Tem gente que não sente e tem gente que sente o gosto dos resíduos químicos do processamento da polpa híbrida de TNT (tecido não-tecido) e celulose, chamado inadequadamente de "papel", já que a taxa de fibras têxteis pode até ser maior do que a de celulose em algumas marcas. No Brasil, os filtros Melitta são predominantemente celulose (segundo achei no Google, 85%) os melhor lavados durante o processo de formação do "papel", mas mesmo assim sobram muito mais resíduos do que no processamento efetuado pela fábrica dos filtros Hario ou Chemex, por exemplo. Já li que os filtros brancos da Hario chegam a ter 52% de fibra textil natural (seria só algodão?), mas quem postou isso nunca proveu links ou evidências corroborantes.
Experimente passar a mesma água, na mesma temperatura, por filtros de "papel" de diversas marcas e as prove ainda quentes, mornas e frias. Se fizer um teste "lado-a-lado", inclusive com a água sem passar pelo filtro, como referência, é muito provável que perceba alguma diferença em alguma temperatura. Já fiz isso e percebi diferenças distintas de sabor entre as temperaturas de um mesmo filtro e também entre filtros, em cada nível térmico.
O Filtro Hario branco foi o que me proporcionou menos sabores e aromas, mas acrescentou uma leve acidez no espectro "agudo" com água ainda aos 58oC. Talvez algum resíduo cáustico.
O Chemex "natural", foi o que proporcionou menor acidez em todas temperaturas, mas percebi ainda algum acento de sais o famoso "gosto de papel", resultado da interação do suco-gástrico com as "bases" predominates na fibra composta.
Filtro Melitta tem ambos com maior proporção do que qualquer um deles, mas ainda é muito mais suave que todas outras marcas nacionais que testei. O Melitta "made in USA" é um pouco mais suave do que o nosso, mas longe do Hario ou Chemex brancos, que pra mim foram praticamente iguais (talvez seja o mesmo fornecedor de "papel".
O Kalita original também fica bem perto do Hario, mas o Bunn de formato parecido é o mesmo sabor do Melitta norte-americano.
Anotei muito mais coisas, mas as "notas" são bem metafóricas. Ninguém mais fez esse tipo de teste paranoico com papel de filtro por aqui? Não creio que tenhamos conversado a respeito de maneira metódica.