Octávio Postado 15 Maio 2023 Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 Pessoal, olá. Uma coisa que me intriga é a prática de RDT. Para quem não sabe, é o nome dado àquelas pequenas borrifadas de água nos grãos, num recipiente externo ao moedor. A função é diminuir a estática, de modo que não fiquem partes de café nas partes intermediárias ao coletor/copinho final. Em minha experiência com moedores, apenas com manuais, vejo que alguns destes moedores promovem mais estática, mas depende em especial do grão. A 1zpresso não cita explicitamente recomendação contrária à prática (apenas indica não fazer diretamente no moedor), enquanto, que, por exemplo, "recomenda fortemente" não moer grãos congelados. Qual é a experiência de vocês quanto a isto? Usam sem receio? Já notaram algum contra na prática? Sabem de alguma fonte que indique efeitos no médio prazo? Notam que a estática interfere muito na retenção de manuais? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
murissoka Postado 15 Maio 2023 Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 48 minutos atrás, Octávio disse: "recomenda fortemente" não moer grãos congelados Isso está nos manuais da 1Zpresso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 15 Maio 2023 Autor Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 8 minutos atrás, murissoka disse: Isso está nos manuais da 1Zpresso? Perguntei por e-mail, usaram esta expressão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 15 Maio 2023 Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 Já fugindo do assunto, mas quanto tempo em temperatura ambiente antes de moer no 1zpresso Q2 grãos que estavam congelados? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Octávio Postado 15 Maio 2023 Autor Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 27 minutos atrás, ivoesazevedo disse: Já fugindo do assunto, mas quanto tempo em temperatura ambiente antes de moer no 1zpresso Q2 grãos que estavam congelados? pelos relatos, a recomendação é colocar os grãos (a dose congelada) no moedor imediatamente. Não haveria umidade. Sei que tem gente que faz isto há anos... mas, eu mesmo não tenho coragem haha. E achei curiosa a forma taxativa do e-mail de resposta deles. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Filipe Lamim Postado 15 Maio 2023 Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 A maior parte dos espressos que tiro são com grãos congelados. Já faço isso há dois anos com meu 1zpresso JE-Plus.Quando os grãos atingem 15-20 dias de torra eu normalmente congelo. Armazeno a dose (19g) individualmente em uns mini ziplocks. Tiro do congelador direto para o moedor.Desmonto e limpo o moedor sempre e até hoje nunca tive problemas.Acho que o problema de congelar é quando o recipiente onde estão os grãos não fica bem vedado e o café absorve unidade, que vira gelo. Se ficar bem vedado, com pouco (ou nenhum) ar, acho que não tem problema.Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 15 Maio 2023 Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 Até agora, moí grãos congelados no Mimoso e no Nuova Simonelli MDX. Já ia moer no 1zpresso. E acho que vou. Quanto ao RDT, tenho um borrifador sempre abastecido com água filtrada junto aos equipamentos, mas, por preguiça, raramente uso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Gomes Postado 15 Maio 2023 Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 Que eu saiba, o Niche zero tem indicação do fabricante para não usar RDT. Nunca vi essa recomendação de outros fabricantes. Talvez essa restrição seja específica do Niche. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
pirovani. Postado 15 Maio 2023 Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 Eu uso grãos congelados quase sempre em uma das cidades onde moro no meu kplus. Ainda não tive problema.Mas esaa é uma questão delicada, pois em cidades que a umidade relativa do ar, ou pessoas que moram próximo ao mar ou ainda em locais com muita incidência de vento, a lógica seria que os cafés e os moedores, mesmo se bem protegidos em algum momento seriam expostos a algum nível de umidade Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Caio Oliveira Postado 15 Maio 2023 Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 Eu moro em região litorânea e extremamente úmido (2 dias se não passar pano na casa, chega a ficar escorregando de tanta umidade junto com o salitre). Não tenho costume de congelar os cafés, mas, as vezes borrifo agua principalmente pra moer no elétrico pra espresso que é onde empelota mais, e para reduzir a retenção. Ate hoje não tive problemas com o moedor, o tenho a anos, e esta funcionando perfeitamente. Tenho um moedor manual (xeoleo, semelhante ao C2) também, que querendo ou não fica exposto ao salitre em uma estante, e ate hoje, zero problemas também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MaLeandrini Postado 15 Maio 2023 Denunciar Share Postado 15 Maio 2023 10 horas atrás, Octávio disse: Qual é a experiência de vocês quanto a isto? Usam sem receio? Já notaram algum contra na prática? Sabem de alguma fonte que indique efeitos no médio prazo? Notam que a estática interfere muito na retenção de manuais? Uso sempre, sem dó nem piedade. Não acho que uma borrifada vai danificar alguma coisa não. Unico contra ao meu ver é que vai usar sempre hahahahahahahahahaha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas