julianoamelo Postado 2 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2023 Olá, Pessoal. Tudo bem? Não sei se já viram (ou se experimentaram rsrsr), mas recentemente li uma matéria sobre o café de açaí. Alguém já experimentou? É produzido de forma semelhante ao café, mas utilizando as sementes do açaí. Até produzi um conteúdo sobre o tema. https://www.cafequemarca.com.br/conheca-o-cafe-de-acai/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 2 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2023 Olá. Pode até ser que o produto seja bom, mas acho muito estranho que essa bebida seja chamada de café, se não é feita com... café! Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel R. Stützel Postado 2 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2023 Estou por dentro do processo, não diretamente, é claro, mas o projeto por hora não está focando no sabor, e sim na nutrição, o nome "café de açaí" está voltado mais para marketing, já que café é fruto assim como o açaí, a extração é feita através do açaí, vejo um norte muito interessante do Brasil emplacar um fruto tão rica por aqui, com o café, o açaí e bem explorado para muitas áreas, inclusive para carvão e combustível, algumas regiões ainda não exploram a culinária com comida "saldada", especificamente o sudeste, uma tendência nasce aí, a área do café ao tempo todo está "mutando" (notem as variedades de embriões através do "cruzamento" criados são imensas) e mudando.Gostaria muito de ver o projeto fortemente abraçado pelo mundo.Mas eu também gostaria de um nome mais original, mas não é possível, já que o café é uma "bossa" única. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
julianoamelo Postado 16 Setembro 2023 Autor Denunciar Share Postado 16 Setembro 2023 Em 02/09/2023 at 13:39, valacomum disse: Olá. Pode até ser que o produto seja bom, mas acho muito estranho que essa bebida seja chamada de café, se não é feita com... café! Saudações! Acredito que seja como explicado pelo Daniel acima. É uma tentativa de 'colar' o novo produto ao um nome forte como o café. Concordo com ele quando diz que seria bom ter um nome próprio. O açaí é muito valorizado externamente e com boas estratégias de divulgação poderia descolar do café. Em 02/09/2023 at 13:47, Daniel R. Stützel disse: Estou por dentro do processo, não diretamente, é claro, mas o projeto por hora não está focando no sabor, e sim na nutrição, o nome "café de açaí" está voltado mais para marketing, já que café é fruto assim como o açaí, a extração é feita através do açaí, vejo um norte muito interessante do Brasil emplacar um fruto tão rica por aqui, com o café, o açaí e bem explorado para muitas áreas, inclusive para carvão e combustível, algumas regiões ainda não exploram a culinária com comida "saldada", especificamente o sudeste, uma tendência nasce aí, a área do café ao tempo todo está "mutando" (notem as variedades de embriões através do "cruzamento" criados são imensas) e mudando. Gostaria muito de ver o projeto fortemente abraçado pelo mundo. Mas eu também gostaria de um nome mais original, mas não é possível, já que o café é uma "bossa" única. Muito interessante seu post. Acredito que se bem trabalhado, o produto poderá trilhar um caminho de sucesso sem precisar ficar colado ao nome café. Vamos torcer para que seja mais um produto de sucesso brasileiro. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
valacomum Postado 17 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2023 16 horas atrás, julianoamelo disse: É uma tentativa de 'colar' o novo produto ao um nome forte como o café. Olá. Entendi, claro. Mas continuo achando estranho, assim como acharia se chamassem de "mate de açaí", "cevada de açaí" ou "qualquer-coisa-exceto-açaí de açaí". Idem caso lançassem um "café de pitanga" etc... Talvez seja mesmo a melhor estratégia de marketing -- e o melhor termômetro vão ser as vendas. Enfim, mimha humilde opinião (de mero consumidor) é que a popularidade que o açaí alcançou nas últimas 2 décadas permitiria desde já o lançamento de um nome sem que fosse preciso o vínculo a uma outra espécie. Por exemplo, "açaí na tigela" não precisou de nenhum(a) outro(a) fruto(a) junto à palavra "açaí" para ser um sucesso de vendas; bastou acrescentar a menção à forma de servir -- "na tigela". Nesta linha de pensamento que expus minha estranheza na postagem anterior; é mais uma dúvida mesmo. E também desejo sucesso aos envolvidos no produto, seja lá qual for o nome. Saudações! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel R. Stützel Postado 17 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2023 Olá. Entendi, claro. Mas continuo achando estranho, assim como acharia se chamassem de "mate de açaí", "cevada de açaí" ou "qualquer-coisa-exceto-açaí de açaí". Talvez seja mesmo a melhor estratégia de marketing -- e o melhor termômetro vão ser as vendas. Enfim, mimha humilde opinião (de mero consumidor) é que a popularidade que o açaí alcançou nas últimas 2 décadas permitiria desde já o lançamento de um nome sem que fosse preciso o vínculo a uma outra espécie. Por exemplo, "açaí na tigela" não precisou de nenhum outro(a) fruto(a) junto à palavra "açaí" para ser um sucesso de vendas; bastou acrescentar a menção à forma de servir -- "na tigela". Neata linha de pensamento que expus minha estranheza na postagem anterior; é mais uma dúvida mesmo. E também desejo sucesso aos envolvidos no produto, seja lá qual for o nome. [emoji6] Saudações!Eu gosto de "Sorvete de açaí com morango". kkkkkkEstranho, mas um golpe de marketing e tanto, já que os métodos e equipamentos de percolação estão totalmente voltados para o Café, já nasceu com modo de preparação, só com o nome "café", e ao mesmo tempo mostrando ser uma alternativa.Fizeram uma alusão tão bem feita, que o café no contexto virou apenas uma bebida, e não o fruto.Eu achei genial!