Ir para conteúdo

Clube da Superautomática Espresso Oster


Marcão

Postagens recomendadas

Boa tarde amigos, fazia um tempo que estava de olho em uma super automática para os dias em que a preguiça falava mais alto, e estava em dúvida entre a Philips EP1200 e este modelo da Oster, acabei encontrando uma oferta muito boa dentro do Shopping do Banco Inter, e encomendei a máquina hoje, estou aguardando ela chegar pra poder testá-la. Caso alguém aqui já tiver a máquina e quiser compartilhar experiência sobre a mesma será muito bem vindo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa @valacomum saiu a R$ 2.199,90, aí teve um cashback de R$ 109,99, no final das contas acabou saindo por R$ 2.089,91 com frete grátis, eu estava de olho na Philips 1200, mas estava dando quase 1.5000 reais mais barato esse modelo da Oster, aí acabei achando melhor negócio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Marcão disse:

Opa @fcsouzaobrigado amigo, eu já assisti esse review umas 200 vezes antes de comprar kkkkk

Então... tem muitas dicas ali que às vezes passam despercebidas. Por exemplo, eu já joguei uma máquina fora por causa do leite. Ela era tão difícil de limpar que, apesar de todo e qualquer esforço, ficava algum vestígio nas entranhas do mecanismo mal projetado, e ficar desmontando uma cafeteira todo dia para limpar...  Apodreceu e foi pro lixo.

A praticidade e o preço dessa aí paremcem ser seu ponto forte, principalmente no quesito café. Como quase sempre, dá mais trabalho limpar do que fazer as bebidas.  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza, eu vi pelo vídeo, parece bem simples de limpar a parte do leite, é só remover a peça onde sai, e limpar ela, a jarra e a mangueirinha que puxa, achei bem prático, e o preço estava muito bom, agora é só esperar chegar pra ver ela trabalhando :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal, a máquina chegou ontem, fiz alguns testes rápido, nem deu tempo de tirar umas fotos direito, mas resumindo a experiência:

Eu já tinha consciência de que por se tratar de uma superautomática a qualidade do espresso seria diferente de uma máquina manual, mas como tenho algumas boas máquinas manuais não estava me importando com isso, queria mesmo uma máquina rápida e prática para os dias em que estivesse com pressa, ou para que minha esposa pudesse utilizar tranquilamente como faria com uma máquina de cápsula.

Eu testei o espresso curto e o capuccino, em relação ao espresso curto, achei que com o moinho na regulagem mais fina e um grão com torra média recente, um pouco mais desenvolvida ficou bom até, melhor do que qualquer máquina de cápsula que já experimentei (Dolce Gusto, Nespresso, a da Três e da Illy), claro que se trata de um espresso com filtro pressurizado, porém como todas de cápsula também são, achei o que ficou muito bom para o que se propunha.

Em relação ao capuccino, achei que a máquina faz uma bebida muito boa, melhor do que muitas padarias que costumo frequentar, o leite fica bem aerado, você consegue ver bem a divisão quando usa uma taça transparente, a primeira parte é leite vaporizado, a segunda já é mais espumado como deve ser no capuccino, mas ele joga o café no final, ao contrário de como faria em uma máquina manual, mas tudo bem, o sabor ficou muito bom, achei que valeu muito a pena.

Também fiz um teste utilizando o leite vaporizado para fazer um chocolate quente, coloquei uma colher de chocolate 70%, e uma de açúcar, misturei bem, e apertei o botão do capuccino pra fazer o leite vaporizado cair sobre a xícara, na hora que ele vai tirar o café, eu corto a estração, aí é só mexer com uma colher que o chocolate fica muito bom até.

Pelo pouco que usei ontem, achei que vale muito o investimento pra quem quer a praticidade de uma máquina de cápsula sem gastar horrores com cápsulas, óbvio que a qualidade não é igual de uma máquina manual, mas ainda assim é melhor que uma de cápsula se usar um grão de qualidade.

Mquina.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Aproveitando seu tópico.

Eu tinha uma Saeco Poemia, mas devido ao pouco tempo para dar a devida atenção as variáveis de um bom espresso, eu a vendi.

Tenho uma Nepresso e percebi que eu preciso de algo prático porém com qualidade. 

Quero uma máquina que seja prática, que o expresso seja melhor do que de capsula.

