Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 03-04-2019 em todas as áreas

  1. Pois é, na linha de um certo líder político internacional que diz se sentir honrado quando suas postagens mirabolantes são taxadas de fakenews, a moda agora é fazer alarde e enaltecer o "0% Arábica". Afinal, se tem quem pague, por que não?
    6 points
  2. A velocidade é semelhante ao MINI, de coado para frente é muito rápido, para expresso , 20 grs, uns 90 s , na mão do Alex , seria metade, ele é muito rápido, o Alex, rsrsrs Não, o valor vai ser maior, algumas coisas mudaram: O EURO não chegou a R$ 4,00 Estou bem induzido a comprar as mos com tratamento, quase dobra o valor. O fornecedor que fez o orçamento inicial pulou fora. Acho que em 15 dias conseguirei atualizar os valores.
    5 points
  3. @GuilhermeB Só para constar, esse não é um caso de desgaste prematuro, ou a tal "aramalha". Estou com a cafeteira do Thiago em mãos e não tem nenhum resíduo do latão alimentício. E não pode ser sujeita de ferro, porque não tem ferro em nenhuma das ligas. Essa sujeira escura é resultado dos minerais da água, em contato com o latão alimentício, resto de lubrificação e café. Lembrando que desde meados de 2018 desenvolvemos todo um novo sistema interno, com novo pistão, válvula, chuveiro, fuso e porca. O que facilita pro cliente fazer manutenção, e pra gente na montagem.
    3 points
  4. Entendo e respeito o trabalho do produtor, que isso fique claro! Tanto que na minha brincadeira nem critiquei o produto em si, apenas a postura de enaltecer o Robusta de maneira irreal... precisa investir muito tempo e dinheiro pra fazer chegar perto de um arábica mediano, pelo menos por enquanto. Ainda é cedo pra esse alarde. Daqui muita seleção e enxertos, quem sabe. Se eu vir um pacote do CoffeeLab escrito que é Robusta, mesmo a 45 lascas o "quartin", devo querer pegar pra provar, pois a reputação da raposa me leva a crer que deve valer a experiência. No harm, no foul. Se estiver escrito que é fermentado, independentemente de ser Robusta ou Arábica, vou passar longe por motivos de saúde (adiante). Se eu comprar um pacote no meio de um monte de 100% arábicas para depois descobrir que é um 100% robusta, vou ficar P da Vida por ter sido enganado por uma empresa/pessoa que eu confiei. Quebrou a confiança, entendeu? Esse "na surdina" não é exatamente ilegal, pois não anunciou falsamente ser arábica, mas deu a entender que era. "ah, mas a intenção era mostrar pro usuário/cliente que num teste cego ele não diferencia os dois"... bom, duplamente perigoso: 1o, quem tem baixa tolerância à cafeína e dosa o consumo conhecendo a concentração média do Arábica vai passar um apuro com um Robusta dissimulado como esse. 2o, tem os alérgicos à alguns (dejetos de) micro-organismos oriundos da fermentação de café... eu mesmo não me dou bem com fermentados, quando provei o do Martins tive reações alérgicas fortes. Se eu for pro hospital e no exame toxicológico eu descobrir que foi um fungo de café, vou partir pra investigar quem me contaminou, nem que tenha de examinar até a última das minhas amostras de café. Não comprei fermentado, se isso ocorreu por engano, foi incompetência e deve ser tornada pública. Se foi intencional, como manobra comercial, além da exposição eu quero indenização. Mas eu sou um Chato do Café. Deem um desconto pro "fator chatice"...
    2 points
  5. Gente é o seguinte: Só colocando as coisas no seu devido lugar neste interessante caso: Eu provei esse Robusta junto com o @Gilberto com o @Wagner Castilho com o André, emfim. Provamos sem saber o que era ( propositalmente ) e ambos achamos que era um arábica " bom " talvez de fora pelo sabor exótico. Revelado os segredo de ser robusta depois da prova então vamos as considerações.: Eu conheço Lucas venturim a uns 3 anos, e neste período já vou para a terceira safra de cafés que torro deles para estudar, provar e etc. Inclusive este fui atrás para comprar mas não tinha mais. Sobre o o processo: Ele não necessariamente pra eles sai mais barato que o Arábica, porque todo o processo de cuidado das plantas, colheita e pós colheita é feito como se fossem os melhores arábicas, ou seja: Colheita seletiva, só frutas maduras sem defeitos, seca em terreiro suspenso, fermentação, e isso faz com que ele esteja vendendo este café a incríveis 1.500 reais a saca. Incrível para robusta não ? Agora o que eu acho ? Acho que se trata de um robusta super alterado pelo processo de fermentação e que assim sendo apesar de louvável, foge totalmente a característica do que é essa variedade. Tanto que esse processo não é sustentável a ponto de que terá quantidade a vontade desse café no mercado, isso não deverá acontecer. Em resumo: Foi um grata surpresa, eles estão de parabéns. E aí quem está no mercado e sabe capitalizar em cima disso é ótimo a começar pelo produtor que merece.
