Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 03-07-2019 em todas as áreas

  1. Fala galera cafeínada! Quais cafés BRASILEIROS vocês já tomaram neste ano que podem rankear? Vamos fazer o TOP 5? Meu top5 por enquanto: 1. CAFÉ DA ROSA - Cordilheiras do Caparaó 2. Piatã - Chacara São Severino 3. CAFÉ DO MOÇO SUPER FLORAL - Leo Moço 4. VALE DOS BARBADOS 5. MILHO VERDE - Cordilheiras do Caparaó E vocês?
    2 points
  2. 1 - Dorvanil D´agostini - Honey - Caparaó 2 - Michael Alcantara - CD - Piatã 3 - Café do Ronaldo - Natual - Cristina - mg 4 - Lima Deleon - Natural - Caparaó 5 - Antonio Rigno - CD - Piatã Todos torrador por mim no caso 2 primeiros usando o stratto e os ultimos 3 usando ainda a air frier. Vale lembrar que são cafés colhidos em 2018 ( safra comercial 18/19 ). Agora estão começando chegar os cafés safra 19/20. Teremos provavelmente ótimos cafés no topo e cafés mais ou menos 84 pontos pra baixo. Veremos!
    2 points
  3. Fora o liquidificador da pra usar também um mini processador daqueles que vem com o mixer. Pra espresso não recomendo usar moedor de lâminas pq não vai garantir padronização na moagem. Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando o Tapatalk
    1 point
  4. Obrigado, @Mesquita e @Paulo Gomes. Já estou bem inteirado nos produtos do Gilberto! haha O debut é um pouco maior do que eu gostaria. A máquina fica sempre na bancada, mas acabo trocando o restante de lugar com certa frequência. Tô achando que vou ter que entrar pra fila de janeiro mesmo..
    1 point
  5. Bem vindo ao nosso Clube do Café! Informação tem à vontade! Se for usar sempre em casa sugiro o Bravo Debut, para espresso é mais consistente que o Mini e tem um super cuidado à venda de um colega florista. Veja aqui: http://forum.clubedocafe.net/topic/6800-vendo-bravo-debut/&share_tid=6800&share_fid=154098&share_type=t Agora se quiser portabilidade o Mini e o novo moedor do Gilberto são imbatíveis! O novo moedor, provisoriamente batizado de Bravito sai em outubro, provavelmente, Nova leva do mini em janeiro. Compensa esperar! Se puder visite aí os classificados sempre, aparece coisa boa direto! Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk
    1 point
  6. @maciel, não desanima. Aqui muitos temos momentos inspirados, caridosos, arrogantes, e outras sutilezas de comportamento humano. O importante é o bem estar. Antes de estar muito bem preparado, ninguém deve investir demasiado na "corrida armamentista". É certo que certos equipamentos são piores que outros - mas também são melhores que nada. A gente vai aprendendo, gostando, e seguindo em frente. Decidindo quanto tempo ficar em cada etapa, e quando é o momento para tentar outra coisa, para trocar ou aumentar o repertório. Eu usei moedor de lâminas por alguns anos. Experimentei por um mês um moedor manual de mós cerâmicas, porém achei-o muito lento e frágil (estragou em menos de 30 dias de uso). Há seis meses uso um Mimoso, pois preferi comprar um manual relativamente rápido, de desempenho razoável, antes de partir para um elétrico que realmente me agradasse. Foi indicação de um dono de cafeteria, e também baseei-me em comentários aqui no fórum. Deixei de gastar mais de mil reais, em um momento da minha vida no qual tenho várias outras necessidades para lidar. Foi uma escolha estratégica, digamos assim. Solidarizo-me com as pessoas que, iniciando uma busca por melhores experiências com cafés especiais, no início desejam algo simples e pouco trabalhoso. O estilo de vida de quem trabalha parece levar a pretender ter os momentos de prazer facilitados. Entretanto, como gaúcho, estou bem acostumado com o ritual do chimarrão. Esquentar a água sem deixar ferver, enquanto isso preparar a cuia com a erva, inchar a erva com água aquecida porém ainda não no ponto, colocar corretamente a bomba, verter a água sem desmanchar o "morro"... E manter essa experiência em andamento, compartilhando ou não o mate. Sair de casa com a térmica debaixo do braço e cuia pronta na mão, ou de mateira e tomando o mate no caminho. Acaba ficando natural ligar a máquina de expresso para aquecer, dosar, pesando ou não, a quantidade de grãos para moer na hora, moer, ajeitar no filtro, compactar o pó, acompanhar a extração, etc. antes de desfrutar de uma xícara deliciosa. A busca pela xícara perfeita dá trabalho, mas traz satisfação e uma sensação de realização.
