode variar mas sempre tem uma microespuma de qualidade, às vezes mais grossa às vezes mais fina mas sempre tem, no caso do Leitíssimo às vezes tem uma microespuma cremosa fantástica às vezes tem meia dúzia de bolhas boiando. Haja mão ruim.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A avaliação é estatística, possivelmente o leite que esta aparecendo é da entresafra, mas como é longa vida, deve ter estoque grande ainda da safra.

Não é que não funcione, mas o Batavo esta sendo mais fácil para atingir o ponto certo. Neste instante acabei de servir um latte com algumas bolinhas que não estavam no programa.

Vamos ter de ler a tese que Rodrigo providenciou para melhorar nossas habilidades , ou ao menos contar com melhores desculpas :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O leitíssimo tem funcionado bem comigo. Mas a maioria funciona bem. Talvez a Gaggia Dose sem a Panarello e sem uma potência absurda de vapor seja bem tolerante à técnica do barista, e por isso eu tenha resultados que me satisfazem. Outras máquinas, com outras ponteiras e mais pressão de vapor, devem reagir de forma diferente e talvez sejam mais sensíveis à qualidade e à composição do leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Estou tentando vaporizar o leite corretamente utilizando a Chef Crema Silver já faz um bom tempo e ainda não consegui obter bons resultados.

Estava pesquisando um pouco no youtube e encontrei este video:

Não sei se já foi postado aqui.

 

Fiquei perpelexo com o resultado que o cara obteve utilizando apenas um mixer e nescafé.

 

Alguem já tentou usar o mixer pra latte art?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive a chef crema e conseguia bons resultados vaporizando leite, eu não colocava os bicos de plastico, deixava o vaporizador "pelado"e mergulhava só o bico no leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive a chef crema e conseguia bons resultados vaporizando leite, eu não colocava os bicos de plastico, deixava o vaporizador "pelado"e mergulhava só o bico no leite.

 

Bruno, acredito que estes bicos de plastico não vem mais na chef crema silver. Eu li em algum lugar aqui no CDC que as antigas chef crema possuíam esses bicos. Na silver vem apenas um bico rosqueado conforme as imagens

post-1603-0-32953800-1360469039_thumb.jpg

post-1603-0-73674600-1360469065_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem tinha conhecimento disso, a Chef Crema que tive foi a preta, acho que já saiu de linha ela. Agora pra conseguir uma boa vaporização com esse bico novo, só testando muito, mas acredito que seja possível obter leite cremoso com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Se estiverem com disposição para arriscar eu acho que dá para colocar uma ponteira de algum modelo profissional. O negocio é medir a rosca com paquímetro para ter uma noção se será compatível ou nao. A maioria das maquinas prosumer e comerciais tem bicos cujas ponteiras são rosqueadas.

 

Em www.espressotec.com deve ter algumas.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com minha Chef Crema consigo vaporizar o leite com bastante eficiência e rapidez até. Costumo usar um leite UHT com boa taxa de gordura. Daí não tenho problemas na preparação de Capuccinos.

 

A questão que 'pega' na minha opnião é quando tento fazer um Latte Art, pois as bolhas parecem sempre passar do ponto e o leite fica muito volumoso. Talvez o ponto certo seria conseguir tirar antes que ele se expanda demais, porém fica um pouco difícil de obter esse resultado na Chef Crema, pois se é tirado antes, o leite costuma não ter ainda ficado no ponto ideal, com 'microbolhas'.

 

Posso dizer que ainda estou na fase de testes e farei questão de postar aqui meu êxito, caso tenha.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com minha Chef Crema consigo vaporizar o leite com bastante eficiência e rapidez até. Costumo usar um leite UHT com boa taxa de gordura. Daí não tenho problemas na preparação de Capuccinos.

 

A questão que 'pega' na minha opnião é quando tento fazer um Latte Art, pois as bolhas parecem sempre passar do ponto e o leite fica muito volumoso. Talvez o ponto certo seria conseguir tirar antes que ele se expanda demais, porém fica um pouco difícil de obter esse resultado na Chef Crema, pois se é tirado antes, o leite costuma não ter ainda ficado no ponto ideal, com 'microbolhas'.

 

Posso dizer que ainda estou na fase de testes e farei questão de postar aqui meu êxito, caso tenha.

 

Abraços.

 

Se sua chef crema utilizar um panarello realmente fica bem difícil controlar a expansão do leite , simplesmente porque panarellos não foram projetados para latte art :( e sim para vaporizar o leite facilmente para deliciosos cappuccinos com muita espuma .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei porque vocês falam tanto do leitissimo , peço desculpas , mas o sabor dele está longe de ser um dos melhores . Ele até pode ser bom para latte art , mas para mim o sabor também conta ! O meu leite favorito é o XANDÔ 3,4% ( garrafa azul ) ou o 2% ( garrafa vermelha ) de todos os leites que eu ja provei ele foi o que apresentou maior consistência , mesmo após aberto por um tempo , além de tudo ; na minha opnião é o leite com o melhor sabor . E também tem a vantagem de já vir gelado pois não é longa vida , o que ao mesmo tempo é um contra pois ele estraga muito mais rápido do que o leitissimo por exemplo.

 

Obs : Falo por experiência , pois os lugares onde frequento para fazer compras , felizmente apresentam uma ótima variedade de leites . A e não comprem o Fazenda Boa VIsta ( pelo menos se você mora em SP ) pois ele não funciona ! você pode fazer tudo direito e no final sempre aperecem bolhas que são dificeis de destruir !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...