Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

... eu ia treinar a "caneta", mas perdi ela :mellow: acho que vou ter que comprar outra....nem deu para brincar....acabei fazendo uns stencils ....

 

 

Parabéns trosk, gostei bastante desses stencils.

Deve dar pra usar tons diferentes como chocolate em pós, canela, cacau em pó etc, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deve dar, mas eu quando realmente o café é meio na correria para sair, por isso nunca testei algo além de chocolate em pó (além disso, o gosto tem que harmonizar,que é o mais importante). Só o stencil que eu gasto até uns 15 minutos (quando muito elaborado) para fazer, mas faço pelo menos um dia antes. Já teve vez que fiz na hora, mas foi meio punk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deve dar, mas eu quando realmente o café é meio na correria para sair, por isso nunca testei algo além de chocolate em pó (além disso, o gosto tem que harmonizar,que é o mais importante). Só o stencil que eu gasto até uns 15 minutos (quando muito elaborado) para fazer, mas faço pelo menos um dia antes. Já teve vez que fiz na hora, mas foi meio punk.

Vc que faz o estencil? Em que material? Achei muito bacana?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara.. Se você faz isto com café imagina com lápis e papel?

talvez o resultado não seja tão gostoso quanto com o café, kkk.

 

---------

Vc que faz o estencil?

SIM
Em que material?
estou usando atualmente divisória plástico (polipropileno) para fichário, espessura 0,18mm. Para cortar, usei estilete profissional. Já usei outros materiais com bons resultados, mas não foi possível reutilizá-los....por isso resolvi manter esse material.
Achei muito bacana?
Não sei, você é que sabe. :lol:
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este fiz agora noite... está faltando acertar muitas coisas.. mas estou melhorando no espalhar do leite e no movimento.. mas está aquém do que muitos do fórum sabem fazer.. pena que a humildade está falando mais forte e os membros não tem postado fotos. Pessoal tem muito texto e pouco latte art neste tópico.. Vamos praticar e postar. Abraços

 

ibj3rtJoCcew7v.JPG

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

 

Como novato e aprendiz que sou,, estou com uma dúvida,, percebam que nas fotos que tenho postado tem algumas bolhas de ar.. na foto elas ficam e maior evidência, mas na xícara ficam menores.

 

 

Minha dúvida: Olhando as fotos e as bolhas,, são normais estas bolhas nestes tamanhos ou estou errando em algum lugar? O que posso melhorar para que meu latte art fique mais bonito e apresentável?

 

Ficaria muito feliz com críticas e sugestões,,,

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O leite tem que ficar com micro espumas menores.

Eu normalmente deixo o bico bem na ponta do leite por uns 4 / 5 s fazendo bolha com o vapor mais fraco e ai aumento o vapor para começar o redemoinho que vai homogenizar o leite, justamente estes tempos que tem que administrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, eu também faço desta forma porém não consigo homogeneizar o leite de seja capaz de ficar cremoso assim. Quando eu despejo o leite vai tudo pro fundo.. rsrsrs

 

Uma perguntinha básica: quando coloca o bico na superfície do leite ele faz bolhas grandes e quando coloca mais no fundo ele deixa mais cremoso. Porém, qual a função de cada etapa? Para que serve fazer bolhas grandes? Para colocar no fundo primeiro precisa das bolhas grandes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem bolhas do leite e podem ter do espresso, especialmente com a xícara pequena, quando fica distanciada do bico do PF e o café cai com mais força. Algumas maquinas vem com um suporte para levantar as xícaras menores, e que é abaixado ou retirado para as maiores; outras maquinas tem o grupo tão baixo que nem permitem utilizar copos um pouco mais altos.

Mas o mais frequente e na vaporização do leite mesmo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto,

Você esta com o paranello ? Quando eu tinha a Gaggia eu não conseguia é fazer o leite afundar ( que é o certo) ficava tão cremoso que ficava tudo por cima, com a Vfa ele fica com mais microbolhas e afinda no inicio considerando que no inicio eu jogo o leite de uma altura maior justamente para afundar.

Alias na Twin eu tinha o braço da Silvia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, estou usando o pannarello sim. Não gostei muito. Eu achei o resultado muito melhor quando vaporizei sem ele. Mas mesmo assim muito longe do que eu acho que seria ideal. Comprei o braço da Silvia e estou aguardando chegar. Assim que chegar vou montar e posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este vídeo é show, eu já havia assistido quando ele liberava aos pedacinhos, mas agora o resumão ficou ainda melhor. Assisti novamente e acabei por fazer o meu melhor leite vaporizado de todos os tempos, fiquei abismado com tamanha qualidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau,, como uma simples pergunta aqui no fórum cria uma sinergia impressionante.

 

Percebi os meus erros. Sendo eles:

 

1 - Não giro o café na xícara

2 - eu não bato a pitcher no balcão, somente giro o leite.

 

Acredito que com estes dois procedimentos melhorará e muito minha vaporização.

 

Vamos continuar com esta sinergia,, está muito bacana.

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.. Acabei Acabei de fazer aqui.. Ficou uma horrível.. Definitivamente desisti do pannarello da Gaggia. Vou esperar o braço da Silvia chegar. Até lá nada de cappos ou lattes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho conseguido um bom resultado depois que assisti o vídeo, mesmo usando leite Elegê e a Chef Crema.

 

O video é muito bom , vou tentar fazer desse jeito amanhã.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra latte art a textura do leite é fundamental. Não pode ser grosso demais. Eu particularmente prefiro como no vídeo abaixo, sedoso e bem cremoso. Pra texturas mais finas, o ideal é estar menos expandido, mas acho menos saboroso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um. As técnicas apresentam alguma pequena variação. O importante é praticar e tentar entender como funciona o bico da máquina, e de que maneira ele consegue injetar ar de forma controlada, obtendo microespuma. Geralmente bicos com um furo (como o cotoco da Gaggia) se dão melhor na periferia da leiteira. Já em hastes de 3 ou 4 furos o ponto ótimo costuma ser mais próximo do centro. O importante é experimentar e treinar. Sugiro sempre tentar a técnica do Scott Rao. Água fria com uma gotícula de detergente. Tentar obter creme. Descoberta a técnica, no leite não difere muito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho conseguido um bom resultado depois que assisti o vídeo, mesmo usando leite Elegê e a Chef Crema.

 

Bruno testei o método do video , o resultado não poderia ser melhor , arranjei um suporte para o pitcher , deixei ele na posição igual ao do video , usei só o bicão da twin , foi a melhor vaporização que eu já realizei , o leite quase dobrou de volume e não havia bolhas , ficou igual ao dos melhores videos do you tube.

Para comprovar que não foi pura sorte , eu fiz uma segunda vaporização alguns minutos depois e ficou tão bom ou melhor que a primeira.

 

Abs

C. Eduardo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...