Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 01-09-2017 em todas as áreas

  1. Grande Lisboa, tô com saudades da sua AP feita com pressão negativa! A torra da Roberta de 6 minutos deve ter ficado melhores que as minhas rsrsrsrs Eu estou morrendo de saudades do torrador que utilizamos lá no Sindicafe (um probatino). Tanto que fiz alguns orçamentos, mas estão cada vez mais inviáveis para uso doméstico. O probatino está a 35mil e o carmomaq (o equivalente), sai de 21 a 29mil (a diferença se refere ao acabamento). Não cotei o Atilla pois já tinha cotado anteriormente (15 mil o standard de 5kg, 27mil o gold). No topo da recomendação do curso estão o probatino seguido bem de perto pela carmomaq (parece que a carmomaq está dando um salto muito grande em qualidade nestes últimos tempos). Tentei contato com as marcas Diedrich e Giesen mas estas não responderam. Eu estou brincando ultimamente de planejar um torrador com alguns amigos, e aguardando ansiosamente a volta do Torres na fabricação do STC (sim, estou atirando para todos os lados, estou ficando com abstinência de torrar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk).
    3 points
  2. As modificações estão bacanas! Sem um restritor na boca do tambor, para quantidades maiores que 200g corre o risco de cair durante a torra e pegar fogo (dependendo da fixação das aletas, cabe mais ou menos por batche). Na época que o colega Torres fez esta modificação, eu pude ver o forno de dois colegas e foi feito um anel restringindo a abertura do tambor. Funcionava bem, e pelo menos um dos donos torrava 350g por batche. Sobre maior ou menor quantidade do batche, sobre melhorar a torra, depende. Nos torradores profissionais, o aparelho é desenvolvido para utilizar por volta de 70% da capacidade (nunca 100% pois o grão se expande e travaria dentro do tambor gerando risco de incêndio). Eu desconheço que haja alteração na dinâmica da torra (por exemplo, 1,5kg torrar mais homogêneo que 1kg), o que sei é que neste caso (uso comercial), existe a questão custo da torra, e nesse caso o rendimento cairia em aproximadamente 50%. Vou colocar um adendo para este torrador. Para quem busca automatizar a torra, este não é o melhor aparelho. Claro que ter controle de ET, BT, ajuda muito. Mas por ser um aparelho com baixíssima inércia térmica, por um lado as respostas são rápidas, por outro qualquer fator externo altera o perfil da torra. Para dar um exemplo, um dia frio poderia demandar uns 30 segundos a mais no tempo total da torra (30 segundos fazem muita diferença!).
    3 points
  3. Desde que vc agite, qualquer bule serve para coados, até aqueles de bico curto e redondo (com tampa, que apita). Tomo cafés direto em produtores daqui, que ficam maravilhosos, torrados num Bolinha, moídos num Mimoso e despejados deste tipo de bule (ou até de leiteira barata de 1,5L de cozinha). Cada vez mais estão agitando cafés percolados (V60, Melitta, Clever, Kalita Wave) pois agitação é uma das 5 variáveis básicas de extração, dá mais uniformidade à extração do conjunto do pó, o que não só melhora a qualidade do café na xícara, como também permite indiretamente maior economia já que com isso se consegue excelentes resultados com o uso de menos pó. Hoje mesmo vi no FB a caprichosa barista Rafaela Dutra agitando uma Clever com a pá da AeroPress. #ficaadica Este negócio de chaleira pescoço de ganso (ou de cisne, como dizem mais apropriadamente os franceses) é mais charmosa e estilosa do que eficiente. Aí depende de vc querer dar um showzinho de performance estilosa, ou simplesmente preparar um excelente café com o manejo adequado das variáveis de extração, pronto falei!
    3 points
  4. Resolvido, agora dá pra ver os nomes de quem reagiu.
    3 points
  5. Não tinha pensado sobre este ângulo, ainda... mas não é que é verdade, uai! Não só uso a AP invertida, como também inverti o uso da AP: extrair com antipressão!
    2 points
  6. tomei coragem desmontei o o meu todo para limpar e estava muito limpo, foi legal ver a estrutura bem feito com qualidade mostra que vai acompanhar gerações.. parece utensilio feito no passado para durar quando não se preocupavam que as pessoas não comprariam outro.... igual aos moveis de madeira que passam de geração para geração... Gilberto obrigado por ter esse cuidado em fazer algo bom com muita qualidade... curioso para ver o irmão caçula do bravo mini 1 abraço
    2 points
  7. Ontem pensei um pouco e vi muitos vídeos principalmente sobre o Skerton, além dos tópicos aqui. A conclusão que cheguei é que eu não tenho que comprar mais nada por enquanto e sim aprender a usar da melhor forma o que já tenho. No caso do Skerton, estava contando a regulagem por cada dente, mas ontem num vídeo o carinha indicava para dar voltas. Voltei ao tópico no fórum e encontrei uma referência sua @Freedom Force: "uso uma moagem razoavelmente fina, que seria três "voltas" a partir do ajuste totalmente fechado." nesse link, fato que confirmei em outros vídeos depois. Hoje fiz a moagem com 2 voltas, coei na moka e Pressca depois de passar a peneira, ficou muito limpo mas ainda não estava no meu gosto. Fiz outra moagem com 1,5 volta, ficou limpo e melhor. Isso com razão menor do que estava usando. Na moka 8,5%, na Pressca 8%. Conclusão: acredito que o lance seja usar o que já tenho, estudar e praticar muito até encontrar o melhor ponto de cada tralha para resultar numa bebida satisfatória. Com relação ao congelamento, segui dica de guardar em garrafas de suco (500ml), colocando 100ml em cada. Por enquanto está atendendo, depois penso em opções mais sofisticadas Atualizando a questão de peneirar, com a nova moagem e nova peneira, ficou assim: Com 2 voltas: 40gr de grão -> 34gr pó grosso -> 6gr pó fino - 15% "perdido" Com 1,5 volta: 30gr de grão -> 23gr pó grosso -> 7gr pó fino - 23% "perdido" Sendo que o "perdido" foi para o coado
    2 points
  8. Por um erro de correio recebi 2 filtros de inox para Aeropress. Tenho pois um filtro disponível. Se alguém se interessar, envie MP. Abraços.
    2 points
  9. Eu acho a idéia de vender diversos cafés de diversos produtores uma ótima ideia para um e-commerce mas do ponto de vista de logistica e torra o país está longe de ser um bom suporte para tal ideia. Uma coisa que faria mais sentido é ser apenas um marketplace onde a responsabilidade de torra e envio é por conta do produtor/pequena loja. Assim pelo menos garantiria torras mais frescas e uma logistica mais eficiente. O café store vende cafés assim tb. O salada de frutas de lá ta com torra de maio. Sinceramente não sei qual é o publico alvo dessas torras antigas. Talvez pessoas que acham que entendem algo de café.
    2 points
  10. Olá a todos! Aqui é o Tiago, do @sededecafe. Como comentei com alguns de vocês, estávamos montando o plano de negócio para um Clube de Assinatura voltado à degustação de Cold Brew. Temos (eu e minha mulher, a Larissa) feito muitas experiências com Cold Brew aqui em casa, e chegamos a uma receita que achamos muito boa! Mas também passamos por outras coisas muito interessantes, e queremos continuar buscando novas receitas e experiências. Bem, lançamos essa semana o Clube do Cold Brew (http://clubedocoldbrew.com.br), com o intuito de poder compartilhar nossas experiências com outros coffeelovers. E daí achei que tinha que vir aqui convidar vocês Basicamente, o Clube do Cold Brew oferece planos a partir de R$35, e conta com a entrega mensal de 2 tipos de café: um sendo a receita da casa (o nosso Pato_rei Cold_brew), que está sendo feito com grão Salada de Fruta do Sítio Santa Rita, que nós mesmos torramos, aqui na nossa Huky 500; e o outro sendo uma experiência diferente todos os meses, esse mês, no caso, repetindo a mesma receita que usamos pro Pato_rei com grão Yirgacheffe Etiópia (um Koke G1, que nós mesmos torramos!). Os dois cafés são concentrados, podendo ser diluídos em até 3 partes de água/leite/suco/água de coco/etcetcetc... É tudo artesanal, e restringimos, pelo menos nesse começo, as assinaturas. E como queremos ter um maior contato com os assinantes e um controle maior da entrega, nesse começo nós entregaremos pessoalmente os cafés (ou seja, só está valendo para a cidade de São Paulo por enquanto). A primeira entrega será feita na semana que vem, provavelmente durante o feriado - um pouco depois dele. Ou seja, ainda dá pra assinar lá! Enfim, teria muito mais a falar sobre Cold Brew, mas no site tem mais informações, e eu estou aqui, sempre disposto a falar sobre... Se alguém tiver alguma dúvida, só me chamar! Espero poder encontrá-los em breve! Grande abraço a todos! Tiago de Mello Clube do Cold Brew @sededecafe
    1 point
  11. Se a moagem for mais grossa, poderá "jorrar" (literalmente) mais rápido mesmo, já que a resistência da massa de pó será menor. Se subiu pouco particulado (borra), deve ser uma combinação de moagem mais grossa com um ótimo moedor (que deve gerar menos fines). Eu ia te falar que poderia ser o café rsrsrs mas isto vc vai acabar descobrindo por conta própria comprando de outros fornecedores. Por outro lado, azedume geralmente pode estar relacionado a subextração, aí vc vai ter que continuar brincando pra saber quem é o culpado: café? moinho? ambos? Moinho, para coados, não deve ser... como disse hoje logo acima, já moí em Hario Slim, Encore e até no Mimoso e isto nunca foi um problema, não sei na moka com esses moinhos mais simples porque ela tem uma limitação de granulometria (não pode ser muito fina). E meu MD40 não é nenhuma Brastemp, ele tem uma faixa um pouco larga e bimodal, mas como sempre moo muito fino isto acaba não sendo um problema. Há quase 2 dois anos que quase não compro no Brasil pela internet, foi uma decepção atrás da outra, inclusive de torrefações renomadas... ano passado comprei muito da Square Mile (minha preferida, torram com maestria para coados de baixa intensidade) e Has Bean. De novembro passado pra cá descobri os produtores locais de Caconde e só tomo cafezaço na faixa, di grátis! Fora isso, de torrados, comprei os da compra coletiva daqui do CdC.
    1 point
  12. tenta botar meio grama de açúcar nesse café. aqui um tópico sobre o Nutation:
    1 point
  13. Here a try with a special color:
    1 point
  14. Pensando na data da próxima reunião, que tal na semana depois do 7 de Setembro , sábado dia 16 ?
    1 point
  15. para tudo e começa do zero. esquece o single, não vai dar certo. usa o filtro duplo despressurizado e busca os 32g de líquido em 25~30 segundos, a partir de 16g de pó. estuda WDT e nutation. com café de torra recente, máquina bem aquecida, acessórios adequados (moinho, balança, tamper) deve dar tudo certo.
    1 point
  16. Que ideia massa! Eu sou muito fã de cold brew, tenho feitos alguns testes com diferentes métodos, perfis de café e também diversas combinações (leites, alcoólicos, etc). Existe um mundo sensorial imenso pra ser explorado no cold brew e no iced coffee também. E os cafés da região de Sidamo na Ethiopia (incluindo Yirgacheff), Quênia e Tanzânia (todos muito frutados e cítricos) são excelentes pra este tipo de extração. Muito boa a ideia mesmo!
    1 point
  17. Legal a iniciativa Tiago. Avise quando estiver entregando no Rio e fora da modalidade assinatura Tenho interesse em provar, principalmente com o verão vindo ai
    1 point
  18. Solicitei orçamento das 2 versões do mod no link que enviou @Bruno Marinho e quando tiver resposta posto aqui. Valeu.
    1 point
  19. @Marco quando receber um pacote novo estime o seu consumo para uns 7-10 dias (50g é pouco, talvez melhor 150g), e congele o resto da maneira mais fracionada (100g é muito, quem sabe duas de 50g) que vc puder. O que for usar mantenha no pacote bem fechado com o mínimo de ar (mesmo que ele tenha válvula). Se as garrafas de suco forem daquelas plásticas, moles, ao fechar para congelamento aperte bem elas para tirar todo o ar que puder de dentro delas. Se puder manusear as congeladas dentro do freezer o estrago será menor, pois quanto menos umidade condensar dentro delas (ao abrir e fechar, ainda que dentro do congelador), melhor.