Eu estou entre essa sua superautomática e a Oster Xpert. Eis Me aqui nessa difícil decisão. 

Se alguém puder ajudar na decisão, eu agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tudo bem? Então, são duas propostas diferentes, a Xpert é uma máquina manual, vai te dar controle sobre todas as variáveis do espresso, a qualidade do espresso com certeza será bem superior, pois você pode usar filtro despressurizado nela, já a super automática, é tipo essas máquinas de concessionária, você aperta um botão e ela faz o café, ou o capuccino, sua única preocupação é colocar o grão e o leite na máquina, o resto ela faz tudo, se quiser praticidade pega a super automática, agora se quiser fazer o ritual do café, e controlar todo o processo, aí pega a Xpert.

Hoje tive minha primeira supresinha com a máquina, ela acendeu a luz indicando que a bandeja de pó estava cheia, fiz a limpeza conforme orienta o manual, porém ainda não apagou, mais tarde quando retornar vou tentar ver se esqueci de algum detalhe, caso não resolver, aí vou tentar acionar a garantia.

Caso alguém já passou por isso, se puder compartilhar alguma dica, será bem vindo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tmj @Ari Pereira, ontem descobri como resolver o problema da luz que acendeu.

Aconteceu que eu tinha usado um grão maior no primeiro dia, e ele demandava uma moagem mais fina, aí tinha deixado o ajuste no mais fino possível, depois no dia seguinte comprei um pacotinho do café Orfeu, e o grão é um tamanho menor que o que eu estava usando, aí como não alterei o ajuste da moagem, ele moeu praticamente um pó, e acabou enchendo de pó no compactador, e na saída do moinho, abri o moinho no nível mais grosso e fiz uma limpeza pormenorizada com a escova que veio, e um aspirador de pó tanto na saída de grãos, como na parte de cima do moinho e no compactador, depois disso voltou a funcionar normalmente.

Depois disso já entendi que quando trocar o grão, o ideal é abrir o moinho e tirar um ou dois cafés em falso pra fazer essa limpeza e depois ajusto a moagem correto pro grão, mas tirando isso, a máquina é muito boa pela praticidade, estou gostando bastante, por enquanto só tirei o espresso curto e o capuccino, as outras bebidas ainda não testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/06/2023 at 10:10, Marcão disse:

Opa @valacomum saiu a R$ 2.199,90, aí teve um cashback de R$ 109,99, no final das contas acabou saindo por R$ 2.089,91 com frete grátis, eu estava de olho na Philips 1200, mas estava dando quase 1.5000 reais mais barato esse modelo da Oster, aí acabei achando melhor negócio.

Ela estava saindo por 1793 à vista no Magazine Luiza e deixei passar esse preço. Que raiva de mim.

Estou no mesmo dilema seu. Uso Nespresso, e queria um café melhor, mas não tenho muita paciência para todo o ritual de café de uma semiautomática. Então, pela sua experiência com a máquina, ela está entregando um café melhor que os da Nespresso, correto? Fico meio receoso com ela, porque basicamente não existe controle de nenhuma variável. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tranquilo @rafaelsoares?

Cara, em relação a uma maquina manual, o café dela não tem a mesma qualidade, quanto a isso não tem o que discutir, porque o elemento humano faz muita diferença num bom café.

Agora comparando com uma nespresso, pode ficar sossegado, ela dá um banho nessas máquinas de cápsula, tudo vai depender do café que você vai utilizar, aliás pra mim, essa é a principal vantagem, você compra um café de boa qualidade, com torra recente, e ela moi e faz todo o processo, só nisso já dá um banho da nespresso porque geralmente as cápsulas vem com torra mais velha, e em relação a dose, eu não sei precisar quantos gramas a máquina moi, mas imagino que seja algo em torno de umas 10 a 11 gramas (to chutando, mas em linha com o review do Tales), nisso ela também bate a nespresso que em uma cápsula tem em torno de 8 gramas, fora a economia, que fica muito mais barato comprar o grão do que a cápsula.

Cara, pela praticidade, pra mim valeu bastante a pena, agora se espera um espresso de alta qualidade no padrão de boas cafeterias aí precisa de uma máquina manual.

