Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 11-07-2018 em todas as áreas

  1. Oi, pessoal. Hoje fiz o segundo experimento que mencionei no post acima, de deixar a máquina ligada direto por 20 minutos. Ao final desse tempo, extraí água por 10 segundos em um copinho de isopor, com a temperatura de 83,6˚C. Não fiquei satisfeito com a temperatura menor do que 85,9˚C, obtida com o experimento 1 (de intercalar momentos com a máquina ligada e desligada). Fiz uma segunda extração de água por 10 segundos, fora dos planos, e obtive a temperatura de 86,8˚C. Em função dos valores obtidos, considero minha premissa inicial aceitável (uma máquina com a caldeira pequena pode aquecer a água, caldeira e grupo de forma eficaz intercalando momentos com ela ligada e desligada). Obviamente, para chegar a uma resposta mais precisa, seria necessário formalizar esses testes melhorando a metodologia. Por enquanto, sigo com o método que propus, de preaquecer a máquina intercalando momentos com ela ligada e desligada. Seguem os dados que obtive: Medição Tempo Exp.1 Exp.2 0 0:00 27.1˚C 26.3˚C 1 1:00 27.1˚C 26.3˚C 2 6:00 38.0˚C 40.4˚C 3 11:00 43.6˚C 50.8˚C 4 12:00 44.1˚C 52.2˚C 5 19:00 56.8˚C 59.9˚C 6 20:00 57.6˚C 60.5˚C Temperatura no copinho de isopor: Exp. 1: 85,9˚C (em medição única) Exp. 2: 83,6˚C (e 86,8˚C em segunda medição) No experimento 1, máquina ligada entre medições 0 e 1, 3 e 4, e 5 e 6. Desligada entre 1 e 3 e 4 e 5. No experimento 2, máquina ligada entre medições 0 e 6. Máquina usada: DeLonghi BAR32 (igual à EC220)
    2 points
  2. @LUW, só pra esclarecer, a caldeira da Barista é a mesma da Mechanika e da Technika com bomba vibratória, de cobre, conforme já mencionado. Na minha Technika, que usa a mesma caldeira, consigo extrair espressos e vaporizar leite simultaneamente ou consecutivamente, sem ter de esperar. Pra uma quantidade pequena ou média, começando com leite bem gelado, é comum eu começar e terminar extração e vaporização ao mesmo tempo. Fica MUITO prático e rápido. Sobre o perfil da extração, tanto a Classila PID quanto a Barista (HX) vão oferecer resultados muito parecidos na xícara, respeitado o processo de flush da HX. Mesmo com PID, como o termo-sensor fica na caldeira, o PID da Classika trabalha com um Offset bem afinado e o perfil térmico é quase indistinguível do das HX da marca. Eu pensava que o perfil do E61 com PID seria mais flat, mas fiquei 1 mês usando uma Classika PID e pude testar bem, medir a curva (colocando um termopar no encaixe do termômetro, conforme a foto do Flaze mostra) e comparar com a minha, e as diferenças, mesmo quando mensuráveis nos gráficos, foram pequenas e pouco notáveis na xícara. A vantagem da PID é começar sempre na temperatura desejada, dispensando flush. A HX ganha na rapidez de recuperação que permite extrair um espresso atrás do outro, sem ter de esperar, e a simultaneidade da vaporização. Como faço muitos cappus e lattes, pra mim a Classika não atenderia, mas se fosse só pra espresso eu nem hesitaria em comprá-la. Excelente custo-benefício para os cafeinados intolerantes à (ou não apreciadores da) lactose. Aquele termômetro da foto já postada custa menos 20 dólares pra fazer em casa. É só usar um termômetro digital rápido, de espeto, e um "nozzle heat-breaker" de alimentador para filamento de 3mm de impressora 3D. Dá certinho, a rosca externa é a mesma do parafuso do grupo E61 (use fita de teflon normal, boa, que aguenta normalmente) e o furo central dá pra encaixar a maioria dos termômetros, bastando selar com cola de silicone de grau alimentício (3M). Mas não creio que o termômetro seja necessário. Eu removi o meu poucas semanas após montá-lo e instalá-lo. Pra mim é muito feio, quebra a beleza da máquina. Achei muito fácil "pegar a manha" do flush pela obervação direta dos resultados das extrações e começar a repetir mecanicamente o processo de flush adequado ao perfil desejado. Boa sorte na compra!
    1 point
  3. Pessoal, montei um kit de viagem que, teoricamente, vai me atender, mas ainda não o testei em viagem: Aeropress e mexedor Filtro metálico para Aeropress Moedor Hario Slim Caneca de cerâmica alta (12cm) Balança digital pequena Termômetro digital Cronômetro Aquecedor elétrico Café em saco plástico com zip Necessaire de 26x8x17cm Consegui colocar tudo na necessaire, mas ficou muito apertado. Vou substituir o aquecedor por um modelo menor. Um moedor Porlex certamente ficaria melhor também. O conjunto ficou com 1,19Kg sem o aquecedor e com 1,35Kg com. Seguem as fotos.
    1 point
  4. Valeu!!! Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
    1 point
  5. Essa é a loja: https://pt.aliexpress.com/store/2800031?spm=a2g03.10010108.0.0.350628f4rb1n6w&shop_ab=itm2home-1 Procure por Escala digital. tem vários modelos!
    1 point
  6. André, posta o link. [emoji3] Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk
    1 point
  7. Pra mim fica fraco se fizer menos que 14g pra 100ml. Desta forma sim, o café tem corpo e sabor intenso (nada amargo, ou ácido). É um sabor que permanece na boca mesmo depois de 10 minutos. Quanto a peneira, a minha soltou sozinha. Estava girando em falso e não lembrava se já chegou assim fa loja ou depois. Acho que devido a limpeza ficou levemente frouxo o parafuso e estava girando ao limpar. Apertei com uma chave e tudo certo até então. Mas a minha é a Philco Coffe Express que só muda visual, a construção e acessórios são os mesmos. Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk
    1 point
  8. Legal Solano! Muito bonito seu pão. O sabor como ficou?
    1 point
  9. Compra no AliExpress dia 12/06 e entregou hoje Preço por volta de R$50,00 computando alguns descontos. A precisão da balança parece normal, mesmo objeto com o mesmo peso em outra balança! O cronômetro inicia (Start) imediatamente com a contagem de um (1) segundo, não computando o tempo entre zero e um! Também é assim em tempo regressivo.
    1 point
  10. Olá, @davi.naizer. Obrigado pela ajuda com o teste :-) A minha premissa é que uma máquina com a caldeira pequena pode aquecer a água, caldeira e grupo de forma eficaz intercalando momentos com ela ligada e desligada. Para aquecer todos esses itens é preciso que o calor da água de dentro da caldeira seja transferido para todo o grupo, o que leva algum tempo. O calor da água é transferido aos demais itens, esteja a máquina ligada ou não. Então, o objetivo aqui é verificar se é possível diminuir o tempo que a máquina fica efetivamente ligada. É importante lembrar que essa máquina aquece a água bem rapidamente, com a luz verde acendendo em menos de dois minutos, e que com esse tempo, o grupo permanece em temperatura ambiente ou, no máximo, levemente morno. Para investigar se minha premissa é verdadeira, resolvi fazer um experimento com dois procedimentos e comparar: 1. Intercalar momentos com a máquina ligada e desligada em um total de 20 minutos. 2. Manter a máquina ligada por um tempo total de 20 minutos. Hoje só pude fazer o teste com o primeiro procedimento. Farei o segundo amanhã, com a máquina em temperatura ambiente. Metodologia Com um termômetro encostado no grupo/porta-filtro e um cronômetro, registrei a temperatura nos tempos 0, 1, 6, 11, 12, 19 e 20 minutos. Deixei a máquina ligada nos intervalos de tempo 0-1, 11-12, 19-20 minutos. Deixei desligada nos demais intervalos (1-11 e 12-19). Ao final, coloquei o termômetro em um vaso externo de água a cerca de 75 graus enquanto expurgava a água direto em um copinho de isopor, sem o porta-filtro. Após expurgar água por cerca de 10 segundos, medi a temperatura e alguns segundos depois chegou a 85,9 graus e começou a cair. Dados (resultados) Obtive as temperaturas abaixo indicadas. t0: 0:00min 27,1˚C t1 1:00min 27,1˚C t2 6:00min 38,0˚C t3 11:00min 43,6˚C t4 12:00min 44,1˚C t5 19:00min 56,8˚C t6 20:00min 57,6˚C Temperatura no copo (10s de água extraída): 85,9˚C Comentários preliminares A metodologia é meio tosca, mas, como falei no post anterior, é o que tenho disponível. Considero que 85,9˚C é uma temperatura bem interessante para uma máquina que ficou apenas 3 minutos ligada. Amanhã repetirei o teste com a segunda situação, mantendo a máquina ligada por 20 minutos e irei comparar e compartilhar os resultados aqui.
    1 point
  11. Fala pessoal, segue meu feedback sobre o café do Fogo (Ricardo) que comprei faz algumas semanas uns kg para abastecer a Saeco Lirika (super automática) do escritório. Foi escrito diretamente pra ele mas estou retransmitindo aqui também: "Opa, fala aí Ricardo! Cara, desculpe não ter dado um feedback ainda... é que estas últimas semanas estavam pauleira aqui e acabei me esquecendo de te retornar. Eu estava tb esperando o pessoal daqui do escritório comentar, pois uma coisa é a minha opinião.... outra é a da grande maioria...rs Quando a gente coloca algo muito diferente aqui na máquina eles já reclamam. Digamos que o teu café passou ileso, ninguém reclamou, é um bom sinal. Alguns acharam o café um pouco mais forte (mas num sentido bom). Percebi que para a Saeco Lirika ele está extraindo bem.... a nossa máquina tem uma tendência de passar a água muito rápido pelo café (subextrair), como se a moagem estivesse muito grossa (porém já afinamos o limite dela, mais que isto só desmontando e fazendo alguma gambiarra). Mas com o teu café ela está melhor, talvez o perfil de torra está mais adequado para o expresso em comparação aos cafés que costumava utilizar nela. Na minha análise, para um café que iria consumir em casa no dia-a-dia, é um café bacana com bom custo benefício, a esposa aprovou também (quando ela não gosta, ela reclama!rs). Visualmente percebi que os grãos tem uns tamanhos um pouco irregulares, e na média parecem ser de peneira mais fechada (se comparado aos cafés do Mário Zardo, que é uma referência popular no CDC). Parece que isto influencia um pouco na torra, percebe-se alguns grãos mais amarelados, outros um pouco mais torrados e talvez isto reflita um pouco no sabor final. E falando em sabor, fazendo na Aeropress por alguns dias senti que ele é um "café com gosto de café", aquilo que um bom café tradicional deveria ser. Comparando novamente com os cafés do Mário, o melaço de cana por exemplo (que é uma boa referência pra mim de custo benefício), percebo que o teu café não traz muito aqueles sabores mais cítricos/florais/exóticos que se espera de um café especial mais diferentão, mas nem sempre este é o objetivo do torrefador, eu mesmo as vezes enjoo e procuro cafés de perfil mais clássico ainda mais em se tratando de café para espresso. Em resumo eu curti, atendeu bem a nossa Saeco do escritório e diria que é um excelente café custo benefício para o dia-a-dia. Lembrando que minha análise é de um leigo...rs Não tenho experiência com degustações, não tenho uma máquina de espresso bacana para fazer muitos testes e nem tenho tantas referências para analisar cafés com muita profundidade." Bom pessoal, e complementando, além do produto é importante analisar o atendimento. O Ricardo sempre muito solícito via email e whatsapp, teve um pequeno atraso com a torra, em parte devido ao período de greve dos caminhoneiros mas em nenhum momento deixou de prestar satisfação e nos deixou sem notícias sobre o andamento das coisas. E ainda levando em conta que este é o hobby dele, e não o trabalho principal. Recomendo!
    1 point
  12. Só usei o celular mesmo. A câmera dele não é maravilhosa mas dá pro gasto. Talvez do E4 normal pro plus tenha diferença. Eu escolhi pela bateria. Quando você diz que o espresso no filtro duplo fica muito forte, o que exatamente está forte? Razão de extração? Ou simplesmente é muito volume de espresso? Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
    1 point
  13. Salve Pessoal, ainda temos um pouco das torras de teste de ontem (09/07) disponível para venda. Para os entusiastas da torra podemos fazer um kit com duas torras diferentes de um mesmo café: uma reta (tentativa) e uma parabólica. Ambas finalizaram na mesma temperatura final (que não sabemos ainda se é a ideal). Além dessas duas, temos outro café com torra teste para Espresso. O valor continua o mesmo da última postagem. Entre em contato para saber mais detalhes: 31 999427844
    1 point
  14. Após algumas semanas sem conseguir resultados diferentes e até com algumas massas perdidas, ontem consegui um resultado que me deixou muito feliz.
    1 point
  15. Chegou depois de sete meses. É genérico, mas para iniciar optei por esse, do que um de lâmina. Enviado de meu LG-D805 usando o Tapatalk
    1 point
  16. Entrando para o clube da Aeropress :-) Sent from my Moto G Play using Tapatalk
    1 point
  17. Muita gente fica em dúvida de como postar fotos no fórum. Há a possibilidade de fazer upload diretamente no fórum, porém essa é uma funcionalidade muito limitada. Por isso, costumo enviar minhas fotos através do site imgur.com Lá é possível fazer upload sem mesmo ter uma conta, mas eu preferi criar uma para poder ter mais controle sobre as imagens que eu posto. Resolvi fazer um passo-a-passo de como enviar imagens e postá-las no fórum, no intuito de ajudar as pessoas e também tentar deixar o fórum mais leve. Existem vários caminhos para o envio de imagens. Circulei dois em vermelho. Eu costumo simplesmente arrastar as imagens para dentro da página. Clicando no arquivo no meu computador e arrastando para dentro do site: Após o upload, a imagem aparece em sua galeria: Feito isso, abra a imagem, clique no canto inferior direto em "Large Thumbnail" (por default, vem selecionado o tamanho original da imagem, que muitas vezes fica ruim de visualizar direto no fórum) e depois copie o conteúdo da lacuna "Linked BBCode (message boards)". Dessa forma, ao postar no fórum, a imagem irá aparecer no corpo da postagem, e se a pessoa clicar nela, poderá ver a imagem em tamanho original no site do imgur. Basta colar o link no seu post e pronto! É possível criar álbuns, colocar título e descrição nas imagens, etc... p.s.: Momento "inception" p.s.2: Se os moderadores aprovarem, acho seria interessante mover esse tópico para Leitura Obrigatória.