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 17 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2023 Eu acho que seja lá qual for a estratégia de marketing, é uma iniciativa super válida. O caroço de açaí é um grande problema ambiental no norte do país. A frutinha tem cerca de 10 mm de diâmetro e só 1 mm é polpa. Um pequeno produtor de polpa bate uns 60 kg de polpa por dia, tem milhares só em Belém, e a quantidade de lixo virou um problema. Aí a prefeitura criou a taxa de lixo do batedor de açaí. Resultado: passaram a jogar nos rios, gerando óbvios problemas sanitários e muitos gases de fermentação. Tentaram criar técnicas de secagem pra usar o caroço como pellet em gaseificação ou como combustível em cogeração, mas ainda era economicamente inviável até onde acompanhei uns 10 anos atrás. Então, se essa nova moda pegar e o caroço passar a ter um valor econômico, vai gerar mais renda e sustentabilidade na cadeia do açaí. Torço pra que a moda pegue! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel R. Stützel Postado 17 Setembro 2023 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2023 Um "lixo", mal aproveitado por conta de falta de investimento, (vou nem entrar nesse mérito), ele é tese de dezenas de universidade, informação farta e de domínio público, importado também para indonésia para diversos fins.Posso citar aqui o histórico de mais de 10 anos que achamos facilmente na internet.Mas um link simples, e o primeiro que eu achei segue aí, na área da saúde.https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2010/11/08/interna_ciencia_saude,222165/caroco-do-acai-e-eficaz-no-combate-a-varias-doencas-como-hipertensao.shtmlTanto o fruto, quando o caroço do fruto.Atensiilios de cozinha, tijolos para contrução, o carvão já chegou a 100 o kg, agora baixou.Ainda bem que temos quem vê soluções.Sobra resíduos de tudo no país, incluindo fumaça tóxica, o Brasil tem outros resíduos em abundância, que não são orgânicos e não fazem bem a saúde, fica para reflexão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
julianoamelo Postado 20 Setembro 2023 Autor Denunciar Share Postado 20 Setembro 2023 Em 16/09/2023 at 22:04, valacomum disse: Olá. Entendi, claro. Mas continuo achando estranho, assim como acharia se chamassem de "mate de açaí", "cevada de açaí" ou "qualquer-coisa-exceto-açaí de açaí". Idem caso lançassem um "café de pitanga" etc... Talvez seja mesmo a melhor estratégia de marketing -- e o melhor termômetro vão ser as vendas. Enfim, mimha humilde opinião (de mero consumidor) é que a popularidade que o açaí alcançou nas últimas 2 décadas permitiria desde já o lançamento de um nome sem que fosse preciso o vínculo a uma outra espécie. Por exemplo, "açaí na tigela" não precisou de nenhum(a) outro(a) fruto(a) junto à palavra "açaí" para ser um sucesso de vendas; bastou acrescentar a menção à forma de servir -- "na tigela". Nesta linha de pensamento que expus minha estranheza na postagem anterior; é mais uma dúvida mesmo. E também desejo sucesso aos envolvidos no produto, seja lá qual for o nome. Saudações! Sim, concordo com vc. O nome açaí já tem força o suficiente para trilhar o próprio caminho. Na torcida também pelo sucesso do produto, ainda mais com as questões citadas abaixo pelos nossos amigos. Apesar da potencialidade do açaí, ainda há muitas barreiras a superar. Agora, me chamou a atenção como uma pequena fruta tem potencial para ter tantos nutrientes. Preciso acrescentar mais açaí no meu café rsrsrsrs Em 17/09/2023 at 07:19, regisassao disse: Eu acho que seja lá qual for a estratégia de marketing, é uma iniciativa super válida. O caroço de açaí é um grande problema ambiental no norte do país. A frutinha tem cerca de 10 mm de diâmetro e só 1 mm é polpa. Um pequeno produtor de polpa bate uns 60 kg de polpa por dia, tem milhares só em Belém, e a quantidade de lixo virou um problema. Aí a prefeitura criou a taxa de lixo do batedor de açaí. Resultado: passaram a jogar nos rios, gerando óbvios problemas sanitários e muitos gases de fermentação. Tentaram criar técnicas de secagem pra usar o caroço como pellet em gaseificação ou como combustível em cogeração, mas ainda era economicamente inviável até onde acompanhei uns 10 anos atrás. Então, se essa nova moda pegar e o caroço passar a ter um valor econômico, vai gerar mais renda e sustentabilidade na cadeia do açaí. Torço pra que a moda pegue! Acho que o caminho já começou a ser trilhado. Vamos torcer para que as empresas despertem para o potencial mercadológico da fruta. No início, a estratégia de 'colar' com o açaí com o mundo do esporte foi muito bem feita. Em 17/09/2023 at 08:18, Daniel R. Stützel disse: Um "lixo", mal aproveitado por conta de falta de investimento, (vou nem entrar nesse mérito), ele é tese de dezenas de universidade, informação farta e de domínio público, importado também para indonésia para diversos fins. Posso citar aqui o histórico de mais de 10 anos que achamos facilmente na internet. Mas um link simples, e o primeiro que eu achei segue aí, na área da saúde. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2010/11/08/interna_ciencia_saude,222165/caroco-do-acai-e-eficaz-no-combate-a-varias-doencas-como-hipertensao.shtml Tanto o fruto, quando o caroço do fruto. Atensiilios de cozinha, tijolos para contrução, o carvão já chegou a 100 o kg, agora baixou. Ainda bem que temos quem vê soluções. Sobra resíduos de tudo no país, incluindo fumaça tóxica, o Brasil tem outros resíduos em abundância, que não são orgânicos e não fazem bem a saúde, fica para reflexão. Muito bom o texto indicado. Soluções não faltam, mas investimentos para fazer o negócio açaí alcançar novos patamares com sustentabilidade. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas