Cara... O V60 te permite maior controle da extração... ele permite sim, passar a água mais rápido, por outro lado, faz parte o processo como vc despeja a água.
Não se joga a água toda de uma vez, e o tempo de extração acaba sendo maior.
O objetivo aqui, não é a quantidade total de solúveis extraída, mas quais solúveis são extraidos.
Em suma, na minha opinião, respondendo diretamente:
1 -
R: SIM, porém "extração forte" não é o objetivo maximizado pelo V60
2 -
R: Aqui é que está a pegadinha, e o motivo pelo qual os colegas que chegam aqui acabam sendo capturados pelo fórum, eu, pelo menos, fui fascinado pela facilidade como se percebe a diferença destes 3 fatores:
-- Um café dito Intenso, na verdade é um que foi excessivamente torrado, e tem um paladar mais amargo, em detrimento de todas as nuanças de paladar originais em cada tipo de café (planta)
-- Um café Forte significa (na minha opinião pessoal) ter maior quantidade de solúveis extraídos. É diferente de intenso, e é obtido alterando o processo, de várias formas, por exemplo aumentando a quantidade de pó em relação à quantidade de água (brew ratio), o tempo de extração, ou a temperatura ou mudando o método. Por exemplo, expresso é um dos métodos que mais extrai solúveis. Claro que cada forma de alterar a quantidade de solúveis entrega um paladar diferente.
-- Mais sabor, para mim, tem haver com a capacidade de perceber aquelas "nuanças de paladar originais em cada tipo de café (planta)"; é quando se entende por que um produtor diz que o café tem notas cítricas, ou achocolatadas. Normalmente, este objetivo que se tenta alcançar com um v60, por exemplo.
Enfim... espero não ter atrapalhado mais do que ajudado.
Bons cafés