Ir para conteúdo

Café de açaí


julianoamelo

Postagens recomendadas

Olá, Pessoal.

Tudo bem?

Não sei se já viram (ou se experimentaram rsrsr), mas recentemente li uma matéria sobre o café de açaí.

Alguém já experimentou?

É produzido de forma semelhante ao café, mas utilizando as sementes do açaí.

Até produzi  um conteúdo sobre o tema.

https://www.cafequemarca.com.br/conheca-o-cafe-de-acai/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou por dentro do processo, não diretamente, é claro, mas o projeto por hora não está focando no sabor, e sim na nutrição, o nome "café de açaí" está voltado mais para marketing, já que café é fruto assim como o açaí, a extração é feita através do açaí, vejo um norte muito interessante do Brasil emplacar um fruto tão rica por aqui, com o café, o açaí e bem explorado para muitas áreas, inclusive para carvão e combustível, algumas regiões ainda não exploram a culinária com comida "saldada", especificamente o sudeste, uma tendência nasce aí, a área do café ao tempo todo está "mutando" (notem as variedades de embriões através do "cruzamento" criados são imensas) e mudando.

Gostaria muito de ver o projeto fortemente abraçado pelo mundo.

Mas eu também gostaria de um nome mais original, mas não é possível, já que o café é uma "bossa" única.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 02/09/2023 at 13:39, valacomum disse:

Olá.

Pode até ser que o produto seja bom, mas acho muito estranho que essa bebida seja chamada de café, se não é feita com... café!

Saudações!

Acredito que seja como explicado pelo Daniel acima.

É uma tentativa de 'colar' o novo produto ao um nome forte como o café.

Concordo com ele quando diz que seria bom ter um nome próprio.

O açaí é muito valorizado externamente e com boas estratégias de divulgação poderia descolar do café.

Em 02/09/2023 at 13:47, Daniel R. Stützel disse:

Estou por dentro do processo, não diretamente, é claro, mas o projeto por hora não está focando no sabor, e sim na nutrição, o nome "café de açaí" está voltado mais para marketing, já que café é fruto assim como o açaí, a extração é feita através do açaí, vejo um norte muito interessante do Brasil emplacar um fruto tão rica por aqui, com o café, o açaí e bem explorado para muitas áreas, inclusive para carvão e combustível, algumas regiões ainda não exploram a culinária com comida "saldada", especificamente o sudeste, uma tendência nasce aí, a área do café ao tempo todo está "mutando" (notem as variedades de embriões através do "cruzamento" criados são imensas) e mudando.

Gostaria muito de ver o projeto fortemente abraçado pelo mundo.

Mas eu também gostaria de um nome mais original, mas não é possível, já que o café é uma "bossa" única.

Muito interessante seu post.

Acredito que se bem trabalhado, o produto poderá trilhar um caminho de sucesso sem precisar ficar colado ao nome café.

Vamos torcer para que seja mais um produto de sucesso brasileiro.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, julianoamelo disse:

É uma tentativa de 'colar' o novo produto ao um nome forte como o café.

Olá.

Entendi, claro. Mas continuo achando estranho, assim como acharia se chamassem de "mate de açaí", "cevada de açaí" ou "qualquer-coisa-exceto-açaí de açaí". Idem caso lançassem um "café de pitanga" etc...

Talvez seja mesmo a melhor estratégia de marketing -- e o melhor termômetro vão ser as vendas. Enfim, mimha humilde opinião (de mero consumidor) é que a popularidade que o açaí alcançou nas últimas 2 décadas permitiria desde já o lançamento de um nome sem que fosse preciso o vínculo a uma outra espécie. Por exemplo, "açaí na tigela" não precisou de nenhum(a) outro(a) fruto(a) junto à palavra "açaí" para ser um sucesso de vendas; bastou acrescentar a menção à forma de servir -- "na tigela". Nesta linha de pensamento que expus minha estranheza na postagem anterior; é mais uma dúvida mesmo.

E também desejo sucesso aos envolvidos no produto, seja lá qual for o nome. ;)

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.
Entendi, claro. Mas continuo achando estranho, assim como acharia se chamassem de "mate de açaí", "cevada de açaí" ou "qualquer-coisa-exceto-açaí de açaí".
Talvez seja mesmo a melhor estratégia de marketing -- e o melhor termômetro vão ser as vendas. Enfim, mimha humilde opinião (de mero consumidor) é que a popularidade que o açaí alcançou nas últimas 2 décadas permitiria desde já o lançamento de um nome sem que fosse preciso o vínculo a uma outra espécie. Por exemplo, "açaí na tigela" não precisou de nenhum outro(a) fruto(a) junto à palavra "açaí" para ser um sucesso de vendas; bastou acrescentar a menção à forma de servir -- "na tigela". Neata linha de pensamento que expus minha estranheza na postagem anterior; é mais uma dúvida mesmo.
E também desejo sucesso aos envolvidos no produto, seja lá qual for o nome. [emoji6]
Saudações!
Eu gosto de "Sorvete de açaí com morango". kkkkkk

Estranho, mas um golpe de marketing e tanto, já que os métodos e equipamentos de percolação estão totalmente voltados para o Café, já nasceu com modo de preparação, só com o nome "café", e ao mesmo tempo mostrando ser uma alternativa.

Fizeram uma alusão tão bem feita, que o café no contexto virou apenas uma bebida, e não o fruto.

Eu achei genial!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que seja lá qual for a estratégia de marketing, é uma iniciativa super válida. O caroço de açaí é um grande problema ambiental no norte do país. 

A frutinha tem cerca de 10 mm de diâmetro e só 1 mm é polpa. Um pequeno produtor de polpa bate uns 60 kg de polpa por dia, tem milhares só em Belém, e a quantidade de lixo virou um problema. Aí a prefeitura criou a taxa de lixo do batedor de açaí. Resultado: passaram a jogar nos rios, gerando óbvios problemas sanitários e muitos gases de fermentação.

Tentaram criar técnicas de secagem pra usar o caroço como pellet em gaseificação ou como combustível em cogeração, mas ainda era economicamente inviável até onde acompanhei uns 10 anos atrás. 

Então, se essa nova moda pegar e o caroço passar a ter um valor econômico, vai gerar mais renda e sustentabilidade na cadeia do açaí. Torço pra que a moda pegue!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um "lixo", mal aproveitado por conta de falta de investimento, (vou nem entrar nesse mérito), ele é tese de dezenas de universidade, informação farta e de domínio público, importado também para indonésia para diversos fins.

Posso citar aqui o histórico de mais de 10 anos que achamos facilmente na internet.

Mas um link simples, e o primeiro que eu achei segue aí, na área da saúde.


https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2010/11/08/interna_ciencia_saude,222165/caroco-do-acai-e-eficaz-no-combate-a-varias-doencas-como-hipertensao.shtml

Tanto o fruto, quando o caroço do fruto.

Atensiilios de cozinha, tijolos para contrução, o carvão já chegou a 100 o kg, agora baixou.

Ainda bem que temos quem vê soluções.

Sobra resíduos de tudo no país, incluindo fumaça tóxica, o Brasil tem outros resíduos em abundância, que não são orgânicos e não fazem bem a saúde, fica para reflexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2023 at 22:04, valacomum disse:

Olá.

Entendi, claro. Mas continuo achando estranho, assim como acharia se chamassem de "mate de açaí", "cevada de açaí" ou "qualquer-coisa-exceto-açaí de açaí". Idem caso lançassem um "café de pitanga" etc...

Talvez seja mesmo a melhor estratégia de marketing -- e o melhor termômetro vão ser as vendas. Enfim, mimha humilde opinião (de mero consumidor) é que a popularidade que o açaí alcançou nas últimas 2 décadas permitiria desde já o lançamento de um nome sem que fosse preciso o vínculo a uma outra espécie. Por exemplo, "açaí na tigela" não precisou de nenhum(a) outro(a) fruto(a) junto à palavra "açaí" para ser um sucesso de vendas; bastou acrescentar a menção à forma de servir -- "na tigela". Nesta linha de pensamento que expus minha estranheza na postagem anterior; é mais uma dúvida mesmo.

E também desejo sucesso aos envolvidos no produto, seja lá qual for o nome. ;)

Saudações!

Sim, concordo com vc.

O nome açaí já tem força o suficiente para trilhar o próprio caminho.

Na torcida também pelo sucesso do produto, ainda mais com as questões citadas abaixo pelos nossos amigos.

Apesar da potencialidade do açaí, ainda há muitas barreiras a superar.

Agora, me chamou a atenção como uma pequena fruta tem potencial para ter tantos nutrientes.

Preciso acrescentar mais açaí no meu café rsrsrsrs

Em 17/09/2023 at 07:19, regisassao disse:

Eu acho que seja lá qual for a estratégia de marketing, é uma iniciativa super válida. O caroço de açaí é um grande problema ambiental no norte do país. 

A frutinha tem cerca de 10 mm de diâmetro e só 1 mm é polpa. Um pequeno produtor de polpa bate uns 60 kg de polpa por dia, tem milhares só em Belém, e a quantidade de lixo virou um problema. Aí a prefeitura criou a taxa de lixo do batedor de açaí. Resultado: passaram a jogar nos rios, gerando óbvios problemas sanitários e muitos gases de fermentação.

Tentaram criar técnicas de secagem pra usar o caroço como pellet em gaseificação ou como combustível em cogeração, mas ainda era economicamente inviável até onde acompanhei uns 10 anos atrás. 

Então, se essa nova moda pegar e o caroço passar a ter um valor econômico, vai gerar mais renda e sustentabilidade na cadeia do açaí. Torço pra que a moda pegue!

Acho que o caminho já começou a ser trilhado.

Vamos torcer para que as empresas despertem para o potencial mercadológico da fruta.

No início, a estratégia de 'colar' com o açaí com o mundo do esporte foi muito bem feita.

Em 17/09/2023 at 08:18, Daniel R. Stützel disse:

Um "lixo", mal aproveitado por conta de falta de investimento, (vou nem entrar nesse mérito), ele é tese de dezenas de universidade, informação farta e de domínio público, importado também para indonésia para diversos fins.

Posso citar aqui o histórico de mais de 10 anos que achamos facilmente na internet.

Mas um link simples, e o primeiro que eu achei segue aí, na área da saúde.


https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2010/11/08/interna_ciencia_saude,222165/caroco-do-acai-e-eficaz-no-combate-a-varias-doencas-como-hipertensao.shtml

Tanto o fruto, quando o caroço do fruto.

Atensiilios de cozinha, tijolos para contrução, o carvão já chegou a 100 o kg, agora baixou.

Ainda bem que temos quem vê soluções.

Sobra resíduos de tudo no país, incluindo fumaça tóxica, o Brasil tem outros resíduos em abundância, que não são orgânicos e não fazem bem a saúde, fica para reflexão.
 

Muito bom o texto indicado.

Soluções não faltam, mas investimentos para fazer o negócio açaí alcançar novos patamares com sustentabilidade.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...