    1 point
  18. Tutorial para Aeropress Introdução: Este tutorial serve como diretriz para extração na Aeropress tanto pelo método normal quando pelo método invertido. De acordo com o Wikipedia, inventado em 2005, a AeroPress é um dispositivo para fazer café. O método consisten de deixar o café em infusão por um tempo e, em seguida, forçar a passagem do líquido através de um filtro, pressionando o êmbolo através do tubo. Os filtros utilizados são os filtros de papel Aeropress ou filtros de metal em forma de disco. O fabricante descreve o método com características de espresso, enquanto outros mencionam que o método assemelha-se mais a coados. Apresentação: Segundo o fabricante, a vantagem da Aeropress é que o café está totalmente imerso em água quente, resultando em uma extração rápida e extensa dos dos componentes aromáticos. O controle de tempo de infusão de acordo com a preferência pessoal é uma outra grande vantagem, pois permite controlar a acidez/amargor devido à extração. Os resultados, de acordo com o fabricante, o café resultante desta extração é mais suave, pois, devido a temperatura ideal e a leve pressurização produzem um café rico em sabor, com menor acidez e sem amargura. Além disto, a imersão completa do pó moído, resulta em uma extração uniforme, diferente de outros métodos, que por exemplo, coados, que podem sobreextrair no centro do filtro e subextrair nas bordas. E pode-se desfrutar do café com pouco tempo de preparo. Ou seja, rápido e prático. A Aeropress é feita completamente de copoliéster translúcido e não contem BPA e pthlalates. Itens da embalagem: · Aeropress (corpo, êmbolo e tampa inferior) · Funil para pó · Colher medidora · Agitador · Suporte para filtros de papel · 350 filtros de papel Itens necessários para extração: · Aeropress · 18g de café (em grãos, moído na hora) · 200g de água quente (+- 85°C) · Filtro de papel ou metálico · Copo/xícara/caneca que permita apoiar a Aeropress sem dificuldade Vale lembrar que as medidas citadas aqui vão do gosto de cada um, podendo variar em massa de pó ou água, assim como a temperatura da extração. Cafés diferentes requerem ajustes diferentes. A mudança de cada variável acima, resultará em um café mais ácido/amargo. O tempo de pré-infusão e infusão podem variar também, dependendo do resultado desejado. O ideal é fazer este método uma vez e depois adequar ao seu gosto. Itens adicionais para extração: · Balança · Cronômetro · Termômetro · Copo graduado ml Recomendações iniciais: 1. Escaldar a AP antes da extração para melhores resultados. 2. Pré-aqueça o copo, caneca ou xícara para melhores resultados. 3. Utilizar café moído na hora. 4. O café deverá ser moído em granulometria entre espresso e coado (mais ou menos como o sal de cozinha). 5. Caso não tenha balança, utilize a colher medidora. Ela comporta aproximadamente 15g. 6. Caso não tenha termômetro, espere a água ferver, aguarde alguns segundos e faça a extração. 7. Caso não tenha copo graduado, meça água pelo tubo do êmbolo. Encha o tubo e coloque para ferver. O tubo suporta pouco mais de 200ml. Extraindo no Método Normal: Primeiro, retire a tampa preta roscada na parte inferior da Aeropress. Coloque um filtro de papel no interior da tampa. Umedeça o filtro de papel com água quente por alguns segundos e depois rosqueie novamente a tampa. Com a Aeropress já escaldada, coloque o funil no topo e despeje o café moído. Adicione bem devagar, 50ml de água quente (ou até a marca 1 gravada no corpo da Aeropress) aproximadamente. Conte 40 segundos. Esta etapa, chamamos de pré infusão. Logo depois, despeje o restante da água e agite bem por 10 segundos. Aguarde um minuto e meio. Umedeça o êmbolo de borracha em toda sua superfície. Acople o êmbolo ao corpo da Aeropress. Não é necessário pressionar com muita força. Apenas tente abaixar o êmbolo à uma velocidade constante. A extração deverá parar logo após a água seja toda extraída, ou seja, imediatamente após iniciar a “extrair ar”. Retire a Aeropress e aproveite bem o café. Extraindo no Método Invertido: O método invertido é muito parecido com o método normal, mas possui algumas