Ir para conteúdo

Ranking

Conteúdo Popular

Mostrando conteúdo com maior reputação em 22-01-2020 em todas as áreas

  1. Só pra constar, fiz de acordo com o tutorial do @sergio.m e também usei uma moagem fina, bem mais fina do que vinha fazendo (1 ou 2 no Breville Smart com a config interna de fabrica) e parece que até que fim estou chegando em um espresso que atenda meu gosto! Obrigado pela ajuda de todos, e continuo aperfeiçoando aqui, abraços!
    3 points
  2. A ideia é ótima. Muitos de nós começamos lendo aqui, e tomamos impulso pra começar uma carrera no café. Bom demais !
    1 point
  3. Não sei se chegou a ver esse método, mas eu fiz e achei bom, tenho que aprimorar mais. Mas pode funcionar pro seu gosto:
    1 point
  4. Essa também a minha sugestão. Para coados e afins, fora o espresso, esses moedores atendem perfeitamente. Usei por quase 1 ano um Hario Skerton e funcionou bem, depois que coloque o mod para melhorar as moagens grossas, ficou ótimo. Depois disso, comprei 2 moedores elétricos um Breville e o Rancilio MD50, mas deixo ele lá guardado para os dias que a energia faltar.
    1 point
  5. Esses Xeoleo têm sido bem falados ... compensa realmente ver com quem têm, parecem ótima pedida, o elétrico xeoleo que compensa é um de velocidade variável e está acima da faixa de preços mencionada, mas com as famosas mós ghost: https://pt.aliexpress.com/item/4000311183501.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.70781380qXoQSl&algo_pvid=1ae02831-19e2-4fb4-9de8-4c3e5728e076&algo_expid=1ae02831-19e2-4fb4-9de8-4c3e5728e076-23&btsid=a1db55ff-b658-475a-b10d-759487d6c840&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_2,searchweb201603_53
    1 point
  6. Olá, se vocês têm uma faixa limite de preços que está abaixo do preço dos moinhos que têm pesquisado o ideal é ficar ligado aqui no fórum na sessão de classificados, sempre tem gente desapegando e boas opções a bons preços. http://forum.clubedocafe.net/forum/8-classificados/ Olhem um manual muito bom: Se comprarem manual e tiverem uma parafusadeira ou furadeira que é também parafusadeira recomendaria fazer um engate firme (adaptado ou comprar uma ponteira que se encaixe bem) para fazerem essa motorização. É ótimo e economiza muito tempo. Boa sorte ...
    1 point
  7. Acabei de achar esse vídeo, que fala um pouco sobre a origem de algumas variedades
    1 point
  8. Cabral está correto na correção, escrevi do celular na correria da rua e inverti, torras claras mais quente pra provenir maior extração de óleos e afins... Vale o inverso do que disse acima para a temperatura da agua, desculpe-me a informação trocada. =D
    1 point
  9. PS: esse café do Moka Clube tá com cara de ficar bom prensado e coado. Se você gosta de espresso "tradicional", não vai dar pé... PS2: essa balança eletrolux não é a melhor pra espresso, já que em alguns casos 0,2 ou 0,3g é suficiente pra mudar o sabor do espresso, e com precisão de 1g você tem erro de 0,5g pra cima ou 0,5 pra baixo, o que faz diferença... - veja no tópico das balanças que tem links pra umas baratinhas de precisão 0,1g no ML. - como o Encore não tem muitas opções de granulometria, você pode compensar com maior precisão na dosagem...
    1 point