    1 point
  20. @Jano como sempre, excelentes fotos! especialmente as duas "Antes e depois do mod", muito ilustrativas. Eu comprei um microscópio eletrônico pro pc, mas ainda não instalei. Interessante como fica bem evidente a presença dos fines, inclusive aderidos eletrostaticamente às partículas maiores. Uma peneiração moderada, mesmo com uma peneira de aço de cozinha desde que de malha fina, vai ajudar a reduzi-los e melhorar o resultado da extração. Mas pra tirar mesmo estes fines (com mais eficiência e rapidez) só mesmo com uma peneiração finalizada com aspirador de pó, como testei e comprovei no ano passado, para desgrudar os eletrizados dos grãos normais.
    1 point
  21. @Lisboa Santos não identifiquei scorching nao e abri uns grãos e está bem uniforme por dentro tb. posso fotografar depois moido para você ver. Mas eu diria que está mais para media. Em comparação com o outro fermentado q eu tenho deles aqui é até escura essa torra :). Curiosamente esses cafés fermentados da Bica me lembram muito os aromas dos cafés torrados pela Slate Coffee (Seattle). Que é um dos meus torradores favoritos dos EUA.
    1 point
  22. Mandou bem, o nosso recém formado (pelo Ensei Neto) Mestre de Torras Rodolfo! Lembro que uma vez minha amiga daqui, Roberta Bazilli, fez uma torra experimental com uns cafés da CC, em que ela torrou 4 cafés (dois da compra e dois dela, que ela conhecia) com lotes de 500g num Atilla de 5Kg e a torra ficou bem homogênea (inclusive nos dois naturais), apenas o tempo total foi muito rápido (pra surpresa dela tb, que costuma torrar lotes de 3-3,5KG), em torno de 6 min, o que não é o desejável. Não tivemos a oportunidade de testar outro perfil, com menos calor e mais longo. Mas mesmo assim ficaram bem desenvolvidas (ela fez, como ela mesmo disse, na raça: no visual e no aroma, eu apenas anotava os tempos e parâmetros do torrador) e sem nenhum destes problemas (como scorching, ou fio central carbonizado) que tenho visto com indesejável e lamentável frequência em torrefações profissionais tupiniquins.
    1 point
  23. Não quero confundir sua cabeça, mas com uma leve (melhor com uma boa) peneiração e uso apropriado de variáveis, um moedor vai acabar fazendo pouca diferença pra coados (pra espresso é outra história). Já tomei e fiz cafés maravilhosos com um Mimoso, já usei tb com bons resultados um Hario Slim que dei pro meu filho, e dei de presente pra minha namorada um Encore com o qual temos feito excelentes cafés na Moka. O preço de um moedor está relacionado a velocidade (fundamental em ambiente comercial), praticidade (fazer pouco esforço), e entrega de uma granulometria que tenha ao mesmo tempo uma faixa estreita (diferença entre as menores e maiores partículas) e dentro desta faixa homogeneidade das partículas (por ex., que numa faixa entre 400-600µm, tenha uma maioria de 500µm, e os outros limites sejam equivalentes em volume). Moído o grão, não importa se a mó foi cônica ou plana, com uma faixa não larga, e sabendo usar as variáveis básicas, dá pra extrair um ótimo café se a qualidade do grão (especialmente quanto à variável torra, do café) não atrapalhar. Lembro que há mais de um ano tive a oportunidade de usar um EK43: ele moeu em 2 seg (meu MD40 móia em 20 seg), e a perda foi de 25% (no meu era de 50%, com uma peneiração bem eficiente com peneiras granulométricas). Daí sim, principalmente em relação ao custo relacionado à perda, é que moedores mais caros fazem diferença a longo prazo. A não ser que vc aproveite os "perdidos na cozinha", claro! Quando usar o das garrafas, pode moer congelado mesmo (fica mais duro de moer na mão, mas produz uma moagem mais fina), e tente usar o mais rápido possível o restante, por ora tá bom. Bingo! devagar se vai ao longe...
    1 point
  24. Testando os cafés da Bica na Aram. Tirei 2 shots e os dois sairam muito bons. O aparecida tirei a 100% em 30s e o nano lote recreio foi 70% em 35s. O nano lote recreio me agradou bastante. Muito doce e ao contrario do que eu esperava balanceado (fermentados geralmente são mais exóticos). O aparecida é um espresso pro dia a dia. Não achei nada demais. Mas ainda estão com 4 dias de torra então pode ser que o aparecida melhore um pouco semana q vem antes de ir para o congelador Aparecida Recreio Ambos moidos no Bravo Mini 1 volta + 4. Já estou ficando acostumado a moer para espresso no mini
    1 point
  25. @guilefer desculpe a demora para postar o vídeo da vaporização que eu consigo na C-08 mas eu realmente estava sem tempo. Segue o vídeo:
    1 point
  26. @JoaoW Ainda não recebi, quando receber eu te falo. Comprei porque estou curtindo essas coisas e métodos mais manuais/antigos. Acho que estou ficando um pouco cansado de tanta tecnologia, principalmente pelos trabalhos. Mas concordo totalmente com o @Lisboa Santos, é o que penso também. Com relação a uma PFC (rs) por apenas R$ 25,00 é imbatível. No lugar do chocolate batido no liquidificador, a filha e o neto estão preferindo fazer o creme nela e acrescentar o chocolate É rápido, uns 30 segundos batendo, é prático para limpar, não gasta luz, não faz barulho e, com o leite gelado, faz um creme bem saboroso.
    1 point
  27. @felipejack Nossa, que tenso. Acho que isso é uma preocupação que só pessoas da área de TI devem ter, principalmente por saber quão não seguro são os sistemas em geral rs. Eu justamente já fiz uma compra na SquareMile por aceitarem PayPal, mas não rola de ficar comprando sempre... O primeiro serviço brasileiro de assinaturas de cafés que implementar isso eu assino, até agora não achei nenhum. Na verdade, o sededecafe (instagram) lançou um agora para coldbrews que aceita, mas só fazem entregas em SP, fica a dica.
    1 point
  28. Vídeo com o famoso barista italliano Dritan Alsela fazendo café numa moka (Bialetti, claro). Fica comprovado que com fogo baixo (que não ultrapasse a base da cafeteira), não precisa de água fria na parte superior, e ele tira do fogo uns 5 seg depois que começou a espumar; faço isso mais exatamente quando ouço o borbulhar, para que sobre sempre a mesma quantidade de água na caldeira, já que geralmente meço minhas extrações. Notem que a granulometria não é nem grossa nem fina e que, no caso, pois quer um café bem intenso, ele enche totalmente o funil mas sem compactar. Em outro vídeo fazendo capuccini, ele usa uma FP como cremeira, e diz que a granulometria não pode ser "muito" fina, e tb que o fogo não pode ser alto. Como bônus, no vídeo, uma aulinha básica de latte art.
    1 point
  29. Comprei, iguár qui neim, por R$25,50. Vai ser usada só como cremeira, e deverá ficar melhor que minha caríssima cremeira Hario. Cansei de ver o Dritan Alsela fazendo latte art usando a FP como cremeira, como neste treinamento aqui:
    1 point
  30. Eu iria com essa de 600ml, se você não usa o funil para extrair, porque a AP vai encaixar nela com alguma folga. Até o começo do ano eu usava uma pitcher de 260ml (acho), mas às vezes a AP não encaixava direito ou encaixava muito justo, sem o funil, principalmente quando está mais frio. Desde Fev passei a usar 2 pitchers de 600ml: assim que termino a extração faço aeração (que ajuda a reduzir o amargor), despejando de uma para outra 3 vezes. Deixo as duas com água quente (aproveito a que usei para a escaldar a AP, antes do preparo) até a hora de virar a AP, para reduzir a perda de temperatura do café. Eu particularmente gosto de usar o funil, pois a lambança com ele é zero, na hora da virada. Para aerar a de 600ml é melhor. E com o funil tanto faz a de 600ml ou uma menor, mas já que a diferença de preço é pouca, eu iria com esta de 600ml, parece muito boa. e o preço deste vendedor (sem frete, rsrs) está ótimo.
    1 point
  31. 110v preferencia: retirada em maos em SP. Aguardarei ate dia 14 (volto de viagem dia 7) Postarei fotos quando voltar e para o pessoal que entrou em contato de fora de SP, vou mantendo voces informados. Obrigado pelo interesse e valeu Rodolfo!