particularidades. Vamos lá. Primeiro, retire a tampa preta roscada na parte inferior da Aeropress. Umedeça o êmbolo da outra peça e acople na Aeropress até pouco abaixo da marca 1 do corpo. Vire a Aeropress de cabeça para baixo. Aproveite esta etapa para escaldar a Aeropress bem como o filtro metálico. Logo após coloque o pó de café moído e acrescente aproximadamente 50ml de água quente ou até próximo a marca 2 do corpo. E aguarde 40 segundos. Passado o tempo, adicione o restante da água e misture bem por 10 segundos. Espere um minuto e meio. A parte diferente do método normal vem agora. Posicione o filtro metálico no bocal da Aeropress. Depois de ter certeza que o filtro metálico está bem centralizado com o corpo, encaixe a tampa roscada. Esta parte requer atenção. Pegue o copo e vire de cabeça para baixo, encaixando-o bem à Aeropress e desvire todo o conjunto de uma só vez. Feito isto, pressione o êmbolo para começar a extração. Desça suavemente e de preferência a uma velocidade constante até que começe a sair apenas ar da Aeropress. Não é necessário apertar o êmbolo até o final pois solúveis indesejados podem começar a ser extraídos também. Alterando o resultado final. Retire a Aeropress e aproveite bem o café. FAQ: 1. Por que o filtro metálico funciona apenas no método invertido? Simples. Porque os filtros metálicos permanentes possuem furos grandes o suficiente para que a água escoa através dele sem que haja o pressionamento do êmbolo. Desta forma, ao despejar a água, ela escoa imediatamente, não dando tempo suficiente para a infusão. 2. Além do filtro metálico utilizado, existem outros? Sim. Existem outros tipos de filtros que podem ser utilizados na Aeropress, como os filtros de papel que vêm junto na embalagem do produto. Existem também outros filtros permanentes que podem ser adquiridos à parte, como o Able Disk Standard, Kaffeologie S Filter, e talvez outros mais. 3. Então, qual seria a vantagem do filtro permanente? Segundo o fabricante, “Este de tipo de filtro é reutilizável. Permite que mais óleos passem durante à extração sendo capaz de extrair um café mais encorpado e completo. Além de eliminar a necessidade dos filtros de papel, sendo mais conveniente em viagens, por exemplo.” (Tradução do autor) 4. Gostei dos filtros permanentes, qual devo comprar então? No caso dos Able, existem duas opções disponíveis: Standard e Fine. As diferenças entre são: Filtro Standard: Café mais encorpado e com um pouco mais de particulados na xícara. É um filtro mais espesso e podendo ser bastante utilizado, sendo muito difícil empená-lo ou danificá-lo. Filtro Fine: Café mais doce com pouco ou nenhum particulado. É muito mais fino (1/3 da espessura do filtro Standard) e devem ser manuseados cuidadosamente para evitar empenos ou danos. 5. E os filtros de papel? Posso reutilizá-los também? Segundo experiência dos colegas do fórum, é possível a reutilização do filtro permanente em pelo menos 3 extrações. Sendo que o ápice do filtro, está no terceiro uso, pois já não sobrou nenhum gosto de papel. 6. Ótimo, então é só passar bucha e detergente e está pronto para uso novamente? Não. Não faça isto. Para limpeza dos filtros de papel, basta colocá-los debaixo de água corrente por alguns segundos para retirar vestígios do pó da última extração. Não é necessário esfregar e muito menos aplicar detergente. O detergente deixará gosto no papel e transferirá este para o próximo café. 7. E para lavar a Aeropress? Como faço? Para limpeza da Aeropress após seu uso, basta desenroscar a tampa inferior e retirar o filtro. Próximo a uma lixeira, terminar de pressionar o êmbolo até o final. O bolo de café cai praticamente todo. Depois, basta colocar a Aeropress debaixo de água corrente e passar a mão em toda a superfície. Não é necessário utilizar detergente. Mais informações: http://www.aeropress.com/ http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4-aeropress/ https://www.youtube.com/watch?v=ZAOWdU8rhto Espero que todas as dúvidas tenham sido solucionadas. E caso não tenham sido, não hesite em nos perguntar. No mais, Bons cafés!
    1 point
×
×
  • Criar Novo...