    1 point
  7. Recomendo fortemente completar o perfil e prestar mais atenção na forma de comunicação, ao fazer uma solicitação como essa.
    1 point
  8. Presumo que esteja usando o filtro original (pressurizado) e tenha comprado o Orfeu moído, sendo assim o pó deve ser mais fino que o furo do filtro e por isto não conseguiu fazer a extração.
    1 point
  9. Eu acho engraçado que muita gente culpa o estado e não gosta de pagar impostos. Eu concordo que em países de terceiro mundo a visão de que a quantidade de imposto que pagamos não vale a pena mas já parou para pensar se você tivesse que pagar por tudo que você usa na sua cidade, estado e país? A maioria até onde sei não tem experiencia para opnar nesse assunto. A saúde nao funciona como deveria mas se você se acidentar e precisar ser socorrido não vai te custar uma fortuna. Para mim o que mais me incomoda e que é mais facil solucionar é a questão da segurança e bem comum. Basta o governo ter vontade de solucionar e isso já daria um alivio imenso para as sociedade nas grandes cidades. Agora do ponto de vista da empresa eu conheço pouquissimos exemplos que não veem os funcionarios como escravos ou inferiores. Começam com as empregadas domésticas que é um péssimo habito no país e vai até restaurantes e cafeterias. Cansei de ter amigos meus querendo abrir negócios puramente pelo lucro que iria dar a custo de mao de obra barata.
    1 point
  10. Na verdade, salário baixo envolve os 2 lados, trabalhador e cafeteria, e é bem complexo. Eu tive padaria, meu foco era qualidade e volume de venda, os funcionárias eram treinados por nós de uma maneira simples, você faz o que ele tem que fazer bem feito e ele aprende, se você é um cavalo com o cliente, ele vai aprender ser um cavalo também, se você é gentil e atencioso ele também vai ser, a rotatividade de funcionários era pouca, todos tinham defeitos, mas o que interessava eram as qualidades e o desejo em conseguir fazer, os salários eram maiores que os dos concorrentes, e assim funcionava. Depois que vendemos todos os outros proprietários tinham o foco no custo, e ai tudo funciona diferente, a rotatividade é grande, o atendimento cai, o faturamento cai, e as vezes dá certo e muitas vezes não dá certo. Nas cafeterias acontece igual, vai depender do foco do proprietário, vai depender do movimento, vai depender da inteligência dele em definir se vale pagar mais para diminuir a rotatividade e conseguir segurar aqueles que desempenham bem sua função, que não é só fazer o café, e sim interagir com simpatia e gentileza com os clientes, ainda mais em cafeteria especial, onde o vinculo do barista, proprietário, com o cliente é fundamental. Por outro lado tem a disposição do funcionário em querer aprender, progredir, ser atencioso, muitos não querem, ou nem pensam como ser melhor, se ele progredir em sua totalidade ele pode tanto melhorar sua posição no emprego, ou mudar para uma cafeteria melhor .... Mas experimentem algo, quando você for pagar sua próxima conta em um caixa, seja da padaria, loja de roupa, farmácia, .... no início do atendimento você dá o cartão e fala crédito e não precisa imprimir minha via, você vai perceber que em 80% das vezes eles vão lhe perguntar novamente estas 2 coisas, rsrsrsr, começa por ai, tem que ouvir os clientes, prestar atenção.
