Olá, Ana! Tudo bem?
Realmente depois depois que a gente tira o açúcar, não tem mais como beber os cafés populares sem fazer careta hahahah principalmente depois de experimentar um bom café especial.
Sobre a sua pergunta, realmente o portafiltro especial para cápsulas é meio chatinho, provavelmente pelo mesmo motivo da Prima Latte 2. Casualmente ontem mesmo eu testei essa função e até que funcionou.
Caso não conheça ainda o sistema, ele é bem prático. Vem um filtro especial com o compartimento da cápsula. Ele possui 3 pinos no fundo para furar a cápsula, então basta posicionar a cápsulas e fechar a tampa. Consequentemente a cápsula vai furar quando descer e a tampinha vai travar, então é só colocar dentro do portafiltro e girar o botão para fazer a extração.
O único porém é que precisa uma posição exata para encaixar o portafiltro na máquina. Precisei me abaixar pra ver o que eu estava fazendo, coisa que não acontece com o portafiltro tradicional, mas acho que pode ser costume. Conforme for usando, de repente a memória muscular já grave onde é a posição de encaixe e fique mais fácil.
O sabor do café teve uma leve diferença ao da Nespresso, mais suave, mas ainda assim gostoso e aromático. Prossivelmente eu deveria ter desligado o fluxo de água um pouco antes, porque achei que passou um pouco na xícara o limite de líquido que a Nespresso faz. Talvez acertando certinho o volume na xícara, o sabor ficasse ainda mais parecido.
No geral, a máquina cumpre o que promete com relação à compatibilidade com cápsulas Nespresso. Com uma pequena dificuldade no encaixe, mas cumpre.
Espero ter ajudado!