Guia para iniciantes na Tramontina Breville.
Após algum tempo de uso reuni aqui fatos descobertos por pesquisa e por experiência que ajudam a preparar um bom espresso duplo. A não observação desses fatos resultam num espresso ruim que as vezes levam até a desistência do hobby ou troca por super automaticas.
Na extração de um espresso existem quatro variáveis importantes:
Dose : Gramas ( quantidade do café moído)
Volume: Mililitros do café liquido na xícara
Tempo da extração: Em segundos (Medidos a partir da primeira gota na xícara. Meu método.)
Temperatura da extração.
A receita italiana do espresso duplo é: (Brew Ratio) Relação de 1 para 2, indo a um máximo de 1 para 3, ou seja para X gramas de pó no filtro, 2 a 3 X em mililitros na xícara num tempo de 20 a 30 segundos.
Como existem muitas variáveis o objetivo é reduzi-las a um mínimo para que os resultados sejam constantes. Usando o seguinte método você fixa duas variáveis e ajusta apenas uma.
A primeira variável, gramas de café moído deve ser sempre eliminada, tornando-se um valor fixo, usando sempre a capacidade nominal do filtro, que no caso é 18 gramas.
Então a segunda variável esta definida: 36 ml no "Brew Ratio" de 1:2 ou 54 ml no caso de 1:3( normalmente o mais usado)
Tempo de extração de 20 a 30 segundos a ser ajustado no moinho. Importantíssimo lembrar que o tempo da extração depende imensamente da qualidade e de quantos dias tem o café de torrado. Café velho, com mais de 40 dias de torra, geralmente os encontrados em supermercados, não se consegue o tempo certo nem com a regulagem do moinho em zero com praticamente as mós se tocando. O café torrado produz óleos que fazem a liga entre os grânulos e criam resistência a passagem da água. No café velhos esse óleos se perdem resultando numa passagem rápida da água. O tipo de café e a qualidade da torra é muito importante. Torra clara, pouco óleo pede ajuste mais fino no moinho. Torra escura, mais oleosa requer ajuste mais grosso. Não desgaste seu moinho usando café velho e regulando para zero.
No caso da BES 870 deve se começar com o moinho em 5 e ajustar conforme a necessidade para mais ou menos. Exemplo: Num café catuai vermelho, o ajuste foi 6 e no catuai amarelo o ajuste foi 9. Ambos com torra média escura. Café com torra muito clara são apropriados para outros métodos de extração como coados, french e etc.
Em resumo, sempre 18 gramas de café moído no filtro, moinho ajustado de 4 a 9 conforme tipo e torra do café, cerca de 54 ml na xícara resultam num espresso saboroso e com previsibilidade.
Fica evidente que é necessário uma pequena balança que possa ser colocada embaixo da xícara na hora da extração e um timer para medir o tempo ( celular serve ).
Certas duvidas que tenho visto: Por que o bolo de café as vezes fica preso no grupo e o PF sai vazio? É porque a maquina tem duas válvulas solenóide, uma de treis vias que controla água/vapor e outra de duas vias que realiza a descompressão do grupo. A de duas vias após a extração abre soltando a pressão do grupo, mas após algum tempo, cerca de 30 s, fecha novamente se preparando para outra extração e então de demorar a retirar o PF ela já esta fechada, faz uma sucção e o bolo fica aderido ao PF. A solução é após extração retirar o PF o mais rápido possível. Por que o bolo não sai seco? Porque tem menos de 18 gramas criando espaço para acumular água.
Ultima variável é a temperatura que vem por padrão 95,3 C. Pode ser ajustada 2 graus para cima ou para baixo. Se sentir o café meio azedo, principalmente no termino, no restinho do fundo da xícara aumente a temperatura. Se achar com gosto de queimado reduza. É incrível como 1 grau faz diferença.
Manômetro - Se você ajustar corretamente o Brew Ratio, 18gr, 54ml na xícara e tempo de 25 s ele estará com a agulha marcando no final da escala de espresso e as vezes entrando um pouquinho na zona de super extração. É normal, e é nessa faixa que sairá os melhores espressos. A questão é devido a oferecer o malfadado filtro pressurizado a Breville optou por manter a pressão alta, o que também favorece a um aumento da crema.
Bons Cafés,