Um detalhe que estou percebendo é que é bom você aquecer a xícara antes, pra não ter muita perda térmica, porque a máquina é aquecida com termobloco, e não tem a mesma estabilidade de uma máquina manual com caldeira, portanto se a xícara estiver fria o café vai ficar morno, então o ideal é você tirar água quente pra esquentar a xícara antes, depois joga a água fora e aí sim extrai o café, o resultado vai ficar melhor em minha opinião.

Agora mano, o principal, se for partir pra praticidade, é a economia ao meu ver, pensa assim, uma  caixa de cápsula da nespresso hoje é em torno de R$ 30,00 +/- vem com 10, cada cápsula tem uns 8g de café, ou seja você paga R$ 375,00 pelo quilo do café e ainda faz um monte de lixo com as cápsulas, com uns R$ 80,00 você compra um pacote de 1kg de café Orfeu, que é muito melhor que qualquer cápsula da nespresso e custa quase 5 vezes mais barato, ou seja, em pouco tempo, você paga a máquina pela economia do consumo.

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcão disse:

Opa, tranquilo @rafaelsoares?

Cara, em relação a uma maquina manual, o café dela não tem a mesma qualidade, quanto a isso não tem o que discutir, porque o elemento humano faz muita diferença num bom café.

Agora comparando com uma nespresso, pode ficar sossegado, ela dá um banho nessas máquinas de cápsula, tudo vai depender do café que você vai utilizar, aliás pra mim, essa é a principal vantagem, você compra um café de boa qualidade, com torra recente, e ela moi e faz todo o processo, só nisso já dá um banho da nespresso porque geralmente as cápsulas vem com torra mais velha, e em relação a dose, eu não sei precisar quantos gramas a máquina moi, mas imagino que seja algo em torno de umas 10 a 11 gramas (to chutando, mas em linha com o review do Tales), nisso ela também bate a nespresso que em uma cápsula tem em torno de 8 gramas, fora a economia, que fica muito mais barato comprar o grão do que a cápsula.

Cara, pela praticidade, pra mim valeu bastante a pena, agora se espera um espresso de alta qualidade no padrão de boas cafeterias aí precisa de uma máquina manual.

Um detalhe que estou percebendo é que é bom você aquecer a xícara antes, pra não ter muita perda térmica, porque a máquina é aquecida com termobloco, e não tem a mesma estabilidade de uma máquina manual com caldeira, portanto se a xícara estiver fria o café vai ficar morno, então o ideal é você tirar água quente pra esquentar a xícara antes, depois joga a água fora e aí sim extrai o café, o resultado vai ficar melhor em minha opinião.

Agora mano, o principal, se for partir pra praticidade, é a economia ao meu ver, pensa assim, uma  caixa de cápsula da nespresso hoje é em torno de R$ 30,00 +/- vem com 10, cada cápsula tem uns 8g de café, ou seja você paga R$ 375,00 pelo quilo do café e ainda faz um monte de lixo com as cápsulas, com uns R$ 80,00 você compra um pacote de 1kg de café Orfeu, que é muito melhor que qualquer cápsula da nespresso e custa quase 5 vezes mais barato, ou seja, em pouco tempo, você paga a máquina pela economia do consumo.

Muito obrigado pela resposta e pelas dicas!

Realmente, eu estou querendo um café superior ao de cápsulas, mas sei que a superautomática não vai entregar algo tão bom quanto à semiautomática ou manual. Mas estando acima das cápsulas, já me atende. Eu até estava pesquisando sobre a Perfect Brew, mas me conhecendo, sei que vou ficar com preguiça e acabar não usando. 

Quanto à economia, vai ser bom também. Apesar de que nem ando usando cápsulas da Nespresso, porque subiram muito. Tenho usado mais as da L'Or, que sempre tem ótimas promoções. Além da máquina da linha Original, tenho uma Vertuo, que tenho usado com uma adaptação. Coloco o café moído do meu gosto em alguma cápsula vazia, e uso uma tampa de silicone. O café já sai melhor que os ofertados pela própria Nespresso. Mas penso que a superautomática vai entregar algo mais consistente e ainda o café moído na hora.

Vou aguardar o 07/07 pra ver se o preço baix mais, mas vou acabar pegando ela mesmo. 

Ah, se puder esclarecer uma outra dúvida: ela tem entregado boa crema no espresso? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, se o foco é esse eu acho que você não vai se arrepender.