    1 point
  11. Barista veio da Itália, é o "bartender" em inglês. Fora da Itália o termo ganhou conotação de especialista em café... Cobra-se que o barista vire realmente uma especialista e saiba tanto que em algum momento ele sairá de trás da máquina de café e conquistará o mundo. Na Europa a diferença salarial no mercado é menor e até se vê pessoas se mantendo melhor com esse trabalho. Nos EUA só vi jovens. Aqui o que mais vejo na média são pessoas de origem pobre e jovens, considerando São Paulo que tem suas particularidades. Sobre o grande sócio, também acho nada produtivo discussões 8 x 80 que infelizmente dominaram o país nos últimos anos. Ao invés de se discutir como o Estado deve agir, onde enxugar e onde melhorar, agora é "bem" x "mal". Por experiência própria, sei que o Estado (e entes estaduais e municipais) presta sim serviços à população e que muito menos pra mim, infelizmente, pois existe uma discrepância. E claro que com muito problema ainda, qualidade baixa etc. Mas viemos de décadas em que a maioria da população mal existia pra sociedade, não tinha acesso a nada mesmo, pra uma época em que ao menos os governos falaram em expandir os serviços, trazer a presença do Estado e considerar os direitos de todos. Sendo um país "pobre" considerando seu tamanho, não é da noite pro dia que estaremos como Europa. Aliás, não invejo ps EUA que tem uma riqueza imensamente concentrada dentro de seu próprio país (nem entremos no mérito deles no mundo). Votando aos serviços públicos, sei de perto que muita coisa funciona, pode melhorar, mas a maior parte da população nem percebe. Na verdade só reclamamos do que nos afeta diretamente ou ainda de percepções equivocadas. Na segunda mensagem o Miguel tocou num ponto mais crítico que tem detonado o Estado e conseguiu mudar completamente o eixo político: segurança pública. E pensar que isso nem é função federal, mas enfim, esse contrato social que somos obrigados a assinar ao nascermos tem sido bastante sacana com a maioria - mas não queimemos o sofá! Precisamos melhorar muito, mas ainda acredito em reformas paulatinas, muito esforço, ao invés de um Deus Ex Machina.
    1 point
  12. Miguel, sério mesmo que vc vai colocar a culpa no estado que ¨abocanha¨ algo? Vc entende que se vc ganha ¨ pouco¨ é pq tem gente dentro do próprio mercado que ganha muito mais? E vc só consegue ver o Estado como vilão ? Pra falar sobre justiça, tenta começar a pensar nisso.. esse seu ¨Estado¨ que "não funciona", só não funciona pq tem muita gente com esse pensamento neo-liberal enviesado que vilaniza a única coisa que distribui riqueza de alguma forma (precária com certeza) e ainda fala sobre direitos adquiridos com luta e sangue como se fossem custos a mais... Olha, se vc quiser entender a realidade, comece estando do lado do seu funcionário, saiba dos seus privilégios e pare de endeusar esse mercado ( O qual vc nem mencionou, mas me refiro a bancos, atravessadores, grandes monopólios, enfim) que afinal das contas faz de capacho o próprio Estado, o qual já não distribui bem, e vc quer ele mais ainda? Fora essa tentativa de esclarecer as coisas pra patrão bonzinho que põe a culpa nos outros, riozebratudo, muito bom seu tópico aqui, completamente relevante e gostaria de acrescentar que é engraçado o fato do nome ter se tornado barista, dando uma noção de especialista no assunto, ou seja atrela isso quase como formação superior, e mesmo assim não reflete no salario... Ou seja o trabalhador é o mesmo e ganha o mesmo, mas cada vez tem que gastar mais em formação, moradia, transporte etc
    1 point
  13. OTIMA DISCUSSAO É porque temos um grande sócio que acho que não contribui quase nada: o ESTADO. Estou com uma cafeteria em Uberlândia MG (ainda não assumi a operação) e la tem 2 funcionários: um de 9h e outro de 6horas (reforço). O de 9h recebe algo em torno de 1500 + VT e o de 6h está com 1000+VT. Ai paga-se para ambos: INSS + FGTS + Provimentos 13 e férias. Isso da quase o dobro mais 70/80 do salário. Ou seja, paga_se 3,5 funcionários, mas tem-se 2. Acho até certo ponto justo pagar, mas se o que pagassemos fosse revertido para sociedade, o que não sabemos que não os é. Hoje do rendimento mensal que tenho na cafeteria, vou chutar por baixo que 20% o governo abocanha facil facil sem nenhum esforço. Conta rapida: R$ 10.000,00 de faturamento, 2k o ESTADO pega pra ele sem nenhum esforço, NENHUM ESFORÇO sequer. Não me importaria de pagar 2k ao estado, mas ele teria que me prover no minimamente Saúde e Educação de qualidade. Isso digo no mínimo. Mas não, pois tenho que pagar plano de saúde, escola, seguro do carro pq sei la se pode ser roubado e outras coisas. A balança deveria ser mais equilibrada, pq assim não só ajudaria a mim, mas também meu funcionário. Com certeza. Pelo menos falo por mim. Pq com certeza tem muito patrão savana. Mas gostei da discussão. Boa mesmo.
    1 point
  14. Olá Renato, bem vindo ao forum! Vou postar minha humilde opinião, de quem trilhou este início tão parecido (da maioria). Antes uma pergunta: conhece outros métodos de extração de café? Faço essa pergunta pois a primeira coisa que fiz ao vislumbrar este mundo foi comprar uma máquina de espresso. Logo em seguida vi que estava longe de um bom café, e fiz novos investimentos. Depois mais outros..., e mesmo agora ainda não enchergo o fim dessa brincadeira rs Existe um outro caminho que acho muito mais "sensato"; conhecer outros métodos de extração. Mas conhecer bem, não vale ir numa cafeteria, experimentar e falar que gostou ou não (pois só de mudar o tipo de café já muda totalmente o resultado). O interessante é que a maioria dos outros métodos não exige grandes investimentos, e muitas pessoas acabam migrando do expresso para esses "outros" métodos. Caso vc começar a frequentar este forum vai ver que muita gente interessante prefere a aeropress que o espresso. Outros preferem a moka (cafeteira italiana), ou o chemex. Alguns tomam fp (french press), alguns poucos curtem o café turco (feito na cezve ou ibrik). E tem muitos outros métodos famosos, como o V60 da Hario, o bolinha (sifão)... O interessante é que se vc abordar este outro caminho, antes mesmo de chegar no meio dele, provavelmente vc já terá conhecimento suficiente para responder algumas de suas dúvidas atuais e muitas outras que nem passam pela sua cabeça no momento (perguntas como se regula a moagem dessa Bari para conseguir mais crema, ou qual o tipo de grão mais indicado para espresso, como fazer a manutenção do moedor da máquina...). Sobre essa maquina em si, ela foi a minha primeira intenção de compra, mas depois de ler um pouco mais escolhi outra maquina (e se eu tivesse lido mais teria feito bem diferente rsrsrs). Abraços
    1 point
  15. Para quem esta migrando dos cafés moidos de supermercado para o Pais das Maravilhas dos grãos, pode ser um primeiro passo. Eu utilizava as maquinas de cápsulas e achava que 500 reais em uma cafeterira era luxo. Depois de ganhar uma prensa francesa e uma cafeteira italiana, vi a necessidade de um moedor visto que o pó que é vendido no supermercado é muito fino para esses sistemas. Parti para o Hamilton. Posso diser que para quem não entende nada de café ficou muito bom, nada comparado com aquele café cheio de pó misturado na prensa rs Mas as indicações param por aqui. Se continuar com o hobby do café (febre ruiva?), e partir para uma cafeteira espressa, o Hamilton já não vai ajudar muito. Foi o que aconteceu comigo. Pelo fato do moedor ter um resultado muito irregular, o café espresso sai com cara de coado (ralo e sem crema). Se tentar usar uma moagem mais fina, o café começa a empelotar e muitas vezes entope o filtro da cafeteira e o café sai em gotas. No final tive que comprar um moedor manual (Hario) para fazer os espressos. Agora sim consegui um café com mais cara de espresso. Apenas avisando, moedor manual deve ser encarado como uma atividade lúdica, assim como o preparo do espresso (algo como "caçar" e preparar a própria comida) visto que a moagem para uma única xícara de espresso demora mais de um minuto. Se a "febre" não passar, vc vai começar a perceber que aquela cafeteira espressa recém comprada não é tudo aquilo que vc imaginava, e se começar a estudar um pouco tb vai perceber que o tempo de moagem influencia no sabor; que num dia chuvoso a regulagem do seu moedor tem que ser alterada pois pode aumentar o tempo de extração do café, as vezes chocando a máquina... E quando vc se dá conta, já esta começando a sentir as diferenças dos sabores entre os cafés...