  10. @ Lipe, não seria exatamente ao contrário quanto à temperatura? - Quando mais quente, mais energia no processo da extração, liberando mais óleos e consequentemente mais carbono. - Quanto mais frio, menos óleo e carbono. Para tirar amargor de torra escura, usa-se água mais fria e moagem mais grossa. Pra extrair um pouco dos óleos da torra clara, água mais quente e moagem mais fina, equilibrando assim a acidez por acentuar os açucares não-queimados que vêm com os óleos. Pelo menos foi isso que entendi ao longo dos anos... mas posso estar enganado, claro @ Hélio, é como o LIpe disse, torras claras são mais ácidas e a busca deve ser pelo "frutado", e não pelos sabores achocolatados típicos das torras mais escuras. Eu, particularmente, gosto do equilíbrio entre amêndoas, nozes, marzipã e/ou castanhas com frutado e pouca acidez, mas a "moda" hoje são os cafés "escandinavos", azedo de sair lágrima, então muitas das "boutiques" de café especial só torram pra esse tipo de sabor, que vai muito bem pra fazer coados e prensados, mas não para expressos. Já recomendei pra várias pessoas, pra treinar e aprender a apreciar café, o melhor que encontrei foi o Fazenda São João da DaTerra, torrado pela Nossa Casa Café, que é um café muito versátil, difícil de errar, e mesmo não sendo "brilhante" em nenhuma faixa do espectro, ele vai do achocolatado ao frutado apenas mudando moagem e dose, com mínima variação de temperatura. E é relativamente barato. Pra pedir da mesma loja online, recomendo experimentar os extremos, o Villa, um café mais tradicional amendoado e caramelado, doce, mas com notas de chocolate e na outra ponta o Sweet Collection, frutado, azedinho, acidez média-alta com aftertaste de caramelo e frutas secas. Mas o Sweet fica melhor dos coados e prensados do que no espresso, enquanto o VIlla é mais pra espresso mesmo.
    1 point
  11. @Cabral Irei comprar uma balança de banheiro. Obrigado pela dica. @Lipe Torras claras é um pouco complexo de se trabalhar, estou testando varias granulometrias diferentes. Minhas conclusões até então estão assim: - Granulometria 11 - Azedo - Granulometria 10.5 - Menos azedo - Granulometria 10 - Menos azedo com leve amargor. lembrando que os outros parâmetros estão iguais. Estou quase concluindo que torras claras são melhores exploradas nos coados mesmo. Esse fim de semana irei ter mais tempo de tentar extrações diferentes, assim que eu tiver novidades posto por aqui. Obs.: Lembrando que que estou usando o grão do Moka Clube. Abraço!
    1 point
  12. Facilita a vida terem o mesmo peso. Respondendo, sim, a torra influencia em todosss esses fatores. Hahahaha... Torras claras geralmente pedem uma agua "mais fria", com uma moagem mais fina. As mais escuras os fatores invertem, mais quente e moagem mais grossa. Torras claras tendem a ser mais acidas no espresso, portanto conseguir um equilibrio é mais complicado. Torras escuras tendem a ter uma crema muito bonita, cor caramelo e densa. Esses são alguns fatores q me lembrei aqui sem dar uma pesquisada.
    1 point
  13. Ps: sempre tare a mesma xicara q usará na extração, eu tarava xicaras diferentes acreditando q teriam mesmo peso por serem iguais, doce ilusão, dão até 10g de diferença.
    1 point
  14. Salve Apenas para acrescentar, a maioria das pessoas não suportam o toque em algo que supere 63°C. A boca, apesar de mais quente que a tez externa, é ainda mais sensível à temperatura, e alimentos até por volta dos 45°C costumam ser agradáveis.
    1 point
  15. Como foi dito , o INEI define a temperatura do espresso na xicara como 67+/-3 C , mas , essa nao é a temperatura de consumo , essa é a temperatura que ele terá na xicara se a extração for feita atendendo a todos os requisitos de temperatura , pressao , volume de café e etc. Esse valor é consequencia de um espresso corretamente tirado. Depois da pergunta do Bruno eu fiz alguns testes com o termometro na xicara e a temperatura media no momento da extraçao e em torno de 65 C , agora beber o café antes dos 50 C é queimadura certa. Abs C. Eduardo
    1 point
×
×
  • Criar Novo...