Ir para conteúdo

RDT: prática eficaz e inofensiva ou danosa?


Octávio

Postagens recomendadas

Pessoal, olá.

Uma coisa que me intriga é a prática de RDT. Para quem não sabe, é o nome dado àquelas pequenas borrifadas de água nos grãos, num recipiente externo ao moedor. A função é diminuir a estática, de modo que não fiquem partes de café nas partes intermediárias ao coletor/copinho final.

Em minha experiência com moedores, apenas com manuais, vejo que alguns destes moedores promovem mais estática, mas depende em especial do grão.

A 1zpresso não cita explicitamente recomendação contrária à prática (apenas indica não fazer diretamente no moedor), enquanto, que, por exemplo, "recomenda fortemente" não moer grãos congelados. 

Qual é a experiência de vocês quanto a isto? Usam sem receio? Já notaram algum contra na prática? Sabem de alguma fonte que indique efeitos no médio prazo? Notam que a estática interfere muito na retenção de manuais? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

Já fugindo do assunto, mas quanto tempo em temperatura ambiente antes de moer no 1zpresso Q2 grãos que estavam congelados?

pelos relatos, a recomendação é colocar os grãos (a dose congelada) no moedor imediatamente. Não haveria umidade. Sei que tem gente que faz isto há anos... mas, eu mesmo não tenho coragem haha. E achei curiosa a forma taxativa do e-mail de resposta deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maior parte dos espressos que tiro são com grãos congelados. Já faço isso há dois anos com meu 1zpresso JE-Plus.

Quando os grãos atingem 15-20 dias de torra eu normalmente congelo. Armazeno a dose (19g) individualmente em uns mini ziplocks. Tiro do congelador direto para o moedor.

Desmonto e limpo o moedor sempre e até hoje nunca tive problemas.

Acho que o problema de congelar é quando o recipiente onde estão os grãos não fica bem vedado e o café absorve unidade, que vira gelo. Se ficar bem vedado, com pouco (ou nenhum) ar, acho que não tem problema.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora, moí grãos congelados no Mimoso e no Nuova Simonelli MDX. Já ia moer no 1zpresso. E acho que vou.

Quanto ao RDT, tenho um borrifador sempre abastecido com água filtrada junto aos equipamentos, mas, por preguiça, raramente uso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba, o Niche zero tem indicação do fabricante para não usar RDT.

Nunca vi essa recomendação de outros fabricantes. Talvez essa restrição seja específica do Niche.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso grãos congelados quase sempre em uma das cidades onde moro no meu kplus. Ainda não tive problema.

Mas esaa é uma questão delicada, pois em cidades que a umidade relativa do ar, ou pessoas que moram próximo ao mar ou ainda em locais com muita incidência de vento, a lógica seria que os cafés e os moedores, mesmo se bem protegidos em algum momento seriam expostos a algum nível de umidade

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu moro em região litorânea e extremamente úmido (2 dias se não passar pano na casa, chega a ficar escorregando de tanta umidade junto com o salitre). Não tenho costume de congelar os cafés, mas, as vezes borrifo agua principalmente pra moer no elétrico pra espresso que é onde empelota mais, e para reduzir a retenção. Ate hoje não tive problemas com o moedor, o tenho a anos, e esta funcionando perfeitamente. Tenho um moedor manual (xeoleo, semelhante ao C2) também, que querendo ou não fica exposto ao salitre em uma estante, e ate hoje, zero problemas também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Octávio disse:

Qual é a experiência de vocês quanto a isto? Usam sem receio? Já notaram algum contra na prática? Sabem de alguma fonte que indique efeitos no médio prazo? Notam que a estática interfere muito na retenção de manuais? 

Uso sempre, sem dó nem piedade. Não acho que uma borrifada vai danificar alguma coisa não. Unico contra ao meu ver é que vai usar sempre hahahahahahahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...