    2 points
  6. Tomei um robusta especial que ganhei na SIC de 2016 e para mim não tem jeito, para ficar ruim tem que melhorar muito. Até algumas cápsulas da Nespresso que alguns amigos me oferecem e contém um pouco de robusta no blend eu já não aprecio tanto. Mas tem o velho ditado que diz: tem gosto para tudo.
    2 points
  7. Eis que semana passada estava acabando meus cafés, passo em frente ao Coffee Lab e resolvo parar... numa olhada apressada nas prateleiras acabo fazendo a escolha pelo preço dos menores, $45 o pacotinho, porque por 70 e poucos reais a maioria dos que estavam disponíveis prefiro importar da Square Mille. Não presto muito atenção no que comprei e bora fazer o cupping, interessante, mais na linha do que o Jimseven chama de weird tasting coffee, mas não deixa de ser interessante, no pacotinho diz notas de barril de carvalho, de fato, parece café de macho rsrsrsrs, não pra todo dia mas interessante. Acabam as opções em casa e por três dias só tomo dele, 3 ou 4 vezes ao dia, espresso duplo no capu da manhã, espresso duplo no meio da tarde etc. Ontem me notei bem mais aéreo do que o normal, cheguei a tremer levemente no meio da tarde kkkk. Olho de novo o pacotinho, conheço esse nome de algum lugar, Venturim, presto mais atenção na variedade, Vitória - lote 69. Cai a enorme ficha, estou tomando 100% Robusta há 4 dias kkkkk. Pô, mas nem pra deixar mais claro na embalagem o que estava levando rsrsrsrs. Bora experimentar fazer uns blends com outros cafés mais doces pra ver no que dá. Mas valeu pela experiência, não me lembrava qual a última vez que tomei algum café que tivesse Conilon no blend, e agora 100%!!!
    1 point
  8. huuun. Não tinha relacionado respingos com torra clara. interessante a ideia. Alguém mais já percebeu isso? Ouvi falar que isso é causado pela distribuição do pó dentro do filtro. Vejam o vídeo: Eu sei que o Baratza Sette 270 que tenho cria MUITO esguichos. tipo um EK 43. bizarro. Já o Breville não causa nada disso.
    1 point
  9. No final de tudo ficaram duas impressões bem fortes: o raposo foi pego pela raposa, touché. e a de que a raposa deve ter aumentado a quantidade de charutos que ela fuma por dia, porque ô café de macho kkkkk
    1 point
  10. Turma, @LUW, se robusta produz muito mais, é mais fácil de cuidar, etc., etc., um robusta 'especial' precisa ter preço bem menor que o arábica. Embora seja especial, convenhamos, $45 lascas venusianas por um pacotinho ou $180 o quilo (????), pelamor, vai mofar na prateleira e eu não passo perto!
    1 point
  11. Sendo sincero, se for bem torrado, e obviamente BEM AVISADO na embalagem e com preço proporcional, de quando em vez não vejo mal.
    1 point
  12. Deus me livre de robusta
    1 point
  13. Felizmente pra muito produtor e infelizmente pra muitos consumidores é a nova moda do cafe especial! Raposeiras, SM, Leo Moço, Santo Graao entre muitos estão nessas
    1 point
  14. Obrigado pela dica, @Murilo Lins. Os meus chegaram há 2 semanas e são os melhores panos que já utilizei na vareta e têm absorção na limpeza geral bem acima do normal. Valeu
    1 point
  15. Parabéns Wipper, conseguiu se virar muito bem e se adaptar rápido. Massa O Resto é ajuste. A Aram é uma baita maquina legal pra um ou dois shots. Balança, se quiser com timer tem uma de um importador chinês que está trazendo para o Brasil no meu instagram @torrafrescacafes se quiser te dou o contato dele. Sem timer, eu uso essa https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-890820272-mini-balanca-digital-de-bolso-01g-ate-2000g-alta-preciso-_JM?quantity=1 Vai maravilhosamente bem.
