Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 10-10-2018 em todas as áreas

  1. Pra uso doméstico ou comercial? Sobre robustez e durabilidade, acompanho a opinião do Torres. Os Astro são fabricados pela Macap em OEM para a La Spaziale. São modelos comerciais, para alto volume de trabalho, já os Baratza são modelos domésticos, compactos e menos ruidosos, destinados a baixos volumes de utilização. Em casa, um Astro vai durar décadas sem problemas mecânicos, se bem cuidado. Num comércio movimentado, um Baratza está fadado a ter problemas de desgaste acelerado e até perda de garantia (mal uso) se for comprado novo. O TOP Instant ou Astro 8 (Macap M4 Digital Doserless) usa mós planas de 58mm e o Vario usa mós planas de 55 milímetros. Em termos de velocidade de moagem e risco de aquecer o grão, o Vario seria mais lento e mais seguro de não aquecer, mas a diferença seria pequena em termos práticos. O motor do TOP é pequeno para modelos comerciais, mas ainda assim tem quase o dobro da potência do Baratza. O Astro é "stepless", sem limitação de "passos" de ajuste de moagem, mas mesmo no mais grosso ainda mói fino demais pra um coado, mas consegue chegar a ficar fino o bastante pra fazer um bom café turco... e o Vario tem centenas de passos de ajuste, desde grosso o bastante pra uma Prensa Francesa até fino o bastante pra chegar mais ou menos perto de um Turco (se chegar, corre o risco de danificar, mas pode-se tentar sob conta e risco do utilizador). A coisa mais "sacal" do Vario é que ele demora umas 2 ou 3 moagens pra "assentar" os mós depois de um ajuste grande de granulometria (de AP pra espresso, por exemplo), então gera "perdas" ou extrações inadequadas... se for só pra espresso, isso não é problema. Obs.: tem gente que diz não notar esse problema, então pode ser algo aleatório entre os Vario. Parece que o Astro 12 Instantaneo vendido aqui no Brasil é o Macap MXD On Demand (ou MXD Xtreme, sei lá), um monstro com motor enorme, mós planas de 75mm e pesando umas 5 ou 6 vezes mais do que um Vario... Não sei dizer se a uniformidade da granulometria do TOP (58mm) é melhor que a do Vario, mas do Macap MXD (75mm) você encontra testes que indicam uma qualidade muito alta, supostamente acima da que o Vario oferece, e bastante elogiado pelo pessoal do espresso nos "forums" internacionais. Já vi os dois Macap/Astro em uso, mas nunca usei, então isso tudo é opinião resultante de leituras. Tenho um Vario Home da Mahlkönig (alemão) que usa usa o mesmo módulo de moagem da suiça Ditting que a Baratza (são praticamente clones um do outro) e posso dizer que a moagem é excelente, mas depois que comprei um moedor da classe "titã" (mós de 83mm pra cima) notei um ganho substancial de qualidade no espresso. Daí coloquei mós de aço no Vario e o utilizo pra moagens grossas (de coados pra cima).
    3 points
  2. Isso mesmo Miguel, é do pessoal do Fruto Mineiro. Cara, o café da Ucha por se tratar de um fermentado pode ser um pouco difícil de torrar. Já os outros não devem apresentar muitas dificuldades. Entretanto é meio cedo ainda pra afirmar isso com convicção. A gente mesmo torrou esses cafés de uma a duas vezes no máximo até agora e focamos em fazer uma torra de prova somente. A ROAST Cafés vai aquirir um pouco de café junto a Compra Coletiva para torrar exclusivamente para os membros do fórum. Os cafés serão disponibilizados exclusivamente no site a partir do dia 29/10. Mais detalhes sobre a comercialização dos cafés torrados pela ROAST, assim como das outras torrefações, serão disponibilizados aos poucos por aqui.
    1 point
  3. @LUW, a balança não deve estar medindo a água evaporando... mas sim o calor é que está bagunçando a medida. Se esquentar o sensor, ele muda a calibragem. Precisa usar algum isolante térmico, e é aí que entra aquele tapete de silicone da Hario e da balança chinesa pra coados (também tenho uma da AliX, similar à sua) Aquela básica "maiorzinha" do ML vem com 2 tampas, eu uso a grande por cima, como se fosse uma bandeja, onde coloco as xícaras/copinhos pra extração. Além de coletar quaisquer gotas/respingos, isola termicamente por algum tempo, suficiente pra não dar erro durante a extração. Fica do modo como o colega @Marcos Sampaio postou nas fotos, só que com a balança da sua segunda foto... Aliás, porque você está colocando a tampa por baixo? Pra garantir que, se escorrer água, vai encharcar a balança? Você já tem um anteparo pra não molhar por baixo nem por trás... Eu nem uso isso, só descolei a bandeja metálica (soprador térmico) e protegi a balança toda por baixo com filme de PVC antes de colar a bandeja de volta. Quando tem de trocar pilhas ou quando o plástico fica melado demais, eu repito o processo. Tá durando bem, essa balança atual tá com uns 2 pra 3 anos.
    1 point
  4. Mais robustos, certamente Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    1 point
  5. ai, ai... Nunca vou chegar no nível de alguns aqui.... Mas, em compensação, essa xing-ling, baratinha, além de dar conta do recado, por conta do próprio projeto se não virar de cabeça pra baixo, não entra água no mecanismo.
    1 point
  6. fala pessoal! Esse entao sera a seleção? Entendi certo mesmo? Esse daqui é o pessoal do Fruto Mineiro? ZLF - Faz. Alto da Sera - Café do Thiego e Felipe Tomei um cafe deles este ano, estava muito bom, se forem eles neh.
    1 point
  7. Aprimorando a máquina
    1 point
×
×
  • Criar Novo...