    1 point
  16. Pelo preço acho que vale, para quem não quer gastar muito com moedor e não quer ficar moendo na mão. Não acho justo comparar um moedor de R$150 com um de R$1500 ou mais. Conheço pessoas que compraram e gostaram. Em um dos casos, o copo do moedor quebrou (caiu no chão) e, estando dentro da garantia do fabricante (acho que são 3 anos, isso mesmo, TRÊS ANOS!) eles solicitaram a peça pros EUA, veio para o Brasil, e mandaram via SEDEX, TUDO DE GRAÇA, apesar de não ser um caso de garantia, eles nem questionaram, e atenderam prontamente. Pesquisando encontrei por R$ 134,63 na AMERICANAS http://www.americanas.com.br/produto/121102935/moedor-ajustavel-para-80g-preto-hamilton-beach então para quem é mais exigente, quer resultados mais regulares, talvez não sirva, mas devemos considerar que com o preço de um moedor "consagrado" daria pra comprar 5, 10 desses da Hamilton Beach. Aí vai do gosto e do bolso. De repente é uma boa opção para quem não sabe se vai se aprofundar no hobby, melhor que gastar $1000 e depois vender com pouco uso. E moedores, mesmo usados, são fáceis de vender, dada a falta de modelos no mercado nacional. abraço!
    1 point
  17. Moedor de lâminas não serve para nada , ele não moe , pica , equivale a um liquidificador. No moedor de mos cônicas ou planas o grão sofre um processo de esmagamento progressivo até o pó chegar a um tamanho específico. No de lâminas ou no liquidificador o grão e quebrado em lascas produzindo um pó heterogêneo .
    1 point
  18. Leonardo comprei um também, estou feliz com o resultado. Também testei todas as opçoes de moagem, menos espresso. Estou bem satisfeito.
    1 point
  19. Jaum20 Sou principiante, estou completando minha 5ª semana, mas entrei desde logo aqui no fórum acompanhando o que o pessoal dizia, eu estava um pouco cético (natural, como você ainda está). Meu equipamento é muito simples (tipo Fusquinha 66), e demorou umas 3 semanas pra chegar, então comecei com café móido para espresso (superior e gourmet). Pra "economizar", os primeiros pacotes eram de 500g... no 3º dia eu já notei a diferença (de perda) no aroma e sabor (tanto do pó quanto da infusão); depois de uma semana, de abre e fecha o pacotinho 6 vezes/dia, o café estava "morto". Comecei a comprar pacotinhos de 250g. Já na segunda semana de hobby, "captei" dos mestres o porquê de se priorizar um (no mínimo) bom moedor, tanto que já decidi que meu próximo investimento em equipamento será um Vario, punto! Além da questão da moagem fresca, com um bom moedor você controla a granulação, e, em consequência, controla o sabor. Sim, tenho um Mimoso (usando faz 5 dias apenas), por enquanto estou me divertindo, gosto do lado difícil, artesanal e manual dos meus hobbies. É um equipamento tão impreciso quanto divertido (principalmente porque ponho meu neto de 8 anos pra se exercitar na manivelagem), mas é um equipamento difícil para usar várias vezes ao dia, se você não tem um cantinho exclusivo para o seu "barfé". No primeiro dia a sujeira pela cozinha foi tanta que tive que usar um aspirador de pó pra limpar a bagunça! Só não "se" suicidei, botando a cabeça no moedor, porque ele é nº 2 e eu sou muito cabeçudo! rsrsrs. Aos poucos peguei as manhas e hoje a sujeira é muito menor, sob controle, aceitável. Tenho que prendê-lo na mesa da cozinha, moer, limpá-lo e guardá-lo. Mas o Mimoso