Ir para conteúdo

Fogão com chama alta demais para a moka Bialetti!


fxa88

Postagens recomendadas

Olá a todos! Cadastrei-me no fórum em 2021, mas é meu primeiro tópico.

Minha dúvida não é exatamente de iniciante, pois já uso cafeteira italiana da Bialetti há alguns anos, mas não achei outro espaço mais adequado. (Se quiserem movê-lo para outro fórum, ok!)

A questão é a seguinte: a chama do meu fogão é muito alta, mesmo quando no mínimo. Eu tenho aqui um suportezinho, uma gradezinha que consigo colocar em cima da grade padrão no fogão (que fica sobre a trempe), mas meu suporte não dá muita diferença, tem mais ou menos 0,5 cm de altura, ou até menos. Agora que comprei outra Bialetti, e desta vez uma menor, de 4 xícaras, não quero que as chamas do fogão fiquem ultrapassando a borda do fundo da Bialetti! Mas não sei como resolver. Como disse, meu suporte não faz muita diferença, pois ele é baixo. Eu precisaria de um suporte um pouco mais alto, talvez algo de 1cm ou 1,5 cm, que seja compatível com a grade do meu fogão.

Nas fotos anexas vocês verão a grade do fogão com e sem o suporte e como a cafeteira fica quando a chama está ligada.

Na net encontrei fotos de outros suportes, mas parecem ser para fogões diferentes. Geralmente são suportes circulares e muito largos, acho que não dariam certo aqui no meu.

O que vocês acham? Como posso resolver meu problema? Não quero que a cafeteira nova fique toda feia, escurecida como a antiga (que era de 6 xícaras, ou seja, ligeiramente maior).

 


 

 

fogão 01 - SEM suporte.jpg

fogão 02 - COM suporte.jpg

fogão 03 - cafeteira.jpg

fogão 04 - cafeteira.jpg

fogão 05 - cafeteira.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu faço com a minha é deixar a mokinha em offset com a boca do fogão, assim só uma parte da chama vai entrar em contato com a base da moka. Outra possibilidade é usar uma placa difusora de calor embaixo da moka. Eu cheguei a comprar uma mas não me adaptei bem, mas na internet algumas pessoas usam com sucesso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Luke S disse:

O que eu faço com a minha é deixar a mokinha em offset com a boca do fogão, assim só uma parte da chama vai entrar em contato com a base da moka. Outra possibilidade é usar uma placa difusora de calor embaixo da moka. Eu cheguei a comprar uma mas não me adaptei bem, mas na internet algumas pessoas usam com sucesso.

Olá. Agradeço pela resposta. Pode explicar o que seria deixar a cafeteira "em offset com a boca do fogão"? Como assim em offset? Se eu chegar a cafeteira para o lado, a chama vai "engolir" a cafeteira de qualquer modo, ultrapassando o fundo da mesma. (Acho que não entendi o que você quis dizer.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa minha é de 3 xícaras, e quando me mudei de São Paulo que usa gás encanado para gás GLP onde estou hoje, a pressão do gás é maior mesmo com os bicos injetores corretos. Então tive o problema da chama estar muito forte. Remediei deixando a mokinha fora do centro da chama, como na foto. Não tive nenhum problema com a chama pegando as laterais da mokinha. Como eu encho ela com água fervendo pode ser que passe pouco tempo no fogo pra dar problema.

Screenshot_20230506-004609.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Luke S disse:

Essa minha é de 3 xícaras, e quando me mudei de São Paulo que usa gás encanado para gás GLP onde estou hoje, a pressão do gás é maior mesmo com os bicos injetores corretos. Então tive o problema da chama estar muito forte. Remediei deixando a mokinha fora do centro da chama, como na foto. Não tive nenhum problema com a chama pegando as laterais da mokinha. Como eu encho ela com água fervendo pode ser que passe pouco tempo no fogo pra dar problema.

Screenshot_20230506-004609.png

Ah, sim. Como imaginei, você apenas chega ela para o lado. Isso só resolve o problema de não queimar o cabo, hehe.

Pois é, vou tentar passar a encher o recipiente com água quente, para ficar menos no fogo. O interessante é que o manual da Moka manda encher com água fria! No meu caso o uso da Moka é diário, então quero tomar cuidado a partir de agora.

Enfim, agradeço mais uma vez pela resposta. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou usar o “nível invertido” do fogão? Não sei como chama na verdade, mas é quando você vai em direção de desligar mas para logo antes do final.

Fiz um vídeo pra ilustrar pq não achei nada sobre, e imagino que não funcione em todo fogão:

https://youtu.be/CKSNQNoU7iY

Não reparem na sujeira, teve fritura ontem heheh

Na minha Moka genérica, só consegui fazer um café bom com a chama assim mais pro final.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, bassarisse disse:

Já tentou usar o “nível invertido” do fogão? Não sei como chama na verdade, mas é quando você vai em direção de desligar mas para logo antes do final.

Fiz um vídeo pra ilustrar pq não achei nada sobre, e imagino que não funcione em todo fogão:

https://youtu.be/CKSNQNoU7iY

Não reparem na sujeira, teve fritura ontem heheh

Na minha Moka genérica, só consegui fazer um café bom com a chama assim mais pro final.

Cara, sensacional! Não sei como eu não tinha pensado nisso! Haha. Vou fazer assim, nas próximas vezes! Valeu :D

8 horas atrás, regisassao disse:

O Thales usa uma frigideira baratinha como substituto para a placa difusora. Acho a ideia bem criativa e deve resolver.

Salvo engano, ele usa isso não para evitar a chama alta, e sim para que a moka não esfrie rapidamente. Ao menos é o que me lembro de ele explicando em um vídeo dele a respeito da moka. De toda forma, um dia tentei fazer isso aqui (logo após ver o tal vídeo dele), mas não gostei: minha frigideira ficou dando cheiro de queimado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...