    1 point
  16. Grande @Gilberto Pelas limitações de equipamentos são poucos cafés que ouso uma BR 1:1 por exemplo. Aprendi a identificar no 1o cupping em quais faixas de BR vou brincar com expresso para cada café, quando acho um que tem potencial para a textura 1:1 até chego a experimentar, às vezes fica ótimo e bem docinho, e o tempo é beeemmm estendido, chego a ter extrações que ultrapassam 1'30'', e na minha compactação de 10Kg, ou seja, não me iludo em manipular o tempo pela força de compactação. Mas a questão é que é possível ter o mesmo TDS e taxa maior de extração, ou seja, o café tinha mais coisa boa pra dar, mas só em outra BR, por isso é meio jogar dinheiro fora fazer BR 1:1. De qualquer maneira sinto que pela 3a vez invadi um tópico com outra conversa pouco oportuna ao tópico, merecia estar em outro lugar. Nem quero me estender muito mas minha crítica maior é na mistura de linguagens e achar que há uma linguagem universal, tirar espresso é coisa de artesão, o ser humano quer universalizar e normatizar a linguagem mas não tem como aqui. As conversas entre as normas Illy e a tentativa de normatização do Andy Schecter sempre dão treta, quem acompanha forums de outras terras sabe bem disso. Apesar de super oportuno a medição por massa sugerida pelo Andy, e agora amplamente utilizada, ele foi bem pouco perspicaz ao importar a linguagem dos italianos para dar nome aos bois, são linguagens totalmente diferentes e é bastante tolo dizer que uma BR 1:2 é um normale, etc. Se ele não tivesse feito esse uso extemporâneo da linguagem dos italianos, muita treta que já houve, e continua existindo não teria razão de existir. Tanto que os profissionais que costumam ser referência nos cafés especiais não utilizam os termos italianos há vários anos. É uma conversa a ser estendida, em outro lugar. Grande abraço PS. estou esperando o distribuidor e a base extra pro tamper de 58.5 rsrsrs Fábio
    1 point
  17. Minha atualização, me consultei com o @dessidepaula que me deu uma super mão, agradei diretamente, mas segue meu público agradecimento, pessoa gente fina, aliás, vou falar, viu tá cheio, cheio de gente fina esse fórum, maior orgulho!!! O Leandro indicou as deficiências e estou 'suplementando', a planta ficou debilitada depois da praga. Na verdade minha sacada está superpovoada e eu tenho que tirar um pouco de plantas, mas que nem bicho, agente se apega à elas também e é difícil cortar uma, então estou doando umas para meus pais. Ainda tenho pela frente para desapegar, um pé de mamão e pimenteiras ... Luta constante, tenho que me organizar melhor. Segue a vida, seguem crescendo os frutinhos. @paulogarnica tão lindassos os teus, nada substitui 'plantar uma planta' onde ela deve ser colocada, no chão! Parabéns galera, quem lembrar publica uma foto aí! Abraços!!!
    1 point
  18. Ainda é essa a estimativa de preço? Outra pergunta: quanto à velocidade para moer, como ele se comporta? Estou acostumado com o Mimoso, que é mais rápido de usar que outro moedor manual de mecânica chinesa que eu ganhei de presente. Costumo moer, de manhã cedo, pelo menos cinco doses, para o café da manhã da família, que não pode se atrasar para sair.
    1 point
  19. @Gilberto, como falei em outro lugar, dessa vez não estou sofrendo pois já tenho o BM. O novo vai ser um plus mesmo, para eu aposentar o meu Hario Slim. Só estou curioso mesmo para saber como está ficando. Sabe que gosto de engenharia e mecânica, então acho legal ir acompanhando suas modificações.
    1 point
  20. @Ana Reut @LUW Poxa, estou em falta com o pessoal do fórum, está semana vou publicar todas as atualizações, em todos os produtos. Mas falando do BRAVITO ( ainda não definido o nome), o 1º protótipo funcionou bem, mas vou fazer alguns ajustes, farei por estes dias um 2º protótipo, a produção está bem atrasada , já estou prevendo para setembro. Vou fazer 150 unidades no 1º lote, e ainda da para entrar na fila. Abracos
    1 point
  21. @esteves, bem vindo ao CdC. Não sei você ficou realmente empolgado ao entrar para o clube e não prestou atenção, ou se você é simplesmente mais um dos muitos vendedores/representantes de máquinas e equipamentos que descobrem o clube numa busca e saem postando propaganda disfarçada de postagem sem se dar ao trabalho de prestar atenção no que está acontecendo... Há também aquela postagem falha de @Limavalery, que se cadastrou, citou uma mensagem antiga e nunca mais apareceu, o que reativou o tópico, então dá pra entender se foi um mal entendido. Se você realmente tinha a intenção de ajudar, seria interessante ler o tópico todo, não apenas a postagem inicial, que tem já 3 anos. A própria pessoa postou em seguida outras informações que tornam a pergunta raiz obsoleta, logo sua resposta ficou sem propósito aqui. De qualquer maneira, muito bacana querer ajudar, mesmo que com um produto incompatível com todos os parâmetros da solicitação e anos depois de a situação estar resolvida. Se você for um vendedor/representante, sugiro ler as regras do Forum e proceder dentro das normas. Sinta-se bem-vindo ao Clube, mas por favor seja claro em suas intenções e poste anúncios nos Classificados e promoções no sub-forum Buscafé. Em geral, tentativas de disfarçar anúncios como postagens acabam denigrindo a imagem da empresa e/ou produto, pois há um núcleo de pessoas muito sérias a respeito do mundo do café no CdC, e o nível crítico do pessoal aqui é altíssimo. Qualquer que seja o caso, leia a área para iniciantes do Forum e participe!
