Ir para conteúdo

Caramelo Macchiato Gelado na Flair PRO 2


Postagens recomendadas

Fala galera, tudo bem?

essa semana estive tentado fazer um Caramelo Macchiato na minha Flair porém está bem aguado, será que alguém pode me dar algumas dicas.

O espresso: Meu moedor é o K0 :(, sei que não é indicado para o espresso mas é o que tenho no momento e já estou no limite de grana haha.

Uso grãos simples como Orfeu (15g) e na moagem 48~50 do K0 porém o shot sai sem muito corpo e com um leve amargo no final.

Começo com 45'' de pré infusão, de 45'' a 1' deixo em 3 bar e de 1' ao final (45g) deixo a 9 bar. (tempo de 36 segundos)

Acho que ainda tenho melhorar muito pra conseguir uma bebida descente.

A Receita de Macchiatto:

image.thumb.jpeg.4d965415defe48fe8e89c3e0e1ff2711.jpeg

 

A ultima que fiz foi 100g de gelo e 100 de leite espumado na cremeira finalizando com o espresso e o caramelo.

Ficou bem aguado mesmo

se alguem puder ajudar com alguma dica agradeço muito.

image.thumb.jpeg.f17ceb4efe6019ffb8afbc02f821fa88.jpeg

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,
Tudo certo?!

Eu observei alguns pontos que achei interessante de comentar.

  • Alguns fatores pode ser por conta do grão que esta utilizando:
    • Mesmo com o orfeu de torra média/escura, se o grão não for relativamente novo vai acaba perdendo o corpo. E ainda nesse caso também pode oferecer um amargor por conta do perfil de torra também.
    • Esse amargor também pode ser pelo fato de estar superxtraindo o café, dependendo de qual é a sua quantidade de café na saída. 15g de entrada pode estar sendo pouca coisa, se considerar tirar por exemplo, 40g. Se manter com 15g de entrada, talvez seja interessante diminuir um pouco esse ratio
  • Outro ponto que pode ajudar na perda de corpo seria a temperatura. Com um café mais velho ter a temperatura bem alta pode ajudar no processo.
  • Eu acho que 100g de gelo deve ser muita coisa, provavelmente a bebida pode ficar mais aguada com isso.

Eu fiz uma bebida parecida agora a pouco e ficou interessante, não costumo fazer bebidas geladas e com leite mas gostei do resultado, vou passar como fiz.

  • Sobre o pré aquecimento, eu costumo pré aquecer dessa forma, coloco o grouphead o portafiltro e o puck/shower screen:
    AIL4fc9LxvEbDhyXi51Ja-4h268Pwb_ILXLdyYhi
  • Eu tenho um adesivo de temperatura, então para torras mais claras eu começo a fazer o café quando o adesivo esta por volta de 95graus, pois a temperatura caí para 90graus rapidamente, então assim que atingir fazer o processo de colocar água e extrair de forma bem rápida
    AIL4fc-FLmiN-QP9b9XnM7XhXuxd5PcZxZAm71-7
  • E aquecido dessa forma utilizar água fervendo a 100graus, pois a perda de temperatura não será alta com o grupo bem aquecido
  •  
  • Utilizei um café de torra média, recém torrado(de aprx. 2 semanas de torra, estava fechado abri ontem)
  • 16.5g para ~34g de bebida
  • Ajuste 13 do breville, não sei exatamente qual o equivalente no K0
  • 15segundos de infusão 3bar
  • 30segundos de extração pico até 8.5bar mantendo por alguns segundos e caindo aos poucos até chegar a medida que eu quero
  • Total 45seg de extração aproximadamente
  • O café ficou bem doce, encorpado e com uma crema bem bonita
  • Eu utilizei 180ml de leite gelado com 55g de gelo, gostei da bebida. Não tenho caramelo aqui então provei com e sem açucar e foi agradável nesse calor. Não ficou aguado e senti o café.

Espero ter ajudado, abaixo uma foto da bebida e o vídeo da extração com o resultado:

AIL4fc8o8Y5koXvWndriAo7ty-q8zK-m7CyHbr1g

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, tudo bem?
essa semana estive tentado fazer um Caramelo Macchiato na minha Flair porém está bem aguado, será que alguém pode me dar algumas dicas.
O espresso: Meu moedor é o K0 [emoji20], sei que não é indicado para o espresso mas é o que tenho no momento e já estou no limite de grana haha.
Uso grãos simples como Orfeu (15g) e na moagem 48~50 do K0 porém o shot sai sem muito corpo e com um leve amargo no final.
Começo com 45'' de pré infusão, de 45'' a 1' deixo em 3 bar e de 1' ao final (45g) deixo a 9 bar. (tempo de 36 segundos)
Acho que ainda tenho melhorar muito pra conseguir uma bebida descente.
A Receita de Macchiatto:
image.thumb.jpeg.4d965415defe48fe8e89c3e0e1ff2711.jpeg
 
A ultima que fiz foi 100g de gelo e 100 de leite espumado na cremeira finalizando com o espresso e o caramelo.
Ficou bem aguado mesmo
se alguem puder ajudar com alguma dica agradeço muito.
image.thumb.jpeg.f17ceb4efe6019ffb8afbc02f821fa88.jpeg
 
Como são muitas variáveis juntas que podem estar resultando no resultado que não gostou, eu começaria trocando o café e repetindo essa mesma receita para ver se já ficaria melhor. Esse café orpheu pode estar com torra antiga já (mais do que 1 mês).


