Hehe, uma das melhoras baristas mundiais...
Modificações para a pipoqueira ficar decente:
- Aumentar a câmara com um tubo de metal (dobrar o comprimento já deve ficar legal) ou melhro ainda, com algo transparente. Eu usava na minha um vidro de lamparina, mas não ficou bem encaixado;
- Fazer uma chaminé com corrugado de papel e alumínio. Na C&C tem vários diâmetros e vendem sem o kit completo de chaminé para gás. Se direcionar a chaminé para uma recipiente fica fácil coletar as películas. Também é possível fazer um coletor na boca da chaminé, semelhante ao que existe no I-Roast e semelhantes.
- Controlar a potência da resistência. Não é um mero potenciômetro, tem que ser algum dimmer de chuveiro por exemplo, pois a potência é na faixa de 1000W. Eu usava o produto "Termobanho". Também pode-se montar um controle PID.
- Controlar o fluxo de ar. Normalmente o soprador da pipoqueira está em série com uma resistência de deixa aproximadamente 18V sobrando para ela e logo depois tem um retificador. Ou seja, dá para desligar essa resistência, arrancar o retificador e usar uma fonte variável de 0 a 30V ou de 5 a 24, algo assim.
O mais chato é o começo da torra - se quiser fazer um volume um pouco maior, teria que movimentar os grãos manualmente até que o fluxo de ar de conta de agitá-los. E depois é possível diminuir o fluxo de ar e continuar agitando.
Mas, se não quiser fazer um volume maior, basta o vidro (para o café não pular para fora e para ver a cor), a chaminé, o controle de potência e o de ar.
Abraços,
Márcio.