    1 point
  22. Essa história de ristretto, normale, lungo já caiu por terra há tempos consideráveis, existem várias polêmicas e pouca pacificação. Merecia um tópico próprio mais crítico. Com a medição de TDS e extração, bons equipamentos, há praticamente um consenso de que a BR 1.1 é jogar dinheiro fora pois SEMPRE haverá subextração, os números não mentem... Mas claro, há gosto pra tudo... O conhecimento é vivo, ser normativo de acordo com tal fonte ou tal "autoridade" é estar preso ao passado. Mas, claro, é preciso conhecer as "regras", as diversas regras, antes de abandoná-las, o problema, ao meu ver, é achar que o que elas dizem é o certo, a maioria dos grandes nomes do mundo do café, do espresso, têm seu próprio jeito peculiar e acabam influenciando novas maneiras de se extrair e conceituar. Pra que insistir em café com cheiro de naftalina? Há muito a se conhecer e explorar nesse mundo.
    1 point
  23. Só um pequeno ajuste. Tradicionalmente, ristretto (como normale, e lungo) se refere à proporção de café/água*. Doppio ("dobro") é volume, portanto pode ser ristretto, normale ou lungo doppio. *: Café (em gramas de pó) / volume na xícara (em gramas) ristretto - 1/1 normale - 1/2 lungo - 1/3
    1 point
  24. Fiz um upgrade na minha Aram: um shot mirror (na verdade um espelho de inspeção de carro). Depois de uma semana de uso não posso mais imaginar usar ela sem o espelho (e o filtro IMS). Ajuda bastante na avaliação dos shots.
    1 point
  25. Allex acho que finalmente acertei. Obrigado pela ajuda, foi com 1v+9. Tama meio "apressado" antes girando a manivela.
    1 point
  26. Opa @danniellopes cara pela foto é difícil de saber se a granulometria está boa, aparentemente não está muito uniforme a moagem e ainda não está muito fino, mas não tem como saber direito (tenta mandar uma foto do café já compactado no porta filtro, com uma luz boa que aí dá pra ter uma noção melhor), a crema precisa permanecer ainda por um tempo razoável após a extração, se ela está desaparecendo logo em seguida, é que ainda tem alguns fatores pra serem ajustados, como você já está usando um café mais novo, tenta verificar: 1. A pressão exercida na própria cafeteira durante a extração, cara eu apanhei nos 3 primeiros até acostumar com a pressão adequada, tenta ver o tutorial do Aram que tá no youtube, só depois de ver umas 2 vezes que consegui extrair direito, antes disso tava saindo quase sem crema também apesar do café ser novo, tenta levantar a manivela e começar a descer com uma mão só como ele faz no vídeo, e tenta fazer isso bem rápido até sentir a pressão aumentar na descida, aí coloca a mão mesmo e controla a pressão. 2. Precisa ver a granulometria, não conheço o moinho que usou, mas dá uma olhada nas mós dele, são cônicas, planas, ou lâminas tipo liquidificador? O ideal é ser plana ou cônica, se for de lâmina dificilmente vai conseguir um resultado razoável. As partículas precisam ficar +/- uniformes no tamanho após a moagem. Em relação a vazar pelo lado, a minha também aconteceu isso nas primeiras extrações, tenta apertar um pouco mais o portafiltro (mas não muito pra não cortar a borracha de vedação) Cara de resto, é treino mesmo, como o processo é todo manual, aos poucos vai pegando o jeito.
    1 point
  27. 29 gramas é um novo record mesmo haha.. eu consigo isso no filtro triplo mas no normal tem que estar muito compactado pra derrepente caber isso.
    1 point
  28. Oi, pessoal. Hoje fiz o segundo experimento que mencionei no post acima, de deixar a máquina ligada direto por 20 minutos. Ao final desse tempo, extraí água por 10 segundos em um copinho de isopor, com a temperatura de 83,6˚C. Não fiquei satisfeito com a temperatura menor do que 85,9˚C, obtida com o experimento 1 (de intercalar momentos com a máquina ligada e desligada). Fiz uma segunda extração de água por 10 segundos, fora dos planos, e obtive a temperatura de 86,8˚C. Em função dos valores obtidos, considero minha premissa inicial aceitável (uma máquina com a caldeira pequena pode aquecer a água, caldeira e grupo de forma eficaz intercalando momentos com ela ligada e desligada). Obviamente, para chegar a uma resposta mais precisa, seria necessário formalizar esses testes melhorando a metodologia. Por enquanto, sigo com o método que propus, de preaquecer a máquina intercalando momentos com ela ligada e desligada. Seguem os dados que obtive: Medição Tempo Exp.1 Exp.2 0 0:00 27.1˚C 26.3˚C 1 1:00 27.1˚C 26.3˚C 2 6:00 38.0˚C 40.4˚C 3 11:00 43.6˚C 50.8˚C 4 12:00 44.1˚C 52.2˚C 5 19:00 56.8˚C 59.9˚C 6 20:00 57.6˚C 60.5˚C Temperatura no copinho de isopor: Exp. 1: 85,9˚C (em medição única) Exp. 2: 83,6˚C (e 86,8˚C em segunda medição) No experimento 1, máquina ligada entre medições 0 e 1, 3 e 4, e 5 e 6. Desligada entre 1 e 3 e 4 e 5. No experimento 2, máquina ligada entre medições 0 e 6. Máquina usada: DeLonghi BAR32 (igual à EC220)
    1 point
  29. Olá, @davi.naizer. Obrigado pela ajuda com o teste :-) A minha premissa é que uma máquina com a caldeira pequena pode aquecer a água, caldeira e grupo de forma eficaz intercalando momentos com ela ligada e desligada. Para aquecer todos esses itens é preciso que o calor da água de dentro da caldeira seja transferido para todo o grupo, o que leva algum tempo. O calor da água é transferido aos demais itens, esteja a máquina ligada ou não. Então, o objetivo aqui é verificar se é possível diminuir o tempo que a máquina fica efetivamente ligada. É importante lembrar que essa máquina aquece a água bem rapidamente, com a luz verde acendendo em menos de dois minutos, e que com esse tempo, o grupo permanece em temperatura ambiente ou, no máximo, levemente morno. Para investigar se minha premissa é verdadeira, resolvi fazer um experimento com dois procedimentos e comparar: 1. Intercalar momentos com a máquina ligada e desligada em um total de 20 minutos. 2. Manter a máquina ligada por um tempo total de 20 minutos. Hoje só pude fazer o teste com o primeiro procedimento. Farei o segundo amanhã, com a máquina em temperatura ambiente. Metodologia Com um termômetro encostado no grupo/porta-filtro e um cronômetro, registrei a temperatura nos tempos 0, 1, 6, 11, 12, 19 e 20 minutos. Deixei a máquina ligada nos intervalos de tempo 0-1, 11-12, 19-20 minutos. Deixei desligada nos demais intervalos (1-11 e 12-19). Ao final, coloquei o termômetro em um vaso externo de água a cerca de 75 graus enquanto expurgava a água direto em um copinho de isopor, sem o porta-filtro. Após expurgar água por cerca de 10 segundos, medi a temperatura e alguns segundos depois chegou a 85,9 graus e começou a cair. Dados (resultados) Obtive as temperaturas abaixo indicadas. t0: 0:00min 27,1˚C t1 1:00min 27,1˚C t2 6:00min 38,0˚C t3 11:00min 43,6˚C t4 12:00min 44,1˚C t5 19:00min 56,8˚C t6 20:00min 57,6˚C Temperatura no copo (10s de água extraída): 85,9˚C Comentários preliminares A metodologia é meio tosca, mas, como falei no post anterior, é o que tenho disponível. Considero que 85,9˚C é uma temperatura bem interessante para uma máquina que ficou apenas 3 minutos ligada. Amanhã repetirei o teste com a segunda situação, mantendo a máquina ligada por 20 minutos e irei comparar e compartilhar os resultados aqui.
    1 point
  30. Tamper 51mm Tudo que vc quer saber esta aqui no topico. Quanto ao braco vc tem que perguntar para o pessoal desse topico que trocou.
    1 point
×
×
  • Criar Novo...