Fala pessoal, vim falar sobre algumas experiências legais que tenho tido com a aeropress, mais precisamente com o método Lisboa.
Desde que conheci o método Lisboa, a aeropress se tornou um dos meus métodos preferidos, o que finalmente me motivou a comprar uma (antes eu era mais um cara de v60). Mas apesar de todas as qualidades do método, uma coisa ainda me incomodava: era comum eu achar que a bebida ficava com um corpo desproporcional ao café como um todo, salvo quando se acertava o exato sweet spot, aí essa sensação era bastante atenuada... Mas nem só de sweet spot vive o homem e olha que eu já usava proporções baixas (na média 1/15 =~ 6,7%). Foi aí que comecei a fazer extrações do método Lisboa com proporções bem menores, por exemplo 4% (1/25), e o resultado me surpreendeu muito! Comecei a tirar bebidas mais equilibradas e tão delicadas quanto eu conseguia no v60, com boa valorização da acidez, sem perder o corpo. A principal adaptação pra usar uma concentração baixa assim é aumentar bem o tempo de infusão, pra mim o tempo mínimo com BR 4% é 11 minutos.
Um BR de 4% pode parecer baixo pra alguns, mas eu recomendo que pelo menos façam um teste, definitivamente a bebida não fica com a "cara" de 4%. Até rolou uma brincadeira no grupo do CDC RJ em que tentei (e consegui!) fazer uma extração bem sucedida com BR 2%. Postei o resultado no meu instagram, se alguém quiser dar uma olhada: