E aew pessoal, dando continuidade aqui no tópico do forninho, vou compartilhar com vocês alguns resultados que venho obtendo com esse torrador. Já sofri naquelas fases de sabor vegetal, baked, torras longas, estou agora saindo das torras com scorching (por tentar reduzir demais o tempo de torra), tentando chegar na que considero ideal para o que o forninho permite.
Configurações iniciais:
1. Uso batches de 166,6g (mantendo esse padrão por dividir 1kg em 6 batches, caso queiram usar batches de 143g é bom reavaliar o método abaixo).
2. Uso um termopar que entra na lateral esquerda (contrária ao motor) e fica em contato com os grãos (às vezes toca nas aletas aí eu tento corrigir).
3. Uso um app para android (Coffee Roaster Pro) e faço meus gráficos no excel mesmo (ahahahah).
4. Os grãos ficam amarelos quando meu termopar marca por volta de 160°C;
5. Geralmente o FC vem com 198°C, mas fica realmente constante com 200°C (esse que eu utilizo geralmente como marcação, mas é claro, marco escutando mesmo);
Algumas problemáticas que considerei:
1. Quando usava o forninho frio, a torra demorava muito para desenvolver, assim descartei essa possibilidade e comecei a pré-aquecer;
2. Qual temperatura de pré-aquecimento? Eu fui ajustando para que no turning point (por volta de 1min) meus grãos tivessem com mais ou menos 75°C, e cheguei a conclusão (testando) que a temperatura que de pré-aquecimento seria de 220°C.
3. Agora para o desenvolvimento da torra posso considerar 2 perfis básicos (RoR Constante e Ror Decrescente), vou descrever como venho fazendo a RoR constante:
Como vocês podem ver, eu fiz essas 5 marcações no dimmer, pois são os pontos que uso no meu e chamo de:
P3,1 ; P3,2 ; P3,4 ; P3,6 ; P3,8
O P3,0 e o P4,0 são as marcações originais.
Pois bem, para a Torra de RoR constante tento fazer o seguinte esquema:
Pré-aqueço até 220°C -> Reduzo a potência para P3,0 -> insiro os grãos (166,6g) -> 1min (P3,2) -> 2min (P3,4) -> 3min (P3,6) -> 4min (P3,8) -> 5min (P4,0)
Os grãos ficam amarelos entre 6min30s a 7min, a partir daí pode-se reduzir para P3,8 (se quiser a fase de palha mais prolongada) ou permanecer no P4,0 se quiser encurtar
O FC vem entre 10min a 11min (depende do ajuste na fase química), nesse momento, reduzo para P3,0 e abro um pouco a bandeja coletora para controlar o tempo de desenvolvimento e a temperatura final.
Esses 2 batches foram feitos nesse padrão que citei, finalizei com 13min (poderia ter encerrado antes) e temperatura final de 211°C:
Alguma sugestão, crítica, alguém vem fazendo diferente?
Depois posto como faço a RoR Decrescente.
Abraço, valeu!