Ir para conteúdo

Alinhamento do Vario W+ (quasi Forte BG)


EduA

Postagens recomendadas

Alguém aqui poderia me guiar nos passos ou dar dicas pra checar o alinhamento do meu Vario W+? Ele tem moz de aço, parecido por dentro com o Forte BG.

Tentei pintar com caneta (do meu filho atóxica) na pontinha da moz mas apesar de ter ouvido bastante o toque entre elas, não "limpou" em nenhum lado das moz. Pintei a moz de cima... não sei se tem alguma diferença. Notei que embaixo tinha um pouquinho de tinta em um dos lados mas nada de mais.

Eu precisaria fazer todo o procedimento de hiperalinhamento? Me pareceu complexo, como vi nos videos de YT. Eu faço bastante espresso nele e acho OK. Não parece variar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se as duas não "limpam", pode ser que (1) não foi apertada a moagem suficiente até o ponto das mós se encontrarem, o que não me parece o caso segundo seu relato, ou (2) as duas mós estão desalinhadas, ao mesmo tempo, então só chegam a se encostar bem nas extremidades.

Não posso falar sobre a sua unidade, mas os relatos gerais sobre o Vario é que o alinhamento de fábrica é menos do que o ideal.

Um alinhamento só com pedaços de papel alumínio pode ajudar e seria mais simples. Ou fazer o "alicorn alignment", o hiperalinhamento que citou, mas que de fato é bem complicado, e precisa ser repetido de tempos em tempos.

Essas queixas sobre alinhamento que me deixaram desmotivado de comprar um Vario.

Mesmo se o café estivesse bom, eu como um bom chato sempre ficaria uma pulga atrás da orelha, pensando que poderia ser melhor. 

Talvez seja uma questão de desencanar e aproveitar como está ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aqui poderia me guiar nos passos ou dar dicas pra checar o alinhamento do meu Vario W+? Ele tem moz de aço, parecido por dentro com o Forte BG.

Tentei pintar com caneta (do meu filho atóxica) na pontinha da moz mas apesar de ter ouvido bastante o toque entre elas, não "limpou" em nenhum lado das moz. Pintei a moz de cima... não sei se tem alguma diferença. Notei que embaixo tinha um pouquinho de tinta em um dos lados mas nada de mais.
Eu precisaria fazer todo o procedimento de hiperalinhamento? Me pareceu complexo, como vi nos videos de YT. Eu faço bastante espresso nele e acho OK. Não parece variar muito.
Olá EduA

Eu tive um Forté AP e as mós de aço do Bg. Com as mós de cerâmica, nem precisa alinhar e extraia bons espressos bem encorpados e doces. Quando trocava para as mós de aço, então precisava alinhar com folhas de alumínio como falou o Douglas, pois por causa da desalinhamento mínimo não moía fino suficiente para espressos com torra clara. (neste caso, tem que moer bem fino mesmo). Umas 2 ou 3 folhas de papel alumínio foram suficientes para alinhar.
Achei incomum você ter pintado as mós, elas se tocarem e ainda assim não ter saído a tinta. Pelo menos alguma parte deveria ter perdido a tinta. Posta fotos que ajuda no diagnóstico.
Sugiro dar uma olhada nos vídeos de alinhamento do The wired gourmet, Lance Hendrick, The coffee Cronicler, por exemplo.
E no caso do meu forté, não acho que precisava fazer o hiperalinhamento...


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Gente, muito obrigado.

Realmente fica difícil sem postar fotos. Acho q vou tentar comprar uma caneta diferente, talvez essa seja difícil de sair. Quando fui limpar com papel, notei q demorava um pouco pra sair.

Agora, comparando com um K4 que tenho aqui, a moagem nao parece muito diferente, somente no resultado na xícara (sabor com um pouco mais de acidez e notas). Não vou encanar muito mas queria somente ver se conseguia reproduzir o teste da caneta pra ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Gente, muito obrigado.
Realmente fica difícil sem postar fotos. Acho q vou tentar comprar uma caneta diferente, talvez essa seja difícil de sair. Quando fui limpar com papel, notei q demorava um pouco pra sair.
Agora, comparando com um K4 que tenho aqui, a moagem nao parece muito diferente, somente no resultado na xícara (sabor com um pouco mais de acidez e notas). Não vou encanar muito mas queria somente ver se conseguia reproduzir o teste da caneta pra ter certeza.
O alinhamento faz diferença, especialmente para espressos a fim de se conseguir moer bem fino, devido aos poucos fines que essas mós produzem.
Então, capricha aí no alinhamento se for para espresso.
Para coados, se não estiver tão desalinhado, acho que fica imperceptível a diferença (pelo menos pra mim). E se quiser, pode usar um peneira para tirar os fines e ter uma bebida mais clara ainda.
Mas, comparando ao k4 deveria dar uma diferença significativa na minha experiência. Tanto espresso quanto coados deveriam ter menos corpo, menos doçura, menos crema, mais acidez, mais floral e citrico nas xicaras dessas mós de aço. Além das notas serem bem mais claras (no sentido de ser indetificavel mais facilmente)
Vai postando que vamos ajudando!
Abs


Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk


  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo Gente. Comprei uma caneta de quadro branco nao toxica e vou tentar. Tb me passaram no thread da Vario um video do wired gourmet que parece ser bem didático (apesar de ser pro Eureka.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo Gente. Comprei uma caneta de quadro branco nao toxica e vou tentar. Tb me passaram no thread da Vario um video do wired gourmet que parece ser bem didático (apesar de ser pro Eureka.).
Boa!
Eu tb tinha recomendado no comentário acima. Ehehhe. Abraço!

Enviado de meu SM-S901E usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...