Ir para conteúdo

Metódo Wolfcafé - Cafés coados


Pereira

Postagens recomendadas

Recentemente vendo os histories no Instagram, o pessoal da wolfcafe mostrou um método que achei muito interessante e venho compartilhar com vocês.

Ao contrário de tudo que já tinha visto a respeito, eles recomendam basicamente o seguinte:

1 - Pré infusão de 1 minuto, com o dobro de agua e a particularidade é não humedecer todo o café, pois isso facilita a liberação dos gases.

2 - Fazer um único despejo, de forma bem lenta, apenas no centro do café. Isso faz com que as partículas muito pequenas do café não interfiram na extração, pois a tendência e que fiquem da superfície. Essa parte muito pequena tem ácidos que interferem no sabor, deixando o café mais áspero. 

Confesso que fiquei cético no início, e testei justamente com um café deles o WR. E os resultados estão sendo surpreendentes. A pessoa que apresentou esse método no histories parece ter muito conhecimento e propriedade no que está dizendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em resume, em uma porção de 300ml - 20g de café, dizes 120ml na primeira tacada e 180ml depois? Despejar somente no centro?

Eu converso com eles, vou mandar uma mensagem mais tarde para saber sobre esse método. O café deles está no mesmo nível que do Lucca de Curitiba, vale muito conhecer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rafael st disse:

em resume, em uma porção de 300ml - 20g de café, dizes 120ml na primeira tacada e 180ml depois? Despejar somente no centro?

Eu converso com eles, vou mandar uma mensagem mais tarde para saber sobre esse método. O café deles está no mesmo nível que do Lucca de Curitiba, vale muito conhecer. 

Nesse exemplo, seria um primeiro despejo de pré infusão, com 40 ml de agua. Aguarda 1 minuto. Segundo despejo com 260ml de agua, toda no centro do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah bacana, vou testar com o wr deles que tenho congelado. Eu não curto muito despejo único, não há um padrão no resultado, pode sair algo muito bom ou algo extraído demais. Nos da wolf eu estou usando o lilydrip para acentuar mais a doçura do café deles. Abri o w de amora, que é o café mokinha, e achei melhor moer mais fino e fazer pouca agitação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 05/07/2023 at 16:11, rafael st disse:

Ah bacana, vou testar com o wr deles que tenho congelado. Eu não curto muito despejo único, não há um padrão no resultado, pode sair algo muito bom ou algo extraído demais. Nos da wolf eu estou usando o lilydrip para acentuar mais a doçura do café deles. Abri o w de amora, que é o café mokinha, e achei melhor moer mais fino e fazer pouca agitação. 

Boa noite! Rafael, como você tem feito os cafés com o lilydrip? Estou com um aqui, mas tô usando pouco por não ter conseguido regular legal. 

Você afina a moagem e passa o café com menos tempo? Poderia me passar sua receita pra eu ter como base? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/07/2023 at 11:58, Pereira disse:

Recentemente vendo os histories no Instagram, o pessoal da wolfcafe mostrou um método que achei muito interessante e venho compartilhar com vocês.

Ao contrário de tudo que já tinha visto a respeito, eles recomendam basicamente o seguinte:

1 - Pré infusão de 1 minuto, com o dobro de agua e a particularidade é não humedecer todo o café, pois isso facilita a liberação dos gases.

2 - Fazer um único despejo, de forma bem lenta, apenas no centro do café. Isso faz com que as partículas muito pequenas do café não interfiram na extração, pois a tendência e que fiquem da superfície. Essa parte muito pequena tem ácidos que interferem no sabor, deixando o café mais áspero. 

Confesso que fiquei cético no início, e testei justamente com um café deles o WR. E os resultados estão sendo surpreendentes. A pessoa que apresentou esse método no histories parece ter muito conhecimento e propriedade no que está dizendo.

É bem parecido com isso:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, flaviowolff disse:

É bem parecido com isso:

 

 

Eu diria que o oposto da receita do Lance.

Tem apenas algumas coincidências, tipo o bloom de 1 minuto e ser um único despejo, mas no geral são bem diferentes.

Essa técnica do Wolf o despejo é inspirado na técnica Osmotic flow, que em essência é uma extração com baixa agitação. Funciona bem para torras desenvolvidas e cafés mais simples por gerar um extração mais baixa. 

A técnica do lance tem bastante agitação, inclusive ele recomendar agitar a cama no final se perceber que a extração vai ser muito rápida. Que é o oposto que o Osmotic Flow diz.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Pedro084 disse:

Boa noite! Rafael, como você tem feito os cafés com o lilydrip? Estou com um aqui, mas tô usando pouco por não ter conseguido regular legal. 

Você afina a moagem e passa o café com menos tempo? Poderia me passar sua receita pra eu ter como base? 

Claro! eu faço ele com a moagem mais fina e uso o método do tetsu, porém, tu precisa despejar mais em volta e não no meio do v60. Nunca deixe depois dos 3m30s, retira antes e qualquler coisa completa com um pouco de água para não deixar tão forte. Também não despejo com muita agitação, coloco o bico quase perto do grão. Sempre fica um bebida mais doce, ótimo para cafés com nota de rapadura ou mel.

Com os frutados, eu uso a minha receita do clever (uma mistura de técnica do hoffman com minha moagem) ou a receita do diabo do tetsu, porém necessitas de um clever ou um v60hybrid. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...