retém muitas partículas (uma das vezes reteve quase 6g) e quando você tira da mesa para guardá-lo cai muito pó de dentro. O aspirador de pó ainda fica de plantão, uso ocasionalmente. Fazer isso 6 vezes por dia, pra ter pó moído fresco, não vai dar. Durante a semana vou moer só à noite, e guardar num pote bem hermético, para usar durante as 24 horas seguintes. No fim de semana até dá pra moer "na hora". Nos primeiros dias pensei em aposentar o coitado e comprar um Encore mesmo, mas vou perseverar um pouco mais, enquanto ainda está "divertido" brincar com eles: o Mimoso, e o meu neto, lógico. Outro dia citaram um grande expert americano, em que ele fala (mais ou menos) que com um moedor de $500 e uma cafeteira de $200 ele consegue tirar um café decente, mas não com um moedor de $200 mesmo numa máquina de $6,000. Captei, ó Mestre! É isso aí.... Abraços, Lisboa.
    1 point
  20. Sim, possuo um destes, adquiri recentemente, dizem que moedor de café de lâminas não é bom, porém eu faço uso deste e me atende perfeitamente.
    1 point
  21. Concordo com o Cabral eu já tive o krups gvx , tenho oVario e o Nemox , todos os que vc citou sao de mos planas com exceção do breville que é cônico. O breville é bom só nos EUA , lá quando ele tem problema o suporte resolve , aqui vc esta só e importar as peças sai caro demais , não se deixe impressionar pela beleza e a eletrônico dele , como moedor o encore é melhor. Quanto a diferença entre mó plana e cônica , aqui no CDC , vc vai achar muita informação sobre isso , mas o importante para quem deseja um moedor residencial é que ele resolva o problema e nesse caso o Encore resolve , além de ser mais barato, robusto e ter garantia de um ano. Para um usuário residencial o resultado e flexibilidade do moecor são mais importantes que o tipo de mo , o breville tem só 25 graduações de moegem , similar a um nemox sem stepless ,já o Encore tem 40 , bem mais flexível. Abs C.Eduardo
    1 point
  22. Rogério, tenho um Vario, um Breville Smart Grinder (BCG800XL) e um Krups GVX208, além disso já recomendei os Baratza a vários amigos que compraram tanto o Encore quanto os Virtuoso e Virtuoso Preciso, tendo ensinado-os a utilizar seus equipamentos, então falo segundo minha experiência. No momento, eu recomendaria olhar com carinho o Baratza Encore sendo vendido pelo Alex Veloso do Café Expresso Brasil: http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/2537817-0120-4-BARATZA-ENCORE-R-750-A-VISTA-OU-12-X-R-69-17 A promoção coloca esse moinho numa faixa próxima da sua cotação dos modelos de R$ 500 e é tão superior que sai da escala. Na minha sincera opinião, comprar outra coisa com um valor tão próximo é perder dinheiro. E sobre o Breville, tenho um que peguei no "pacote" da minha Dual Boiler, e é muito bom, comparável ao Baratza Virtuoso convencional. Contudo não tem assistência técnica no Brasil. E esse modelo tem uma tendência a dar defeito no painel, eu e pelo menos mais duas pessoas temos o mesmo problema sem vislumbre de solução. Mantenho minha recomendação do Encore ou de um Virtuoso do Alex Veloso. Abraço e Carpe Coffea!
    1 point
  23. Resumindo o que o colega Luis Paulo quis dizer polidamente, este moedor é um lixo, leia mais o fórum para poder absorver o minimo de conhecimento para ficar em dúvida entre moedores bons pelo menos.
    0 points
×
×
  • Criar Novo...