De uns tempos pra cá, percebi que tomar 2 shots de 18-20g num curto espaço de tempo estava me dando picos de ansiedade. Para evitar isso, decidi me aventurar no mundo dos single shots, adquirindo 2 cestos: um cesto de La Pavoni 51mm 7g de formato cônico e um cesto single de formato normal.
Tenho uma Philco 15 bar, máquina de 51mm, modificada com dimmer e manômetro, onde consigo uma pressão minima utilizável de 6-7 bar, mas geralmente fico entre 8 e 10 mesmo. Usei o mesmo método de preparo para ambos os cestos: 5s de pré-infusão após os 5s iniciais até surgirem os primeiros pontos no fundo do puck (posiciono o dimmer em 9 bar antes, inicio a extração, reduzo totalmente o dimmer quando obtenho os primeiros pontos e aguardo a pré-infusão), depois faço a extração de uma parte em 9 bar e a ultima parte em 8 bar. Geralmente ficando com um tempo total de 35-40s.
A diferença entre os cestos, além do formato, é a capacidade. No cesto de La Pavoni, consigo usar de 8-9.5g e no outro cesto, de 11-12g. Cheguei nessa conclusão fazendo o teste da moeda com diferentes cafés. Uma observação: o cesto Pavoni parece até que é de 51.5mm, sobre um pouquinho quando coloco o puck screen após usar o tamper, mas nada que atrapalhe.
Com o cesto single de formato "normal", obtive ótimos cafés, sem maiores dificuldades. O cesto de La Pavoni está dando um pouco mais de trabalho para dominar. Consigo tirar cafés redondos nele, percebendo que é bem difícil de errar tanto para acidez quanto para amargor, mas sinto o corpo meio fraco na maioria das vezes. Nos próximos testes vou adotar uma moagem 2 clicks mais fina e uma pré-infusão maior (7-10s ao invés de 5s) para tentar extrair mais corpo sem amargar. Tenho feito surf de temperatura para manter a temperatura o mais parecida possível nas extrações.
Aos colegas que também utilizam single shots no dia-a-dia, peço que compartilhem seus testes e idéias.
No que diz respeito à ansiedade, o resultado tem sido muito bom! Procuro me limitar a 3 espressos no cesto Pavoni, 2 no cesto single normal e quando o tempo está curto, apenas 1 shot de 16g no IMS normal. Evito ao máximo consumir em jejum e coloco um bom intervalo entre os shots. De vez em quando, utilizo o café Aramosa, da Dutra. Ele é orgânico e possui 50% a menos de cafeína, com um sensorial bem legal de chocolate + floral. Também comprei um descafeinado para os shots após as 18h, mas não me dei bem com ele.
Bons cafés!