Ir para conteúdo

Depois do Melitta


craveiro

Postagens recomendadas

Olá.

Eu penso que os dois próximos passos são: primeiramente, informação -- considere fazer cursos como barista caseiro e percepção sensorial. Não precisam ser muito extensos nem oferecer certificados reconhecidos até em Marte. Basta que ofereçam a ocasião de provar vários grãos de café preparados de diversas formas. Se isso não for possível, uma ida a uma boa cafeteria pode suprir isso em parte.

Em segundo lugar, vem a questão  da moagem. Está (ou deveria estar) nos mandamentos do aprendiz de coffee lover: "não comprarás métodos antes de ter um bom moinho".

A partir daí, e somente depois disso, escolher os equipamentos que você vai comprar e em qual sequência.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, craveiro disse:

E ai pessoal, no mundo dos coados e afins, qual o próximo passo para um iniciante que só utilizou até agora Melitta?

TUDO DEPENDE!

Que café sempre utilizou no melitta?
CASO vá comprar mais metodos, já tem moedor?
Qual?
Já possui uma chaleira de bico fino? Ela será sua aliada em novos metodos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprar café em grãos, um moedor decente e moer em casa. Experimentar cafés diferentes para apurar e educar o paladar.

Frequentar boas cafeterias e pedir cafés em diferentes métodos. Perguntar qual grão estão servindo.

Conversar com os baristas quando for tomar café.

Olhar https://forum.clubedocafe.net/forum/4-café-torrado/ e https://forum.clubedocafe.net/forum/32-lojas/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, apesar de eu ter vários métodos de percolação( Koar, V60, de pano, Clever) aqui uso bastante o Melitta e consigo ótimas xicaras

Para tal na ordem de importância o que considero próximos passos:

- Obter Informações, ler tópicos aqui no fórum, conversar com baristas de cafeterias que trabalhem com café especial, participar de grupos de WhatsApp, ir a encontros e eventos  e por ultimo um curso (meio que desnecessário ao meu ver)

- Obter um bom moedor, fuja de moedores baratos e de trituradores

- Só comprar e preparar cafés especiais 

-  Arrumar uma chaleira com pescoço de Ganso

Ai quando estiver obtendo ótimas xicaras com o Melitta conhecer outros métodos, AeroPress, prensa francesa  por exemplo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Seu Zé disse:

por ultimo um curso (meio que desnecessário ao meu ver)

Olá.

Concordo que cursos, especialmente os presenciais, são dispensáveis (exceto para quem quer formação profissional), mas tinha levantado essa possibilidade porque eles oferecem algo que os livros e a internet não proporcionam, que é a "mão na massa", a degustação como aprendizado, como uma "visita guiada" ao mundo dos cafés especiais. E, claro, repito que uma boa conversa com um bom barista que tenha algum tempo e paciência vale ouro.

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craveiro, preencha seu perfil, coloque de onde é, quais itens você têm, ex.: Melitta e moedor xpyzk. Já facilita a tumar te dar indicação.

Mas já vi aqui a galera falando, moedor é o primeiro passo, se tem um moedor bom já começou bem. Invista em um bom moedor, o melhor que puder comprar por hora e comece a explorar um V60, por exemplo, onde irá encontrar a maioria das receitas e sugestões de preparo.

Mas conta aí, o que tem usado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2023 at 14:50, valacomum disse:

Olá.

Concordo que cursos, especialmente os presenciais, são dispensáveis (exceto para quem quer formação profissional), mas tinha levantado essa possibilidade porque eles oferecem algo que os livros e a internet não proporcionam, que é a "mão na massa", a degustação como aprendizado, como uma "visita guiada" ao mundo dos cafés especiais. E, claro, repito que uma boa conversa com um bom barista que tenha algum tempo e paciência vale ouro.

Saudações!

Eu cheguei a fazer um curso presencial com um pessoal conhecido aqui no Rio. E eu também não recomendo, nem para conhecer métodos, que é algo que se pode fazer pedindo na cafeteria. O custo costuma ser muito alto para o que se tem em troca. Uma conversa com um barista ou, ainda mais importante, estudar conteúdos pela internet e trocar algumas ideias por aqui vale bem mais a pena e não pagamos por isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valew pelas dicas e ensinamentos, completei meu perfil mas vou resumir meu equipamento aqui tb.

Tenho um moedor que é copia do timemore c3, pro meu uso e aprendizado acho que esta servindo bem e no mais tenho uma balança bem simples de cozinha que pesa na casa de 0.00 e o melitta com filtro de papel.

Meu intuito com esse tópico era ver o que seria mais interessante seguir como os próximos passos do melitta, sendo até mesmo um aperfeiçoamento nele próprio um próximo passo. Mas as dicas dos amigos foristas foram bem legais, tenho que começar a visitar mais cafeterias mesmo conheço muito pouco por onde moro.

 

Tenho usado no melita receitas simples que encontrei na net e no forum, mas a maioria são para v60, como café comprei agora o Campos altos, até gostei dele mas confesso que por vezes achei o melita do mercado melhor kkkk.

 

Bom é isso ai, desculpem a demora na interação com o forum mas o trabalho esta pegando por esses dias. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

@ivoesazevedo, em geral é verdade. Porém, nem sempre o próprio atendente-dublê-de-barista sabe o que tem em mãos. E, segundo, há casos em que o barista é ótimo com os grãos e os equipamentos, mas terrível... contra clientes curiosos. Felizmente, são exceções.

@craveiro, não tem por que se desculpar; na correria é isso mesmo.

Saudações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...