Sobre a crema, não custa dizer que assim como as máquinas de cápsula se trata de algo parecido com filtro pressurizado, ou seja, não é a mesma coisa de uma máquina manual com filtro despressurizado, ela faz espuma, mas não é ruim não, é no mesmo estilo das cápsulas ou de máquinas manuais mais simples (com filtro pressurizado) pra ter como parâmetro, tudo depende do café que está usando (tempo de torra e ajuste do moinho), é recomendado usar um café com torra média para espresso pra ter um resultado melhor, eu gostei do resultado com o orfeu, achei que ficou muito bom para o que a máquina se propõe.

Sobre o moinho, tem que ir testando, tem apenas cinco níveis de regulagem, então não espere um ajuste muito preciso com micro regulagens, mas em todo caso, você pelo menos tem um ajuste mais bruto que atende a faixa de espresso, ou seja dá pra ter uma moagem adequada pra espresso, mas sem nenhum ajuste fino. Se o parâmetro de comparação for café de cápsula pode comprar sem medo que não vai se arrepender, agora se o parâmetro for uma máquina manual, ou um café de uma boa cafeteria aí fica um pouco a desejar.

Sobre as super automáticas, tem outras opções com mais ajustes no mercado, mas pra mim a questão do preço era muito importante, e pra mim essa da Oster estava com um custo benefício muito bom, minha outra opção seria aquela Philips 1200, mas ela estava uns 3500, e eu paguei 2000 na Oster, então a diferença de preço pra mim foi um fator decisivo, a Philips tem 12 níveis de ajuste no moinho, já melhor neste aspecto, mas mesmo com os 12 níveis eu tenho consciência que a qualidade não chegaria nem perto de uma máquina manual, por isso achei que a opção da Oster era mais adequada, porque oferece um custo benefício melhor em minha opinião.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Marcão disse:

Opa, se o foco é esse eu acho que você não vai se arrepender.

Sobre a crema, não custa dizer que assim como as máquinas de cápsula se trata de algo parecido com filtro pressurizado, ou seja, não é a mesma coisa de uma máquina manual com filtro despressurizado, ela faz espuma, mas não é ruim não, é no mesmo estilo das cápsulas ou de máquinas manuais mais simples (com filtro pressurizado) pra ter como parâmetro, tudo depende do café que está usando (tempo de torra e ajuste do moinho), é recomendado usar um café com torra média para espresso pra ter um resultado melhor, eu gostei do resultado com o orfeu, achei que ficou muito bom para o que a máquina se propõe.

Sobre o moinho, tem que ir testando, tem apenas cinco níveis de regulagem, então não espere um ajuste muito preciso com micro regulagens, mas em todo caso, você pelo menos tem um ajuste mais bruto que atende a faixa de espresso, ou seja dá pra ter uma moagem adequada pra espresso, mas sem nenhum ajuste fino. Se o parâmetro de comparação for café de cápsula pode comprar sem medo que não vai se arrepender, agora se o parâmetro for uma máquina manual, ou um café de uma boa cafeteria aí fica um pouco a desejar.

Sobre as super automáticas, tem outras opções com mais ajustes no mercado, mas pra mim a questão do preço era muito importante, e pra mim essa da Oster estava com um custo benefício muito bom, minha outra opção seria aquela Philips 1200, mas ela estava uns 3500, e eu paguei 2000 na Oster, então a diferença de preço pra mim foi um fator decisivo, a Philips tem 12 níveis de ajuste no moinho, já melhor neste aspecto, mas mesmo com os 12 níveis eu tenho consciência que a qualidade não chegaria nem perto de uma máquina manual, por isso achei que a opção da Oster era mais adequada, porque oferece um custo benefício melhor em minha opinião.

Mais uma vez, valeu pela resposta! 

Agora é torcer pra dar uma baixada nesse preço; se não baixar, vou acabar pegando essa pelo Inter. Vi as outras opções que permitem mais ajustes, mas aí o preço sobe muito. Essa da Philips, que acho ser a próxima mais barata, tá por 3 mil à vista, mas pra mim já é demais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei a mesma coisa @rafaelsoares, no final das contas o ganho de qualidade não é tanto assim dessa da Oster pra essa da Philips, por mais que tenha mais regulagens, no final das contas continua sendo um espresso com filtro pressurizado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Opa, entrando aqui no papo. Tava nessa dúvida mas optei pela Philips. 