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Só para complementar, diria que o caminho é realmente focar no grão, preparo e receita:

12 horas atrás, kokocafeubatuba disse:

 Meu moedor é o K0 :(, sei que não é indicado para o espresso mas é o que tenho no momento e já estou no limite de grana haha.

Acho que dá para ficar tranquilo quanto a este moedor. É um moedor bom, ao que tudo indica. Embora tenha limitações de ajuste, a Flair 2 pro é bem flexível em relação à precisão de ajuste e ao uso de moagens mais grossas do que o comum, além do formato do bolo formado, se influi diretamente em todas as demais variáveis, customizando o perfil de extração. E assim se tem ampla margem de perfis de extração Tanto que a recomendação deles no guia é evitar somente os trituradores de lâmina. 

Este vídeo aqui é bem didático, e as dicas ajudam bastante. Recomendo, pelas legendas mesmo. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/08/2023 at 15:26, rafaroberth disse:

Boa tarde,
Tudo certo?!

Eu observei alguns pontos que achei interessante de comentar.

  • Alguns fatores pode ser por conta do grão que esta utilizando:
    • Mesmo com o orfeu de torra média/escura, se o grão não for relativamente novo vai acaba perdendo o corpo. E ainda nesse caso também pode oferecer um amargor por conta do perfil de torra também.
    • Esse amargor também pode ser pelo fato de estar superxtraindo o café, dependendo de qual é a sua quantidade de café na saída. 15g de entrada pode estar sendo pouca coisa, se considerar tirar por exemplo, 40g. Se manter com 15g de entrada, talvez seja interessante diminuir um pouco esse ratio
  • Outro ponto que pode ajudar na perda de corpo seria a temperatura. Com um café mais velho ter a temperatura bem alta pode ajudar no processo.
  • Eu acho que 100g de gelo deve ser muita coisa, provavelmente a bebida pode ficar mais aguada com isso.

Eu fiz uma bebida parecida agora a pouco e ficou interessante, não costumo fazer bebidas geladas e com leite mas gostei do resultado, vou passar como fiz.

  • Sobre o pré aquecimento, eu costumo pré aquecer dessa forma, coloco o grouphead o portafiltro e o puck/shower screen:
    AIL4fc9LxvEbDhyXi51Ja-4h268Pwb_ILXLdyYhi
  • Eu tenho um adesivo de temperatura, então para torras mais claras eu começo a fazer o café quando o adesivo esta por volta de 95graus, pois a temperatura caí para 90graus rapidamente, então assim que atingir fazer o processo de colocar água e extrair de forma bem rápida
    AIL4fc-FLmiN-QP9b9XnM7XhXuxd5PcZxZAm71-7
  • E aquecido dessa forma utilizar água fervendo a 100graus, pois a perda de temperatura não será alta com o grupo bem aquecido
  •  
  • Utilizei um café de torra média, recém torrado(de aprx. 2 semanas de torra, estava fechado abri ontem)
  • 16.5g para ~34g de bebida
  • Ajuste 13 do breville, não sei exatamente qual o equivalente no K0
  • 15segundos de infusão 3bar
  • 30segundos de extração pico até 8.5bar mantendo por alguns segundos e caindo aos poucos até chegar a medida que eu quero
  • Total 45seg de extração aproximadamente
  • O café ficou bem doce, encorpado e com uma crema bem bonita
  • Eu utilizei 180ml de leite gelado com 55g de gelo, gostei da bebida. Não tenho caramelo aqui então provei com e sem açucar e foi agradável nesse calor. Não ficou aguado e senti o café.

Espero ter ajudado, abaixo uma foto da bebida e o vídeo da extração com o resultado:

AIL4fc8o8Y5koXvWndriAo7ty-q8zK-m7CyHbr1g

 

17 horas atrás, Octávio disse:

Olá! Só para complementar, diria que o caminho é realmente focar no grão, preparo e receita:

Acho que dá para ficar tranquilo quanto a este moedor. É um moedor bom, ao que tudo indica. Embora tenha limitações de ajuste, a Flair 2 pro é bem flexível em relação à precisão de ajuste e ao uso de moagens mais grossas do que o comum, além do formato do bolo formado, se influi diretamente em todas as demais variáveis, customizando o perfil de extração. E assim se tem ampla margem de perfis de extração Tanto que a recomendação deles no guia é evitar somente os trituradores de lâmina. 

Este vídeo aqui é bem didático, e as dicas ajudam bastante. Recomendo, pelas legendas mesmo. 

 

Valeu galera! Ta ajudando muito!

sigo tentando melhorar a qualidade do espresso primeiro!

segui a receita dos 16.4g do chocolate intenso net cafes(ainda acho que deveria procurar um cafe com torra mais clara).

temos os seguintes resultados:

 

11665a1d-31c0-4f1c-beeb-5cd8ed43c1c9.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...