    1 point
  32. É preciso tomar certo cuidado com as jarras da Hario, principalmente quando vc desce o êmbolo muito rápido ou faz muita força, pois ela pode trincar ou quebrar. Já ouvi relatos assim, e eu mesmo já trinquei uma jarra nº 2 há um ano e meio, mas ela ainda está firme forte. Eu prefiro extrair em pitchers de aço inox, pré-escaldas, para não correr riscos, inclusive no manuseio sobre pias e mesas de granito sem aparadores. As da Hario são bem resistentes ao choque térmico, são de vidro borossilicato, que é utilizado em laboratórios. Uma das marcas deste tipo de vidro é a famosa Pyrex. Acredito que vc consiga encontrar jarras de vidro bonitas e resistentes em lojas especializadas em utensílios para cozinha. Nunca extraí com a AP em canecas, pois além de não gostar de paredes grossas para beber café puro, é muito ruim para passar para outros recipientes ou xícaras menores.
    1 point
  33. São Sebastião da Grama é aqui perto, bem como Divinolândia que é aqui ao lado. Os melhores produtores de Caconde estão numa região de montanha (de 1.100 a 1.500m de altitude) que é o início do chamado Vale da Grama (região montanhosa com microclima ótimo pra café). Classificam estas 3 cidades (e tb Vargem Grande do Sul) como pertencentes à Alta Mogiana, mas não tem nada a ver (principalmente pela altitude média) com a Mogiana. O Microclima daqui está mais pro do Sul de Minas, mas não podem falar isto porque é São Paulo. rsrsrs Segundo um Q-Grader da Mantissa que conheci este ano, estas 4 cidades pertencem na verdade ao que chamam de Microsistema do Vale da Grama. A Fazenda Recreio foi muito premiada entre 2001 e 2013, inclusive no COE, seu café já foi vendido este ano pela Square Mile. Não sei se é esse ou um outro de Divinolândia tb vendido pela SM, que a fermentação é feita por um sistema chamado "casinha", em que a secagem é feita num ambiente fechado (daí o nome) com forte ventilação artificial. Estou pra visitar a região da Grama mês que vem, vou ver se dou um pulo por lá.
    1 point
  34. Boa noite pessoal!!!! Para quem acompanhou esse topico na epoca segue a noticia: Apos 4 anos e meio a maquina esta toda restaurada!!!!! Breve quando eu a receber postarei as fotos! Abracos
    1 point
  35. Chegou hoje! 21 dias entre o pedido e o recebimento. Sem taxação, chegou direto. Custou US$20.99 (R$70.80). Achei a qualidade muito boa, os pontos de solda bem firmes, acabamento em geral muito bom, gostei!
    1 point
  36. Exato, se ficar abrindo o pacote, mesmo dentro da gaveta do freezer, para tirar doses individuais, a cada vez que vc faz isso forma-se uma condensação (invisível por causa da cor do grão torrado), se fizer 5 ou 6 vezes, bye bye coffee. Por esta mesma razão, ao tirar doses grandes do congelador, espere o pacote (a vácuo) chegar à temperatura ambiente para só então abri-lo, justamente para evitar a condensação que inicia em microescala a extração (por isso ele envelhece muito rápido). Já congelei cafés por 6 meses, e abri depois de retornarem à temperatura ambiente, duraram duas semanas com ainda boa qualidade, dois deles (africanos, excepcionais quando novos) cheguei a tirar do vácuo (abrir a embalagem) 2 meses depois de descongelados, não estavam mais excepcionais mas ainda estavam surpreendentemente bons (com uma extração bem longa e radical, ressalve-se, para tirar de dentro do grão o que ainda lá restava de bom).
    1 point
  37. A válvula expulsa o excesso de CO2 de dentro do pacote, e se for excelente impede a entrada de oxigênio, mas não impede que as reações químicas dentro dos grãos continuem ocorrendo ao longo do tempo, reações estas que se podem verificar justamente pela produção de CO2. Quanto mais CO2 é produzido mais o café está fresco. Um pouco de CO2 dentro do pacote não é ruim, mesmo quando eu guardo a vácuo em temperatura ambiente eu não tiro totalmente o ar até o 10º dia da torra. O Matt Perger anunciou no site do Barista Hustle de venda de cafés superespeciais (Superlatives) que os cafés que eles mandam vêm numa embalagem "carbon", até hoje não sei o que é isso, e garante que o café mantém as qualidades sensoriais até 3 meses. D-U-DU-V-I-VI-D-O-DO! Pela minha experiência pessoal, o único método mais eficiente, mas não totalmente, para preservação das qualidades sensoriais do café é o acondicionamento a vácuo em freezer em doses individuais (ou em doses maiores desde que o pacote seja aberto somente quando tiver retornado a temperatura ambiente, sem produção de condensação dentro dele). A questão de percepção do declínio do café depende também do nível de extração e intensidade do café na xícara: quanto mais alta a BR, e por consequência, mais alto o TDS e menor a %Ext, menos se percebe que o café declinou, justamente porque as notas mais sutis e complexas vão-se mais rápido e só são (melhor) percebidas em intensidades baixas com alta extração. Até hoje, não tomei nenhum café brazooka ou gringo, que não tenha começado a declinar depois do 10º-12º dia da torra.
    1 point
  38. @Freedom Force Confesso que eu também pensava que café bom era expresso porque "é forte", até descobrir que o buraco era mais embaixo ao comprar a Nespresso. Foi aí que comecei a me interessar e cheguei nesse fórum. Como ainda não tenho um paladar "treinado" para café, estava seguindo as dicas daqui para tirar um bom café, só que agora, com as informações de vocês, ví que estava confundindo um pouco as bolas... Estou conseguindo tirar um café bom na Melita, muiiiiiiito superior ao que eu tomava antes. Só na Pressca e na moka ainda não consegui acertar por conta do pó que sobe (fine, finers & cia) @Lisboa Santos Uma das coisas que gosto daqui em relação a outros fóruns são os "causos" que enriquecem os posts. É sempre bom ouvir histórias, tem tudo a ver com uma pausa para o cafezinho. Falando de paladar, depois que comecei meu aprendizado do café, não estou curtindo muito o amargor intenso e azedume. Falando de cerveja, eu já gosto de sentir o amargor do malte tipo uma Indica da Colorado, uma Paulaner ou até a Heineken no dia a dia. Skols, Antarticas e afins não desce mesmo. Agora à tarde fiz um café na moka e depois com o que sobrou do pó fino, no Melita. A moka foi hilário, não estourou mas fez uma lambança na cozinha. Ia tudo bem, coloquei 300ml de água abaixo da válvula, enchi o funil de café, mas abaixo da borda alguns milímetros, para testar ela na sua capacidade normal. O pó estava bem peneirado, mais do que o da manhã. Dessa vez coloquei água morna na caldeira e fria em cima, levei ao fogo baixo e quando deu 05:35.17 jorrou o café, nos 05:56.98 começou a borbulhar e desliguei. Rapaz, foi aí que o bicho pegou.... Eu estava com a tampa aberta para ver o processo e o filete de café foi ganhando força, crescendo, crescendo até jorrar com pressão, formando um jato para os lados e para o alto que molhou o fogão e o chão da cozinha O café ficou horrível de azedo, minha filha adorou o "café forte" o que foi menos mal, assim não tive que jogar fora. Já o Melitão que veio em seguida, ficou muito bom, fiz na proporção dos 6%. Ainda não consegui tirar uma bebida doce, mas está melhorando. Vamos ver quando a V60 chegar. Tem um detalhe que esqueci e não sei se tem algo a ver, estou conservando o grão no freezer, tiro o suficiente para o uso moendo ele gelado mesmo. Falando na AP e moinho elétrico, o que vocês me dizem a respeito da Tramontina/Breville que teve o tópico reativado hoje aqui ? Encontrei no ML por R$ 1.097 em 12 x sem juros e frete grátis... O dedo está coçando para pegar, mas fiquei na dúvida por conta de alguns comentários que ela não é muito boa para prenssas, então imaginei que para moka e Pressca também não seria, enfim, o que me dizem ? Vale a pena ?
    1 point
  39. @sergio.m Olha só isso: faz uso daquela técnica cervejeira que vc sugeriu que eu experimentasse de fazer uma infusão, coar tudo e fazer novo despejo com água nova (vou voltar a ela, ainda este ano, com a ajuda do Fellow Prismo na AP). Na AP (que é o meu sonho de realização desta técnica) o manejo é um pouco complicado, mas já fiz testes deste duplo ciclo de infusão na Clever, com excelentes resultados. Também utiliza variáveis com as quais venho brincando há quase um ano, como: 1- extração a vácuo (oh! minha pobre câmara a vácuo!) que ajuda na retirada do CO2 o que melhora qualitativa e quantitativamente a extração (e ajuda na redução de amargor); 2- aeração durante a infusão, mais exatamente no pós-infusão, que também reduz o amargor com a quebra do ácido carbônico; 3- despejo de água em dois ciclos, com água nova com renovada força de extração em pó já parcialmente extraído; 4- além de uma excelente agitação. Só não sei como fica a parte de manutenção de altas temperaturas na câmara inferior, pode ser um ponto fraco do sistema, mas que pode ser compensada com o manejo de outras variáveis. Também não ficou clara como seria a questão da correlação da granulometria com os particulados na xícara (parece mínimo ou nenhum) já que ela não utiliza filtros. Pelo que entendi, só o líquido é sugado pela câmara de vácuo. Muito interessante e com grande potencial. Vou ler mais a respeito no site do fabricante: Voga Coffee. É uma máquina com perfil comercial, mas a possibilidade deste duplo ciclo de infusão, aliado ao vácuo, parece-me que dá ao equipamento uma versatilidade superior à Trifecta (que também tem um manejo extraordinário de variáveis).
    1 point
  40. Obrigado por nos reportar o problema. Estamos verificando.
    1 point
  41. Segue as últimas compras, cujos vendedores foram nota 10 motivo de divulgar aqui. 1. Moinho Hario Skerton - Café Store: http://www.cafestore.com.br/produto/1044/moinho+de+cafe+manual+hario+skerton 2. Pressca - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-873506517-pressca-cafeteira-portatil-por-presso-manual-350ml-_JM Excelente vendedor, um dos melhores que já negociei no ML 3. Balança Digital - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-817870642-balanca-digital-de-cozinha-sf-400-de-1g-ate-10kg-_JM 4. Cafeteira Italiana Bialetti 6 xícaras - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-721113983-cafeteira-italiana-moka-express-bialetti-6-xicaras-_JM Essa é a original, fabricada na Itália 5. Kit Hario V60 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701754394-conjunto-kit-v60-para-passar-cafe-hario-cod-1436-_JM É a loja da Cafe Store no ML 6. Bule da vovó - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716887052-bule-cafe-cha-aco-esmaltado-125-litros-tradicional-vermelho-_JM Todos os vendedores foram rápidos ao despachar (no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte para as compras feitas na parte da tarde) e recebi muito antes do prazo. Além disso o ML está com frete grátis em vários produtos. Faltou o termômetro digital que estão me enrolando desde o dia 28 para despachar, também pelo ML. Se não sair hoje, cancelo a compra. Ps.: esqueci de uma importante: a French Press chinesa que virou uma ótima cremeira, por menos de R$ 30,00
    1 point
  42. Salve! Reativando o tópico. Com muita alegria no coração a máquina chegou em minhas mãos! Esta bela máquina me foi dada de presente pelo Ruston para que eu termine sua restauração. Desde que nos conhecemos lá no HTFórum, começamos uma amizade muito bacana que se fortaleceu com a inauguração do CDC, desde então acreditando juntos, concomitantemente com nossa pérola Ana, para que a lojinha funcionasse. Sempre muitas risadas todos os dias, seja pela Net, pela Tim ou pela Claro. E pelo carinho, amizade e relacionamento desde então, quando de sua mudança para Manhumirim, me ligou contando a novidade. Quero agradecer em público a vc Ruston por esse gesto de amizade!!! Esta Gaggia 1977, a primeira da linha doméstica, voltará a tirar café.... e vc é meu convidado de honra para a primeira rodada de expressos! Considero esta menina um símbolo de nossa amizade, e enquanto eu existir, ela existirá comigo. Abraço meu velho... tamu junto!
    1 point
×
×
  • Criar Novo...