Tenho hoje uma Vertuo e a longo prazo o custo com cápsulas vai ficar insano kkk gosto muito dela e dos cafés que ela faz então acho que a Philips vai atender bem.

No caso da Philips x Oster acho que a Philips tem uma vantagem de poder regular intensidade, temperatura e tem como vaporizar leite para fazer latte art.

Mas era bom se ela não custasse tão acima da oster kkkk 

A minha deve chegar amanhã daí posto uma breve análise 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa @heronhidekino caso a Philips que você está falando não é a LatteGo, é aquela 1200EP com braço de vapor né?

A vantagem é que ela usa as mesmas peças da Saeco e da Gaggia, eu estava de olho nela já a algum tempo, mas acabei optando pela Oster mesmo pelo valor, no dia que eu pedi a diferença estava dando quase 1500 a menos, como já tinha umas ótimas máquinas manuais, só queria uma que fosse prática mesmo pros dias que estivesse com preguiça e pra facilitar a vida da patroa também.

Quando chegar coloca as impressões sobre a máquina e as bebidas dela pra gente conhecer aqui, com certeza é uma ótima máquina sim, o bom é que ela tem mais regulagens do moinho também, isso com certeza dá mais possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei comprando a Oster no Inter Day, por um preço muito bom. Saiu por 1642 com o cashback, aí não teve concorrência pra Philips hahaha

Já usei três marcas de grãos nela e gostei do resultado com todos (Orfeu Orgânico, Pronova e Black Tucano). E isso que nem mexi na regulagem do moedor de  grãos. Gostei das bebidas com leite também. Então, pra mim, foi bem satisfatória a compra.

Ah, uma dúvida. Sabe se tem como resetar os volumes das bebidas para as configurações de fábrica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, show @rafaelsoarestmb gostei bastante, claro que levando em conta que se trata de uma máquina super automática, a qualidade é diferente de uma manual, porém comparando com uma de cápsula, dá de 10 a 0 em qualidade e economia, achei que valeu muito a pena também.

Quanto a resetar, com certeza deve ter, mas eu nunca pesquisei como faz, porque nunca alterei a dose padrão, caso descobrir posta aqui pra gente que também fiquei curioso agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Marcão disse:

Opa, show @rafaelsoarestmb gostei bastante, claro que levando em conta que se trata de uma máquina super automática, a qualidade é diferente de uma manual, porém comparando com uma de cápsula, dá de 10 a 0 em qualidade e economia, achei que valeu muito a pena também.

Quanto a resetar, com certeza deve ter, mas eu nunca pesquisei como faz, porque nunca alterei a dose padrão, caso descobrir posta aqui pra gente que também fiquei curioso agora.

Desde que ela chegou, nem uso as de cápsulas mais. 

Então, eu queria mudar o volume da bebida, mas antes queria saber se tem como resetar. Provavelmente deve ter mesmo, mas no manual não achei nada; aliás, o manual acaba deixando algumas informações de fora. Vou ver se mando mensagem pra Oster, e quando eles responderem, compartilho aqui. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade @rafaelsoareseles poderiam melhorar um pouco o manual, eu apanhei um pouco quando acendeu aquela luz de limpeza de café na bandeja de borras, aí tive que fuçar até descobrir o jeito certo de limpar na marra porque o manual realmente deixa um pouco a desejar nos detalhes, mas é bom ter o forum que vamos compartilhando o caminho das pedras aqui e aí vamos aprendendo melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

 

Loja respondeu: 

Oii, tudo bem? Esse modelo não possui função de reset, Rafa. 

 

Achei bem estranho isso. Vai que não dá certo e quero voltar ao padrão, aí complica mexer na volumetria :wacko:

E quanto aos cafés, hoje experimentei o Baggio Espresso e foi o que achei mais gostoso dentre os que já testei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

@gabrielgnboa tarde, tudo bem?

Amigo, experimenta usar aquela escovinha de aço que vem, tenta passar ela por dentro do moedor, se tiver alguma coisa obstruindo, é provavel que você consiga remover com a escovinha, pode atravessar as mós com ela mesmo, deixa no nível mais aberto e faz isso, também passa um aspirador pra remover qualquer outra partícula menor, acho que deve funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...