Contar pra vcs os meus passos pra me adaptar a essa nova cafeteira.. lembrando que sai de uma cafeteira Delonghi EC220 e um Moedor Manual Hario que me ajudaram muito a testar e a aprender sobre a extração de café.
Assim que a cafeteria Oster chegou, comprei um saco de café torrado em grão no supermercado (mais barato). Comprei sabendo que a qualidade não seria a melhor pois a torra dos grãos já tinham acontecido havia mais de 3 meses.. Comprei mais para testar e conhecer a maquina. Os cafés espressos não saiam saborosos mas eu os usava para fazer os lattes e cappuccinos.
Primeiro ponto que me chamou a atenção foi a facilidade de espumar o leite. Rapidinho já consegui acertar o ponto do leite. Como eu faço: deixo a jarra de inox no freezer enquanto estou pesando e moendo o cafe. Extraio o shot. Deixo na xicara. Pego a jarra , coloco leite até a marca da jarra e ligo o vaporizador. Quando coloco o bico do vaporizador dentro do leite na posição de 3 horas, coloco ele bem na superfície mas sem que fique borbulhando, inclino a jarra de modo que a ponta do vaporizador fica mirando pra lateral da jarra e ligo. No início é que determino se vai ser cappuccino (com mais espuma) ou latte (com menos espuma). Se quiser com mais espuma, vc vai descendo a jarra e dessa forma vai reparando que enquanto vc desce com a jarra o leite vai subindo e acompanhando o bico do vaporizador. Quando tem espuma o suficiente que eu quero, volto a mergulhar um pouco mais o bico e, ai sim, com o bico virado para a parede da jarra procuro fazer com que se forme um redemoinho dentro da jarra. Dessa forma vou deixando o redemoinho agir até que minha outra mão (que está segunra embaixo da jarra) esteja aguentando ficar por um segundo tocando o fundo da jarra sem machucar. Desligo a maquina, limpo o vaporizador/faço um flush para não entupir o bico e com a propria agua quente que sai no flush já jogo no pano para ajudar a limpar o bico de inox. Depois já bato a jarra na bancada para retirar possiveis bolhas grandes. O aspecto do leite tem que ser proximo ao aspecto de tinta enquanto vc gira o leite na jarra. Antes de adicionar o leite vaporizado na xicara giro ele bastante pra misturar o maximo possivel espuma e leite.
Sobre os espressos - comecei com essa torra de supermercado que é bem escura por sinal.. primeiro defini a quantidade de café que iria usar. Preocupado por ter visto que se colocar café demais o café pode entrar na maquina e, depois de testes com o filtro duplo, cheguei a um valor de 17g de grão torrado que enchem completamente o filtro antes de compactar. Fixado esse parametro comecei os testes com granulometria da moagem. Isso varia bastante pois cada tipo de café, cada torra (mais clara ou escura), e tempo desde a torra influenciam esse valor. Fui fazendo os testes com intuito de chegar a uma extração entre 25-30 segundos e experimentando. A dosagem de café na xicara ficava entre 40-45g. (É muito importante uma balança e anotações em um caderno para fazer esses testes). Por fim, esse grão de supermercado (que na embalagem estava escrito gourmet, tipo exportação, para espresso...só faltou estar escrito que era café gamer e ter leds kkkkkkk) só me pareceu bebível com granulometria 13. Ficou com muito gosto de torrado, mas não estava nem ácido nem forte demais. O mais equilibrado que eu cheguei para esse tipo de torra. Terminada as experiências e depois de muitos cappuccinos e lattes tirados, comprei um café na ROAST. Ai sim a coisa melhorou mesmo. Café recém torrado (pesquisei bastante sobre tempo pós torra para uso na maquina e vi varios lugares falando que o ideal é utilizar o grao torrado entre 7 e 14 dias, com menos de 7 dias da torra não fica tão bom - e realmente senti na xicara que faltava alguma coisa - e depois dos 14 dias também já ia perdendo qualidade rápido). Esse café com torra média, eu fechei em 17g, moagem 16 e os mesmos 40-45g na xicara. Reparo que por mais que eu tente manter fixa a força de tamper, as vezes que aperto um pouco mais com o tamper e sai um pouco menos de café na xicara, mas não é alguma coisa que muda taaaanto a qualidade do espresso. Só altera um pouco a quantidade de café mesmo.
Sempre que estudei sobre o café espresso e suas variáveis por diversas vezes falavam que a torra mais escura deveria ter uma granulometria maior pq dessa forma a agua passaria mais rapido e não pegaria tanto o gosto de queimado dos grãos deixando o café mais equilibrado. Mas me surpreendi com o inverso disso no café que eu comprei. Onde eu usei uma granulometria menor no café mais torrado para chegar num café um pouco melhor. Acho que além da qualidade da torra, é possível que, como o café torrado a mais tempo perde seus oleos essenciais, talvez não tenha tanto oleo para extrair - se comparado com um café recem torrado em uma torra mais leve - e por isso a agua passe muito rapido, gerando um café subextraido e ácido.
E vcs? Me contem seus experimentos..
Ahh! Isso explica então. Otima informação!